05/06/2023
Política
𝐔𝐍𝐈𝐓𝐀 – “𝐒𝐄 𝐎 𝐏𝐎𝐋𝐎 𝐃𝐄 𝐃𝐄𝐒𝐄𝐍𝐕𝐎𝐋𝐕𝐈𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎 𝐃𝐀 𝐂𝐀𝐓𝐔𝐌𝐁𝐄𝐋𝐀, 𝐄𝐒𝐓𝐈𝐕𝐄𝐒𝐒𝐄 𝐀 𝐅𝐔𝐍𝐂𝐈𝐎𝐍𝐀𝐑, 𝐓𝐈𝐑𝐀𝐑𝐈𝐀 𝐌𝐔𝐈𝐓𝐀 𝐉𝐔𝐕𝐄𝐍𝐓𝐔𝐃𝐄 𝐍𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐄𝐌𝐏𝐑𝐄𝐆𝐎”
Benguela: 𝑶 𝑺𝒆𝒄𝒓𝒆𝒕á𝒓𝒊𝒐 𝒑𝒓𝒐𝒗𝒊𝒏𝒄𝒊𝒂𝒍 𝒅𝒂 𝑼𝑵𝑰𝑻𝑨 𝒆𝒎 𝑩𝒆𝒏𝒈𝒖𝒆𝒍𝒂, 𝑨𝒗𝒆𝒍𝒊𝒏𝒐 𝑪𝒂𝒏𝒋𝒂𝒎𝒃𝒂 𝑱𝒐𝒔é, 𝒅𝒊𝒔𝒔𝒆 𝒏𝒂 𝒕𝒂𝒓𝒅𝒆 𝒅𝒆 𝒔á𝒃𝒂𝒅𝒐, 3 𝒅𝒆 𝒋𝒖𝒏𝒉𝒐, 𝒒𝒖𝒆 𝒔𝒆 𝒂 𝑷𝑰𝑫𝑪 (𝑷𝒐𝒍𝒐 𝒅𝒆 𝑫𝒆𝒔𝒆𝒏𝒗𝒐𝒍𝒗𝒊𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒅𝒂 𝑪𝒂𝒕𝒖𝒎𝒃𝒆𝒍𝒂), 𝒆𝒔𝒕𝒊𝒗𝒆𝒔𝒔𝒆 𝒂 𝒇𝒖𝒏𝒄𝒊𝒐𝒏𝒂𝒓, 𝒕𝒊𝒓𝒂𝒓𝒊𝒂 𝒎𝒖𝒊𝒕𝒂 𝒋𝒖𝒗𝒆𝒏𝒕𝒖𝒅𝒆 𝒏𝒐 𝒅𝒆𝒔𝒆𝒎𝒑𝒓𝒆𝒈𝒐, 𝒎𝒂𝒔 𝒊𝒏𝒇𝒆𝒍𝒊𝒛𝒎𝒆𝒏𝒕𝒆, "𝒄𝒐𝒏𝒕𝒊𝒏𝒖𝒂𝒎𝒐𝒔 𝒏𝒐𝒔 𝒔𝒐𝒏𝒉𝒐𝒔" 𝒆 𝒒𝒖𝒆 𝒆𝒔𝒕𝒂𝒎𝒐𝒔 𝒂 𝒂𝒔𝒔𝒊𝒔𝒕𝒊𝒓 𝒎𝒖𝒊𝒕𝒂 𝒈𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒅𝒆𝒔𝒆𝒎𝒑𝒓𝒆𝒈𝒂𝒅𝒐.
Texto: Benguela7
Convidado a dissertar o tema “A Situação Económica e Social do Município da Catumbela e Possíveis Soluções na Visão da UNITA”, uma iniciativa do Projeto Cidadania Catumbela, um projeto que tem promovido muitos debates e congregando assim várias sensibilidades políticas e a não só, do país, o político fez uma resenha histórica desde a fundação da Catumbela.
Avelino Canjamba José, fez saber que a Catumbela, foi fundada em 1836 e surgiu na época da senhora Maria Segunda, Rainha de Portugal, na altura.
Em 5 dias do mês de outubro de 2011, a pequena vila da Catumbela, deixou de ser “atrelado” ao município do Lobito e estendeu a categoria de município.
Segundo Avelino Canjamba José, falar da situação económica, é falar da vida das pessoas de modo geral, de produção de bens para responder os problemas sociais, do ponto de vista das finanças, da produção de bens materiais.
Olhando pelas situações todas sublinhadas, disse que vai se intender como é que está a situação económica do município mais jovem de Benguela. Para o político, Catumbela, está no mesmo nível que outros municípios em Angola.
Recorrendo à história, na Catumbela, tinha muitas indústrias que permitiu o colono produzir riquezas. Sublinha, havia indústria da açucareira, com muita plantação de cana de açúcar, que não só correspondia ao próprio colono, como também aos munícipes que através do caminho de ferro, mandavam os produtos para outros cantos do país.
O homem forte do Galo Negro nas terras de Ombaka, disse ainda que através do porto do Lobito, Catumbela produzia e mandava para fora do país, que fruto disto, recorda, era necessário construir uma unidade hospitalar.
Com a proclamação “unilateral” da independência nacional, proclamado pelo Saudoso Dr. António Agostinho Nato, Catumbela como outros territórios, entra para uma nova era. Na era do angolano ser autor do seu próprio destino.
O Secretário provincial da UNITA, disse que lamentavelmente, Catumbela que não assistiu o conflito armado, foi se degradando dia, pois dia, o sector industrial que o colono construiu todo desapareceu.
"Catumbela chegou no estado em que nos encontramos. Já não temos o sabão produzido na Catumbela", disse, só para citar esse.
O político reconhece que com o governo do MPLA, "nós estamos a voltar a assistir o ensaio de volta da indústria na Catumbela", reconhece, mas criticando que os projetos não têm perna para andar. "Assim, para nos tentar nos tapar nos olhos, o senhor que nos desgoverna, estão a surgir com muitos termos", disse.
Face essas situações, disse Canjamba José, do ponto de vista económico, a Catumbela, está estagnado.
O político vai mais longe e diz não ter dúvidas de que enquanto o MPLA estiver no poder, tudo ficará no sonho e mais nada.
De acordo com o líder dos maninhos, se a PIDC (Polo de Desenvolvimento da Catumbela), estivesse a funcionar, tiraria muita juventude no desemprego, mas infelizmente, "continuamos nos sonhos" e estamos a assistir muita gente desempregado.
O político lamenta pela desocupação da população, com uma maioria esmagadora jovens, que por conta disto, muito estão a partir para comportamentos menos bons e desviantes.
"Tudo isto, é a suposta a fraca capacidade económica das estruturas da Catumbela", frisou.
𝗝𝗢𝗥𝗡𝗔𝗟 𝗗𝗘 𝗡𝗢𝗧Í𝗖𝗜𝗔𝗦 𝗕𝗘𝗡𝗚𝗨𝗘𝗟𝗔𝟳, 𝗔 𝗡𝗢𝗧Í𝗖𝗜𝗔 𝗘𝗠 𝗧𝗘𝗠𝗣𝗢 𝗥𝗘𝗔𝗟