Mochiladas

Mochiladas Notícias exclusivas e imparciais em português.

Leia, aqui, sobre Angola, Brasil, Portugal e o resto

Agenda uma cobertura ao teu evento, uma entrevista ou publicita, aqui, o teu negócio

Desde 2022 - Melhor Notícia em Português Mochiladas é jornalista e articulista, já escreveu para vários órgãos angolanos e estrangeiros, é assessor, locutor de rádio e de spot publicitários, e é membro do MISA Angola.

O Presidente da Sociedade de Psicologia Clínica Angolana, Félix Mizé, revelou, hoje, 5, em Luanda, que várias complicaçõ...
05/11/2025

O Presidente da Sociedade de Psicologia Clínica Angolana, Félix Mizé, revelou, hoje, 5, em Luanda, que várias complicações psicológicas, tanto em homens como em mulheres, podem afectar negativamente ao ponto de causar infertilidade.

A notícia foi avançada durante a cerimónia de entrega oficial de 50 carteiras profissionais a novos membros da organização, no hotel Béu Mar, no Benf**a, em Luanda, sob o lema: "Os Desafios dos Psicólogos na Unidade, Fortalecimento e Harmonização da Sociedade nos 50 Anos de Independência Nacional de Angola.

Em entrevista ao portal Mochiladas, no local, o especialista Félix Mizé sublinhou que, por exemplo, na realidade angolana, inúmeros problemas sociais, ambientais, tal como questões hereditárias, concorrerem para que milhares de pessoas não chegam a conceber, movidos pela influência psicológica:

"Por exemplo, um assunto que há quem não possa gostar, mas alguém que assume um cargo de grande relevância no país, se for exonerado, hoje, e se relacionar com uma mulher fértil, ela não vai engravidar, não vai conseguir porque aquilo f**a afectado em todos os níveis", revelou o Presidente da Sociedade de Psicologia Clínica Angolana.

O psicólogo Félix Mizé reforçou que a organização que dirige, em todo território nacional, conta com mais de 1500 membros associados efectivos e certif**ados, sendo que participaram do evento profissionais angolanos e estrangeiros.

Jornalista: Kizua Massoxe

A pasteleira angolana, Doriana Freire Gando, revelou, recentemente, que os profissionais deste sector, em todo país, enf...
04/11/2025

A pasteleira angolana, Doriana Freire Gando, revelou, recentemente, que os profissionais deste sector, em todo país, enfrentam um grande problema no exercício do ofício por conta da escassez de chantilly no mercado nacional.

Analisando o estado desta profissão, em entrevista ao portal Mochiladas, no último final de semana, durante o acto de inauguração do espaço "Dora Doces & Salgados", em Luanda, a também empreendedora sublinhou que já é possível viver-se desta arte e, quanto as maiores dificuldades, realçou:

"O nosso país quase que não produz nada. Os verdadeiros materiais para o trabalho de pastelaria, não produzimos. Por exemplo, quem é pasteleiro sabe que, actualmente, estamos com escassez do melhor chantilly, que é a cobertura que usamos. Tudo porque há um único fornecedor no país e eles estão sem", lamentou a pasteleira.

Nascida em Luanda e finalista do curso de licenciatura em enfermagem, Doriana Freire Gando é pasteleira há quase 5 anos, especialista em bolos, sortidos, sobremesas e salgados, e é proprietária do espaço "Dora Doces & Salgados", situado na capital.

Jornalista: Gisele Magalhães

A especialista em neuro pediatria, Taymir Rair Conceccion, afirmou que o Outubro Rosa representa a necessidade de levar ...
04/11/2025

A especialista em neuro pediatria, Taymir Rair Conceccion, afirmou que o Outubro Rosa representa a necessidade de levar às mulheres a informação sobre a importância da prevenção ao cancro da mama, para diminuição do número de diagnósticos tardios.

