Última Hora

Última Hora Informações para nos contactar, mapa e direções, formulário para nos contactar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de Última Hora, Podcast, Luanda.

INÍCIO DOS TRABALHOS PARA ASFALTAGEM E AMPLIAÇÃO DA ESTRADA QUICULUNGO-HUIANGOMBEOs trabalhos de asfaltagem e ampliação ...
31/03/2025

INÍCIO DOS TRABALHOS PARA ASFALTAGEM E AMPLIAÇÃO DA ESTRADA QUICULUNGO-HUIANGOMBE

Os trabalhos de asfaltagem e ampliação da Estrada Municipal CNO 327, que conecta Quiculungo a Huiangombe, já começaram. A iniciativa foi aprovada recentemente pelo Presidente da República, João Lourenço, através do Despacho Presidencial n.º 69/25, datado de 20 de fevereiro, e contempla uma extensão de 25 quilómetros.

A execução deste projecto representa um avanço significativo na melhoria das infraestruturas rodoviárias da região, com o potencial de promover a mobilidade e impulsionar o desenvolvimento local. A obra é vista como uma resposta às necessidades de infraestrutura que facilitarão o acesso e o transporte na área.

A comunidade local aguarda ansiosamente as melhorias que essa estrada trará para o seu dia a dia. O trabalho avança com a determinação de todos, reafirmando o compromisso do Governo em construir um futuro melhor.

IGREJAS JUNTAM-SE PARA MARCHAR CONTRA A CRIMINALIDADE NO CUANZA NORTECerca de mil cidadãos, entre cristãos de diferentes...
23/02/2025

IGREJAS JUNTAM-SE PARA MARCHAR CONTRA A CRIMINALIDADE NO CUANZA NORTE

Cerca de mil cidadãos, entre cristãos de diferentes denominações religiosas e membros da sociedade civil, uniram forças na tarde deste domingo, 23 de Fevereiro, para gritarem bem alto o lema “Criminalidade Zero, Diga Não a Vandalização de Bens Públicos” na Província do Cuanza-Norte.

Durante a actividade de iniciativa da Comissão Inter-Eclesial do Cuanza Norte, a população percorreu a pé do Largo das Escolas até ao Largo 1° de Maio, repudiando as mortes das anciãs nas lavras, os crimes de abusos se***is de menores e a vandalização dos bens públicos.

Na ocasião, o Coordenador provincial da Comissão Inter-Eclesial, Rev. Apóstolo Gaspar Manuel Armando, referiu que a realização da marcha visa desincentivar os crimes e os actos de vandalização dos bens e serviços públicos que têm ocorrido a nível da Província, em particular do município de Cazengo e apelar à todos a primarem pela paz em todas as esferas da sociedade.

“Apelamos a paz nas lavras, a paz nas famílias, a paz nas comunidades, a paz no trabalho e nas instituições.”

NÍVEIS DA DÍVIDA AMERICANA PREOCUPAM MERCADOSO investidor e autor do best-seller “Pai Rico, Pai Pobre”, Robert Kiyosaki,...
11/12/2023

NÍVEIS DA DÍVIDA AMERICANA PREOCUPAM MERCADOS

O investidor e autor do best-seller “Pai Rico, Pai Pobre”, Robert Kiyosaki, voltou a alertar para um colapso nos mercados, diante da elevada dívida do Governo americano, que ameaça a estabilidade do dólar e provoca uma inflação descontrolada.

Em entrevista à Fox Business, nesta semana, Robert Kiyosaki chamou a atenção para o aumento dos juros que o Governo tem que pagar, o que o obriga a cortar outras despesas ou emitir mais dinheiro para honrar seus compromissos.
"A América está arrasada neste momento. Não gosto de dizer isso, mas a inflação veio para ficar, disse o autor, ressaltando que o país"enfrenta graves problemas financeiros por causa de sua dívida”.

Vale lembrar que a dívida americana já se aproxima de 34 trilhões de dólares, um crescimento de mais de 50% em dez anos, e especialmente nos últimos anos, quando o Governo desembolsou quantias expressivas para sustentar a economia durante a pandemia e investiu em infra-estruturas, energia limpa e outros projectos relevantes.

F: JA

VISITE ANGOLA LEVA GRUPO DE TURISTAS PARA FINAL DE SEMANA ESPECIAL EM CALUMBOA Plataforma de promoção turística Visite A...
11/12/2023

VISITE ANGOLA LEVA GRUPO DE TURISTAS PARA FINAL DE SEMANA ESPECIAL EM CALUMBO

A Plataforma de promoção turística Visite Angola, levou, de sábado a domingo último, um grupo de turistas à Comuna de Calumbo, no município de Viana, proporcionando um final de semana memorável e de muita diversão, na viagem apelidada de “PARA CALUMBO, COM AMOR!”

A organização preparou um roteiro recheado e bastante atrativo, que contou com a visita ao histórico Santuário de São José de Calumbo, construído no século XVIII a poucos metros do rio kwanza; um almoço que mais se tratou de um “Banquete Real”, pela fartura e diversidade de alimentos colocados à mesa para os turistas; Churrascada e música acústica à volta da fogueira, contos e histórias que foram para lá da madrugada de sábado para domingo; sessão matinal de zumba e banho de chueveiro ao ar livre.

Entretanto, um dos momentos mais esperados foi o Passeio de Barco pelo rio Kwanza, cujo percurso foi de cerca de 3 quilómetros até ao Parque da Kissama.
Os turistas puderam deslumbrar-se com as lindas paisagens à volta do maior rio de Angola e ter contacto directo com a natureza, além de aprender mais sobre esta comuna que aos poucos vai se abrindo ao mundo, com um potencial turístico de invejar.

Para a organização, esta viagem turística teve como fim proporcionar aos presentes momentos de lazer e refrescamento ímpares, mas mais do que isso, dar a oportunidade de descobrirem mais sobre o seu país e poderem de certa forma testemunhar e desfrutar da grande riqueza natural, histórica e cultural das comunidades angolanas.

Os turistas mostraram-se muito satisfeitos com as atrações do roteiro criado pelo Visite Angola, garantindo mesmo estar presentes nas próximas edições.

“PARA CALUMBO, COM AMOR” foi uma realização do Visite Angola, com o apoio do Kukina Studio Dance & Studio, Real Express e da Vila Chilala.

“NECESSITAMOS DE JOVENS PATRIOTAS QUE NUTRAM AMOR PELO SEU PAÍS” - Luísa Damião, em Mbanza KongoA Vice-Presidente do MPL...
02/12/2023

“NECESSITAMOS DE JOVENS PATRIOTAS QUE NUTRAM AMOR PELO SEU PAÍS” - Luísa Damião, em Mbanza Kongo

A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, fez estas declarações durante as celebrações dos 61 anos da fundação da JMPLA, o braço juvenil do seu partido.

A dirigente acrescentou ainda que Angola precisa de jovens que "desenvolvam o seu talento. Que participam no desenvolvimento do país. Que sejam resilientes, empreendedores e determinados".

Mais ainda, "que abracem os princípios e valores da moral, da ética, da cultura e dos usos dos bons costumes. Que contribuam para o fortalecimento da democracia, para a consolidação da paz e para a promoção do desenvolvimento", disse.

O acto central de comemoração dos 61 anos da JMPLA teve lugar no dia 30 de Novembro, em Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, e contou com a presença de vários membros de alto escalão do Partido dos Camaradas, com destaque para Gonçalves Muandumba, Pedro Teta, João Diogo Gaspar, Crispiniano dos Santos, Maricel Capama, Joana Tomás, entre outros.

ESTADO ANGOLANO GASTA MAIS DE UM MILHÃO DE KWANZAS POR CADA CIRURGIA ORTOPÉDICAO Estado angolano gasta, em média, mais d...
09/11/2023

ESTADO ANGOLANO GASTA MAIS DE UM MILHÃO DE KWANZAS POR CADA CIRURGIA ORTOPÉDICA

O Estado angolano gasta, em média, mais de um milhão de kwanzas por cada cirurgia ortopédica do fémur, se forem colocadas as placas metálicas inoxidáveis AO, ender e cuxe com os seus parafusos, segundo o director clínico do Hospital Provincial do Cuanza-Norte.

O médico ortotraumatologista António da Costa explicou, em entrevista ao Jornal de Angola, que numa cirurgia ortopédica complexa em criança utiliza-se ender (ferro inoxidável e maleável), ao contrário dos adultos em que se pode colocar cuxe ou placa AO com parafusos.
António da Costa deu a conhecer que o ender, cuxe e a placa AO custam, em média, 250 a 300 mil kwanzas cada e no Hospital Provincial, por semana, fazem-se entre três a cinco cirurgias ortopédicas.

"Em média, esta dependência hospitalar recebe, por dia, três a cinco pacientes com traumatismo, desde os leves aos mais complicados, como as fracturas do fémur, tíbia e da mandíbula, causados, principalmente, por acidentes de motorizadas, sendo a faixa etária que vai entre os 18 e 40 anos a mais afectada”, explicou.

O médico de clínica geral há cerca de 30 anos, especialista em ortotraumatologia há 16 anos e que exerce o cargo de director clínico do Hospital Provincial do Cuanza-Norte há mais de um ano, acrescentou que, nos últimos tempos, diminuiu a transferência de casos de ortopedia para Luanda.

F: JA

LUÍSA DAMIÃO REALÇA VALOR HISTÓRICO DO 8 DE NOVEMBRO, DATA DA CHEGADA OFICIAL DO MPLA EM LUANDA, EM 1974A vice-president...
09/11/2023

LUÍSA DAMIÃO REALÇA VALOR HISTÓRICO DO 8 DE NOVEMBRO, DATA DA CHEGADA OFICIAL DO MPLA EM LUANDA, EM 1974

A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, reafirmou, quinta-feira (08), em Luanda, que o 8 de Novembro é uma data carregada de um valor histórico e simbólico que reforça a unidade e coesão em torno do país e de uma só causa.

Luísa Damião falava no acto de comemoração da data da chegada da primeira delegação oficial do MPLA a Luanda, ocorrida a 8 de Novembro de 1974.
A dirigente sublinhou que, volvidos 49 anos, a data é celebrada com júbilo e sentido de reflexão e introspecção, tendo assinalado "o grato privilégio e a honra” de se ter, ainda, "entre nós”, alguns membros que foram integrantes daquela "delegação de patriotas”.

A vice-presidente do MPLA destacou que a referida data tem um significado indescritível e demonstra a coragem e bravura patriótica dos heróis.

Segundo Luísa Damião, esta é uma soberana ocasião para revisitar a história, mantendo-se firmes e resilientes a lutar e a carregar o facho na "certeza de com a força do passado e do presente continuar a construir um futuro melhor”.

Frisou, igualmente, que, entre os nacionalistas que integraram a patriótica delegação destacam-se Lúcio Lara, que no dia 8 de Novembro de 1974 aterrou de forma triunfal no então Aeroporto "Craveiro Lopes”, actual 4 de Fevereiro, à frente da comitiva.

Segundo Luísa Damião, nesta delegação faziam parte alguns militantes que integram, ainda hoje, o Conselho de Honra do MPLA.

"São homens e mulheres cuja bravura e contributo para a construção da Nação continuarão marcados, de forma indelével, na memória colectiva do nosso povo e preencherão para sempre o imaginário simbólico das futuras gerações”, apontou a vice-presidente do MPLA, para reforçar que celebrar condignamente esta importante data histórica implica reconhecer os diferentes momentos do percurso e os seus protagonistas.

Luísa Damião afirmou que "este estratégico acontecimento permitiu às autoridades do Estado colonial português, após longos anos de guerrilha, reconhecer o MPLA como organização política oficial”.

F: JA

DEPUTADO ANGOLANO CONQUISTA PRÉMIO DE 1º ESCALÃO EM CONCURSO CIENTÍFICO NA TANZÂNIAO deputado e membro do BP do MPLA, Jo...
07/11/2023

DEPUTADO ANGOLANO CONQUISTA PRÉMIO DE 1º ESCALÃO EM CONCURSO CIENTÍFICO NA TANZÂNIA

O deputado e membro do BP do MPLA, João Diogo Gaspar, venceu o concurso de investigação científica realizado na Tanzânia no âmbito do seminário sobre o “Caminho da Modernização, Correspondente às Próprias Realidades do País: Exploração e Intercâmbio entre o Partido Comunista da China e o os Seis (6) Partidos Políticos do Sul de África”, organizado pelo Partido Comunista Chinês (PCC).

O anúncio foi feito pela Embaixada Chinesa em Angola e a cerimónia de premiação aconteceu hoje, dia 6 de novembro, em formato presencial e virtual.

O trabalho científico do deputado João Diogo Gaspar, que foi o coordenador da delegação angolana que representou Angola no referido seminário, mereceu o Prémio de Primeiro Escalão e teve como tema “Compreensão do Pensamento de Xi Jinping Sobre o Socialismo com Características Chinesa para uma Nova Era”, cujo objectivo é a satisfação dos seus povos e fortalecimento da economia chinesa, projetando uma visão 2020/2030, com finalidade de reduzir o índice de pobreza e da fome.

“O prémio tem um grande significado, porque foi necessário muito empenho e dedicação. Quando se trata de uma premiação com dimensão internacional, significa dizer que Angola tem quadros capazes de responder os desafios do presente e do futuro” disse.

“Apesar das incertezas do futuro económico global, a cooperação Sino-África, em geral, e Sino-Angola em particular, continuará a ser entre nós o pivô estratégico de cooperação internacional mais dinâmico, mais consistente e mais forte. Somente assim é que a África poderá quebrar o impasse do desenvolvimento desejado”, acrescentou.

Este concurso investigativo, que envolveu 200 concorrentes de mais de 30 países de África, visou levar os participantes ao Seminário a debruçar sobre a relação da China com os países africanos e os caminhos a serem trilhados para a melhoria dessas relações que levarão ao contínuo desenvolvimento das nações envolvidas. O pensamento Xi Jinping para a Nova Era e a sua ligação com África fez igualmente parte do trabalho.

Além de João Diogo Gaspar, outros membros da delegação angolana conseguiram lugares de realce, como as Cda Erika Aires, Dolina Tchinhama e Eduarda Zacarias, que venceram o 3º Escalão.

A cerimónia foi testemunhada pela Camarada Ângela Bragança, Secretária para o Departamento de Política de Quadros do Bureau Político do Comité Central do MPLA e Deputada à Assembleia Nacional, bem como, dos representantes do Partido Comunista Chinês e convidados.

A formação de quadros e a aposta contínua na juventude enquadra-se na visão estratégica do Presidente do Partido MPLA, o Cda João Lourenço, que tem envidado esforços no sentido promover cada vez mais o intercâmbio académico e científico com outros povos e organizações.

O Seminário aconteceu de 8 a 15 de Junho, na cidade de Dar-Es-Salam, República da Tanzânia.

“QUEM GOVERNA DEVE OLHAR PARA TODOS OS SEUS FILHOS. É COMO UM PAI EM CASA, NÃO SE PODE OLHAR SÓ PARA UM FILHO” - PR João...
07/11/2023

“QUEM GOVERNA DEVE OLHAR PARA TODOS OS SEUS FILHOS. É COMO UM PAI EM CASA, NÃO SE PODE OLHAR SÓ PARA UM FILHO” - PR João Lourenço

O Presidente da República, João Lourenço, fez estas declarações no final da visita de trabalho, que realizou, segunda-feira, à província do Bengo, onde inaugurou o Hospital Geral e a Centralidade Teresa Afonso Gomes.

Ao responder a questão do jornalista da Rede Girassol, sobre a revisão do orçamento para a província do Bengo, João Lourenço disse que "o corte nos orçamentos foi geral. Não foi só para a província do Bengo".

"Quem governa tem de olhar para todos os seus filhos. É como um pai em casa, não se pode olhar só para um filho. Qualquer medida excepcional precisa ser muito bem fundamentada. Voltarmos para trás com a decisão do corte orçamental em todas as unidades orçamentais, sem excepção de nenhuma, não só para as províncias como para os próprios departamentos ministeriais, seria um precedente muito mau. É uma questão em que os atingidos têm o direito de reclamar. Os próprios ministros, que tomaram a decisão em Conselho de Ministros de fazer estes cortes orçamentais, também reclamaram e, no entanto, aprovaram a medida em Conselho de Ministros", acrescentou.

