EC-Notícias

EC-Notícias Os melhores e exclusivos conteúdos encontras aqui, (Polémicas + Memes + Atualidade).

TCUL está a recrutar novos motoristas, mas continua com dificuldade em pagar salários!A empresa Transporte Colectivo Urb...
31/08/2025

TCUL está a recrutar novos motoristas, mas continua com dificuldade em pagar salários!

A empresa Transporte Colectivo Urbano de Luanda (TCUL) está a recrutar novos motoristas para o preenchimento de 150 vagas para o seu quadro de pessoal, mas continua com problemas para conseguir pagar salários e melhor as condições laborais dos seus trabalhadores, acusa o seu sindicato.

O processo de recrutamento de novos motoristas está aberto desde o passado dia 19 e irá até ao 31 deste mês.

A TCUL está a exigir ap***s candidatos com carta de condução pesada profissional, habilitações académicas mínimas a 9ª classe e idade compreendida entre 25 a 45 anos.

Ao Novo Jornal, vários trabalhadores dizem-se surpreendido com o anúncio de contratações de novos motoristas, visto que a empresa já não tem muitos autocarros em circulação e que há ainda muitas questões laborais por resolver.

Recentemente a empresa formou mais de 20 cobradores que devem passar para a categoria de motoristas e os trabalhadores dizem-se também surpresos com a contratação de novos motoristas assegurando que a eles nada mais lhes foi dito sobre as suas reivindicações antigas.

O primeiro secretário da TCUL da Central Geral de Sindicatos Independentes e Livres de Angola (CGSILA), José António Panzo, afirmou ao Novo Jornal que há dias em que muitos motoristas e cobradores não exercem as suas funções por falta de autocarros, e não compreende como a empresa está a contratar novos.

Ao Novo Jornal uma fonte da direcção da empresa, que solicitou anonimato, disse que a TCUL Executiva vai reforçar brevemente a frota de autocarros da empresa.

Segue a página EC-Notícias

Angola vai diminuir tempo de validade do passaporte de 15 para 10 anos!O Governo angolano quer reduzir o período de vali...
28/08/2025

Angola vai diminuir tempo de validade do passaporte de 15 para 10 anos!

O Governo angolano quer reduzir o período de validade do passaporte angolano de 15 para dez anos, segundo uma proposta de alteração da lei que visa garantir maior segurança e confiabilidade ao documento.

O anúncio foi feito pelo ministro do Interior de Angola, Manuel Homem, no final da reunião do Conselho de Ministros, que apreciou a proposta de lei, para enviar à Assembleia Nacional. Manuel Homem frisou que esta alteração visa conformar a lei vigente às normas da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO, sigla em inglês), em matéria de segurança de documentos de viagem legíveis por máquina, bem como garantir maior segurança e confiabilidade ao passaporte angolano.

Segundo o ministro, Angola está a modernizar os Serviços de Migração e Estrangeiros, com destaque para o passaporte angolano, agora com “características técnicas, que permitem a sua integração, no âmbito das recomendações da ICAO”.

“Este é um dos objetivos desta proposta que foi hoje apresentada ao Conselho de Ministros, mas também identificámos a necessidade de melhorarmos algumas preocupações que têm sido colocadas pelos cidadãos”, destacou.

Uma das preocupações está relacionada com o tempo de validade do passaporte para menores, dos 0 aos 03 anos, que nesta proposta de lei passa a ter uma validade de três anos, igualmente para os passaportes diplomáticos na mesma condição de menores de idade.

“Relativamente ao tempo máximo do passaporte, que na atual lei é de 15 anos para maiores de idade, considerando as recomendações da ICAO, foi feito um ajustamento para o máximo de dez anos para os passaportes emitidos pelo SME”, realçou.

O Conselho de Ministros apreciou também uma proposta de lei que estabelece um conjunto de normas que regulam a produção, registo, controlo, importação, exportação, comercialização, transporte, uso e descarte de pesticidas, fertilizantes e corretivos agrícolas em Angola.