A profissional de saúde fez as declarações, em entrevista ao portal Mochiladas, à margem de um workshop de encerramento desta campanha universal, ocorrida no último final de semana, no auditório do Museu da Escravatura, situado no município de Belas, em Luanda, realizada pela direcção municipal da cultura e turismo.

"Porque o diagnóstico tardio leva a um tratamento menos eficiente. Mas com o conhecimento, vamos ver mulheres a irem às consultas mais cedo, onde vão aprender a importância de conhecer melhor o seu corpo. Mesmo em casa, criar uma rotina de exploração, tanto crianças ou adolescentes, para detectar se tem alguma alteração para que se tenha um tratamento mais certeiro", resumiu Taymir Rair .

Por outro lado, o Director Municipal da Cultura e Turismo de Belas, Mengistu Ramos, explicou ao nosso órgão que a organização do evento, que contou com preletores nacional e internacionais, deveu-se ao facto do fraco domínio que se tem sobre os homens também serem diagnosticados com cancro da mama e, de igual modo:

"Houve uma pergunta: cultura e turismo a realizar workshop sobre Outubro Rosa? Sim, porque cultura não é só música, dança ou arte. Cultura é conhecimento, é passagem de informação, é hábito e costume, e é preservação", esclareceu o gestor público, que, sobre a aceitação das famílias ao processo de sensibilização, reforçou:

"Eu digo sempre que sensibilizar, passar a informação não é coisa fácil, tanto que, numa sala de aulas, o professor dá a mesma matéria mas nem todos passam de classe. Imagine agora informar a nossa população, não tem sido fácil, mas temos certeza que é possível", finalizou o Director Municipal da Cultura e Turismo de Belas, Mengistu Ramos.

Jornalista: Kizua Massoxe

O Presidente Donald Trump revelou, ontem, 2, que os Estados Unidos da América passarão a realizar te**es do seu arsenal ...
03/11/2025

O Presidente Donald Trump revelou, ontem, 2, que os Estados Unidos da América passarão a realizar te**es do seu arsenal nuclear, principalmente pelo facto da Rússia e a China já o fazerem constantemente sem o mundo perceber.

Durante uma entrevista que concedia à CBS, neste domingo, como teve acesso o portal Mochiladas, o líder norte-americano explicou que, diferentes das nações mencionadas, incluindo o Paquistão, nos últimos 30 anos, apenas a Coreia do Norte realizou ensaios nucleares oficiais, portanto:

"Vamos fazer te**es porque os outros já o têm feito. Por mais poderosas que sejam as armas nucleares, o mundo é grande. Não se sabe necessariamente onde fazem te**es. Fazem te**es subterrâneos, em profundidade, onde as pessoas não sabem realmente o que está a acontecer. Sente-se uma pequena vibração. Fazem te**es e nós não. Temos de fazer", destacou Donald Trump, dem adiantar a data.

Jornalista: Joaquim Marcos

O novo livro do escritor angolano, Zeferino Pintinho, "Angola e os Desafios da Estabilidade em África", aponta que a coo...
03/11/2025

O novo livro do escritor angolano, Zeferino Pintinho, "Angola e os Desafios da Estabilidade em África", aponta que a cooperação de política externa entre os países africanos, no sector de defesa e segurança, podem ser benéf**as para o continente.

Num momento em que prepara o lançamento, na quarta-feira, 5, às 16 horas, no Arquivo Nacional, em Luanda, em entrevista exclusiva ao portal Mochiladas, numa instituição de ensino superior, o autor explicou que o processo de investigação durou cerca de 7 anos, tanto que exigiu a realização de pesquisas na Nigéria, Portugal, Guiné Bissau e países da África Ocidental.

Com o selo da editora Perfil Criativo, 287 páginas e o prefácio de Domingos Simões Pereira, Zeferino Pintinho frisou que a obra "Angola e os Desafios da Estabilidade em África" é reflexo da tese de doutoramento feito numa universidade portuguesa e, no entanto, descreveu parte do que ela aborda:

"Nós tratamos da cooperação da política externa de Angola, sobretudo naquilo que foi a sua cooperação com a Guiné Bissau, particularmente no sector da defesa e segurança, propriamente na reforma das forças armadas guineenses. Os resultados é que este processo, entre 2007 e 2021, não finalizou como esperado", revelou o escritor.

Zeferino Pintinho resumiu que o livro traz recomendações de negociações, como a pertinência da relação multilateral, e afirmou que tem grandes expectativas do dia de lançamento da obra científ**a, uma vez que:

"Angola e os Desafios da Estabilidade em África" vem para contribuir no acervo científico nacional e, desde já, convido todos a se fazerem presentes, na quarta-feira, no Arquivo Nacional", finalizou o autor.

Jornalista: Kizua Massoxe

O espaço 'Praia do Amor', situado na marginal do Benf**a, município de Talatona, em Luanda, foi classif**ado por vários ...
02/11/2025

O espaço 'Praia do Amor', situado na marginal do Benf**a, município de Talatona, em Luanda, foi classif**ado por vários turistas, empreendedores e artistas como um local que promove a cultura nacional e turismo ao mais alto nível.

A opinião foi avançada ao portal Mochiladas, ontem, 1, durante a realização da 1° edição do evento "Sábados Com Salário", que tem como objectivo fortalecer o resgate da entidade cultural, por meio da música, dança, poesia, teatro e demais actividades artísticas.

Em entrevista ao nosso órgão, Salustiano Guimarães, membro da direcção do espaço 'Praia do Amor' realçou que, inicialmente, optou-se por estrear com música acústica porque era oportuno a apresentação do álbum do músico Snick Shine, visto que o evento propõe-se em promover a cultura na comunidade:

"O artista é um morador daqui, um rapper, alguém que faz muito pela arte. Um cantor já com certa estrutura e que disponibilizou, recentemente, o seu mais recente projecto. Para quem ler, é importante destacar que estamos, aqui, na Marginal do Benf**a, junto ao campo da Premier Bet", recomendou o gestor.

Por sua vez, o músico Snick Shine, capa de cartaz da 1° edição do evento 'Sábados Com Salário', explicou que a apresentação do seu álbum "Antes do Apocalipse" para o público da Praia do Amor foi uma experiência surreal, sobretudo pelo espaço a beira-mar oferecer um ambiente diferente do que qualquer outro formato de palco:

"Foi uma sensação incrível, porque sempre foi um desejo meu apresentar-me desta forma, num local como este. O feedback do público foi altamente, pude perceber que as pessoas sentiram as músicas. Vou lhe dizer em poucas palavras, a Praia do Amor era o que o Benf**a precisava", resumiu o artista, que felicitou os senhores Hisildo Nguali, Pedro Soma e Salustiano Guimarães pelo contributo à cultura e desporto.

Já a agente comercial do aplicativo Zimbora, Eline Ribeiro, parceira da organização, destacou que o 'Sábados Com Salário' é um evento que recomenda-se não apenas aos moradores do município de Talatona e arredores, mas para todos que encontram-se em Luanda, pois "é lindo, uma iniciativa maravilhosa e ver jovens a frente disto torna mais satisfatório", finalizou a fonte.

Jornalista: Kizua Massoxe

Vários dirigentes juvenis do partido político UNITA afirmaram, ontem, 1, em Luanda, que apoiam incondicionalmente a reel...
02/11/2025

Vários dirigentes juvenis do partido político UNITA afirmaram, ontem, 1, em Luanda, que apoiam incondicionalmente a reeleição de Adalberto Costa Júnior à liderança da organização, pois o objectivo é superar 2022 e alcançar o poder em Angola em 2027.

Num momento em que a força partidária prepara-se para realização de um dos congressos considerado por analistas como dos mais disputados, onde como concorrente o actual presidente terá o filho do fundador, Rafael Massanga Savimbi, o nosso órgão conversou com alguns jovens que ocupam posição de destaque nesta estrutura partidária.

