Radio sucupira

Radio sucupira Rádio Sucupira, é uma emissora Online que transmite toda sua programação a partir do Grafanil

11/01/2026
11/01/2026
11/01/2026
🙏🇦🇴
07/01/2026

🙏🇦🇴

FAA integram primeiro médico militar angolano especialista em Endocrinologia
___________________________
As Forças Armadas Angolanas (FAA) passam a contar, pela primeira vez na sua história, com um médico militar angolano especialista em Endocrinologia.

Trata-se do Capitão Médico Francisco Fiel da Silva, formado com êxito na Academia Médica Militar S. M. Kirova, em São Petersburgo, na Federação da Rússia.
Com esta qualificação, o oficial integra o restrito grupo nacional de apenas 20 a 21 especialistas em Endocrinologia, tornando-se o primeiro e único médico militar angolano nesta área, até então assegurada maioritariamente por profissionais estrangeiros. O feito representa um marco relevante no reforço da autonomia técnico-científica e da capacidade assistencial do Sistema de Saúde Militar das FAA.

Durante o percurso formativo, o Capitão Médico Francisco Fiel da Silva foi distinguido com a Medalha de Estudante de Mérito, entregue pelo Embaixador da República de Angola na Federação da Rússia, Augusto da Silva Cunha, em reconhecimento ao seu elevado desempenho académico.

A Endocrinologia é a especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento de doenças hormonais e metabólicas, como diabetes, distúrbios da tiroide, obesidade e alterações metabólicas, patologias com impacto direto na saúde, bem-estar e prontidão operativa do efetivo militar.

O oficial encontra-se já no pleno exercício das suas funções no Hospital Militar Principal – Instituto Superior, colocando os seus conhecimentos ao serviço das FAA e contribuindo para o fortalecimento contínuo da medicina especializada militar em Angola

Www.radiosucupira11.com

06/01/2026

🔴2025 entre os anos mais letais para jornalistas, alerta Federação Internacional
_______________________________
A Federação Internacional de Jornalistas (IFJ) revelou que pelo menos 128 jornalistas e trabalhadores da comunicação social m0rreram em 2025 em diferentes partes do mundo. O balanço coloca o ano entre os mais mortífer0s para o exercício do jornalismo, sobretudo em contextos de gue'rra e instabilidade política.

Segundo a IFJ, a Palestina, com destaque para a Faixa de Gaza, foi o território com maior número de vítim@s, registando cerca de 56 mortes, o que representa mais de metade do total global. Outras regiões afetadas incluem o Médio Oriente, a Ucrânia, o Sudão e países da América Latina.

A organização alerta para o agravamento da violência contra a imprensa e para a persistente impunidade na maioria dos casos, apelando à comunidade internacional para reforçar a proteção dos jornalistas.

Fonte: Federação Internacional de Jornalistas (IFJ)

Www.radiosucupira11.com

06/01/2026
06/01/2026

🛑Na Mira do Crime condena expulsão de seu repórter de conferência do DIIP
----------------------------------------------------------------------------
O jornal Na Mira do Crime condenou a expulsão de um dos seus jornalistas de uma conferência de imprensa da Direcção de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP), realizada na manhã de segunda-feira, em Luanda. Segundo o órgão, o profissional encontrava-se devidamente identificado e no exercício das suas funções, à semelhança de outros jornalistas presentes, quando foi chamado pelo porta-voz do DIIP, Intendente Quintino Ferreira, e informado de que existiam “pendentes” institucionais que deveriam ser resolvidas antes da normalização das relações.

De acordo com o relato, a situação estaria relacionada com uma publicação sobre o desaparecimento de uma motorizada numa esquadra em Cacuaco, divulgada por uma página com denominação semelhante à do jornal, mas atribuída a um ex-funcionário. Apesar de lhe ter sido inicialmente solicitado que deixasse o contacto telefónico, o jornalista acabou por receber ordens para abandonar o local, sendo escoltado até ao portão de saída e impedido de participar na conferência de imprensa.

A direcção do Na Mira do Crime considera a atitude arbitrária e discriminatória, entendendo que a exclusão configura uma violação da liberdade de imprensa e do direito de acesso às fontes. O jornal exige tratamento igual para todos os órgãos de comunicação social e apela ao respeito pela Constituição da República de Angola e pela Lei de Imprensa, que proíbem a censura prévia e garantem o direito de informar, de se informar e de ser informado.

www.radiosucupira.com

Endereço

Cazenga/Grafanil
Luanda

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Radio sucupira publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Radio sucupira:

Compartilhar