EC-Notícias

Gestores do Banco Yetu roubam quase meio bilhão de kwanzas da Sonangol!Um grupo de cinco gestores e colaboradores do Ban...
23/08/2025

Gestores do Banco Yetu roubam quase meio bilhão de kwanzas da Sonangol!

Um grupo de cinco gestores e colaboradores do Banco Yetu está a ser acusado de desviar mais de 475 milhões de kwanzas da conta da Sonangol, num esquema fraudulento que, segundo denúncias, expõe fragilidades graves no sistema bancário angolano.

O caso, revelado pelo perito judicial e especialista forense Sabalo Salazar, encontra-se sob investigação do Serviço de Investigação Criminal (SIC) e já resultou em exonerações e suspensões internas.

De acordo com as informações avançadas, a operação criminosa foi liderada por Telma Nascimento, ex-funcionária do BIC e do Atlântico BCS, que integrava a equipa do Centro de Empresa do Banco Yetu.

Ao lado dela, foram identificados como implicados Janete Mingas, Fernando Demba, Gaspar Mendes de Carvalho e António Suculate.

O grupo terá montado um esquema para transferir indevidamente fundos da petrolífera estatal, tendo sido desmantelado ap***s após a segunda tentativa de execução.

O Banco Yetu confirmou a suspensão de colaboradores e a exoneração da diretora do Centro de Empresa de Talatona, enquanto alguns dos acusados encontram-se sob Termo de Identidade e Residência (TIR) e outros foragidos.

As denúncias indicam ainda que os Centros de Empresa do banco se transformaram em núcleos de práticas ilícitas, incluindo manipulação do mercado cambial, concessão de créditos a empresas fictícias e suborno a clientes.

Nos últimos anos, o Banco Yetu tem acumulado resultados negativos e denúncias de má gestão, incluindo o alegado desvio de mais de 10 milhões de dólares através de créditos fraudulentos. Para críticos, a sucessão de escândalos fragiliza a credibilidade da instituição, deixando clientes e parceiros em estado de alerta.

Enquanto o processo segue em investigação no SIC Geral, os acusados enfrentam suspeitas de associação criminosa, burla qualificada e desvio de fundos de uma das maiores empresas públicas do país. Imparcial Press

Taxistas passam a ser cadastrados para reforço da segurança dos passageiros!A Direcção Municipal de Transportes, Tráfego...
23/08/2025

Taxistas passam a ser cadastrados para reforço da segurança dos passageiros!

A Direcção Municipal de Transportes, Tráfego e Mobilidade da Administração de Talatona deu início, nesta quarta-feira, 20 de Agosto, ao processo de cadastramento dos táxis conhecidos como “gira bairro turismos”, que operam na paragem do Patriota, Via Expressa.

Com o objectivo de garantir maior organização no sector dos transportes e reforçar as medidas de segurança pública, bem como registar as viaturas em circulação ao serviço de táxis (semi-colectivos), o processo, realizado com o apoio da Polícia Nacional, incluiu o registo das chapas de matrícula dos veículos, bem como dos números de telefone dos condutores e proprietários.

Com esta acção, as autoridades pretendem aumentar a confiança dos passageiros que utilizam diariamente este tipo de transporte, assegurando maior disciplina e melhor gestão no sistema urbano, além de beneficiar os próprios taxistas com mais credibilidade no exercício da actividade.

Segue a página EC-Notícias

Vice-presidente da ANATA enfrenta graves problemas de saúde na prisão!Luanda - Rodrigo Catimba, vice-presidente da Assoc...
19/08/2025

Vice-presidente da ANATA enfrenta graves problemas de saúde na prisão!

Luanda - Rodrigo Catimba, vice-presidente da Associação Nova Aliança dos Taxistas de Angola (ANATA), encontra-se debilitado de saúde e não consegue andar sem apoio, segundo denúncia da sua irmã, Mariaque Catimba.

Em declarações, Mariaque contou que presenciou o irmão ser conduzido por outro recluso quando lhe levou comida, confirmando que o estado clínico de Catimba se agravou nos últimos dias.

Informações anteriores já indicavam que o dirigente apresentava desconfortos estomacais e oxiúros. No entanto, Catimba tem recusado tanto a medicação quanto o atendimento médico disponibilizados pela cadeia, alegando falta de confiança nos serviços. Ele ap***s aceita os medicamentos levados pela família e insiste na avaliação de um médico independente.

A situação também tem afetado a família. O pai de Catimba, residente em Benguela, viu a sua saúde piorar após a prisão do filho, levando a mãe a preparar viagem para a província a fim de o buscar.

Segundo Mariaque, os custos com deslocações ao Serviço de Investigação Criminal (SIC) Geral rondam os cinco mil kwanzas por dia, o que, aliado à ausência de Catimba — principal provedor do lar —, agrava ainda mais as dificuldades financeiras da família.

Com o arranque do ano letivo no próximo mês, os filhos do sindicalista, que se encontram em Benguela, correm o risco de não regressar a Luanda para prosseguir os estudos.

A família apela à libertação de Rodrigo Catimba, denunciando que a situação “é extremamente difícil e insustentável”.

Segue a página EC-Notícias

*Jovens lotadores revelam que conseguem arrecadar 50 mil* kwanzas, por dia nas paragens ao colocarem passageiros em táxi...
17/08/2025

*Jovens lotadores revelam que conseguem arrecadar 50 mil* kwanzas, por dia nas paragens ao colocarem passageiros em táxis

Segue a página EC-Notícias

O que se esconde por detrás das detenções dos líderes associativos?A recente detenção de três líderes de associações de ...
15/08/2025

O que se esconde por detrás das detenções dos líderes associativos?

A recente detenção de três líderes de associações de táxi pelo SIC não só apanhou de surpresa muitos observadores, como também está a suscitar várias leituras no espaço público.

Surpreendente é o facto de as detenções terem ocorrido semana e meia depois dos tumultos que sacudiram algumas províncias do país, mormente Luanda, culminando na morte de 30 pessoas, centenas de feridos e bens destruídos, tanto públicos como privados.

Caricatamente, não se tem conhecimento do envolvimento directo ou indirecto dos responsáveis associativos em actos de vandalismo e desacato, visto que se tratou de uma paralisação das suas actividades dos taxistas, que não saíram à rua nesse período de tempo.

De igual modo, não se tem registo de que os líderes associativos tenham apelado ou feito publicidade aos actos de vandalismo ou arruaça.

Os detidos foram acusados de associação criminosa, incitação à violência, atentado contra a segurança nos transportes e terrorismo, consubstanciados em fortes indícios do seu envolvimento na promoção de actos de vandalismo e arruaça de bens e serviços públicos e privados, que ocorreram em finais do mês passado.

Dias antes, a mesma instituição policial havia procedido à detenção, em circunstâncias nebulosas, do vice-presidente da ANATA.

Em alguns meios crê-se que estas detenções poderão ser enquadradas no âmbito da nova Lei de Combate ao Vandalismo que num dos seus polémicos artigos atribui responsabilidades criminais e civis aos organizadores das manifestações, além de pesadas p***s de prisão que podem ir até aos 25 anos.

Segue a página EC-Notícias

Presidente da associação dos taxistas e lotadores detido por violência e terrorismo!O Serviço de Investigação Criminal (...
15/08/2025

Presidente da associação dos taxistas e lotadores detido por violência e terrorismo!

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve o presidente da Associação dos Taxistas e Lotadores de Angola (ATLA), Leonardo Lopes (Ti-Leo), de 43 anos, pelos crimes de associação criminosa, incitação à violência, atentado contra a segurança nos transportes e terrorismo.

A informação foi prestada na quinta-feira, em Luanda, pelo porta-voz do SIC-Geral, Manuel Halaiwa, segundo o qual o cidadão foi detido na última quarta-feira, na sequência do processo-crime que levou à detenção do vice-presidente da Associação Nacional dos Taxistas de Angola (ANATA), do seu presidente e demais responsáveis de associações desta classe.

Disse que a acção resultou do cumprimento de mandados de detenção, emitidos pelo Ministério Público, na cidade de Luanda.

Acrescentou que foram também detidos os cidadãos nacionais Melo Celestino Raimundo "Lebeija", de 47 anos, presidente da Associação dos Brigadistas de Paragem de Táxi (ABTAXI), e Pedro Fernandes "Mavinga", de 48 anos, presidente da cooperativa Dois PN (2PN), pelos crimes mencionados.

Alegou a existência de fortes indícios do envolvimento dessas pessoas na promoção dos actos de vandalismo e arruaça contra bens e serviços públicos e privados protagonizados de 28 a 30 de Julho último, em Luanda.

“A detenção desses cidadãos decorre de uma investigação em curso que determinou a sua participação e de outros suspeitos nos factos mencionados”, explicou.

Salientou que cumpridas todas as formalidades, os detidos serão presentes ao Ministério público para os trâmites legais, enquanto prosseguem outras diligências.

Segue a página EC-Notícias

Carla Djamila lamenta falta de empatia após roubo do seu telefone durante funeral do tio: "É muito triste saber que as p...
15/08/2025

Carla Djamila lamenta falta de empatia após roubo do seu telefone durante funeral do tio: "É muito triste saber que as pessoas chegaram a esse limite"!

A apresentadora angolana Carla Djamila, usou o seu perfil do instagram nesta quinta-feira, 14 de Agosto, para desabafar sobre um episódio lamentável ocorrido durante o funeral de seu tio.

Através de stories, Carla relatou como viveu aquele momento de dor e expressou indignação diante da frieza e da falta de empatia demonstrada pela pessoa responsável pelo roubo. Um momento de luto, que já era marcado pela tristeza, acabou sendo ainda mais doloroso.

“Estou sem telefone, roubaram ontem no funeral do meu tio, é muito triste saber que as pessoas chegaram até esse limite, não se compadece com a dor do outro, você vê a pessoa está a chorar tens coragem de abrir a pasta para roubar ? Sinceramente, que seja feita a justiça de Deus”, escreveu.

Segue a página EC-Notícias

Funcionários acusados de assaltar viatura que transportava dinheiro da própria empresa em frente ao tribunal de Viana, e...
14/08/2025

Funcionários acusados de assaltar viatura que transportava dinheiro da própria empresa em frente ao tribunal de Viana, em 2024, e de fugir com mais de 12 milhões kz, começaram a ser julgados!

O Tribunal da Comarca de Luanda começou a julgar esta quarta-feira,13, dois homens, acusados do envolvimento no assalto de uma viatura que transportava valores da empresa onde trabalhavam e de fugirem com mais de 12 milhões kz, começaram a ser julgados, soube o Novo Jornal.

Trata-se dos arguidos Álvaro Hugo Francisco, motorista, e Raul Teixeira, segurança, acusados e pronunciados pelos crimes de roubo qualificado e condução perigosa.

O assalto ocorreu na Avenida Deolinda Rodrigues, em Agosto de 2024, junto ao tribunal daquele município, quando uma viatura transportava o caixa do dia de uum armazém do município do Cazenga, tento sido interpelada pelos arguidos e os seus comparsas em fugas.

Segundo a acusação, os arguidos terão arquitectado o assalto enquanto transportavam a quantia de mais de 12 milhões, pertencente à empresa em que trabalhavam.

Conforme o Ministério Público (MP), para a concretização do crime, os arguidos contrataram mais seis outros cidadãos, actualmente em fuga, que concretizaram o assalto, em frente ao Tribunal de Comarca de Viana, que agora os está a julgar.

Os factos ocorreram no dia 7 de Agosto do ano passado, quando uma viatura, que saía do Cazenga para o Benfica, foi abordada por seis indivíduos, a bordo de três motorizadas, munidos de armas de fogo com "cano cortado", em frente ao Tribunal de Viana, anunciando o assalto.

Após roubarem os valores, os assaltantes colocarem-se em fuga, deixando para trás uma arma de fogo, após colisão entre uma viatura e uma das motorizadas que usavam para apoio.

Segue a página EC-Notícias

Detidos mais três líderes dos taxistas por associação criminosa e terrorismo!Três presidentes de associações de taxistas...
12/08/2025

Detidos mais três líderes dos taxistas por associação criminosa e terrorismo!

Três presidentes de associações de taxistas em Angola foram detidos por suspeita de associação criminosa, incitação à violência, terrorismo e atentado contra a segurança dos transportes, anunciaram esta Segunda-feira as autoridades.

As detenções foram realizadas ainda no âmbito de investigações na sequência dos tumultos que causaram pelo menos 30 mortos, mais de 200 feridos e de 1500 detidos, entre 28 de Julho e 1 de Agosto.

Depois do presidente e do vice-presidente da Associação Nacional dos Taxistas de Angola (ANATA), Francisco Paciente e Rodrigo Luciano Catimba, respectivamente, o Serviço de Investigação Criminal (SIC) deu conta da detenção dos líderes da Associação de Taxistas de Angola (ATA), Francisco Eduardo, da Cooperativa de Táxis Comunitários de Angola (CTCA), Rafael Ginga Inácio, e da Cooperativa dos Taxistas e Motociclistas Freitas (CTMF), António Alexandre Freitas.

As detenções foram efectuadas este Domingo em Luanda "por factos que se configuram na prática dos crimes de associação criminosa, incitação à violência, atentado contra a segurança nos transportes e terrorismo, consubstanciado em fortes indícios do seu envolvimento na promoção dos actos de vandalismo e arruaça contra bens e serviços públicos e privados", justificou o SIC em comunicado.

Angola registou na última semana actos de vandalismo, violência e pilhagem, na sequência de uma paralisação convocada por taxistas, em protesto face à subida do preço dos combustíveis e, consequentemente, das tarifas dos transportes públicos.

Segue a página EC-Notícias

Estudante grávida de 5 meses obrigada por docente a urinar em cesto do lixo na sala de aula!A estudante Maria Fernandes,...
12/08/2025

Estudante grávida de 5 meses obrigada por docente a urinar em cesto do lixo na sala de aula!

A estudante Maria Fernandes, grávida de cinco meses, denunciou, através de um vídeo tornado público nas redes sociais, um episódio em que afirma ter sido humilhada. Durante um dia de prova, foi impedida pelo professor António Ventura, decano da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da Universidade Lusíada de Angola, de sair da sala para ir à casa de banho, acabando por urinar num cesto do lixo dentro da sala de aula.

O incidente ocorreu no passado dia 6, quando o docente se encontrava a supervisionar a realização da prova. Apesar dos pedidos insistentes da estudante e de outros colegas, o professor recusou a sua saída, alegadamente ameaçando anular o exame de toda a turma.

“ Estou grávida de cinco meses e o professor António Ventura não me deixou ir ao WC. Os colegas todos presenciaram. Acabei por fazer xixi num cesto do lixo, dentro da sala, com a turma cheia. Fiz isso porque não estava a aguentar e ele estava a ameaçar anular a prova de todos, então preferi fazer xixi na turma com a turma cheia ”, lamentou.

A Platinaline entrou em contacto com a Direcção dos Assuntos Académicos da universidade, que informou ter levado o caso muito a sério assim que teve conhecimento da situação. Foi aconselhada à estudante a apresentação de uma carta dirigida à Reitoria, que instaurou de imediato um inquérito, ainda em curso, envolvendo todos os intervenientes, para posteriormente tomar uma decisão.

Segue a página EC-Notícias

Endereço

Luanda

Telefone

+244945714981

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando EC-Notícias publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar