𝐄𝐋𝐈𝐕𝐔𝐋𝐔 𝐄𝐃𝐈𝐓𝐎𝐑𝐀

𝐄𝐋𝐈𝐕𝐔𝐋𝐔 𝐄𝐃𝐈𝐓𝐎𝐑𝐀 Editora independente e generalista, ciente da responsabilidade social e cultural do trabalho editorial A Elivulu é uma editora em permanente evolução.

Os nossos livros estão disponíveis em livrarias parceiras. ELIVULU - LER COM LIBERDADE!

𝐎𝐥𝐚́,Está disponível a edição angolana do livro «Mestre dos Batuques», do escritor José Eduardo Agualusa. É o segundo li...
29/10/2025

𝐎𝐥𝐚́,

Está disponível a edição angolana do livro «Mestre dos Batuques», do escritor José Eduardo Agualusa. É o segundo livro da parceria estabelecida com Agualusa e a Agência Literária Mertin, com sede em , , e também o segundo da colecção .

Mais uma belíssima história de Agualusa, que está de regresso ao Reino do Bailundo. Desta vez apresenta-nos Leila Pinto, que, a partir do futuro, conta o longínquo passado, desde 1902, quando um pelotão de soldados portugueses é encontrado sem vida no planalto central de em circunstâncias extremamente misteriosas. Leila conta a história de amor entre os seus avós, Jan e Lucrécia, e, fazendo isso, dá-nos a ver uma História possível (ou impossível) do Reino do e da Angola contemporânea.

Uma sociedade secreta de guerreiros ovimbundo; um rei-mago; uma mulher que conhecia os segredos da invisibilidade; um soldado que queria ser fotógrafo. Nas páginas deste romance encontram-se (e desencontram-se) personagens quase reais, e outros quase ficcionais, que nos ajudam a perceber como nasce um país — e como se perde um país, e de quantas ficções se fabrica a História.

Esta obra ganhou o Prémio Literário Manuel de Boaventura 2025 e, conforme declarou o júri, «trata-se de uma obra de evidente maturidade literária, na qual sobressai um apuradíssimo virtuosismo expressivo e estilístico ao serviço de um imaginário original e suficientemente instigante para problematizar questões fundamentais, especialmente as relações da história com a ficção sob pano de fundo do processo colonial português e não apenas».

𝐄𝐋𝐈𝐕𝐔𝐋𝐔 𝐄𝐝𝐢𝐭𝐨𝐫𝐚,
𝐋𝐞𝐫 𝐜𝐨𝐦 𝐥𝐢𝐛𝐞𝐫𝐝𝐚𝐝𝐞!

Este dia é uma uma iniciativa da UNESCO e do Conselho Coordenador da Associação de Arquivos Audiovisuais (CCAAA) e tem c...
27/10/2025

Este dia é uma uma iniciativa da UNESCO e do Conselho Coordenador da Associação de Arquivos Audiovisuais (CCAAA) e tem como objectivo salientar a importância da preservação do património audiovisual, como filmes, programas de rádio ou de televisão. Este tipo de património é crucial para o conhecimento cultural, económico e linguístico de uma sociedade.

Pretende-se ainda alertar para a necessidade de criação de políticas de protecção e preservação deste património, única forma de garantir, com segurança e rigor, a formação de uma memória colectiva.

Sugestão de Leitura
«Angola Cinemas» (ed. 2015).
Autores: Miguel Hurst (n. Freiburg) e Walter Fernandes (n. Luanda)

A escritora e poetisa angolana Amélia Dalomba foi distinguida com o Prémio Literário Guerra Junqueiro - Lusofonia 2024, ...
25/10/2025

A escritora e poetisa angolana Amélia Dalomba foi distinguida com o Prémio Literário Guerra Junqueiro - Lusofonia 2024, numa cerimónia marcada realizada na Fundação Livraria Lello, em Matosinhos, distrito do Porto, no âmbito da Fliporto Portugal 2025. O galardão reconhece a relevância da sua obra literária e o contributo para a promoção da língua portuguesa e da cultura lusófona.

𝐎𝐥𝐚́,Em Novembro chega às bancas este livro que é um testemunho plural e inédito. "50 anos de Independências Africanas V...
25/10/2025

𝐎𝐥𝐚́,

Em Novembro chega às bancas este livro que é um testemunho plural e inédito. "50 anos de Independências Africanas Vistos pelos seus Cidadãos" reúne mais de 40 personalidades dos cinco PALOP, incluindo antigos chefes de Estado, políticos, diplomatas, académicos, escritores, artistas e representantes da sociedade civil. Cada autor partilha uma visão pessoal e crítica sobre os caminhos percorridos desde as independências até hoje, trazendo vozes diversas e perspectivas complementares.

Sob coordenação dos Professores Eugénio Costa Almeida e Rui S Verde, eis os autores: Alcides Sakala, Ana Margoso, Anastácio Sicato, Arlete Chimbinda, Belarmino Van-Dúnem, Carlos Veiga, Celso Malavoloneke, Denilaide Cunha, Domingos Kimpolo Nzau, Domingos Simões Pereira, Eusebio Sanjane, Gilvanete Chantre, Humberto Macaringue, Isaac Paxe, Jacques Dos Santos, Jerónimo Belo, João Carlos do Rosário, João Carlos, João Craveirinha Jr, João Sicato Kandjo, Joaquim Rafael Branco, Jorge Castelo David, José Luís Mendonça, José Maria Neves, José Miguel Ferro, José Ulisses Correia e Silva, Manuel Fragata de Morais, Maria da Imaculada Melo, Maria João Teles Grilo, Maria Olinda Beja, Mihaela Webba, Onofre Santos, Orlando Castro, Sandra Poulson, Sedrick de Carvalho, Sónia Santos Silva, Tomás Lima Coelho, Victor Hugo Mendes, William Tonet, Zeferino Boal

Edição: Perfil Criativo (www.AUTORES.club) [PT] | ELIVULU Editora [ANG]
N.º Páginas: 434

𝐄𝐋𝐈𝐕𝐔𝐋𝐔 𝐄𝐝𝐢𝐭𝐨𝐫𝐚,
𝐋𝐞𝐫 𝐜𝐨𝐦 𝐥𝐢𝐛𝐞𝐫𝐝𝐚𝐝𝐞!

Tem como objectivo realçar a importância da informação e da sua difusão para o desenvolvimento, num mundo cada vez mais ...
24/10/2025

Tem como objectivo realçar a importância da informação e da sua difusão para o desenvolvimento, num mundo cada vez mais globalizado. Este dia contribui, também, para a cooperação internacional, nomeadamente, no que respeita ao aumento do crescimento económico, da inclusão social e da erradicação da pobreza.

O papel das novas tecnologias pode ser igualmente um factor de aproximação e de redução das desigualdades entre os povos. Este Dia foi proclamado na Resolução 3038 (XXVII) adoptada na Assembleia Geral da ONU, a 19 de Dezembro de 1972.

Sugestão de Leitura
«Manual de desenvolvimento curricular» (ed. 2013).
Autora: Arminda Fernando Filipe (n. Ebo)

Criada no contexto do final da II Guerra Mundial em que a Humanidade se reerguia e procurava a salvaguarda da dignidade ...
24/10/2025

Criada no contexto do final da II Guerra Mundial em que a Humanidade se reerguia e procurava a salvaguarda da dignidade humana e do desenvolvimento, a ONU United Nations dedica a sua actividade em prol da paz e da defesa dos Direitos Humanos.

Oitenta anos após a sua fundação, as Nações Unidas enfrentam novos desafios. A Organização está a trabalhar em formas de se adaptar e fortalecer. Com a Agenda 2030, o Pacto para o Futuro e a iniciativa UN80, a ONU procura renovar os alicerces da cooperação internacional e garantir que pode cumprir as suas promessas para as pessoas em todo o mundo.

Sugestão de Leitura
«Conflito Angolano. Conflito sui generis. Analisando o papel da ONU» (ed. 2015).
Autor: Campos Vieira Campos (n. Luanda)

Nações Unidas Angola

𝐎𝐥𝐚́, Voltamos às "lives" para marcar o arranque da terceira temporada de «Encontro com Leitores», que tem como objectiv...
22/10/2025

𝐎𝐥𝐚́,

Voltamos às "lives" para marcar o arranque da terceira temporada de «Encontro com Leitores», que tem como objectivo estabelecer proximidade entre leitores e escritores, facilitando o diálogo em torno dos livros que publicam.

A primeira edição junta o escritor Sérgio Fernandes e a crítica e revisora literária Edmira Cariango Manuel à conversa com Sedrick de Carvalho, nosso coordenador editorial e autor do livro «Saudades dos Tempos Que Não Vivemos».

O Encontro será no dia 31 de Outubro, às 21H, com transmissão no Facebook e Instagram da ELIVULU Editora.

Celebrado de cinco em cinco anos, a 20 de Outubro, data e periodicidade estabelecidas pela Assembleia Geral da ONU. Esta...
20/10/2025

Celebrado de cinco em cinco anos, a 20 de Outubro, data e periodicidade estabelecidas pela Assembleia Geral da ONU. Esta data procura assinalar a importância das estatísticas oficiais e o seu valor, enquanto bem público, no poder de decisão dos governantes, organizações e cidadãos.

Em 2025, o tema é «A impulsionar a mudança com estatísticas e dados de qualidade para todos». Dados fiáveis sustentam a formulação eficaz de políticas, o planeamento económico e o desenvolvimento social, especialmente no mundo complexo de hoje.

