Vamos Informar

Vamos Informar Vamos Informar o que acontece!

FADA E MAFCOM REFORÇAM SEGURANÇA E VALORIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR EM ANGOLAO Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrá...
27/09/2025

FADA E MAFCOM REFORÇAM SEGURANÇA E VALORIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR EM ANGOLA

O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) e a MAFCOM celebraram recentemente em Luanda nas instalações da FADA um encontro que marca uma nova etapa na produção agrícola nacional.

A cerimônia contou com a presença do administrador executivo para o pelouro do negócio, Renato Baptista, da presidente do conselho da Fada Felisbela Francisco e na presença do gerente da empresa MAFCOM com novas estratégias nas comunidades rurais, Pushpendir Dilip Kumar Tewani.

De cordo algumas informações a circular, a fada reforçou o seu apoio aos agricultores, impulsionado a produção e fortalecimento a segurança alimentar em Angola, para garantir o escoamento da produção agrícola através da MAFCOM, criando um mercado seguro com preços justos para os produtores, apoiados pela FADA, na sustentabilidade e na competividade do agro-Negócio.

Fonte: Ponto de Situação (https://www.pontodesituacao.ao/fada-e-mafcom-reforcam-seguranca-e-valorizacao-da-agricultura-familiar-em-angola-1106)

GOVERNO PROMETE MAIS EMPREGO, CASA E FORMAÇÃO PARA A JUVENTUDENa reunião de alto nível das Nações Unidas sobre os desafi...
26/09/2025

GOVERNO PROMETE MAIS EMPREGO, CASA E FORMAÇÃO PARA A JUVENTUDE

Na reunião de alto nível das Nações Unidas sobre os desafios da juventude, Angola garantiu que, nos próximos quatro anos, vai criar mais oportunidades de emprego, melhorar as condições de habitação e reforçar a oferta de formação profissional para os jovens.

O anúncio foi feito em Nova Iorque pelo ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, que sublinhou que, apesar das dificuldades financeiras, estão a ser encontradas soluções para acelerar programas que respondam às necessidades da juventude angolana.

̃o

EUROPA AVANÇA DEVAGAR, BRASIL SEGURA O TOP 10 DAS MAIORES ECONOMIAS O Reino Unido, a França e a Itália continuam a forma...
26/09/2025

EUROPA AVANÇA DEVAGAR, BRASIL SEGURA O TOP 10 DAS MAIORES ECONOMIAS

O Reino Unido, a França e a Itália continuam a formar o núcleo duro das grandes potências económicas europeias, mas apresentam ritmos de crescimento tímidos, todos abaixo de 1,5 %, o que reflecte o abrandamento económico da região.

Do outro lado do Atlântico, o Canadá mantém-se sólido na nona posição, com um PIB na ordem dos 2,3 biliões de dólares.

Logo a seguir, o Brasil encerra o top 10 com um PIB entre 2,1 e 2,3 biliões de dólares e crescimento próximo de 2 %, consolidando-se como a maior economia da América Latina e peça-chave no cenário económico global.

ALEMANHA ESTAGNA, ÍNDIA DISPARA: DISPUTA PELO TOPO ECONÓMICO MUNDIAL A Alemanha continua a ocupar o terceiro lugar entre...
26/09/2025

ALEMANHA ESTAGNA, ÍNDIA DISPARA: DISPUTA PELO TOPO ECONÓMICO MUNDIAL

A Alemanha continua a ocupar o terceiro lugar entre as maiores economias do planeta, com um PIB de cerca de 4,9 biliões de dólares. No seu crescimento está praticamente estagnado, reflexo dos desafios estruturais da indústria europeia e do impacto prolongado da crise energética.

Na sequência aparecem Japão e Índia, com valores cada vez mais próximos.
Tóquio regista cerca de 4,39 biliões de dólares, mas cresce abaixo de 1 %, sinal de uma economia madura e com margens de expansão limitadas. Já Nova Deli surpreende o mundo com um crescimento superior a 6 %, reduzindo rapidamente a distância para o Japão e com forte potencial para ultrapassá-lo e assumir o quarto lugar do ranking mundial nos próximos anos.