Em declarações ao portal Mochiladas, Vissolela Cangombe, membro do Gabinete do Secretariado-geral da JURA, realçou que, no primeiro pleito eleitoral que disputou, Adalberto Costa Júnior alcançou as expectativas do povo angolano, tanto que os resultados finais deram motivos para contestações, no entanto:

"Vamos colocar novamente no cadeirão máximo da UNITA o nosso actual líder, porque a nossa meta é vencer as eleições gerais de Angola, em 2027. Desde já, sublinhamos, aqui, que nós, a juventude, estamos com ele, o presidente Adalberto Costa Júnior", frisou Vissolela Cangombe.

A dirigente recordou ao nosso órgão que a direcção em exercício conduz os destinos da UNITA desde 2019, após o Congresso Ordinário, e concorreu às eleições gerais, pela primeira vez, em 2022, tendo quebrado a maioria qualif**ada do MPLA na assembleia, obtendo 44,5% dos votos e saltando de 51 deputados para 90 legisladores no parlamento.

Jornalista: Kizua Massoxe

O músico angolano Big Boss revelou, ontem, 31, que tem sido, frequentemente, questionado pelos fãs porquê não foi condec...
01/11/2025

O músico angolano Big Boss revelou, ontem, 31, que tem sido, frequentemente, questionado pelos fãs porquê não foi condecorado até o momento pelo Presidente da República, uma vez que é dos poucos artistas com a carreira bem-sucedida tanto na música, quanto no cinema nacional.

Á margem da palestra sobre o encerramento das jornadas do Outubro Rosa, realizada no auditório do Museu da Escravatura, no município de Belas, em Luanda, em entrevista ao portal Mochiladas o também actor afirmou que o público alega que o seu tempo de estrada em pro da cultura dá o direito de merecer tal reconhecimento:

"São as pessoas que têm estado a pedir, visto que duas pessoas que trabalharam comigo já o foram. Falo do Taliban, o Dito e o meu irmão, Ângelo Boss, e foi bem feito, têm mérito. Porém, a população diz-me que também tenho mérito, mas enfim, não conheço os critérios para condecoração", lamentou o músico.

Big Boss realçou que começou a cantar na sala piô, da Rádio Nacional, altura em que lançou o sucesso "No Kimbo Cuia", com a participação de Ângelo Boss, sendo que anos mais tarde fez parte do elenco dos filmes "Assaltos em Luanda" e "A Guerra do Kuduro":

"Nós precisamos de referências em Angola. Não podemos só ver as pessoas pela fama, mas sim pela referência. Os jovens estão carentes e precisamos ver pessoas, como o ministro Ricardo de Abreu, que era cantor, se formou, e hoje oferece o seu know-how ao país", finalizou o artista.

Jornalista: Kizua Massoxe

ALÔ Malta do PRENDA ALÔ PRENDA... Ninguém esquece, dia 8, é na Placa dos Bastidores. Drena alusivo ao 25° aniversário da...
01/11/2025

ALÔ Malta do PRENDA
ALÔ PRENDA... Ninguém esquece, dia 8, é na Placa dos Bastidores.

Drena alusivo ao 25° aniversário da tropa 👏🙏💫✨💥🔥💯

A Administradora Municipal de Talatona, Sandra Batalha, afirmou, ontem, 31, em Luanda, que as mães devem recorrer à cons...
01/11/2025

A Administradora Municipal de Talatona, Sandra Batalha, afirmou, ontem, 31, em Luanda, que as mães devem recorrer à consultas de rotinas para prevenção de várias doenças, tendo sublinhado que a saúde preventiva é o maior remédio para qualquer diagnóstico.

