18/01/2026
O humorista Cesalty Paulo, mais conhecido como “Tia Bolinha” e integrante do grupo Os Tuneza, foi detido no final de novembro de 2025 pela Direcção de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP), da Polícia Nacional, sob a suspeita de abuso sexual de um familiar próximo.
Após a detenção, Cesalty foi apresentado ao Ministério Público, que decidiu aplicar a medida cautelar de Termo de Identidade e Residência permitindo que ele responda em liberdade, desde que se apresente mensalmente à justiça enquanto o processo avança.
O grupo humorístico Os Tuneza já anunciou o afastamento temporário de Cesalty das suas actividades, afirmando que o artista está à disposição das autoridades para o apuramento dos factos.
Até ao momento, o processo continua a ser investigado judicialmente, sem sentença definitiva, e o portal Atlas Cultural continuará a acompanhar os desenvolvimentos conforme surgirem informações oficiais de fontes judiciais ou da Polícia Nacional, reforçando o compromisso com a divulgação responsável dos factos.