O Presidente da República fez questão de afirmar que o "direito de reclamar assiste a todos. Agora, corrigir ou não corrigir, tudo depende dos recursos. Fazer o milagre da transformação de rosas em pão eu ainda não aprendi a fazer!", concluiu.

F: JA

LONGUESSO CADA VEZ MAIS CONSUMIDO NO CENTRO DO PAÍSConhecido pelas suas propriedades medicinais, que podem ajudar na “pr...
07/11/2023

LONGUESSO CADA VEZ MAIS CONSUMIDO NO CENTRO DO PAÍS

Conhecido pelas suas propriedades medicinais, que podem ajudar na “prevenção do cancro e no combate à anemia falciforme”, o tubérculo longuesso ganha espaço entre os habitantes do Centro do país, particularmente na província do Huambo.

Também conhecido por nocera, este produto natural desperta cada vez o interesse das comunidades locais, sobretudo os da aldeia de Chupale, município do Bailundo, que afirmam tratar-se de uma “raiz milagrosa”, propícia para a fertilidade dos homens. De tamanho pequeno e com sabor semelhante ao do coco, o tubérculo que cresce espontaneamente em zonas montanhosas daquela região ganha cada vez mais espaço nos hábitos alimentares dos angolanos, principalmente no centro do país.

Entretanto, o produto também já é visto na capital do país, talvez fruto da sua fama ou dos seus resultados propalados por quem o consome há algum tempo.

O certo memso é que o longuesso é já uma fonte de renda para muitas famílias e isso tende a aumentar, seguindo o curso da procura por parte dos consumidores.

F: ANGOP

ANGOLA SAGRA-SE VENCEDORA EM TRABALHO CIENTÍFICO REALIZADO NA TANZÂNIAA delegação Angolana, afecta ao Partido MPLA, que ...
02/11/2023

ANGOLA SAGRA-SE VENCEDORA EM TRABALHO CIENTÍFICO REALIZADO NA TANZÂNIA

A delegação Angolana, afecta ao Partido MPLA, que participou no Seminário realizado pelo Partido Comunista Chinês, na Tanzânia, sagrou-se campeã no concurso científico com o tema “Um Novo Capítulo da Amizade África-China na Nova Era”.

O estudo, da autoria do coordenador da delegação e membro do Bureau Político do MPLA, o deputado João Diogo Gaspar, mereceu o Prémio de Primeiro Escalão, garantindo assim o pódio para os angolanos.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira, dia 1 de Novembro, em comunicado partilhado pela Embaixada Chinesa em Angola.
A cerimónia de premiação acontece no próximo dia 6 de Novembro, às 10h00, em formato virtual e presencial.

O estudo do deputado João Diogo Gaspar debruçou-se sobre a compreensão do pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características chinesa para uma nova Era.
Além de João Diogo Gaspar, outros membros da delegação angolana conseguiram lugares de realce, como as Cda Erika Aires, Dolina Tchinhama e Eduarda Zacarias, que ficaram em terceiro lugar, refere o comunicado.

O Seminário, que teve como tema “Caminho da Modernização, Correspondente às Próprias Realidades do País: Exploração e Intercâmbio entre o Partido Comunista da China e o os Seis (6) Partidos Políticos do Sul de África”, aconteceu de 8 a 15 de Junho, na cidade de Dar-Es-Salam, República da Tanzânia. É uma iniciativa do Partido Comunista Chinês (PCC) e contou com a participação de delegações dos seis (6) Partidos do Sul e África, nomeadamente Angola, África do Sul, Moçambique, Botswana, Lesoto, Madagáscar, Malawi e Ilhas Maurícias.

A formação de quadros e a aposta contínua na juventude enquadra-se na visão estratégica do Presidente do Partido MPLA, o Cda João Lourenço, que tem envidado esforços no sentido promover cada vez mais o intercâmbio académico e científico com outros povos e organizações.

Endereço

Luanda

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Última Hora publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar

Categoria