Islão é a minha religião

Islão é a minha religião Luanda

05/09/2026

O PROFETA MUHAMMAD ﷺ: UMA MISERICÓRDIA PARA TODA A HUMANIDADE

*Parte 4️⃣ — A Sunnah do Profeta ﷺ: Do Conhecimento à Prática*

Bismilláhir-Rahmánir-Rahím.

Queridos irmãos e irmãs,

Ao longo destas lembranças, falámos sobre a vida do Profeta Muhammad ﷺ, sobre o amor por ele e sobre o seu excelente caráter.

Hoje chegamos a uma questão fundamental:

*O que fazemos com aquilo que aprendemos da Sunnah?*

O conhecimento só produz frutos quando é acompanhado pela prática.

Allah تعالى diz:

*«لَّقَدْ كَانَ لَكُمْ فِي رَسُولِ اللَّهِ أُسْوَةٌ حَسَنَةٌ*

“Certamente, tendes no Mensageiro de Allah um excelente exemplo.”
Al-Ahzáb 33:21»

O Profeta ﷺ não veio apenas para nos transmitir conhecimento. Ele veio para nos ensinar, através das suas palavras e ações, como viver de acordo com a orientação de Allah.

*1. Conhecer a Sunnah*

O primeiro passo é procurar conhecimento correto sobre o Profeta ﷺ: conhecer os seus ensinamentos, a sua maneira de adorar Allah, o seu caráter e a forma como tratava as pessoas.

Mas o conhecimento, por si só, não é suficiente.

Devemos perguntar:

*“O que estou a fazer com aquilo que aprendi?”*

*2. Praticar a Sunnah*

O verdadeiro amor pela Sunnah manifesta-se nas nossas ações.

Se aprendemos sobre a importância da Sualah, devemos cuidar das nossas orações.

Se aprendemos sobre a honestidade, devemos ser honestos.

Se aprendemos sobre a misericórdia, devemos ser misericordiosos.

Se aprendemos sobre o bom tratamento da família, devemos melhorar a forma como tratamos os nossos familiares.

*A Sunnah deve sair dos livros e entrar nas nossas vidas.*

*3. A Sunnah dentro da família*

O Profeta ﷺ disse:

«خَيْرُكُمْ خَيْرُكُمْ لِأَهْلِهِ

“ *Os melhores de vós são aqueles que são melhores para as suas famílias.”*
Al-Tirmizhi»

Portanto, seguir a Sunnah não significa apenas realizar atos de adoração. Significa também ser um bom marido, uma boa esposa, um bom pai, uma boa mãe, um bom filho e um bom vizinho.

*4. A Sunnah na comunidade*

Uma comunidade que segue a Sunnah deve ser uma comunidade de fraternidade, justiça, confiança e misericórdia.

Não devemos utilizar o conhecimento religioso para humilhar os outros, criar conflitos ou demonstrar superioridade.

O conhecimento deve produzir humildade e bom caráter.

O Profeta ﷺ disse:

«مَنْ لَا يَرْحَمْ لَا يُرْحَمْ

*“Quem não demonstra misericórdia não receberá misericórdia.”*
Suahih al-Bukhari e Suahih Muslim»

*5. Começar pelas pequenas coisas*

Não precisamos esperar por grandes oportunidades para praticar a Sunnah.

*Podemos começar:*

- Cumprimentando com Salám;
- Dizendo a verdade;
- Sorrindo para o nosso irmão;
- Ajudando os necessitados;
- Respeitando os pais;
- Tratando bem os vizinhos;
- Perdoando aqueles que nos prejudicam;
- Mantendo as nossas orações;
- Enviando Sualah e Salám sobre o Profeta ﷺ.

Pequenas ações, quando feitas com sinceridade e constância, podem tornar-se grandes diante de Allah.

Conclusão

Queridos irmãos e irmãs,

Não devemos ser apenas conhecedores da Sunnah; devemos ser praticantes da Sunnah.

Não basta saber como o Profeta ﷺ vivia. Precisamos perguntar como podemos viver à maneira que ele nos ensinou.

O conhecimento deve transformar o comportamento, a Sunnah deve transformar a família e a família deve contribuir para transformar a comunidade.

Que Allah تعالى nos conceda conhecimento benéfico, capacidade de colocá-lo em prática e sinceridade para seguir a Sunnah do Seu amado Mensageiro Muhammad ﷺ.

اللَّهُمَّ وَفِّقْنَا لِاتِّبَاعِ سُنَّةِ نَبِيِّكَ مُحَمَّدٍ ﷺ، وَاحْشُرْنَا مَعَهُ يَوْمَ الْقِيَامَةِ.