ESTADOS UNIDOS LIDERAM, CHINA ACELERA: RANKING DAS MAIORES ECONOMIAS EM 2025 Os Estados Unidos continuam no topo do rank...
26/09/2025

ESTADOS UNIDOS LIDERAM, CHINA ACELERA: RANKING DAS MAIORES ECONOMIAS EM 2025

Os Estados Unidos continuam no topo do ranking das maiores economias do mundo em 2025, com um Produto Interno Bruto (PIB) nominal estimado entre 30,3 e 30,5 biliões de dólares.

Mesmo com um crescimento moderado, na ordem dos 2 %, o país mantém-se como o grande motor da economia global. Logo atrás surge a China, com cerca de 19,5 biliões de dólares e um crescimento acima dos 4 %, reforçando-se como potência emergente e principal rival estratégica de Washington no xadrez económico mundial.

300 MILHÕES PARA MODERNIZAR FRONTEIRAS E CRIAR EMPREGOO projecto “Diversifica Mais (D+)”, financiado pelo Banco Mundial,...
25/09/2025

300 MILHÕES PARA MODERNIZAR FRONTEIRAS E CRIAR EMPREGO

O projecto “Diversifica Mais (D+)”, financiado pelo Banco Mundial, está a investir 300 milhões de dólares para reforçar o controlo fronteiriço e impulsionar o Corredor do Lobito.

O Comité de Gestão Coordenada de Fronteiras (CGCF) recebeu viaturas, motorizadas, barcos e tecnologia para melhorar o movimento de pessoas e mercadorias nas fronteiras do Luvo (Zaire) e do Luau (Moxico Leste).

O objectivo da iniciativa é para garantir fronteiras mais seguras, comércio mais rápido e novos empregos, acelerando a diversificação económica e apoiando o sector privado e o empreendedorismo feminino até 2029.

CONTA GERAL DO ESTADO: ANGOLA CRESCEU 4,4% EM 2024 O Governo apresentou, recentemente os resultados da Conta Geral do Es...
24/09/2025

CONTA GERAL DO ESTADO: ANGOLA CRESCEU 4,4% EM 2024

O Governo apresentou, recentemente os resultados da Conta Geral do Estado 2024, revelando um crescimento económico de 4,4% no país.

PRINCIPAIS NÚMEROS

• 📈 Inflação: 27,5%
• 💵 Câmbio: estável em torno de 800 AOA/USD
• 👷 Desemprego: caiu para 30,4%
• 🏗 Empregos: cerca de 1 milhão criados (incluindo sector informal)
• 📑 Receitas: 25,31 biliões Kz (+24%)
• 💸 Despesas: 24,59 biliões Kz (+22%)
• ✅ Resultado: superavit de 712,63 mil milhões Kz

PARA ONDE FOI O DINHEIRO?

• 🎓 Sector Social: 4,79 biliões Kz (19% da despesa)
• 🛡 Defesa e Segurança: 2,52 biliões Kz (10%)
• 🏛 Serviços Públicos Gerais: 2,11 biliões Kz (9%)
• 📈 Sector Económico: 1,85 biliões Kz (8%)
• 💳 Dívida Pública: 13,32 biliões Kz (54% da despesa)

📉 DÍVIDA

O stock da dívida pública ficou em 54,22 biliões Kz, com Sonangol a representar 95% da dívida das empresas públicas.

🏢 EMPRESAS PÚBLICAS

69 empresas apresentaram contas, com o activo agregado a subir 9% face a 2023, totalizando 39,59 biliões Kz.

CABINDA DÁ PASSO HISTÓRICO COM CONTRATAÇÃO PÚBLICA ELECTRÓNICA A Província de Cabinda entrou na era digital da gestão pú...
23/09/2025

CABINDA DÁ PASSO HISTÓRICO COM CONTRATAÇÃO PÚBLICA ELECTRÓNICA

A Província de Cabinda entrou na era digital da gestão pública, após lançar esta segunda-feira, 22 de Setembro, oficialmente a Contratação Electrónica através do Procedimento Dinámico Electrónico (PDE).

O Hospital Provincial de Cabinda foi o primeiro a realizar um procedimento de contratação 100% online no Portal de Compras Públicas, um marco que coloca a província no Sistema Nacional de Contratação Pública Electrónica.

