UNITATV Angola

UNITATV Angola Notícias

14/07/2025

REPOST: Conversas Ecoconomia 100 Makas com Adalberto Costa Júnior.
POLÍTICAS ECONÓMICAS ALTERNATIVAS PARA ANGOLA.

Acreditemos na alternância. Em 2027 vamos com tudo
12/07/2025

Acreditemos na alternância. Em 2027 vamos com tudo

RODRINO KAPUSU - PRONTO!A UNITA homenageou ontem o seu quadro malogrado Rodrino Kapusu, falecido por doênça. O Preidente...
12/07/2025

RODRINO KAPUSU - PRONTO!
A UNITA homenageou ontem o seu quadro malogrado Rodrino Kapusu, falecido por doênça.
O Preidente da UNITA Adalberto Costa júnior, membros da direclão do Partido e a direcção da família juntaram-se para lembra um dos patriotas que dedicou a sua vida ao serviço da causa mais nobre dos angolanos nas fileiras da UNITA. Várias mensagens de condolências lidas na ocasião retratam Kapusu como um homem fino, sempre bem aprumado e rigoroso. O sonho de ser legislador foi revelado ainda na adolescencia e este sonho foi se tornando realidade pelas tarefas que exerceu na Jamba e em Luanda onde veio a Licenciar-se em direito e se tornou assessor jurídico do Grupo Parlamentar da Unita entre outros cargos políticos desempenhados na alvora e na JURA onde chegou a cargo de Secretário Geral Adjunto.
Rodrino Kapusu foi o Secretário Provincial da UNITA no Moxico entre 1998 a 2002 e foi das suas em 2002 que saiu a bandeira com que foi coberto o corpo do Dr. Savimbi naquele fatídico dia 22 de Fevereiro.
Homem de convicções fortes, Kapusu deixa um vazio difícil de preencher no seio do Partido.
Qjue sua alma descanse em paz.

A DENÚNCIA DA EURO NEWS VS A DENÚNCIA DO CASO UNIÃO AFRICANA - ACJ EM CIMA DOS ACONTECIMENTOS Estávamos no intervalo de ...
10/07/2025

A DENÚNCIA DA EURO NEWS VS A DENÚNCIA DO CASO UNIÃO AFRICANA - ACJ EM CIMA DOS ACONTECIMENTOS

Estávamos no intervalo de 2015 a 2016 quando Adalberto Costa Júnior, enquanto Presidente da Bancada Parlamentar da UNITA, veio a público denunciar os milhões de dólares gastos pelo GRECIMA com pagamentos a Euro News que tinha a função de passar reportagens sobre Angola, que na altura dizia-se que era para alavancar o turismo, mostrando o que havia de melhor neste País, porém, podia se dar o caso, mas não, ou seja, na verdade é que neste intervalo a popularidade do então Presidente da República, José Eduardo dos Santos, estava em decadência e com uma imagem totalmente desgastada a nível nacional e internacional, portanto, as verdadeiras razões das reportagens tinham como objectivo limpar a imagem do então Presidente, - e ACJ estando acima dos acontecimentos denunciou os valores astronómicos que estavam a ser gastos para aquela situação, entretanto, o REGIME veio a público fazer um desmentido, acusando a UNITA de procurar instabilizar o País e curiosamente pediram que ACJ e a UNITA liderada na altura por Isaías Samakuva apresentassem provas.

Ora, após a chegada ao Poder, o Presidente João Lourenço decidiu pôr em prática o lema da sua campanha, que era "CORRIGIR O QUE ESTAVA MAL, E MELHORAR O QUE ESTAVA BEM", e em virtude disto que o Presidente começa com o "COMBATE A CORRUPÇÃO" e é neste capítulo que Manuel Rebelais é arrolado num processo crime, perde o seu mandato enquanto Deputado e é constituído arguido, é nesta condição que vem as revelações, dando razão as então denúncias de ACJ e f**amos a saber que o GRECIMA geria anualmente mais de 200.000.000,00 de dólares só para comprar a consciência de Jornalistas, pagamentos a canais internacionais e só com a Euro News, o GRECIMA gastou mais de 20.000.000,00 de dólares.

Assim como na altura o REGIME se opôs às denúncias do ACJ e da UNITA, hoje curiosamente, o REGIME volta a fazer o mesmo, pedindo a ACJ que prove como Angola corrompeu para que fosse eleita a presidir a União Africana e caso não o faça será supostamente responsabilizado civil e criminalmente.

Aprendemos com o tempo que nada que está no oculto que não venha a ser revelado, o REGIME pode fugir ou negar ou ainda pedir prova da denúncia feita contra si, mas, João Lourenço está em fim de mandato, assim como hoje sabemos que o GRECIMA corrompia jornalistas, canais de TVs e rádios, jornais e pares, também saberemos tarde ou cedo, de quanto Angola gastou para sermos líderes da União Africana. De uma coisa tenho a certeza, a UNITA, ou mesmo o próprio ACJ, nunca falham nas suas denúncias, ou melhor, a UNITA e principalmente o ACJ, dispõem de muitas informações estratégicas, de segurança e segredo de Estado que o REGIME julga que só eles têm acesso, - e há informações que grande parte do REGIME não tem mais a UNITA tem.

ACJ foi um dos primeiros Angolanos a trazer dados concretos de quanto foi desviado de 2002 a 2017 e aos dias de hoje; ACJ foi um dos primeiros Angolanos a indicar os Países onde os dinheiros roubados de Angola estavam; ACJ foi um dos primeiros Angolanos a falar sobre os desvios que estavam a ocorrer na Sonangol, ou seja, o julgamento que é feita hoje aos Generais Dino e Kopelipa, grande parte das informações ACJ já as tinhas; ACJ é dos poucos Angolanos que fala com propriedade; e mais, ACJ é o mesmo que dissera em período eleitoral que havia reunido com as altas figuras do MPLA, o MPLA a princípio procurou negar mas depois, Jú Martins, Fontes Pereira e Rui Falcão vieram a público confirmar que mantiveram um encontro com a ACJ mas por vergonha disseram que não era bem que o Líder do Galo Negro terá dito. Contudo, O passado e a experiência já nos mostraram que o MPLA não é um Partido da verdade, nega sempre, e, mas sempre e com o tempo é obrigado a engolir as mentiras porque a verdade vem à tona.

= Osvaldo Tchingombe = Sociólogo Independente & Comunicador/Analista Político..."Salúte"...

10/07/2025

Os Abcessos do Negacionismo

Por
Negacionismo, é uma atitude tendenciosa que consiste na recusa de aceitar a existência, a validade ou a verdade de algo, como eventos históricos ou fatos sociais, políticos, culturais e científicos, apesar das evidências ou argumentos que o comprovam.
Em Angola o negacionismo favorece formas insólitas de agressividade, insultos, impropérios, difamação, afrontas verbais, intimidação fomentando preconceitos e ódios, práticas dos símbolos culturais da concessão escravocrata feudal e neocolonial que admite tratar os outros cidadãos como objetos sem valor primário a respeitar e a tutelar especialmente se são pobres ou da oposição.
As instituições que não reconhecem os seus erros, não reconhecem os seus passivos pensando que são donos de toda a perfeição torna o seu ativo tóxico para as suas organizações.
Angola está diante de uma batalha de cultura democrática onde o debate contraditório das ideias políticas, econômicas e sociais deve ser um pressuposto para produzir concertações convergências, consensos para os grandes desafios. O caminho da sabedoria patriótica só pode ser percorrido por espíritos Patriotas livres de submissões ideológicas do medo, das desconfianças que destruíram a estima de uma Angola igual para todos.
O debate contraditório deve se tornar num capital proativo, num pilar da nossa identidade democrática.
A nossa cultura democrática dá sinais perigosos de regressão, reacendem debates exacerbados, ressentidos e agressivos, renascem os egoísmos mascarados por suposta defesa do interesse nacional que debilita a dimensão comunitária da nossa existência como sociedade aberta. Os egos políticos partidários, os egos regionais, os egos raciais, os egos étnicos e linguísticos asfixiam a nossa sociedade e abrem fendas por onde se pode exacerbar as contradições entre os filhos da mesma Pátria. Nega-se aos outros o direito de existir e de pensar, recorre-se a estratégia de ridicularizar, insinuar suspeitas, repressão, não se acolhe a verdade o debate contraditório deixou de ser saudável sobre projetos a médio e longo prazo para o desenvolvimento de todos e ao bem comum limitando-se a receitas efêmeras de marketing cujo o recurso mais ef**az está na destruição dos outros.
As fantasias da superioridade são herdeiras dos módulos fascistas totalitaristas e excludentes encaminham infelizmente o país para a decadência da ética na política.

É preciso drenar os abcessos do negacionismo. Angola é uma unidade social que deve produzir e introduzir fontes essenciais do seu dinamismo e convívio coletivo, da sua continuidade através dos tempos, sem Angola inclusiva não há grandeza, glória nem solidariedade entre os homens que vivem no mesmo espaço.
Os Partidos do futuro são aqueles que aceitam as suas imperfeições, acreditam no debate contraditório interno, dialogam com a sociedade para corrigir o tiro e acertar a marcha.
“A pa‌tria e‌ a argamassa que nos mantem do antes dos tempos, durante todos os tempos e na eternidade dos tempos. Dr. Jonas Savimbi “

Chipindo Bonga
Luanda, aos 09/07/2025

30/06/2025

Durante as minhas actividades nos EUA, desloquei-me hoje mais uma vez até ao Institute of Leadership em Arlington, Virginia, onde tive o privilégio de conhecer o Dr.Caryle Gregory, um republicano de gêma com quem falei sobre a situação internacional em geral e de África em particular. Fiquei positivamente impressionado pela precisão de informação estratégica que tem sobre o nosso continente e o nosso País.
O Mr. Gregory é hoje professor universitário e consultor, mas antes foi Assistente Especial para os Assuntos políticos do ex-Presidente Ronald Reagan na década 80/90, e nesta qualidade conheceu muito bem o dossier UNITA. Ao entrar para a sala assim que deparou-se comigo, reconheceu o meu instintivo partidário “ o Galo ” e pelo seu interesse ofereci-o o galito da UNITA como sinal de lembrança, amizade e construção de pontes para o futuro.
Afinal, há símbolos que marcam toda uma vida, e o nosso Galo continua a voar bem alto!

24/06/2025
23/06/2025

O nosso Herói SAMANJOLO
Por Lourenco Antonio
Ao cair da tarde deste dia 23 de Junho de 2025, um recuo no tempo para recordar que nesse dia, há 48 anos, tombou heroicamente, na Missão de Chilesso, Andulo, o comandante Celestino Samanjolo. Em sua homenagem, o Dr Jonas Savimbi escreveu o poema que partilho para a memória colectiva.

SAMANJOLO IRMÃO

I
Sou camarada de armas
Sirvo a causa que te levou mais cedo
Tão cedo partiste Irmão Samanjolo
Agora que descobrimos os seus dotes
Partiste tão cedo Irmão Samanjolo

São os melhores que partem
Partiste primeiro porque foste o melhor
II
É a raiva que controla o imperialismo
É a noção da minha impotência
É a cobardia do mundo inteiro
É Angola dos Negros que observa
E ainda nos chama de intrusos

São os melhores que partem
Partiste primeiro porque foste o melhor

III
Foi assim com o Samwimbila em Julho
Agora contigo no Andulo em Junho
Será assim com os melhores em luta
Gaio, Kazombuela, Pole-Pole deram luta
Fostes todos os melhores, partistes primeiro
Quem seguirá os passos?
Como sempre serão os melhores

IV
O coração esmagado de dor
Partiste Samanjolo tão cedo
A força da causa reúne força
P´ra imperialismo esmagar com força
Mas Samanjolo partiste tão cedo

Quem seguirá os passos?
Como sempre serão os melhores

V
Hipocrisia do Mundo a esmo
Liberdade tambores tocam ainda
Imperialismo cegueira e riqueza nossa
Angola dos teus filhos resta-te a vaidade
Vamo-nos bater até ao último

Fostes os melhores por isso partistes
São os melhores que partem primeiro

VI
Ao entardecer do mês de Junho
Terra-Mãe, Pátria querida
Terra fria calor da Pátria-Mãe
É mais uma oferenda este corpo
É Samanjolo que regressa tão cedo

VII
Honra aqueles que nos precederam
Na Juventude o pirão amargo comeste
Do colonialismo o fel do chicote bebeste
Da independência só o nome ouviste
De arma na mão pelo teu Povo caíste

É assim que se faz a história
VIII
Do colonialismo nossa pele vergonha tivemos
Nossa luta nas chanas do Leste resgatou
Homem pobre, alma negra Pátria negra
Quem usurpara nossa vitória ímpar?
Morrem os melhores p’ra a História resgatar

Dos Povos do continente negro
Continente misterioso, porque é negro

IX
Imperialismo aviso te f**a
Samanjolo não cai mais em vão
Punhos cerrados contra muros batemos
Teu socialismo é imperialismo
Meu morteiro meu amigo certeiro

Em vagas bateremos o imperialismo
É assim que se a História

X
Meu morteiro minha arma mortalha
Morrer atacando com o meu morteiro
Colonialismo partiu e imperialismo também
Lacaios fantoches passarão um dia
Imperialismo, aqui aviso te f**a também

XI
No canto dos olhos lágrimas secaram
Samanjolo, não caíste em vão
Vamos levantar, vamos limpar tua arma
Quando amanhecer com tua arma
Estaremos a combater

É nosso abraço também
É assim que se faz a história

Feito na RM11, no Mukunha, em memória
ao Comandante SAMANJOLO, que tombou em
23 de Junho de 1977, na Missão do Chilesso-Andulo

21/06/2025

DOCUMENTÁRIO 📍TESTEMUNHOS SOBRE A VIDA E OBRA DE DIAMANTINO DOMINGOS MUSSOKOLA

Endereço

Golfe

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando UNITATV Angola publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para UNITATV Angola:

Compartilhar