Mochiladas

Mochiladas Notícias exclusivas e imparciais em português.

Leia, aqui, sobre Angola, Brasil, Portugal e o resto

Agenda uma cobertura ao teu evento, uma entrevista ou publicita, aqui, o teu negócio

Desde 2022 - A Melhor Notícia do Mundo em Português Mochiladas é jornalista e articulista, já escreveu para vários órgãos angolanos e estrangeiros, é assessor, locutor de rádio e de spot publicitários, e é membro do MISA Angola.

O rapper angolano Marrony Boy criticou, hoje, 31, em Luanda, a lista dos 50 maiores artistas da história do país, public...
31/07/2025

O rapper angolano Marrony Boy criticou, hoje, 31, em Luanda, a lista dos 50 maiores artistas da história do país, publicada pelo Platina Line, e sublinhou que Yannick Afroman e Cage One devessem fazer parte dos nomes divulgados.

Questionando os critérios levados em conta pelo referido grupo de comunicação, em entrevista exclusiva ao portal Mochiladas, numa unidade de restauração do Benfica, município do Talatona, o autor do tema "Merengue da Nani" discordou da eleição e sustentou:

"Em termos de carreira, sucesso e exemplo de resiliência, Cage One tinha tudo para estar nesta lista. O Platina Line errou bastante ao excluir o Yannick Afroman dos 50 maiores artistas de Angola. Não concordo com isto, tinham de revelar os porquês destes nomes", considerou Marrony Boy.

O entrevistado reforçou ao nosso órgão que músicos como Irmãos Almeida, Jovens do Prenda, Os Kiezos, Phay Grand O Poeta e não só também tinha de estar entre os nomes listados.

Jornalista: Gisele Magalhães

O Presidente norte-americano, Donald Trump, está a avaliar a possibilidade de conceder um perdão presidencial ao rapper ...
31/07/2025

O Presidente norte-americano, Donald Trump, está a avaliar a possibilidade de conceder um perdão presidencial ao rapper e empresário Sean "Diddy" Combs, que encontra-se preso e a espera da sentença do tribunal.

O CEO da produtora Bad Boyz, de 55 anos, é acusado de crimes de tráficos se***is, associação criminosa e outros graves, porém, segundo noticiou, hoje, 31, o diário português Jornal de Notícias, como teve acesso o portal Mochiladas, a Casa Branca está a analisar o processo.

O magnata da indústria musical nos Estados Unidos da América pode ser condenado a 20 anos de prisão, no entanto, de acordo com a fonte citada pelo nosso órgão, tendo uma relação de anos com o Presidente Donald Trump, P. Diddy pode conseguir clemência se o estadista verificar alguma injustiça na condenação.

Jornalista: Gisele Magalhães

A cantora brasileira Jojo Todynho afirmou, ontem, 30, que está bastante indignada com a postura do Presidente da Repúbli...
31/07/2025

A cantora brasileira Jojo Todynho afirmou, ontem, 30, que está bastante indignada com a postura do Presidente da República, João Lourenço, e apelou o povo a deixar de enaltecer os artistas angolanos que estão em silêncio neste momento crucial.

Num vídeo publicado em sua conta oficial do Instagram, tal como teve acesso o portal Mochiladas, a funkeira, de 28 anos, que já visitou o país inúmeras vezes sublinhou a tristeza de ver a senhora morta pela polícia, ao longo dos protestos, e disse ainda que o povo não deve ser tratado desta maneira:

"Eu queria deixar um recado ao Presidente de Angola, senhor João Lourenço, onde o senhor quer chegar? Matando seu povo, o povo na miséria. É isso mesmo, povo morrendo de fome? Eu sou uma embaixadora, sempre que vou a Angola, estou contribuindo e o senhor deixa o povo com fome?" Questionou Jojo Todynho.

Na sequência, como constatou o nosso órgão, a cantora reforçou: "e os artistas de Angola? Cadê os artistas de Angola? Eu espero que povo para de enaltecer estes artistas que não estão colocando a cara para falar", sugeriu Jojo Todynho.

