Mochiladas

Mochiladas Notícias exclusivas e imparciais em português.

Leia, aqui, sobre Angola, Brasil, Portugal e o resto

Agenda uma cobertura ao teu evento, uma entrevista ou publicita, aqui, o teu negócio

Desde 2022 - A Melhor Notícia do Mundo em Português Mochiladas é jornalista e articulista, já escreveu para vários órgãos angolanos e estrangeiros, é assessor, locutor de rádio e de spot publicitários, e é membro do MISA Angola.

O processo contra o ex-presidente da República Federal do Brasil, Jair Bolsonaro, pode ser anulado nos próximos tempos, ...
10/09/2025

O processo contra o ex-presidente da República Federal do Brasil, Jair Bolsonaro, pode ser anulado nos próximos tempos, após verificar-se uma alegada "incompetência absoluta" por parte do Tribunal Supremo.

A solicitação da anulação foi feita por um dos cinco juízes do colectivo da Primeira Câmara do STF, Luiz F*x, como informou a CNN, hoje, 10, a qual teve acesso o portal, tendo sublinhado ter havido falha na tramitação, uma vez que.

"Jair Bolsonaro é ex-Presidente, mas está a ser julgado como se Presidente ainda fosse. Se é ex-Presidente, o processo deveria ir para o juízo de primeiro grau”, realçou o Juíz.

Na sequência, o magistrado reforçou: "em virtude da incompetência absoluta para o julgamento, impõe-se a declaração de nulidade de todos os actos decisórios praticados", terminou.

Jornalista: Joaquim Marcos

Longe de qualquer publicidade gratuita sobre o produto, vem, acima de tudo, uma preocupação de saúde pública.Meus senhor...
09/09/2025

Longe de qualquer publicidade gratuita sobre o produto, vem, acima de tudo, uma preocupação de saúde pública.

Meus senhores, a bolacha Hipopó, por muito tempo, já foi líder no mercado, principalmente a de chocolate, a minha favorita.

No mercado nacional, sobretudo em Luanda, ela já foi comercializada entre 150, 200, 250, 300 e, nos últimos anos, 350 kwanzas, por conta da subida dos preços das cestas básicas.

Até aí, tudo bem. Porém, actualmente, um "milagre" aconteceu: a bolacha que era 350 kwanzas agora, do nada, custa 100 kwanzas. Já viram isso?

Na cabeça do angolano, quando um produto cai dessa forma, só duas coisas estão acontecendo: ou já expirou, ou vai expirar dentro de alguns dias. Mas não é isso que está acontecendo com a bolacha hipopó.

Nisso, chamo a atenção, sobretudo dos adultos, estes que têm o poder de verificação apurada. Para muitos, a bolacha tem um cheiro tóxico bastante forte e, provavelmente, com a data adulterada.

Não é possível, nesta altura do campeonato, em que todos os preços estão altos, essa hipopó mesmo custa apenas 100 kwanzas?

E num momento em que arranca o ano letivo, é um dos grandes perigos de propagação do consumo em grande escala, pois ela está bastante activa na venda ambulante, mercados informais e paragens de táxis, onde há maior concentração de gente.

No entanto, apelo ao Ministério da Indústria e Comércio, juntamente com a Inspeção Geral das Actividades Económicas, uma fiscalização urgente, para que se evitem males futuros relacionados a esse consumo.

Contudo, "quando a esmola é demais, o santo desconfia". Hipopó a cem kwanzas, depois de chocolate?

Por: Elácio Domingos (Jornalista)

O pesquisador angolano Marcelino Pintinho afirmou, hoje, 9, em Luanda, que há uma grande necessidade dos académicos prod...
09/09/2025

O pesquisador angolano Marcelino Pintinho afirmou, hoje, 9, em Luanda, que há uma grande necessidade dos académicos produzirem mais artigos científicos para melhorar o posicionamento das universidades locais no ranking internacional.

A afirmação foi avançada durante o lançamento do seu 5° livro, intitulado "Analfabetismo e Desemprego como Fatores de Exclusão Social, como testemunhou o portal Mochiladas, na sede do Instituto Superior ISIA, sito no Benfica, que contou com a presença de entidades do Ministério do Interior, da Defesa, de instituições de ensino, religiosos e etc.

Em declarações à imprensa, o também docente universitário sublinhou que, em comparação a muitos países africanos, Angola ainda encontra-se numa posição que não agrada:

"Nós estamos muito distantes, quer do ponto de vista científica, quer do projecto ou mesmo do ponto de vista de programa. Há a necessidade de olharmos para ciências como elemento sério", analisou o académico.

A fonte reforçou que há necessidade de se produzir mais informação, mais artigos científicos, pois "só assim vamos conseguir nos equiparar a outras realidades", terminou Marcelino Pintinho.

Jornalista: Kizua Massoxe

A apresentadora de televisão angolana, Sónia António, afirmou ao nosso órgão que o mau estado da música infantil, no paí...
08/09/2025

A apresentadora de televisão angolana, Sónia António, afirmou ao nosso órgão que o mau estado da música infantil, no país, deve-se ao facto dos novos canais televisivos e radiofónicos oferecerem pouco tempo de antena a programas de crianças.