Sugestão de Leitura
«Estatística Aplicada. Exercícios Resolvidos e Propostos» (ed. 2016).
Autor: Nlando Mia Veta André (n. Mbanza Congo)

4ª EDIÇÃO DO PRÉMIO POESIA OEIRASEstá aberta a fase de candidaturas à 4ª Edição do Prémio de Poesia de Oeiras, dedicado ...
17/10/2025

4ª EDIÇÃO DO PRÉMIO POESIA OEIRAS

Está aberta a fase de candidaturas à 4ª Edição do Prémio de Poesia de Oeiras, dedicado a poetas naturais dos países da . O Prémio de Poesia de Oeiras tem por objectivo galardoar trabalhos de poesia com elevada qualidade literária de autores de Língua Portuguesa.

Encontre os procedimentos e faça a sua candidatura na plataforma do Prémio de Poesia de Oeiras https://premiopoeiras.oeiras.pt

Município de Oeiras

O objectivo geral do Dia Mundial da Saúde Mental é aumentar a conscientização sobre questões de saúde mental em todo o m...
10/10/2025

O objectivo geral do Dia Mundial da Saúde Mental é aumentar a conscientização sobre questões de saúde mental em todo o mundo e mobilizar esforços em apoio à saúde mental. O dia oferece uma oportunidade para todas as partes interessadas que trabalham em questões de saúde mental falarem sobre seu trabalho e o que mais precisa ser feito para tornar os cuidados de saúde mental uma realidade para pessoas em todo o mundo.

Fonte: Nações Unidas

Sugestão de Leitura
«Saúde física e mental no trabalho: Psicologia ergonómica» (ed. 2021).
Autor: Benvindo.Mauia (n. Maquela do Zombo)

O Prémio Nobel da Literatura de 2025 foi atribuído ao escritor húngaro László Krasznahorkai, "pela sua obra convincente ...
09/10/2025

O Prémio Nobel da Literatura de 2025 foi atribuído ao escritor húngaro László Krasznahorkai, "pela sua obra convincente e visionária que, no meio de um terror apocalíptico, reafirma o poder da arte", anunciou o secretário permanente da Academia Sueca em Estocolmo.

Era o escritor que liderava a preferência nas casas de apostas, autor de romances, contos e guiões, além de trabalhar com o realizador Béla Tarr.

László Krasznahorkai "é um grande escritor épico da tradição da Europa Central, que se estende de Kafka a Thomas Bernhard, e é caracterizado pelo absurdo e pelo excesso grotesco", descreve o Comité Nobel.

A poeta e historiadora angolana Ana Paula Tavares é a vencedora da 37.ª edição do Prémio Camões, no valor de 100 mil eur...
08/10/2025

A poeta e historiadora angolana Ana Paula Tavares é a vencedora da 37.ª edição do Prémio Camões, no valor de 100 mil euros. O júri decidiu atribuir o prémio pela sua fecunda e coerente trajectória de criação estética e, em especial o seu resgate de dignidade da poesia, segundo o comunicado enviado esta tarde pela Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (Livro.DGLAB).

O Prémio Camões, que reconheceu esta quarta-feira a escritora angolana Ana Paula Tavares, tem sido atribuído sobretudo a autores do Brasil e de Portugal, e em 36 anos de história do galardão apenas foram distinguidas outras oito mulheres.

Além de Brasil e Portugal, com 15 e 14 premiados, respectivamente, o Prémio Camões foi ainda atribuído a três personalidades literárias de Moçambique, duas de Cabo Verde e duas de Angola, para além do luso-angolano Luandino Vieira.

Ana Paula Tavares junta-se a oito outras mulheres que receberam este galardão. As autoras brasileiras Rachel Queiroz (1993), Lygia Fagundes Telles (2005) e Adélia Prado, as portuguesas Sophia de Mello Breyner Andresen (1999), Maria Velho da Costa (2002), Agustina Bessa-Luís (2004) e Hélia Correia (2015) e a moçambicana Paulina Chiziane (2021).

Leia mais no Jornal Folha 8 https://jornalf8.net/2025/ana-paula-tavares-vence-premio-camoes-2025/

Endereço

Avenida De Portugal, N. º 89 C, Entrepiso, Kinaxixi
Luanda

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 09:00 - 17:00
Terça-feira 09:00 - 17:00
Quarta-feira 09:00 - 17:00
Quinta-feira 09:00 - 17:00
Sexta-feira 09:00 - 17:00

Telefone

+244222791760

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando 𝐄𝐋𝐈𝐕𝐔𝐋𝐔 𝐄𝐃𝐈𝐓𝐎𝐑𝐀 publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar

Categoria