Jornalista: Gisele Magalhães

Um menino de 2 anos matou uma cobra venenosa, mordendo a cabeça do animal, e teve que ser levado ao hospital de imediato...
30/07/2025

Um menino de 2 anos matou uma cobra venenosa, mordendo a cabeça do animal, e teve que ser levado ao hospital de imediato, após ter perdido a consciência por engolir pequenas metades da serpente.

O facto aconteceu, esta semana, na vila Bankatwa, na Índia, e, segundo explicou a família à imprensa local, tal como apurou o portal Mochiladas, o menor atirou uma pedra ao réptil, que em seguido o atacou mas foi vencida até a morte a dentadas.

De acordo ainda com as declarações do médico que observou Govinda Kumar, o menino de 2 anos, o veneno entrou em seu trato digestivo, diferente dos casos em que a cobra pica uma pessoa e o veneno entra no sangue e desencadeia neurotoxicidade.

Jornalista: Joaquim Marcos

Todos cidadãos angolanos, sobretudo os residentes em Luanda, são aconselhados a permanecerem em casa a partir das 18 hor...
29/07/2025

Todos cidadãos angolanos, sobretudo os residentes em Luanda, são aconselhados a permanecerem em casa a partir das 18 horas, de hoje, 29, para impedirem possíveis casos de assassinatos ou raptos no âmbito das tensões da manifestação em curso.

O portal Mochiladas teve acesso, na manhã desta terça-feira, a um áudio que circula na plataforma WhatsApp, em que uma cidadã alerta as pessoas a evitarem passar ou ficar nas ruas, pois até mesmo a polícia, como diz o registo, está a incentivar os citadinos a acatarem tal recomendação para evitarem o pior.

O segundo dia da paralisação dos serviços de táxis colectivos, na capital angolana, segundo apurou o nosso órgão, está a ser marcada por mortes, mais de 500 detenções, actos de vandalismo, destruição de bens públicos e privados, invasão a estabelecimentos comerciais, um caos.

Vários cidadãos auscultados pelo portal Mochiladas afirmaram que, em 50 anos de soberania de Estado, o país ou Luanda nunca viveu um protesto desta dimensão.

Jornalista: Kizua Massoxe

O efeito colateral da estreia dos 3 dias de paralisação do serviço de táxi, convocada pela Associação dos Taxistas (ANAT...
29/07/2025

O efeito colateral da estreia dos 3 dias de paralisação do serviço de táxi, convocada pela Associação dos Taxistas (ANATA), está a ter um impacto social preocupante e arrota uma descarga para economia do país.

Mas, o que marca destaque, aqui, é a questão dos porquês da onda de actos de vandalismo e arruaças. Os roubos, a destruição de bens públicos e/ou privados e o comportamento animal de muitos nossos irmãos ou primos, ontem e, hoje, 29, durante a manifestação, em Luanda.

Numa análise anterior, beslica-me a memória já ter abordado sobre a implementação de políticas públicas desajustadas, diria até descabidas, às necessidades humanas, cá, na nossa Angola. Temos tudo para sermos mais!

Os taxistas chamaram uma greve que desconheciam os mais pequenos detalhes que poderiam resultar dela. Agora, estamos de patas para o ar!

'Está tudo maluco', os bairros sob domínio de delinquentes que travam forças com a polícia, não é a toa que escrevo este editorial ao som de uma sequência melódicas de tiroteios, no Kifica, onde relata-se haver um número alto de tentativas de saques a estabelecimentos comerciais.

As reações revelam uma certeza. O governo precisa impor a tranquilidade, não apenas ao uso da força, todavia também por permitir-se a ouvir o grito do povo. É carito a margem como tudo sobe no país, a título de puro exemplo é o táxi sair de 200 para 300 Kwanzas e, cumpra-se! 100 é muito.

Isso não pode ficar pior, a ANATA e o governo devem sentar e chegar a uma decisão imediata, para que mais pessoas não sejam sacrificadas a margem dos protestos. É momento de organizar o país e preparar um futuro melhor para a nova geração. As políticas públicas devem ser revistas!

