Angop - Agência Angola Press

Angop - Agência Angola Press A Angop visa recolher, tratar e distribuir notícias sobre a actualidade nacional e internacional

A Angop tem como objectivo recolher, tratar e distribuir, em regime exclusivo, tanto em Angola como no exterior, notícias com base numa informação objectiva sobre a actualidade nacional e internacional. Fornece, por ligação electrónica ponto-a-ponto, Internet ou e-mail, directamente ou por outras vias previamente acordadas, notÍcias aos órgãos de informação nacionais e estrangeiros, na base de compromissos para esse efeito assinados.

29/10/2025

Especial ANGOP 50 anos

 # NOTA DE ESCLARECIMENTOA Agência Angola Press (ANGOP) tomou conhecimento, na última terça-feira, de uma Nota de Rep...
29/10/2025

# NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Agência Angola Press (ANGOP) tomou conhecimento, na última terça-feira, de uma Nota de Repúdio produzida pela coreógrafa angolana Ana Clara Guerra Marques, na sequência de uma notícia publicada no portal da Agência, no dia 27 de Outubro de 2025, pelas 23h36 horas, com o título Companhia de teatro angolana exibe peça “Onde o vento não sopra” em Portugal.
A nota considera "enganosa" a matéria, por conter imprecisões sobre a gestão e a designação da Companhia de Dança Contemporânea de Angola, e exige a sua despublicação imediata.
Para efeitos de esclarecimento público, a ANGOP serve-se da presente para clarificar que a matéria em causa continha, de facto, imprecisões, que resultaram (todas) de uma nota de imprensa enviada pela Embaixada de Angola em Portugal.
Ou seja, todos os dados errados e apontados pela coreógrafa Ana Clara Guerra Marques estão na nota que serviu de base para a produção do despacho noticioso, induzindo em erro não só a ANGOP como também os demais órgãos de imprensa.
Lamentavelmente, a ANGOP observou que em momento algum a coreógrafa Ana Clara Guerra Marques contactou a direcção da empresa para esclarecer o sucedido ou exigir um Direito de Resposta, conforme estipula a Lei de Imprensa.
Em vez disso, optou por fazer circular nas redes sociais a “Nota de Repúdio” cujo conteúdo lesa, gravemente, a imagem da Agência, postura pouco ética, que podia ter sido evitada com uma consertação institucional, como ocorreu em ocasiões anteriores.
Apesar disso, e por respeito aos seus leitores e clientes, a ANGOP produziu uma nova versão da notícia, depois de receber uma nota de imprensa corrigida da Embaixada de Angola em Portugal.
A ANGOP é uma empresa séria, responsável e idónea, que procura fazer o seu serviço público de informação com rigor e responsabilidade, respeitando os manuais de jornalismo, a Constituição, a Lei de Imprensa e outros normativos.
Por não ser de todo infalível, dada a qualidade humana dos seus profissionais, a ANGOP vem apresentar as suas desculpas públicas aos seus leitores e à coreógrafa Ana Clara Guerra Marques, a quem apela para que use os mesmos canais da disseminação da nota de repúdio, para divulgar a presente nota de esclarecimento.
Luanda, 29 de Outubro de 2025. Leia mais em: https://angop.ao/noticias/lazer-cultura/nota-de-esclarecimento/

29/10/2025
  O representante permanente de Angola junto das Nações Unidas, Francisco José da Cruz, afirmou, esta terça-feira, que a...
29/10/2025


O representante permanente de Angola junto das Nações Unidas, Francisco José da Cruz, afirmou, esta terça-feira, que a manutenção do embargo económico, financeiro e comercial imposto pelos EUA contra Cuba, bem como a inclusão injustificada deste país na lista de Estados que patrocinam o terrorismo, são incompatíveis com um sistema internacional baseado no Estado de direito.

Leia mais: https://angop.ao/noticias/politica/angola-reitera-apelo-ao-fim-do-embargo-economico-contra-cuba/

Síntese noticiosaLuanda – A Agência Angola Press (ANGOP) destacou, nas últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assu...
29/10/2025

Síntese noticiosa

Luanda – A Agência Angola Press (ANGOP) destacou, nas últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

Infra-estruturas

O Presidente da República e da União Africana, João Lourenço, apelou terça-feira, em Luanda, para a mobilização coordenada de recursos e de vontades políticas para o financiamento sustentável das infra-estruturas em África, com vista à consolidação da integração regional e continental. Leia mais: https://angop.ao/noticias/politica/presidente-joao-lourenco-apela-a-mobilizacao-de-recursos-para-o-financiamento-de-infra-estruturas-em-africa/

Agenda 2063

O sucesso da Agenda 2063 da União Africana depende da capacidade dos Estados africanos de implementar, de forma coordenada, o Programa para o Desenvolvimento de Infra-estruturas em África (PIDA), considerou, terça-feira, o Presidente da República e da União Africana, João Lourenço. Leia mais: https://angop.ao/noticias/politica/cimeira-de-luanda-reforca-compromisso-africano-com-financiamento-de-infra-estruturas/

Progressos

O Presidente da República e da União Africana, João Lourenço, realçou, terça-feira, em Luanda, os progressos alcançados por Angola na construção e modernização de infra-estruturas essenciais ao longos dos 50 anos de Independência, reafirmando o compromisso do país com o desenvolvimento integrado de África. Leia mais: https://angop.ao/noticias/politica/joao-lourenco-realca-avancos-de-angola-na-modernizacao-de-infra-estruturas/

Audiências

Questões ligadas ao desenvolvimento de infra-estruturas em África estiveram em análise, terça-feira, em Luanda, durante as audiências que o Chefe de Estado angolano e líder em exercício da União Africana (UA), João Lourenço, concedeu a representantes de vários governos africanos. Leia mais: https://angop.ao/noticias/politica/pr-aborda-questoes-sobre-desenvolvimento-de-infra-estruturas-em-africa/

Ratificação

Angola tornou-se, no passado fim-de-semana, no 60.º Estado a subscrever a Convenção das Nações Unidas contra o Cibercrime, durante a cerimónia oficial de Assinatura presidida pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, nos dias 25 e 26 deste mês, no Centro de Convenções Internacionais de Hanói, Vietname. Leia mais: https://angop.ao/noticias/politica/angola-assina-convencao-das-nacoes-unidas-contra-o-cibercrime/

Reconhecimento

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, realçou, terça-feira, em Washington D.C., a importância dos biólogos na permanência e equilíbrio dos seres vivos. Leia mais: https://angop.ao/noticias/politica/esperanca-da-costa-realca-importancia-dos-biologicos/

Visita

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, visitou, terça-feira, em Washington D.C., a Universidade Howard, no quadro do fortalecimento da cooperação nos domínios da pesquisa, ensino e investigação científica. Leia mais: https://angop.ao/noticias/politica/vice-presidente-da-republica-visita-universidade-howard/

Contrabando

Vinte e um mil e 355 litros de combustíveis, que tinham como destino a República Democrática do Congo (RDC), foram apreendidos no princípio desta semana, pela Polícia Nacional na província de Cabinda. Leia mais: https://angop.ao/noticias/economia/policia-em-cabinda-trava-saida-de-mais-de-21-mil-litros-de-combustivel-para-rdc/

Siga ANGOP nas Redes Sociais

▶️ https://angop.ao/

▶️ https://whatsapp.com/channel/0029Van5pUzAe5Vq50HlLx0I

▶️ youtube.com/

Endereço

Rua Rei Katyavala Nº 120/122
Luanda
2181

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Angop - Agência Angola Press publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Angop - Agência Angola Press:

Compartilhar

Agência Angola Press

A Agência Angola Press, abreviadamente designada por ANGOP, é uma empresa pública dotada de personalidade jurídica e de autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

É a única agência de notícias do país e tem como objectivo recolher, tratar e distribuir, em regime exclusivo, tanto em Angola, como no exterior, notícias com base numa informação objectiva sobre a actualidade nacional e internacional.

A ANGOP foi criada em Julho de 1975, com a denominação de Agência Nacional Angola Press (ANAP). No dia 2 de Dezembro de 1975, a agência adoptou a sua actual e definitiva denominação "Agência Angola Press", ao lançar, nesta data, o seu primeiro despacho com a sigla ANGOP.