09/10/2024
O mercado de capitais é um mecanismo de distribuição de valores mobiliários, que tem o propósito de viabilizar o processo de capitalização das empresas e proporcionar liquidez aos títulos emitidos por elas.
Dos principais objectivos do MC temos os seguintes:
- Proporcionar liquidez aos activos;
- Estabelecer contacto entre compradores e vendedores de activos;
- Ser um mecanismo eficiente e transparente na fixação de preços para os activos;
O MC em Angola é subdividido em dois (mercado primário e secundário), composto por instituições que facilitam o processo de negociação (corretoras, distribuidoras e OIC´s), local de negociação (Bolsa de Valores), CEVAMA (Central de Valores Mobiliários de Angola), instrumentos financeiros (acções, títulos da dívida pública, obrigações corporativas, unidades de participação), organismos de supervisão do mercado (CMC e BODIVA), os emitentes (BNA e as empresas), investidores e a legislação correspondente.
No MC os instrumentos financeiros podem ser:
Instrumentos de Dívida: correspondem aos títulos de divida pública (bilhetes e obrigações do tesouro) e as obrigações corporativas.
Instrumentos de Capital: são as acções, correspondem a parcela mínima do capital social de uma empresa.
Instrumentos Derivados: são os futuros, as opções e os futuros de acções, ou seja, aqueles cujo valor é associado a um ativo.
No mercado de capitais angolano são negociados instrumentos financeiros denominados como valores mobiliários.
Valor Mobiliário – é um título de propriedade (acção) ou de crédito (obrigação), emitido por uma entidade pública (governo) ou privada (sociedade anónima ou instituição financeira), com características e direitos padronizados ou especiais.
Actualmente no mercado de capitais angolano, por intermédio da BODIVA são transacionadas acções, títulos do tesouro (obrigações e bilhetes), obrigações corporativas e unidades de participação.