Por: Valdimiro Graciano (Jornalista & Director do portal )

Depois de mais de 4 autocarros serem queimados e o registo de inúmeros actos de vandalismo ou destruição de bens público...
28/07/2025

Depois de mais de 4 autocarros serem queimados e o registo de inúmeros actos de vandalismo ou destruição de bens públicos e privados na manifestação promovida, hoje, 27, pelos taxistas, cerca de 100 cidadãos foram detidos pela Polícia Nacional.

A informação foi avançada pelo porta-voz deste órgão de defesa e segurança do Estado, sub-comissário Mateus Rodrigues, em conferência de imprensa, tal como teve acesso o portal Mochiladas, onde garantiu que as forças policiais irão repor a legalidade a todo custo.

Em declarações a comunicação social, como soube a nossa redacção, o oficial comissário apelou aos cidadãos a optarem por uma manifestação pacífica e ordeira, sem tumultos nem vandalismo, pois estes actos constituem crime.

A cidade de Luanda foi palco do primeiro dia de manifestação orquestrada pela Associação dos Taxistas, que previam paralisar os seus serviços durante três dias como modo de protestar a recente subida dos combustíveis.

Jornalista: Kizua Massoxe

O primeiro dia da paralisação do serviço de táxi colectivo, em Luanda, está a ser marcado por vários actos de vandalismo...
28/07/2025

O primeiro dia da paralisação do serviço de táxi colectivo, em Luanda, está a ser marcado por vários actos de vandalismo e destruição de bens públicos e privados, onde os delinquentes também acabam por praticar assaltos a luz do dia, como apurou o portal Mochiladas, hoje, 27.

Em zonas como no Golfo e outros pontos da capital, segundo circulam nas redes sociais, alguns manifestantes bloquearam a estrada com pneus em chamas, e, de acordo com o relato de alguns cidadãos que entraram em contacto com a redacção do nosso órgão, a situação está preocupante:

"Quase fui assaltada, há poucos minutos, defronte o Kero, do Nova Vida. Tem aí um tumulto de enlouquecer e muitos jovens estão a aproveitar a desorganização para roubarem. O governo precisa sentar com a ANATA para terminar logo isso", contou a técnica de enfermagem Marcelina Jamba.

"A questão é que muitos dos que trabalham nas paragens, nos dias de hoje, como lotadores, antes eram delinquentes. Essa manifestação afecta todas as classes do país, porque os taxistas movimentam a nação. Apelamos o diálogo, pois ainda faltam dois dias e isso não deve continuar", sugeriu Abraão Marcos, sociólogo.

Jornalista: Kizua Massoxe

No último dia da maior feira de negócios do país, hoje, 27, vários estudantes do ramo das ciências de engenharia enaltec...
27/07/2025

No último dia da maior feira de negócios do país, hoje, 27, vários estudantes do ramo das ciências de engenharia enalteceram a participação da empresa diamantífera Sociedade Mineira do Luele, na FILDA 2025, pela visão estratégica da gestão e o investimento feito para melhor se comunicar.

O portal Mochiladas conversou com alguns feirantes, neste domingo, na Zona Económica Especial, no Icolo e Bengo, formados na área de pesquisa e produção que sublinharam que a referida companhia teve uma presença a altura das instituições mais prestigiadas a nível de Angola e não só, uma vez que:

"Desde o primeiro dia, aqui, na FILDA, chamou-me atenção o stand número 61, da Sociedade Mineira do Luele, porque, primeiro, por tratar-se de uma nova empresa de exploração de diamantes e, segundo, por ter mesmo qualidade, souberam relacionar-se com as pessoas e instituições", realçou Adriano Gago, engenheiro e empreendedor.

"Recebi um merchandising do Luele, vou levar isso para sempre comigo. Já estou, de alguma forma, conectado com esta marca. Acho que, por ter sido em homenagem aos 50 anos da independência nacional, esta 40° edição da FILDA esteve melhor que outras", resumiu ao nosso órgão, no pavilhão internacional, a especialista em Marketing, Ana Paula Matos.

