24/12/2022
Locking é um dos estilos de dança funky e dança de rua associado ao hip hop. O nome é baseado no conceito de “bloquear” ou “trancar” os movimentos,
o que significa congelar a partir de um movimento rápido e "travar" em uma determinada posição, mantendo essa posição por um curto período de tempo e continuando na mesma velocidade de antes.
A dança baseia-se em movimentos rápidos e distintos de braços e loops com as mãos arremessadas Combinados com movimentos mais relaxados de quadris e pernas e um número de saltos diversos.
O bloqueio inclui muitas acrobacias e movimentos fisicamente exigentes ( geralmente grandes e exagerados ), tais como aterrar de joelhos e fazer aberturas que muitas das vezes precisam de proteção. Movimentos esses rítmicos e bem sincronizados com a música.
O Locking foi originalmente e continua a ser dançado ao som do funk tradicional, como o produzido ou executado por James Brown . Hoje o estilo é adaptado aos mais diversos géneros musicais, mas a música funk ainda é comumente preferida por dançarinos de bloqueio( Locking ) e usada por muitas competições, como as divisões de bloqueio de Juste Debout e Summer Dance Forever.
É um dos estilos de dança funk mais positivos. É um estilo muito interativo com alguns movimentos bastante cômicos por natureza, é uma dança bastante divertida e alto astral. Esses movimentos criam uma forte identidade e combinada com o desempenho e mímica, torna-se perfeita para espetáculos, ou seja, caracterizado por uma forma cômica de atuação.
Os seus dançarinos são designados Lockers( Loker ). Os Lockers normalmente vestem-se com um estilo próprio, como roupas coloridas: suspensórios, meias listradas espalhafatosas, calças pregadas que terminam nos joelhos, camisas de cetim coloridas brilhantes com golas grandes, Chapéus Apple Boy gigantes e luvas brancas.
História
O locking foi criado nos Estados Unidos em 1969 por Don Campbellock.
Suas fundações foram lançadas por Don em boates de Los Angeles no início dos anos 1970.
Como já dissemos acima o Locking é oriundo da Dança Funky, em especial de um passo social chamado Funk Chicken_dança da galinha, passo que consiste em simular com os braços dobrados o movimento de asas batendo enquanto chuta para trás imitando o movimento de ciscar, Don acabou tendo dificuldades, não foi capaz de executá-lo com fluência, pois não conseguia se lembrar qual passo dar a seguir, parou em um determinado ponto enquanto movia os braços, criando um efeito de 'travamento.
Essas paradas logo se tornaram populares quando Don as adicionou em suas apresentações. As pessoas riam dele por causa de seus movimentos desconhecidos, ele respondeu apontando para eles, foi ali onde surgiu os pointing, que é uma das bases do estilo.
Don acabou criando sua própria forma de dança. A dança resultante foi chamada de Campbellocking, que mais tarde foi abreviada para Locking.
O estilo começou a tornar-se popular, no início dos anos 1970, isso desencadeou um movimento de grupos de dança Locking.
*Logo depois, Don se integrou ao grupo de dançarinos do programa TV Soul Train e não demorou muito para aparecerem vários adeptos, então criou o The Campbellock Dancers em 1972 que logo depois trocariam de nome para apenas The Lockers foi o primeiro grupo profissional de Street Dance.
De tão inovadores, os movimentos do locking conquistaram a cultura pop quase instantaneamente. Tanto que a inspiração para muitos deles vem de elementos das danças sociais como Rock Steady, Bus Stop e até mesmo personagens de desenhos animados que passavam na televisão quando a dança foi criada. Alguns dos nomes dos passos até fazem referência aos personagens que os inspiraram, como o Scooby Doo e o Tom & Jerry.
Cinco décadas após o nascimento do estilo, os lockers – como são chamados os dançarinos de locking – continuam desenvolvendo movimentos impressionantes. Passos derivados da dança criada por Don "Campbellock" Campbell são até hoje presença constante em filmes, assim como em videoclipes e shows de grandes artistas de diversos gêneros musicais, contribuindo dessa maneira para o crescimento da cultura hip-hop como um todo.