10/12/2025
Neste período de turbulência e imprevisibilidade, onde muitos sentem uma crescente sensação de insegurança, descontentamento e alienação, o tema do Dia dos Direitos Humanos é reafirmar os valores dos direitos humanos e mostrar que eles continuam sendo uma proposta vencedora para a humanidade.
O Dia dos Direitos Humanos é comemorado anualmente em todo o mundo em 10 de Dezembro. Comemora o aniversário de uma das promessas globais mais inovadoras do mundo: a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). Este documento histórico consagra os direitos inalienáveis a que todos têm direito como ser humano - independentemente de raça, cor, religião, s**o, idioma, opinião política ou outra, origem nacional ou social, propriedade, nascimento ou outro status.
A Declaração foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris em 10 de Dezembro de 1948 e estabelece, pela primeira vez, que os direitos humanos fundamentais devem ser protegidos universalmente.
Como um “padrão comum de realização para todos os povos e todas as nações”, a DUDH é um modelo global para leis e políticas internacionais, nacionais e locais e uma base da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.
Está disponível em 577 idiomas, do Abkhaz ao Zulu, tornando a DUDH o documento mais traduzido do mundo.
Fonte: Nações Unidas
Sugestão de Leitura
«A longa marcha dos direitos humanos» (ed. 2005).
Autor: Agnelo Carrasco (n. Lubango)