11/11/2025
Thomas Fuller, um africano vendido como escravo em 1724 aos 14 anos, ficou conhecido como o "Calculador da Virgínia" devido à sua extraordinária capacidade de resolver problemas matemáticos complexos na mente. Certa vez, foi perguntado quantos segundos havia em um ano. Com uma resposta rápida, ele disse: "31.536.000 segundos."
Em outra ocasião, perguntaram-lhe quantos segundos um homem que tem 70 anos, 17 dias e 12 horas havia vivido. Em apenas um minuto e meio, Fuller respondeu: "2.210.500.800."
Um dos homens, que estava resolvendo o problema no papel, disse a Fuller que ele estava errado, pois a resposta era muito menor. Fuller, então, respondeu rapidamente:
"Não, você se esqueceu dos anos bissextos."
Ao considerar os anos bissextos, as somas coincidiram.
Thomas Fuller foi um dos primeiros casos registrados da síndrome do homem sábio. Em 1789, Benjamin Rush, o pai da psiquiatria americana, descreveu sua incrível habilidade de calcular, sem qualquer educação formal ou formação matemática. Sua habilidade foi utilizada como um argumento que provava que os afro-americanos escravizados eram igualmente inteligentes aos brancos, alimentando discussões pró-abolicionistas da época.