A opinião foi avançada em entrevista exclusiva ao portal Mochiladas, neste final de semana, à margem do festival Show do Mês, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, onde a também cantora infantil realçou a necessidade de se promover mais conteúdos voltados aos menores:

"Temos que pensar assim: se, antigamente, com dois canais de divulgação, que eram a TPA 1 e a Radio Nacional conseguimos fazer, e hoje que temos a Zap, TPA 2, a Girassol, Zimbo e tantas estações de rádios porquê que não resolvemos isso?", questionou Sónia António.

Na sequência, a profissional de comunicação contestou o facto de, até o momento, a TPA ser o único órgão que passa músicas ou conteúdos infantis todos os dias: "não podemos aceitar, temos que nos envergonhar disto. Os outros canais têm que fazer alguma coisa", terminou Sónia António.

Jornalista: Gisele Magalhães

O Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, vai reunir, entre hoje, 8, ou amanhã, na Casa Branca, com vári...
08/09/2025

O Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, vai reunir, entre hoje, 8, ou amanhã, na Casa Branca, com vários líderes europeus para discutirem os meios necessários para consumar o fim da guerra na Ucrânia.

Três anos após inúmeras tentativas, em conferência de imprensa realizada, ontem, 7, tal como noticiou o Euro News a qual teve acesso o portal Mochiladas, o estadista norte-americano sublinhou:

"Alguns líderes europeus virão ao nosso país na segunda ou terça-feira, individualmente", garantiu Donald Trump aos jornalistas.

No entanto, segundo a fonte citada, o porta-voz da União Europeia afirmou que, até o momento, a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, não tem planos de viajar para Washington e nem sabe-se sobre a possível viagem de algum líder europeu com este propósito.

Jornalista: Joaquim Marcos

A cantora infantil e apresentadora de televisão angolana, Alice Berenguel, foi homenageada, ontem, 6, em Luanda, pelo co...
07/09/2025

A cantora infantil e apresentadora de televisão angolana, Alice Berenguel, foi homenageada, ontem, 6, em Luanda, pelo contributo doado para afirmação da música infantil e educação das crianças no país.

A famosa 'Avó Ximinha' recebeu um certificado de mérito das mãos do mentor do Show do Mês, Yuri Simão, ao longo da edição especial deste festival, ocorrido no Centro de Conferência de Belas, que teve como objectivo fazer os mais velhos lembrar os sucessos dos tempos de infância.

Em declarações aos presentes, tal como testemunhou o portal Mochiladas no local, Alice Berenguel, actualmente com 70 anos, esclareceu que começou a trabalhar com 'os baixinhos' desde muito nova e recomendou a mais de 2 mil pessoas no CCB:

"Lembrem-se da vossa infância bonita e dêem também às vossas crianças a melhor infância possível. Obrigada, Yuri, e obrigada a todos", terminou a cantora e apresentadora Alice Berenguel.

Jornalista: Gisele Magalhães

Um grupo de atletas angolanos conquistou, recentemente, resultados inéditos no Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo d...
07/09/2025

Um grupo de atletas angolanos conquistou, recentemente, resultados inéditos no Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo da SPFF, realizado na cidade de São Paulo.

Representando o Team Growth Angola, os desportistas arrecadaram dezenas de troféus em diferentes categorias, tornando-se uma das delegações mais premiadas da competição.

Sob a liderança do vice-campeão mundial Adão Martins, os atletas Soldado Estêvão, Tubarão Preto, Máquina de Guerra, Baby Grosso e Coach Nekinho mostraram disciplina, talento e profissionalismo, elevando o nome do país ao patamar internacional.

O treinador Nekinho foi ainda distinguido como Melhor Treinador do Campeonato.

Mais do que vitórias pessoais, o feito representa um marco para o desporto nacional, abrindo portas para novas gerações e demonstrando que o fisiculturismo angolano pode competir de igual para igual com potências mundiais.

Este projecto, nascido em Angola e financiado pela marca brasileira Growth Supplements, evidencia a importância do investimento público e privado no talento nacional, que agora conquista espaço nos maiores palcos do mundo.

Com esta conquista, os atletas deixam claro: o desporto angolano tem potencial para transformar vidas e projectar Angola no cenário internacional.

A cantora angolana Yola Semedo arrecadou milhares de elogios dos fãs, na tarde de hoje, 5, depois de aparecer, esbelta e...
05/09/2025

A cantora angolana Yola Semedo arrecadou milhares de elogios dos fãs, na tarde de hoje, 5, depois de aparecer, esbelta e confiante em nova sessão de fotografias, como apurou o portal Mochiladas.

Em tom vibrante, a autora de dezenas de sucessos musicais, de 49 anos, e dona de uma carreira artística de décadas, expressou o poder feminino em cliques agora compartilhados com os seus admiradores e:

"Sem pressa, só vivendo o meu momento no meu ritmo... ", escreveu Yola Semedo em suas redes sociais.