Jornalista: Kizua Massoxe
Mochiladas

O deputado da UNITA, Nelito Ekuikui, apelou ao Presidente da República, João Lourenço, a fazer uma comparação da realida...
27/07/2025

O deputado da UNITA, Nelito Ekuikui, apelou ao Presidente da República, João Lourenço, a fazer uma comparação da realidade que viveu durante a visita a Portugal e o funcionamento das instituições deste país europeu em relação a Angola.

Num artigo publicado, hoje, 27, nas redes sociais, tal como teve acesso o portal Mochiladas, o legislador do maior partido da oposição sublinhou que o Chefe de Estado tem a oportunidade de implementar, localmente, tudo aquilo de bom exemplo que observou e usar nos recursos nacionais para mudar o quadro:

"Em Portugal, as estradas funcionam, os hospitais atende, a educação é prioridade e o Estado de Direito é uma prática cotidiana - não apenas um conceito teórico", realçou Nelito Ekuikui.

O também Secretário do partido UNITA em Luanda afirmou ainda que o Presidente da República devesse aprender o modo de governação portuguesa, ter maior aproximação com o povo sem aparatos, apostar nos talentos nacionais e diminuir a necessidade de exportar produtos básicos, como tomate e a cebola, por exemplo.

Jornalista: Kizua Massoxe
Mochiladas

A empresária angolana e CEO da linha de cosméticos "Priscila Skincare", Priscila Araújo, apelou, hoje, 26, em exclusivo ...
26/07/2025

A empresária angolana e CEO da linha de cosméticos "Priscila Skincare", Priscila Araújo, apelou, hoje, 26, em exclusivo ao portal Mochiladas, que todos aqueles que sentem-se lesados pelo uso da referida marca devessem formalizar a queixa-crime numa esquadra policial mais próxima

Após o kudurista Pai Profeta e outras pessoas terem revelado, recentemente, nas redes sociais, que os cremes e outros produtos causou-lhes queimaduras e outros problemas na pele, o nosso órgão contactou a empreendedora deste ramo da estética que disse tratar-se de falácias de maldosos da internet, e:

"É só irem a uma esquadra mais próximas com provas concretas e denunciarem a empresa. Estamos localizados na avenida principal do Patriota e em Lisboa", sublinhou a empresária Priscila Araújo.

Em declarações ao portal Mochiladas a responsável da marca "Priscila Skincare", que contam com figuras públicas como embaixadores, tal como é o caso da polémica cantora Jéssica Pitbull, reforçou que, sobre este assunto, somente voltará a falar diante do seu advogado.

Jornalista: Gisele Magalhães
Mochiladas

O Presidente da República, João Lourenço, assinou, ontem, 25, em Lisboa, Portugal, um acordo com o governo de Luís Monte...
26/07/2025

O Presidente da República, João Lourenço, assinou, ontem, 25, em Lisboa, Portugal, um acordo com o governo de Luís Montenegro para ampliar a oferta dos estudos relativos à língua portuguesa e culturas de expressão portuguesa com a Faculdade de Humanidades da Universidade Agostinho Neto.

O compromisso foi firmado, nesta sexta-feira, no Palácio das Necessidades, no âmbito da actual visita oficial do Chefe de Estado a este país europeu, que estabeleceu 11 novos protocolos de cooperação em áreas que vão desde o ensino da língua, segurança , proteção civil e entre empresas de transportes.

No entanto, após a assinatura dos acordos entre o Presidente João Lourenço e o Primeiro-Ministro português, nos próximos tempos, a Universidade Agostinho Neto vai contar com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua para a ampliação e reforço do acervo bibliográfico e não só na referida área de formação.

Jornalista: Kizua Massoxe
Mochiladas

Endereço

Tatatona, Luanda/
Luanda

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Mochiladas publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Mochiladas:

Compartilhar