O conselho foi passado durante o acto de encerramento das jornadas do Outubro Rosa, ocorrido, nesta sexta-feira, na praia da Nicha, no Benf**a, como apurou o portal Mochiladas no local, onde a gestora pública sublinhou à imprensa a importância de se reforçar a sensibilização das famílias sobre o cancro da mama e destacou ainda:

"A vida em primeiro lugar e o município é amigo da criança, é amigo das mães, é amigo, por tanto, da saúde preventiva, pois este é a melhor solução ou remédio para qualquer mal. É trabalharmos na prevenção, nos exercícios físicos, na alimentação e em consultas para permitirem o rastreio, porque quando mais cedo forem diagnosticado certamente doença, mais cedo temos a solução", resumiu Sandra Batalha.

A Administradora de Talatona reforçou que o governo está comprometido em incentivar os cidadãos ao hábito da saúde preventiva e que decorre uma campanha de vacinação a meninas dos 9 aos 12 anos, de HPV, em cinco postos diferentes da municipalidade.

Recebidos com o discurso de abertura do Director Municipal da Saúde de Talatona, Marcelino Silva, o acto de encerramento do Outubro Rosa contou com a participação da comunidade do Benf**a, alunos de escolas públicas, clínicas privadas, asseguradoras e distintos parceiros do Ministério da Saúde.

Jornalista: Kizua Massoxe

Hoje, o mundo mergulhou no mês em que, se recuarmos a cassete que regista a história da nossa nação, para 50 anos, certa...
01/11/2025

Hoje, o mundo mergulhou no mês em que, se recuarmos a cassete que regista a história da nossa nação, para 50 anos, certamente que estaríamos a assistir um país excitado, com o povo ansioso à proclamação da Independência Nacional da República de Angola, que consumou-se no 11° dia.

É evidente, pois nem mesmo as imagens enganam, houve um inabalável empenho da juventude de 1975, que chamaria até de papel-chave, para que tal conquista chegasse à realidade. Os cotas não falharam com a missão de livrar a nação dos exploradores europeus.

Em 1961, data que marca o início da luta armada de libertação, os três líderes dos principais movimentos, agora partidos políticos históricos, eram jovens. Agostinho Neto e Holden Roberto respiravam 41 e 39 anos, respectivamente, sendo que Jonas Savimbi, muito mais novo, apenas 27.

Dentro de poucos dias, no entanto, celebramos 50 anos de liberdade, de soberania de estado, de autonomia administrativa e tudo quanto nos valeu, hoje, termos que subtrair do percurso destas 5 décadas os trágicos 27 anos de conflito armado entre o declarado e ainda governo, MPLA, contra as forças armadas do actual maior partido na oposição, UNITA.

Isso já não importa, quer dizer, sempre importará, na verdade, pois constitui parte indelével da história de Angola, que revela-se, claramente, uma nação nova e dependente dos jovens. A qualidade do país que se pretende para o futuro está nas mãos do modo como as crianças e a juventude leva a vida agora.

Cada cidadão angolano representa metade do Estado. Já se perguntou se tem sido útil para sua comunidade? É importante que os mais novos tenham resposta a esta pergunta, pois os próximos 50 anos devem espelhar avanços, que resultará do nível de preparação dos quadros em formação e crescimento.

A base do país mora nas famílias, então precisamos atender as necessidades de cada uma delas. Os erros do passado devem f**ar lá, é inconcebível que nos acompanhem até a posterioridade. Vamos pensar Angola, o futuro está nas mãos da juventude.

Precisamos formar cidadãos prontos, educados e instruídos. Os males que bloqueiam o desenvolvimento precisam ser estudados para depois serem combatidos. Sejamos gratos pelos esforços daqueles que trouxeram o estado angolano até aqui, ainda que com falhas inadmissíveis ou rasos motivos para dirigir-lhes elogios.

Por: Valdimiro Graciano (Jornalista & Director do portal )

Endereço

Tatatona, Luanda/
Luanda

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Mochiladas publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Mochiladas:

Compartilhar