Portal oficical do zango

Portal oficical do zango Portal official do Zango
Aqui tem
Cultura, Arte
Informação
Entretenimento

Aumento de abortos provocados em Luanda e Icolo e Bengo preocupa Médicos ObstetrasO aumento do número de mulheres que ch...
26/03/2025

Aumento de abortos provocados em Luanda e Icolo e Bengo preocupa Médicos Obstetras

O aumento do número de mulheres que chegam aos serviços de urgência com hemorragias, nas últimas semanas, resultantes de abortos provocados, tem gerado grande preocupação entre os médicos obstetras em Luanda e Icolo e Bengo. Segundo o chefe do serviço de ginecologia e obstetrícia do Hospital Geral de Luanda, Jusileid Gonçalves, disse que muitos dos atendimentos são de mulheres que enfrentam complicações graves devido a métodos inseguros utilizados para interromper a gravidez.

Além disso, a falta de procura imediata por atendimento médico agrava a situação, com muitas pacientes chegando em estado crítico. A directora clínica Rosa André, do Hospital Geral Especializado do Kilamba Kiaxi, também confirmou um aumento nos casos relacionados a abortos. Os profissionais de saúde enfatizam a importância da educação sobre saúde reprodutiva e o acesso a métodos contraceptivos seguros como medidas essenciais para prevenir essas situações alarmantes.

Saiba mais em www.tvzimbo.ao
E em directo no YouTube.

Passageiros denunciam aumento no preço do táxi após subida do gasóleoPassageiros que utilizam os táxis “quadradinho” com...
26/03/2025

Passageiros denunciam aumento no preço do táxi após subida do gasóleo

Passageiros que utilizam os táxis “quadradinho” como meio de transporte diário denunciaram um aumento especulativo no preço, um dia após a subida do preço do gasóleo. Segundo relatos, os taxistas passaram a cobrar 300 kwanzas por viagem, sem qualquer regulamentação oficial.

Os usuários consideram a medida anárquica e prejudicial, principalmente para os trabalhadores que dependem do transporte público. “O aumento do preço do combustível não justifica esse acréscimo repentino na tarifa do táxi. Isso afecta milhares de pessoas que já enfrentam dificuldades financeiras”, afirmou um dos passageiros.

Saiba mais em www.tvzimbo.ao
E em directo no canal do YouTube.

Atenção Moradores!
24/03/2025

Atenção Moradores!

24/03/2025
24/03/2025

REQUALIFICAÇÃO DE APARTAMENTOS
Atenção!
Zango 0 - Condomínio Vida Pacífica
Centralidade do Kilamba
centralidade do 44
Centralidade do Zango 8.000

-ESTANCAMENTO DE (INFILTRAÇÃO)
-REMODELAÇÃO DE INTERIORES
-DECORAÇÃO E ACABAMENTOS EM DRYULL

Solicite o seu serviço: 925 484 560

[email protected]
Vandmar empreendimentos

Atenção ao Comunicado!
15/03/2025

Atenção ao Comunicado!

Achado na via pública
23/11/2024

Achado na via pública

Ndembas Burger: NB-MM001Kusala Cocktail & Bar: KB-MM001OG Fragâncias: OF-MM001Use esses códigos ao comprar os produtos e...
26/07/2024

Ndembas Burger: NB-MM001
Kusala Cocktail & Bar: KB-MM001
OG Fragâncias: OF-MM001

Use esses códigos ao comprar os produtos e terás um desconto por cada produto!

24/07/2024

O jornalista da Rádio Despertar, Agostinho Kayola sofreu na noite deste domingo, 14, uma tentativa de assassinato, após ter sido sequestrado por homens armados, quando o relógio marcava 20h00, no bairro Danjarreux, município do Talatona, em Luanda, duas horas depois de ter saído da estação radiofônica, onde apresentava o programa “Tarde de Domingo”.

Os elementos munidos de armas de fogo, não identificados até ao momento, que se presumem ser meliantes, surpreenderam o profissional na zona do Dangereux, onde foi imobilizado dentro da sua viatura e levado para uma área inóspita.

No testemunho dado ao O Decreto, Agostinho Kayola contou que, após ser abordado dentro da sua viatura, os supostos meliantes solicitaram todos os seus documentos pessoais, conferiram a identidade com as suas redes sociais e começaram a discutir qual seria o proceder a seguir por cerca de 15 minutos.

Os homens do “alheio”, segundo o jornalista, “cortaram um dos cintos de segurança e com ele amarraram-me e o forçaram a ficar de costas embaixo do banco de trás do carro com uma pi***la equipada com um silenciador apontada para a sua nuca”, contou.

Ainda traumatizado, Kayola descreveu que, enquanto os meliantes discutiam e giravam por mais de 1h00, com o mesmo amarrado em locais incertos para decidir sobre o que poderia ser depois disso, um dos seus algozes terá dito que “vamos só já lhe matar porque ele já viu os nossos rostos”, enquanto o outro atenuava e pedia para esperar por um momento oportuno.

“Quando chegaram a um local muito escuro na zona do Golfe 2, onde quase não havia pessoas, faziam várias ligações e perguntas pessoais para decidir então qual seria o final”, disse.

O jornalista, que disse ter visto a morte por um fio, relata que, os dois supostos marginais, chegaram à conclusão momentos depois que o deveriam executar, porém, precisavam que fosse num sítio que não deixariam mais rastros na hora de se desfazer do corpo.

“Quando tentavam ligar a viatura e ir para outro sítio, o carro felizmente não pegava. Insistiam, mas o carro terá bloqueado e por alguma razão de desconhecimento dos meliantes sobre a viatura elétrica não conseguiram”, disse, acrescentando que “foi assim, que, aborrecidos abandonaram a viatura tendo-me orientado a não fazer qualquer tipo de movimento sob pena de regressarem e executarem-me ali mesmo”.

Segundo uma descrição feita por Romão de Jesus, irmão da vítima, “os meliantes levaram apenas o seu telefone, documentos pessoais e os da viatura não estando interessados em qualquer quantia monetária”.

“Finalmente, com algum esforço, Kayola conseguiu gritar por socorro de quem estava próximo e foi socorrido por dois jovens que o acompanharam até à esquadra mais próxima”, salientou o irmão, que ao mesmo tempo “atribui graças a Deus” pelo livramento do Agostinho Kayola, das mãos de malfeitores.

O jornalista apresentou nesta segunda-feira, 15, uma participação criminal à Esquadra da Polícia Nacional (PN) do Golfe 2, no município do Kilamba-Kiaxi, em Luanda.

O Decreto

26/06/2024

Morreu José Forjaz. O arquiteto moçambicano tinha 88 anos de idade e estava hospitalizado em Portugal. Forjaz era o mais influente arquiteto de Moçambique, tendo coordenado a criação da Faculdade de Arquitetura da Universidade Eduardo Mondlane e ocupado cargos governamentais como o de...

Endereço

Zango
Luanda

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Portal oficical do zango publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar