Angola 24 Horas - Portal de Noticias Online

Angola 24 Horas - Portal de Noticias Online Newspapers Angola O Diário de Noticias Angola 24 Horas

Os ataques cibernéticos ao sistema bancário angolano geram perdas diárias de mais de 6 mil milhões de kwanzas, segundo d...
06/11/2025

Os ataques cibernéticos ao sistema bancário angolano geram perdas diárias de mais de 6 mil milhões de kwanzas, segundo dados avançados hoje, em Luanda, pela consultora angolana de tecnologias ANS.

Em declarações à imprensa, o director-geral da consultora ANS, Alberto Maila, à margem da conferência Cyber Security Angola 2025, organizada por esta empresa, garantiu que as razões dos desfalques estão relacionadas às debilidades no sistema de protecção de dados das instituições bancárias.

“As organizações não estão a proteger os activos o suficientemente. Quando hackers ou um funcionário mal intencionado ganha acesso a dados sensíveis, ele pode rapidamente extrair valor, alterar dados ou impactar as operações de negócios”, disse.

Os ataques cibernéticos ao sistema bancário angolano geram perdas diárias de mais de 6 mil milhões de kwanzas, segundo dados avançados hoje, em Luanda, pela consultora angolana de tecnologias ANS.

06/11/2025

O Presidente da República, João Lourenço, nomeou esta quinta-feira, o juiz conselheiro Evaristo José Solano para o cargo de vice-presidente do Tribunal de Contas.

O deputado do MPLA Mário Pinto de Andrade defendeu hoje, em Luanda, que “chegou a altura de amar” Angola, salientando qu...
06/11/2025

O deputado do MPLA Mário Pinto de Andrade defendeu hoje, em Luanda, que “chegou a altura de amar” Angola, salientando que as famílias angolanas “estão reconciliadas” e o partido está a trabalhar para manter a confiança dos angolanos.

O deputado observou que, “as famílias angolanas estão reconciliadas”, mas reconheceu que “há um problema com os políticos, que é o processo de competição política, quem está no poder quer manter o poder, e quem não está no poder está a chegar ao poder”.

“E isso são as eleições que resolvem”, acrescentou.

Questionado sobre o balanço dos 50 anos de independência, o deputado do MPLA recordou que” quando se lutou pela independência, nenhum angolano, nem os líderes da época, pensavam que a independência ia significar guerra civil”.

O deputado do MPLA Mário Pinto de Andrade defendeu hoje, em Luanda, que “chegou a altura de amar” Angola, salientando que as famílias angolanas “estão reconciliadas” e o partido está a trabalhar para manter a confiança dos angolanos.

"O país que temos hoje não corresponde aos nossos sonhos, como vocês sabem, e eu tenho a expectativa de, saídos daqui, p...
06/11/2025

"O país que temos hoje não corresponde aos nossos sonhos, como vocês sabem, e eu tenho a expectativa de, saídos daqui, podermos efetivamente melhorar o quadro daquilo que é o país real", disse Adalberto Costa Júnior à margem do congresso promovido pela Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST).

Questionado sobre o estado da reconciliação nacional, Adalberto Costa Júnior foi categórico: "Angola não está reconciliada, infelizmente. Nós iniciámos este processo com o fim da guerra, em 2002. Tivemos um mecanismo que tratou das questões da implementação dos Acordos de Paz e dos pendentes da Reconciliação Nacional. Em 2008 foi extinto, com três páginas ainda pendentes. Estas três páginas continuam até hoje por cumprir".

Em causa está, por exemplo, a inclusão dos ex-militares e dos antigos combatentes que deixou também de fora "muita viúva, muito órfão, ainda hoje não reconhecidos neste processo".

O presidente da UNITA estranhou hoje a ausência do Governo no Congresso Nacional da Reconciliação, que decorre em Luanda, afirmando que "Angola não está reconciliada" e que o país "não corresponde aos sonhos" de uma nação inclusiva e justa.

Segundo Pakisse “nas principais empresas públicas e privadas, o estrangeiro é quem manda e o angolano é apenas empregado...
06/11/2025

Segundo Pakisse “nas principais empresas públicas e privadas, o estrangeiro é quem manda e o angolano é apenas empregado”.

“Isso não é normal”, e o país precisa de uma nova consciência política e patriótica.

“Tu vais à TAAG, são estrangeiros. Vais à energia e águas, mandam os portugueses. Na Sonangol, os americanos. Isto é normal? Não é normal”, declarou.

Durante a entrevista, Albino Pakisse questionou a autenticidade e o compromisso patriótico dos actuais governantes angolanos. Segundo ele, quem verdadeiramente é angolano deve investir e acreditar no país.

O professor e ex-sacerdote angolano Albino Pakisse disse em entrevista a O Decreto, que “muitos dos que hoje governam Angola não são verdadeiramente angolanos”, denunciando o domínio estrangeiro em sectores estratégicos da economia nacional.

O Presidente da República, João Lourenço, nomeou, esta quarta-feira (5), por decreto, Norberto Sodré João como Juiz Cons...
05/11/2025

O Presidente da República, João Lourenço, nomeou, esta quarta-feira (5), por decreto, Norberto Sodré João como Juiz Conselheiro Presidente do Tribunal Supremo (TS).

De acordo com as páginas oficiais da Presidência da República, a nomeação tem lugar após ter sido realizada em sessão plenária do Tribunal Supremo do dia 31 de Outubro, a eleição dos 3 (três) candidatos ao cargo de Presidente do Tribunal Supremo, tendo os resultados sido homologados pela 11ª Sessão Ordinária do Plenário do Conselho Superior da Magistratura Judicial, realizada a 3 de Novembro.

O Presidente da República, João Lourenço, nomeou, esta quarta-feira (5), por decreto, Norberto Sodré João como Juiz Conselheiro Presidente do Tribunal Supremo (TS).

Em Angola, o casamento tradicional pode estar a transformar-se num negócio, desvirtuando a cultura local. Igreja critica...
04/11/2025

Em Angola, o casamento tradicional pode estar a transformar-se num negócio, desvirtuando a cultura local. Igreja critica e diz que o facto “asfixia jovens com o sonho de casar”.

A entrega do dote, ou alambamento, é a condição indispensável para que haja casamento tradicional – que chega a ter maior impacto que o casamento civil ou religioso. Mas a realidade mudou e muitas famílias são criticadas por serem consideradas oportunistas.

Em Angola, o casamento tradicional pode estar a transformar-se num negócio, desvirtuando a cultura local. Igreja critica e diz que o facto “asfixia jovens com o sonho de casar”.

Ex-PM defende a criação de mecanismos pacíficos para "acabar com o regime". Em exclusivo à imprensa, Marcolino Moco falo...
04/11/2025

Ex-PM defende a criação de mecanismos pacíficos para "acabar com o regime". Em exclusivo à imprensa, Marcolino Moco falou da despartidarização do Estado e manifestou dúvidas sobre uma possível vitória eleitoral da oposição.

Marcolino Moco defende a despartidarização do Estado. Quanto à bipolarização da sociedade, o político entende que se deve pôr de lado a UNITA, maior partido da oposição em Angola, e outros partidos políticos quando se trata de despartidarizar o país.

"Devíamos por de lado também o próprio MPLA, só que o MPLA está colado ao próprio Estado. É o agente da partidarização", acusa.

Ex-PM defende a criação de mecanismos pacíficos para "acabar com o regime". Em exclusivo à DW, Marcolino Moco falou da despartidarização do Estado e manifestou dúvidas sobre uma possível vitória eleitoral da oposição.

02/11/2025

SILENCIO DOS PAÍSES DA SADC

"Eu não sei se algum partido político poderia salvar o meu país se a consciência do meu povo não estiver despertada. Sej...
02/11/2025

"Eu não sei se algum partido político poderia salvar o meu país se a consciência do meu povo não estiver despertada. Seja qual for o partido que estiver ou que vier a estar no poder, o mais importante para mim é a consciência de um povo", destaca o intérprete.

"Estamos a celebrar 50 anos de independência, mas de independência de quê? Política ou mais alguma", questiona C4 Pedro, sublinhando que a sua "preocupação hoje é a independência cultural e tradicional".

"Esta é a independência que eu, como angolano, venero. Eu não luto por uma bandeira, eu luto por uma terra, eu luto por um povo, por uma etnia, por uma história, mas uma história que não beneficia A, nem B, nem C, que beneficia o alfabeto todo", diz o cantor.

Perto de Angola completar 50 anos da independência, o artista C4 Pedro defende que a independência que mais importa é a cultural e a espiritual, não apenas a política, refletindo sobre o significado da liberdade e da identidade. "Estamos a celebrar 50 anos de independência, mas de independ...

31/10/2025

O ministro de Estado para a Coordenação Económica angolano disse hoje que o Governo vai alargar, em 2026, a todos os municípios do país as dotações para o Programa Nacional de Alimentação Escolar, que começou este ano.

José de Lima Massano, que falava durante a entrega hoje, na Assembleia Nacional, da proposta do Orçamento Geral do Estado para 2026, referiu que os valores para o setor primário das escolas públicas dos municípios mais vulneráveis estão a ser disponibilizados desde o início deste ano letivo.

A Administração Geral Tributária (AGT) vai suspender, a partir do dia 1 de Dezembro deste ano, o Número de Identificação...
31/10/2025

A Administração Geral Tributária (AGT) vai suspender, a partir do dia 1 de Dezembro deste ano, o Número de Identificação Fiscal (NIF) das empresas que não submeterem qualquer declaração fiscal há mais de 12 meses, alertou, esta sexta-feira, a instituição tutelada pelo Ministério das Finanças.

A Administração Geral Tributária (AGT) vai suspender, a partir do dia 1 de Dezembro deste ano, o Número de Identificação Fiscal (NIF) das empresas que não submeterem qualquer declaração fiscal há mais de 12 meses, alertou, esta sexta-feira, a instituição tutelada pelo Ministério das Fin

Endereço

Rua Pedro De Castro Van-Dúnem, S/N
Luanda
100000

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Angola 24 Horas - Portal de Noticias Online publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Angola 24 Horas - Portal de Noticias Online:

Compartilhar

Our Story

Angola 24 Horas - Diário de Noticias Online