
31/08/2025
TCUL está a recrutar novos motoristas, mas continua com dificuldade em pagar salários!
A empresa Transporte Colectivo Urbano de Luanda (TCUL) está a recrutar novos motoristas para o preenchimento de 150 vagas para o seu quadro de pessoal, mas continua com problemas para conseguir pagar salários e melhor as condições laborais dos seus trabalhadores, acusa o seu sindicato.
O processo de recrutamento de novos motoristas está aberto desde o passado dia 19 e irá até ao 31 deste mês.
A TCUL está a exigir ap***s candidatos com carta de condução pesada profissional, habilitações académicas mínimas a 9ª classe e idade compreendida entre 25 a 45 anos.
Ao Novo Jornal, vários trabalhadores dizem-se surpreendido com o anúncio de contratações de novos motoristas, visto que a empresa já não tem muitos autocarros em circulação e que há ainda muitas questões laborais por resolver.
Recentemente a empresa formou mais de 20 cobradores que devem passar para a categoria de motoristas e os trabalhadores dizem-se também surpresos com a contratação de novos motoristas assegurando que a eles nada mais lhes foi dito sobre as suas reivindicações antigas.
O primeiro secretário da TCUL da Central Geral de Sindicatos Independentes e Livres de Angola (CGSILA), José António Panzo, afirmou ao Novo Jornal que há dias em que muitos motoristas e cobradores não exercem as suas funções por falta de autocarros, e não compreende como a empresa está a contratar novos.
Ao Novo Jornal uma fonte da direcção da empresa, que solicitou anonimato, disse que a TCUL Executiva vai reforçar brevemente a frota de autocarros da empresa.
Segue a página EC-Notícias