Epito Repórter - Jornalismo Cidadão

Epito Repórter - Jornalismo Cidadão "Epito Repórter", Cidadão Repórter, uma porta de passagem, oportunidades para os jovens poderem partilhar coisas da sua comunidades, coisas da sua Banda.

"Angola Repórter " uma iniciativa de jovens Angolanos que compremetem-se com a verdade e informação cívica dos Cidadãos. EPITO REPÓRTER, é uma verdadeira porta que se abre para jovens estudantes, dos cursos de Comunicação Social, Ciência da Comunicação, Jornalismo e áreas afins, que não têm tido a oportunidade de associar à teoria com a prática, ao longo da sua formação no ensino médio e ensino su

perior. Epito, quer dizer “ Porta ” na língua nacional Umbundu e, o Repórter vêm de reportagem, o profissional torna-se num repórter a busca de informação, para formar o seu público-alvo, quer através da imprensa escrita, imprensa falada, isto é, Rádio, Jornal, Tv, incluindo a internet onde será a nossa morada. No “Epito Repórter”, para além de dar, oportunidades aos jovens estudantes fazer os seus estágios, vamos privilegiar também a existência de novas vozes, personalidades que têm um grande valor acrescentado para esta comunicação que nos propusemos desenvolver, o Jornalismo Cidadão, com destaques nos acontecimentos das comunidades, ou seja várias periferias de Luanda, Angola é não só, onde o Cidadão é realmente um repórter da sua comunidade. Queremos pensar local e, agindo global, porque diz-se que o mundo é esta aldeia global onde estamos todos inseridos, com o compromisso de colocar o nosso tijolo para edificar a Nação, o Continente e o resto do mundo da qual fizemos parte. No “Epito Repórter” teremos colunistas convidados que abordarão assuntos de seu domínio de forma técnica e aprofundada, para melhor elucidar os nossos leitores, ouvintes e telespectadores. A ideia surgiu em 2014, quando eu seu mentor finalizava o ensino médio de comunicação social, no Instituto Médio de Economia de Luanda (IMEL) onde terá constatado as dificuldades em não associar a teoria com a prática, os famosos estágios ao longo da formação no ensino médio, a história repete-se, realidade constatada em instituições do ensino superior. Em suma trata-se de um problema genérico que afecta todas as instituições públicas e privadas que formam cidadãos para a área de formação em jornalismo, ciências da comunicação e áreas afins. Hoje com o crescer do acesso a internet é vital que a informação seja célere, credível e sem manipulações ou censura, para os destinatários ou seja os seus receptores finais das referidas notícias, que o próprio cidadão têm o direito de receber por parte de um órgão de comunicação. Neste projecto que denominamos “Epito Repórter”, teve várias fases para se chegar a este produto final, começamos a idealizar em 2014, já estava tudo acertado com o designer que veio recuar da ideia momentos depois, foi preciso esperar um tempo de uma legislatura, isto é, 5 anos para que este ano de 2019 se tornasse uma realidade. No início do projecto havíamos atribuído o nome de “Angola Repórter”, já na fase da consolidação do projecto fomos aconselhados mudar para um nome que podesse ser uma marca para o futuro, foi assim que pedimos auxílio de amigos que dentre várias sugestões, foram lançadas nomes como:

Akwenze Repórter, Dikwenze Repórter, Mujimbo Repórter, Mukanda Repórter, tendo o Epito Repórter vigorado por estar mais em proximidade com os objetivos da iniciativa que é dar a oportunidade aos jovens que serão futuros jornalistas ou comunicologos, para além de dar abertura aos vários especialistas que vão abordar os assuntos de forma seria.

Lobito, província de Benguela e Sumbe, província do Kwanza Sul, cidadãos detidos por tentativa de manifestação, dia em q...
11/11/2025

Lobito, província de Benguela e Sumbe, província do Kwanza Sul, cidadãos detidos por tentativa de manifestação, dia em que o País celebra 50 aniversário da sua Independência.