Yola Semedo nasceu no dia 8 de Maio de 1978, no Lobito, Benguela, e começou a cantar em 1984 com o grupo Impactos 4, constituídos pelos seus irmãos. No entanto, a artista chegou ao estrelado apenas nos finais na década de 90.

Jornalista: Gisele Magalhães

Um grupo de jornalistas angolanos que trabalham em órgãos de comunicação públicos e que mostram a intenção em aderir à g...
05/09/2025

Um grupo de jornalistas angolanos que trabalham em órgãos de comunicação públicos e que mostram a intenção em aderir à greve marcada para dia 8 deste mês denunciou que está a ser alvo de ameaças vindas da entidade patronal.

O portal Mochiladas teve, ontem, 4, acesso a uma nota enviada pelo Sindicato dos Jornalistas Angolanos que afirma que vários profissionais de empresas como TPA, TV Zimbo, RNA, ANGOP, Jornal de Angola e Média Nova revelaram que há orientações para elaborar-se uma lista com os nomes dos profissionais que vão participar da paralisação.

De acordo com o documento, as ordens foram determinadas pelos Presidentes dos Conselhos de Administração dos órgãos de comunicação citados, uma atitude que configura-se como ilegal segundo o artigo 26.° da Lei n.° 23/91, de 15 de Junho).

A organização sindical garantiu que, em coordenação com os núcleos e secretariados provinciais, vai acompanhar e documentar todos os actos que violam a lei para a devida responsabilização judicial dos implicados, sendo que apela serenidade aos profissionais e que fiquem em casa no dia da greve.

Os jornalistas angolanos da imprensa pública decidiram convocar a greve a partir de segunda-feira, 8, por conta do incumprimento do aumento salarial na ordem dos 58%, que estava previsto para ser implementado em Agosto deste ano.

Jornalista: Kizua Massoxe

A vice-presidente do MPLA, Mara Quiosa, está a receber várias felicitações na internet, após viralizar uma foto em que a...
03/09/2025

A vice-presidente do MPLA, Mara Quiosa, está a receber várias felicitações na internet, após viralizar uma foto em que aparece a beijar as mãos de um deficiente físico, num gesto considerado como sinal de humildade.

Entre insultos e elogios à dirigente do partido no poder, tal como apurou o portal Mochiladas, nos últimos dias, milhares de perfis partilharam a imagem em ilustração acompanhada de textos que enalteceram a atitude da 'camarada':

"A humildade, sinceridade e a honestidade são valores e virtudes que devemos ter todos os dias, o bem faz-se sem ver a quem" escreveu uma fonte no Facebook, tal como consultou o nosso órgão.

"Mara Quiosa, os gestos genuínos fazem toda diferença no processo da Liderança. Parabéns!", exaltou um activista político.

Jornalista: Kizua Massoxe

A Administradora municipal de Talatona, Sandra Batalha, apelou, hoje, 3, aos pais e professores a supervisionarem mais a...
03/09/2025

A Administradora municipal de Talatona, Sandra Batalha, apelou, hoje, 3, aos pais e professores a supervisionarem mais as crianças no uso das redes sociais ou tecnologias de informação, porque pode contribuir negativamente para quebra de etapas dos mais novos.

Em declarações à imprensa no acto de entrega oficial da escola Colégio Público 9005 à responsável da comuna do Benfica, como apurou no local o portal Mochiladas, a gestora desta municipalidade realçou que a falta de controlo dos encarregados de educação pode ter múltiplas consequências:

"Quando as crianças não são supervisionadas pelos pais na utilização das redes sociais elas acabam por ter contacto com matérias que nada têm a ver com a sua faixa etapa, isso vai desvirtuar a formação do indivíduo", apontou Sandra Batalha.

A Administradora do Talatona sublinhou ainda ao nosso órgão que o uso descoordenado das tecnologias de informação por parte da classe infantil pode resultar num fraco rendimento escolar e, no entanto, "é bom que os pais tenham noção disto", finalizou

Por sua, na mesma ocasião, o empreiteiro da requalificação da instituição, José Fernandes, explicou que, em quatro meses, a escola Colégio Público 9004, que conta com 600 alunos nos três períodos, mereceu uma reforma no teto falso, mosaicos, portas, janelas, pintura, mobílias e etc.

Jornalista: Kizua Massoxe

  A Monografia Angola acompanha, co-orienta e prepara o estudante até o dia da defesa, de modos a conquistar, por mérito...
02/09/2025



A Monografia Angola acompanha, co-orienta e prepara o estudante até o dia da defesa, de modos a conquistar, por mérito próprio, uma nota mínima de 16 valores no final.

Temos experiência de trabalhos realizados em 3 países da lusofonia, Portugal 🇵🇹 Moçambique 🇲🇿 e cá, em Angola 🇦🇴

Não adia mais o teu sonho, nos contacta e faz o teu trabalho em até 1 mês, sob o nosso acompanhamento.

: 924103935 - 994103935
: 924103935
: .angola
: [email protected]
Monografia Angola, ao serviço da ciência

Endereço

Tatatona, Luanda/
Luanda

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Mochiladas publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Mochiladas:

Compartilhar