27/11/2025
PARA VOCÊ QUE NÃO SABE, DEMOCRACIA O QUE É?
Democracia é o pior sistema que os afrikanos implementam esperando se desenvolver ou estabelecerem Nações e Estados fortes no mundo. A maioria dos afrikanos ainda não entende de verdade o que é a Democracia de facto.
Nesta publicação iremos fazer mais uma incursão problemática que poderá levar a todo tipo desentendimentos com destaque a possibilidade de se considerar (especialmente porque estamos engajados na criação de um Partido Político), que estamos a negar o Estado de Direito Democrático, colocando-nos contra a Constituição da República ou que iremos estabelecer um regime totalitário, quando menos, uma autacracia sem eleições caso cheguemos ao poder. Não é esse o nosso foco, já agora vale dizer que é possível ter-se eleições regulares e não ter democracia, ter-se boa governação e ainda assim não ter democracia (e não estou a falar de Kadhaffi).
Comecemos por dizer que a elite ocidental pratica duas dimensões de comunicação em tudo. Há a comunicação destinada para a elite e há a comunicação destinada para a plebe, o povo ou o gado do mundo. Há o entendimento destinado à elite e há o entendimento destinado à plebe. A Democracia é um belo exemplo para isso.
PARA A PLEBE
Somos ensinados na escola que a Democracia é um regime de governo assente na participação popular, onde a legitimidade para governar é obtida através do povo, mediante sufrágio por meio de eleições periódicas. O multipartidarismo, a tónica nos direitos e liberdades fundamentais, bem como as liberdades de expressão e outras são as principais características dos sistemas democráticos. No entanto, Aristóteles o primeiro a sistematizar as formas de governo, colocou a Democracia entre as formas de governo falhas ou corrompidas. Iremos entender mais adiante por que.
PARA A ELITE
Para a elite dominante, a Democracia tem um outro entendimento. Primeiro é preciso ter presente que os ocidentais não apregoam a democracia para você ter bons governos, ter transparência governativa e se desenvolver.
A minha definição para a Democracia nos termos em que acontece hoje "é o poder deles em toda parte!" Quando o Ocidente apregoa a Democracia e a necessidade da democratização das nações do planeta, ele está a pedir na verdade para que todos adoptem a forma ocidental de pensar, estar, fazer, organizar-se e estabelecer instituições quaisquer que sejam e seus Estados.
Entenda, a palavra DEMOCRACIA deriva do grego e é a junção de duas palavras dessa língua:
■ DEMOS = Povo
■ KRATOS = Poder ou Governo.
A palavra é grega e quer dizer literalmente Governo do Povo ou mais correctamente: POVO NO PODER.
Para a plebe é aqui que se justif**a a participação dos cidadãos no aspecto dos direitos políticos — diretamente ou através de representantes eleitos, legitimando desta forma aqueles que os vão representar.
Mas para a elite o entendimento é outro e nós vamos chegar lá. Dissemos que a palavra é grega e Grécia hoje é no ocidente. Analisemos então, se a palavra é grega, e ela diz que para que haja Democracia o povo deve estar no poder, que povo é este que a DEMOSKRATO põe ou tem posto no poder para governar?! Você poderá dizer: o povo que num determinado Estado, jurisdição ou comunidade, esteja no exercício do direito do voto! Mas esse é o entendimento para a plebe.
Para nos levar a resposta precisa analisar todo arranjo socio-político que conhece a nível global, desde o sistema político ou o contrato social (na forma como se faz), a academia, o sistema financeiro (na forma como se faz), as instituições mais poderosas do mundo, o sistema religioso dominante, a moda, a etiqueta social, o casamento, as línguas dominantes, a mídia, o conceito de Estado que predomina (desde a conceptualização e a sua materialização), o sistema hoteleiro, etc., todo arranjo institucional e volte a questão: que povo é que a Democracia põe no poder? A forma como o nosso mundo funciona representa ou reproduz o poder de que povo? Quem é o modelo para o arranjo do mundo?!
É isso o que tem faltado aos africanos perceberem. Apenas reproduzimos e imitamos para a nossa própria anulação e despoder! Vale dizer que se os africanos entendessem a Democracia de facto, não a teriam implementado e se a implementassem, o Ocidente já não existiria como poder global.
Este é o jogo da Democracia que ainda não percebemos muito bem. É uma questão de pôr o teu povo, a tua cultura, teus hábitos e costumes (não espante porque a agenda LGBTQI e demais outras lideram a pauta de todo Estado no mundo hoje, mui particularmente as efêmeras e escravas nações afrikanas), pôr a tua forma de fazer as coisas como a regra para dirigir e guiar os demais povos no mundo.
Sei que ainda devem persistir muitas dúvidas e questionamentos. Mas a verdade é que eleições, direitos e liberdades não são o suficiente para produzirem Democracia para os povos dominados.
Imagine o seguinte, para entender a questão do poder na Democracia. Se uma criança ou uma adolescente europeia vier para Luanda e for levada para qualquer um dos nossos mais conclamados shoppings, hotéis, bancos ou instituições públicas do Estado, qual é a chance dela se perder e não entender o funcionamento de cada uma dessas instituições? Leve-a para qualquer outro país afrikano e às mesmas instituições, se perderá? Ficará baralhada? Agora pega uma criança ou adolescente afrikana da mesma idade, vinda da aldeia e leve-a para uma dessas instituições, o que acontece? É muito provável que só mesmo a escada rolante do Shopping já será uma boa dor de cabeça para ela e motivos de riso. O que vale para a criança vale para um adulto afrikano vindo dos subúrbios ou da aldeia. Pergunte-se para quem você acha que esse arranjo foi estabelecido? Se você levar a criança europeia à aldeia, ela irá f**ar tão perdida e baralhada assim como ficou a criança da aldeia na cidade. Consegue entender mais ou menos o que estou a passar?!
Assim sendo, a verdadeira DEMOCRACIA é expansão do poder ocidental em toda parte! Para que em qualquer lugar deste mundo em que eles vão, as coisas funcionem e sejam feitas como eles estão acostumados a ver e fazer.
Mas esse jogo pode mudar de mãos, a Democracia pode ser o TEU PODER se você entender como isso funciona e não te servires das mesmas ferramentas e sistemas que já são usados para que o ocidente possa ter o poder que têm sobre os povos do mundo. Um mesmo sistema ou ferramenta não pode dar poder a dois povos ou entidades antagónicas ao mesmo tempo, um tem que cair e a Democracia para os povos dominados é o instrumento perfeito para que eles continuem caídos!
E, saiba sempre que, qualquer coisa que o ocidente estimule aos afrikanos a fazer, aplicar, seguir ou adoptar é porque é inútil e não tirará os afrikanos da sua condição de dominados. Mas é qualquer coisa mesmo, não importa se isso implica a tua ida ao Paraíso!😎
Agora entendes?!
Tenho dito!
On 24 de Novembro de 2023
Mbanza Hanza, O Grande Elefante, FPR!