07/11/2025

Mesa Redonda : Quais Caminhos para o Jornalismo de Proximidade e Participativo em Angola

06/11/2025

A Pobreza Extrema e a Falta de Patriotismo em Angola

  : Relatos apontam para um realojamento não digno aos antigos moradores  a volta da Basílica da Nossa Senhora da Muxima...
02/11/2025

: Relatos apontam para um realojamento não digno aos antigos moradores a volta da Basílica da Nossa Senhora da Muxima em construção.

A requalificação da Vila está em curso, mas os problemas à volta do processo de realojamento está a deixar os moradores com os nervos a flor da pele, tudo porque uns receberam as casas e outros estão a receber os lotes alegremente como oportunistas que surgiram depois do cadastramento que teve lugar entre 2014 e 2015.

01/11/2025

Emissão de Bilhete de Identidade : Uma Questão de Legalidade

01/11/2025
01/11/2025

denunciam o Escândalo das Despesas do pertencente ao

01/11/2025

: Sugerem abertura de Inquérito Contra o contra os escândalos financeiros. MINJUSDH.

01/11/2025

Ministério da Justiça : Violação das Normas e Silêncio Injustificável
, , . MINJUSDH

31/10/2025

Acção Judicial contra Procedimentos Administrativos Ilegais. MINJUSDH

31/10/2025

Próximos Passos em Resposta à Falta de Diálogo entre o SOJA e Mistério da Justiça e Direitos Humanos. MINJUSDH

A  UYELE    celebrou ontem, 29 de Outubro um convénio com o Instituto de Ciências Religiosas de Angola ( ICRA) para está...
30/10/2025

A UYELE celebrou ontem, 29 de Outubro um convénio com o Instituto de Ciências Religiosas de Angola ( ICRA) para estágios curriculares de estudantes finalistas do curso de Comunicação Social.

A parceria surgiu na sequência da implementação do projecto de capacitação de cerca de três centenas de jovens em jornalismo comunitário. Esta parceria tem como objectivo promover a integração prática dos estudantes em acções comunitárias, contribuindo para o seu desenvolvimento académico e profissional, e, simultaneamente, reforçar o papel da na formação e capacitação de jovens comprometidos com as causas sociais e comunitárias.

Representaram as partes no acordo, o Padre , director-geral do Instituto de Ciências Religiosas de Angola e Rafael Morais, presidente de direcção da .

A Uyele reafirma, com esta parceria, o seu compromisso em fortalecer a formação prática dos jovens, aproximar a academia das comunidades e promover experiências transformadoras de comunicação social ao serviço do desenvolvimento humano e comunitário.

for

Endereço

Cacuaco
Luanda
244

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Epito Repórter - Jornalismo Cidadão publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Epito Repórter - Jornalismo Cidadão:

Compartilhar

Categoria

A História do “Epito Repórter”

"Epito Repórter " uma iniciativa de jovens Angolanos que comprometem-se com a verdade e informação cívica dos Cidadãos.

EPITO REPÓRTER, é uma verdadeira porta que se abre para jovens estudantes, dos cursos de Comunicação Social, Ciência da Comunicação, Jornalismo e áreas afins, que não têm tido a oportunidade de associar à teoria com a prática, ao longo da sua formação no ensino médio e ensino superior.

Epito, quer dizer “ Porta ” na língua nacional Umbundue, o Repórter vêm de reportagem, o profissional torna-se num repórter a busca de informação, para formar o seu público-alvo, quer através da imprensa escrita, imprensa falada, isto é, Rádio, Jornal, Tv, incluindo a internet onde será a nossa morada.

No “Epito Repórter”, para além de dar, oportunidades aos jovens estudantes fazer os seus estágios, vamos privilegiar também a existência de novas vozes, personalidades que têm um grande valor acrescentado para esta comunicação que nos propusemos desenvolver, o Jornalismo Cidadão, com destaques nos acontecimentos das comunidades, ou seja várias periferias de Luanda, Angola é não só, onde o Cidadão é realmente um repórter da sua comunidade.