17/11/2025
Hoje pensei num pequeno comparativo para tentar explicar pros cis como é ser trans, obviamente que não vai dar muito certo, mas acho que é uma boa teoria.
Já falaram da teoria de estar com vários casacos e se molhar na chuva, e aquele casaco ficar pesando em você e você não poder tirar. Mas acho que a minha teoria é um pouquinho melhor e talvez mais incômoda e quem tem uma boa imaginação não vai se sentir muito bem.
- Se imagine enrolado/a em um cobertor. Agora imagina que entre você e o cobertor, ainda tem uma camiseta de força. Ok, com camiseta de força e enrolado no cobertor. Agora imagina que você tá assim no meio de algum deserto, daqueles de mais de 40 graus.
Você se debate para tentar sair de todo aquele calor mas não consegue, o incômodo é grande e não tem ninguém para te ajudar, apenas pessoas falando que aquele cobertor e aquela camisa de força são ilusões suas e que é melhor que você se acostume com aquilo.
Acho que é meio impossível né?
É bom não ficar falando para trans, tanto homem quanto mulher que é só se acostumar com o que não pertence a eles, se mudar o corpo é o que depende para eles se sentirem melhores, deixe que o façam, porque é a felicidade deles que importa e não a sua. Deixe que tirem a camiseta de força e o cobertor e vão ser felizes.
Eu trouxe essa reflexão porque ela apresenta uma ideia que foi levantadas mesmo assim a comunidade trans tem seus corpos, identidades e sentimentos desrespeitados da mesma forma como a quase uma década nosso adm passou e passa. E essas emoções, e constrangimentos são causados pela cisgeneridade, de modo que toda a estrutura social constrange e ataca a comunidade trans de diversas formas possíveis.
Então reflitam sobre quais as suas atitudes que estão alimentando essa cadeia de sofrimento.
Adm Marley #