Esta iniciativa representa mais transparência, eficiência e boa governação, alinhada com o Plano Estratégico da Contratação Pública Angolana (PECPA 2024-2028).

Pelo que o portal Vamos Informar apurou, a medida trás vários benefícios, nomeadamente:

- Processos mais rápidos
-Redução de burocracia
- Maior controlo e legalidade na gestão de recursos públicos

GOVERNO AUTORIZA 78 CONCURSOS PÚBLICOS EM 2 MESESO Governo Angolano realizou, entre Julho e Agosto, 78 concursos público...
23/09/2025

GOVERNO AUTORIZA 78 CONCURSOS PÚBLICOS EM 2 MESES

O Governo Angolano realizou, entre Julho e Agosto, 78 concursos públicos no âmbito dos Procedimentos de Contratação Pública (P*P), sendo 56 no mês de Julho e 22 em Agosto.

De acordo com o Boletim Mensal da Contratação Pública, lançado pelo Serviço Nacional de Contratação Pública (SNCP), os procedimentos custaram ao Estado 48,7 mil milhões de kwanzas em Julho e 8,2 mil milhões em Agosto.

O documento destaca ainda a realização de sete concursos limitados por qualificação prévia, avaliados em 40,7 mil milhões de kwanzas, 31 concursos via Procedimento Dinâmico Electrónico, no valor de 5,5 mil milhões, e 76 concursos por convite, com um custo estimado de 5,6 mil milhões de kwanzas.

FACTURAÇÃO ELECTRÓNICA ENTRA EM VIGOR SOMENTE  EM OUTUBRO A AGT anunciou  que a obrigatoriedade da facturação electrónic...
23/09/2025

FACTURAÇÃO ELECTRÓNICA ENTRA EM VIGOR SOMENTE EM OUTUBRO

A AGT anunciou que a obrigatoriedade da facturação electrónica, prevista para 22 de Setembro, foi adiada para 1 de Outubro, face as várias dificuldades técnicas verificadas.
Perante o cenário, as partes reuniram-se e concluíram não estarem reunidas as condições para a efectivação no prazo anteriormente anunciado.

Durante esta fase de transição (Outubro a Dezembro), segundo AGT, os contribuintes ainda podem emitir facturas em papel, não haverá multas por incumprimento e os softwares de facturação serão validados por este órgão afecto ao Ministério das Finanças.
Por outro lado, a partir de Janeiro de 2026 só serão aceites facturas electrónicas.

A medida em questão faz parte do combate à informalidade e da formalização da economia.

GUARDA-REDES ANGOLANO BRILHA NO FUTEBOL SUÍÇOO internacional angolano Dominique voltou a ser destaque no campeonato suíç...
22/09/2025

GUARDA-REDES ANGOLANO BRILHA NO FUTEBOL SUÍÇO

O internacional angolano Dominique voltou a ser destaque no campeonato suíço, ao defender uma grande penalidade e segurar a sua equipa em momentos decisivos.

O guarda-redes do Etoile Carouge reencontrou o seu clube de formação, o FC Basel, num jogo emocionante, onde mostrou segurança e reflexos apurados.

Apesar da boa exibição, não conseguiu evitar a derrota da sua equipa, que acabou por perder por 3-2.

# Dominique # Etoile Carouge # FC Basel

EM 78% DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PORTUGAL  FALTA PELO MENOS UM PROFESSORFalta de professores continua a marcar o arranque ...
22/09/2025

EM 78% DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PORTUGAL FALTA PELO MENOS UM PROFESSOR

Falta de professores continua a marcar o arranque do ano lectivo 2025/2026, em várias escolas públicas de protugal.

Confira os dados oficiais do Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI):

635 escolas (78%) têm pelo menos um horário por preencher
38 escolas têm mais de 10 horários vagos- 11 delas sem, no mínimo, 10 professores para horários completos
2.410 horários aguardam preenchimento (43% completos)
As maiores carências estão em Lisboa e Península de Setúbal
Disciplinas mais afectadas: pré-escolar, educação especial, Português do 3.º ciclo e Informática.

Apesar do cenário, ainda existem 16.400 professores habilitados sem colocação.

Endereço

Luanda

Telefone

+244938447835

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Vamos Informar publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar