01/08/2025
RELATÓRIO DA ESTATÍSTICA PROCESSUAL SOBRE OS JULGAMENTOS SUMÁRIOS REALIZADOS NOS TRIBUNAIS DE COMARCA DA PROVÍNCIA JUDICIAL DE LUANDA NO ÂMBITO DOS TUMULTOS QUE SE VERIFICARAM NOS DIAS 28 E 29 DE JULHO
TRIBUNAL DA COMARCA DE LUANDA, PALÁCIO DONA ANA JOAQUINA
De 28 a 31 de Julho a produção processual no Tribunal da Comarca de Luanda foi marcada pela tramitação de 104 processos, distribuídos pelos seguintes dados estatísticos:
Abuso sexual 9, Homicídios 3, Abuso de Confiança 15, Vandalização de Bens Públicos 3, Roubo 7, Tráfico Ilícito de Dr**as 2, Burla por defraudação 3, Furto 6, Ofensas Corporais 10, Falsificação de Documentos 3, Condução perigosa de Meio de Transporte 13, Recusa de Prestar Informação 1, Roubo Qualificado 8, Crime de Ameaça 2, Agressão Sexual Com Penetração 2, Tráfico de Menor Gravidade 2, Injuria 1, Violência D. Ofenças Morais e fisicas 2, Violência Patrimonial 1, Violência doméstica e Abandono Familiar 5, Violência Psicológica Verbal e Fisica 1, Difamação 1, Ameaça de morte 1, Abandono familiar e assistência 2, Danos 1.
JULGAMENTOS SUMÁRIOS DE CIDADÃOS IMPLICADOS NOS TUMULTOS E ACTOS DE VANDALISMO QUE SE REGISTARAM NOS DIAS 28 E 29 DE JULHO
No tocante aos tumultos e actos de vandalismo que se registaram nos dias 28 e 29 de julho, no Tribunal de Comarca de Luanda foram realizados 7 julgamentos sumários, envolvendo 33 cidadãos, acusados do crime de participação em motim.
Dois julgamentos já foram decididos, num deles uma arguida foi absolvida; ao passo que no outro, dois cidadãos foram condenados a pena de um ano e nove meses prisão.
TRIBUNAL DA COMARCA DE BELAS
No Tribunal da Comarca de Belas tramitaram um total de 10 processos no âmbito dos julgamentos Sumários envolvendo cidadão implicados nos tumultos e actos de vandalismo que se registaram nos dias 28 e 29 de julho. Nos processos estiveram envolvidos 93 arguidos.
Deste número, 3 processos foram remetidos ao juiz de garantias; 7 processos seguiram para julgamento sumário.