
25/07/2025
O HOMEM QUE TINHA O HÁBITO DE URINAR NA MINHA CABEÇA QUANDO ESTAVA NA PRISÃO.
Nelson Mandela: ′′ Depois de me tornar presidente, pedi a alguns membros da minha proteção próxima para passear comigo pela cidade, almoçar em um dos seus restaurantes. Nós nos sentamos em um dos restaurantes do centro da cidade e todos nós pedimos comida ".
′′ Depois de algum tempo, o servidor trouxe nossas solicitações, notei que está alguém sentado em frente da minha mesa esperando comida ′′
Então eu disse a um dos soldados: vai pedir a essa pessoa para se juntar a nós com a comida e jantar conosco. O soldado foi perguntar ao homem. O homem trouxe sua comida e sentou-se ao meu lado enquanto eu lhe perguntava e começou a comida. As mãos dele tremiam constantemente até que todo mundo terminasse a refeição e o homem saiu de novo. O soldado me disse: Aparentemente, o homem estava muito doente. As mãos dele tremiam enquanto ele comia!"
′′ Não, nada ", disse Mandela.
′′ Esse homem era o guardião da prisão onde eu fui preso.
′′ Muitas vezes, após as torturas que passei, eu gritava e pedi um pouco de água.
′′ O mesmo homem vinha toda vez e urinava na minha cabeça ".
′′ Então achei-o assustado, tremendo, esperando que eu devolva o favor, pelo menos da mesma forma, torturando-o ou aprisionando-o como agora sou presidente do estado da África do Sul ".
′′ Mas não é meu caráter nem parte da minha ética ".
′′ A mentalidade de retaliação destrói os estados, enquanto a mentalidade de tolerância constrói as nações ".
Nelson Mandela