22/09/2025
NANDO RAFAEL "HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO, EXPECTATIVAS E O SONHO DE ABRIR UMA ACADEMIA DE FUTEBOL EM ANGOLA"
Por Yasser Nóbrega Henriques
Nando Rafael; um atacante com uma cicatriz em tamanho real. Fugiu da guerra em Angola ainda criança com os seus tios, rumou para Holanda após a sua família ter sido assassinada no seu país natal. O seu amor pelo futebol foi a sua salvação. A história de Rafael e o seu auge como jogador do Ajax estão resumidos no documentário "Nando Rafael's Cup Fairytale".
O seu momento de fama surgiu durante a campanha do Ajax 2 na Taça da Holanda, na época 2001/2002. As reservas de Amesterdão chegaram às meias-finais depois de derrotarem equipas como o HFC Haarlem, Telstar, De Graafschap, FC Volendam e FC Twente. O FC Utrecht só se mostrou demasiado forte na meia-final.
"Nessa idade, só sonhava com futebol todos os dias. Queria jogar em estádios cheios, perante adeptos que gritassem o meu nome e marcassem muitos golos. Essa era a minha motivação. Não conseguia imaginar como seria não ser jogador de futebol. O meu tio, Eduardo Carvalho, apoiou-me completamente. É um grande fã de futebol. Um tipo fantástico" disse.
Nando Rafael esperava realizar o seu sonho ao vestir a camisola do Ajax e da seleção holandesa. No entanto, o antigo avançado, agora com quarenta e um anos, brilhou na Bundesliga e vestiu os equipamentos da Alemanha(selecções jovens) e, mais tarde, de Angola(CAN 2012).
Depois de o seu contrato com o VfL Bochum, que estava prestes a expirar, não ter sido renovado em meados de 2016 e de um empreendimento na Indonésia não se ter concretizado devido a regulamentos burocráticos, Rafael não ficou parado. Está a trabalhar como agente para uma grande agência alemã, é treinador de jogadores e pretende daqui há pouco tempo, abrir a sua academia de futebol em Angola. "O futebol é mais do que apenas correr atrás da bola...Ajudo os jogadores mental e atleticamente. Muitos psicólogos nunca jogaram futebol.
Muitos preparadores físicos não têm experiência com psicologia, não sabem como é o futebol profissional e não vivenciaram o que eu vivi. Cresci a jogar futebol profissionalmente e joguei ao mais alto nível até aos 32 anos."
Nando Rafael realizou 3 jogos oficiais por Angola
Em 314 jogos durante a sua carreira profissional desportiva, marcou 96 golos.