12/01/2026
NÚMERO DE ENTERROS (ÓBITOS) REALIZADOS EM LUANDA É PREOCUPANTE
(Siga a página)
O número de pessoas que morrem diariamente em Luanda é traumatizante.
Muitas mortes pela insuficiência de qualidade ambiental, não inalamos ultimamente ar de grande oxigenação para saúde humana.
Temos grande e profundo desnutrição humana, as pessoas hoje comem e sobrevivem ,retirando a qualidade e estabilidade funcional orgânica das funções vitais. Recaimos nunca incapacidade multifuncional orgânica, não resistimos aos choques sociais e patológicos, tudo pela má nutrição generalizada.
Temos a maior causa das mortes que é a malária, muitos dos cidadãos vivem com hepatites, HIV, e outras doenças degenerativas crónicas, não tem boa alimentação nem refeições equilibradas ,são alvos de ataques sociais e de natureza fisiopatologica,ou seja,muitos que já sofrem de hepatites,diabetes, HIV e outras doenças, ao serem atacados por um paludismo, com a insuficiência de alimentação saudável ou por não ter aonde tirar para nutrir o organismo e ganhar a suficiência e resistência aos invasores, o estado imunológico acaba não lutar com os agentes infecciosos e agressivos aos tecidos vitais.
Temos outro factor, da saúde mental, nós vivemos um problema sério e profundo também do transtorno psicossocial, a turbulência social é uma das causas que influência nas mortes prematuras dos nossos cidadãos, todo mundo aqui anda frustrado do seu jeito e da sua maneira, resultado suicídio colectivo ou isolado.
Fatores inibitórios toxicodependentes, medicamentos usados para certas patologias, por tantos anos e meses serem usados constantemente para as mesmas condições e doenças, ganharam resistência, ao invés de curar acabam matando os consumidores dependentes, isso,ninguém deve e pode falar,importante é receber receitas, há protocolos não mereciam ser usados mais na saúde pública, devemos rever os critérios das posologias administradas,alguém com HIV, hepatites, diabetes, com má alimentação ou já com desnutrição, não merece ser dado um antipaludico resistente ao vector, em vez de curar vai ao óbito prematuramente.
Acidentes, problema de educação social e espirituais,não é normal num dia pode ocorrer 5 a 10 acidentes ,resultando em várias mortes, os espiritualistas deveriam orar mais,boa intercessão espiritual social.
Epha,poderia falar muita coisa sobre mortes,aqui em Luanda particularmente, mas prefiro parar por aqui.
Hoje acordar e ouvir a voz de alguém é um luxo.
João José virologista e Naturoterapeuta