*“Ó Allah, concede-nos êxito para seguirmos a Sunnah do Teu Profeta Muhammad ﷺ e reúne-nos com ele no Dia da Ressurreição.”*

Amín 🤲

Madrassah Ummahátul Mu'minín
Mariam Chám

MINHA BEST! MINHA BESTMINHA BESTNão pode ser aquela com quem andas a ch**ar gelados e a fazer fotos em exibição nas rede...
27/08/2026

MINHA BEST! MINHA BEST

MINHA BEST

Não pode ser aquela com quem andas a ch**ar gelados e a fazer fotos em exibição nas redes sociais e não se importam com o momento da oração e os pecados, por mínimos que sejam; ABRA O OLHO!

MINHA BEST

Não pode ser aquela que mesmo quando estás errada concorda contigo só para manter a amizade e as aparências; NÃO F**A BURRA!

MINHA BEST

Não pode ser aquela que não te impede de falar mal da outra ou do outro na ausência e até te apoia no ódio contra sua irmã Muçulmana em vez de reconciliar-vos. NÃO SEJA EMOTIVA! RACIOCINE!

MINHA BEST

Não pode ser aquela que te incentiva no chulo aos irmãos estrangeiros ou comerciantes só porque ele mostrou fraqueza em ti. SEJA VIGILANTE!

MINHA BEST

Não pode ser aquela que se junta a ti cegamente para agredir a outra Muçulmana ou postá-la nas redes sociais só porque ela aceitou casar com o teu marido; REFLICTA!

MINHA BEST

Não pode ser aquela que te elogia e sempre coloca adoro nos teus post mesmo quando publicas fotos sem Hijab e te ajuda a ofender quem te critica ou mostra a falha; DESCONFIE DESSA BESTICE.

——————————————|❌

TUA BEST deve ser aquela que te lembra da oração mesmo em dia de casamento e não se importa que estrague a tua maquiagem; APEGUE-SE A ELA!

TUA BEST deve ser aquela que te previne da fornicação, do adultério e te ajuda a fugir da oferta de trezentos ou quinhentos mil do Sidy ou do Diallo para manter a tua castidade; CONFIE NESTA!

TUA BEST deve ser aquela que põe calma e te impede de falar mal da outra e te critica quando o erro está em ti e não precisa te agradar para esconder o teu erro; RESPEITE!

TUA BEST deve ser aquela que te alerta do perigo das tuas danças badaladas no Tik Tok e a as festas noturnas e te diz: você é MUÇULMANA! Acorda! AGRADEÇA!

TUA BEST deve ser aquela que te incentiva e te ajuda a estudar o Alcorão Sagrado e te convida aos melhores actos de adoração, tais como: caridade, reconciliar as pessoas e a oração. FAÇA DU’Ā PARA ELA.

TUA BEST deve ser aquela que te complica o sistema quando você ultrapassa os limites do Islam e te aconselha em privado nos melhores termos. DIZ AL HAMDULILLAH!

TUA BEST

Deve ser aquela que te lembra dos excessos naquela moda que agora estamos imitando também, o tal Chá de Panela ou na aplicação das unhas e pestanas longas e roupas transparentes no dia do teu NIKAH que te fazem odiar a oração porque deves fazer a ablução; ABRACE ELA.

TUA BEST

Deve ser aquela que ao ler este post vai te dizer: é verdade o que este escreveu e pedimos que ALLAH lhe pague e perdoe seus pecados e nos proteja a todos desses males. DIGA AMIN E FIQUE CALMA!

A TUA BEST

Não deve ser aquela que ao ler contigo esta publicação vai te dizer:

"Este irmão anda muito armado em santo mas também é outro ERRADO e BANDIDO!

QUESTIONE-SE SE É MESMO TUA BEST OU UMA BESTA!

———————————-

O ERRADO não é ERRAR.
ERRADO é você pensar que eu não ERRO.

- MINHA BEST

✍🏾__ Ahmad Nlandu

25/08/2026

*O PERIGO DOS FALSOS LÍDERES*

Thawbān (رضي الله عنه), o Mensageiro de ALLAH ﷺ disse:

«O que mais temo para a minha Ummah são os imames (líderes) desviados.»

[Narrado por al-Tirmidhī رحمه الله].

ʿUmar Ibn al-Khaṭṭāb (رضي الله عنه), o Mensageiro de ALLAH ﷺ disse:

«O que mais temo para a minha Ummah é todo hipócrita eloquente de língua.»

[Relatado por Ahmad – رحمه الله | em seu Musnad].

Pessoas das quais não se deve tomar nem religião nem conhecimento. Juro por ALLAH que peço a Ele que guie aqueles que os seguem.

Lição:
A eloquência e a fama não são sinais de verdade. Muitos líderes e pregadores podem desviar as pessoas com palavras bonitas, mas sem fundamento no Qur’an e Sunnah.

Ó ALLAH, protege-nos dos líderes enganadores e guia-nos para estudiosos sinceros que sigam a verdade.

آمين

É VERDADE QUE ANGOLA PASSOU A PROIBIR OU USO DA BURQAH?______________________🔰 ESCLARECIMENTOSÉ importante esclarecer qu...
18/08/2026

É VERDADE QUE ANGOLA PASSOU A PROIBIR OU USO DA BURQAH?
______________________

🔰 ESCLARECIMENTOS

É importante esclarecer que a proposta de alteração da Lei sobre a Liberdade de Religião e de Culto não proíbe o uso da burqa. A medida pretende impedir que o seu uso seja exigido obrigatoriamente aos fiéis. Portanto, uma mulher que queira usar a burqa por sua própria convicção religiosa não estaria, por essa disposição, proibida de fazê-lo.

Contudo, é legítimo questionar a necessidade e o enquadramento desta medida no contexto angolano. A legislação deve responder a problemas concretos, sustentados por factos e por uma necessidade social real, considerando o espaço e o tempo em que é aplicada.

Até onde é publicamente demonstrado, não se evidencia em Angola um problema social de dimensão que justifique colocar especificamente esta questão no centro da legislação sobre liberdade religiosa. Por isso, a medida pode suscitar a percepção de que se dirige, na prática, a uma comunidade religiosa específica, particularmente a comunidade muçulmana.

Angola tem a sua própria realidade social, cultural e jurídica. Importar soluções legislativas de outros países, como Portugal, sem demonstrar a existência do mesmo problema no contexto angolano, merece reflexão crítica. O legislador deve legislar a partir das necessidades de Angola, e não simplesmente reproduzir tendências legislativas externas.

A comunidade muçulmana deve, por isso, conhecer exatamente o conteúdo da proposta: não confundir a limitação à exigência obrigatória com uma proibição geral da burqa. Ao mesmo tempo, é legítimo exigir do legislador fundamentação objetiva, proporcionalidade e respeito pela liberdade religiosa constitucionalmente protegida.

~ Ahmad Nlandu |

Islão é Paz, Pureza e submissão total voluntária nas leis de Deus... Ser muçulmano significa ser submisso voluntariament...
17/08/2026

Islão é Paz, Pureza e submissão total voluntária nas leis de Deus...

Ser muçulmano significa ser submisso voluntariamente a Deus!

15/08/2026

╭━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━╮
أَيُّهُمَا أَفْضَلُ؟
الغَنِيُّ الشَّاكِرُ أَمِ الفَقِيرُ الصَّابِرُ؟
╰━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━╯

*QUAL É MELHOR: O RICO AGRADECIDO OU O POBRE PACIENTE?*

Esta é uma questão antiga que foi discutida pelos estudiosos.

Segundo a opinião considerada mais forte pelo Shaykh al-Islām Ibn Taymiyyah رحمه الله, uma pessoa não é considerada melhor simplesmente por ser rica, nem simplesmente por ser pobre. O verdadeiro critério é a taqwā o temor e a obediência a Allah.

O Shaykh al-Islām Ibn Taymiyyah رحمه الله disse:

«“As pessoas divergiram sobre quem é melhor: o pobre paciente ou o rico agradecido? A opinião correta é que o melhor dos dois é aquele que tem mais temor de Allah. Se ambos forem iguais em taqwā, terão o mesmo grau.”»

> Majmūʿ al-Fatāwā, 11/21.

━━━━━━━━━━━━━━━━━━

وَمِــــنْ تَفْصِــــيلِهِ رَحِــــمَهُ اللهُ

Ibn Taymiyyah رحمه الله explicou ainda que os pobres podem entrar no Paraíso antes dos ricos, pois os ricos terão de prestar contas sobre a riqueza que Allah lhes concedeu.

Porém, isso não significa que todo pobre seja superior a todo rico.

Se um rico possuir mais boas ações e tiver maior taqwā do que um pobre, poderá alcançar um grau mais elevado no Paraíso, mesmo que entre nele depois.

O Imam Aḥmad ibn Ḥanbal رحمه الله teve duas opiniões sobre esta questão. Ibn al-Qayyim رحمه الله mencionou:

«“Foi transmitido do Imam Aḥmad duas opiniões: a primeira é que o pobre paciente é melhor que o rico agradecido, e esta é a opinião mais correta; a segunda é que o rico agradecido é melhor.”»

Ibn al-Qayyim رحمه الله também explicou que as evidências de ambos os lados são fortes, e que devemos seguir aquilo que a evidência demonstra.

━━━━━━━━━━━━━━━━━━

الخُــــلَاصَــــةُ وَالفَــــائِــــدَةُ

*🔖 A pobreza, por si só, não é uma virtude; e a riqueza, por si só, também não é uma virtude.*

O que realmente eleva uma pessoa diante de Allah é:

الإِيمَــــانُ • التَّقْــــوَى • الصَّــــبْــــرُ • الشُّــــكْــــرُ • الطَّــــاعَــــةُ

A fé, a taqwā, a paciência, a gratidão, a obediência e o uso correto das bênçãos que Allah concedeu.

Se o rico for mais temente a Allah, mais obediente e mais generoso, ele será melhor.

E se o pobre for mais temente, mais paciente e mais obediente, ele será melhor.

> ╭━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━╮

فَالعِبْرَةُ لَيْسَتْ بِكَثْرَةِ المَالِ، وَلَا بِقِلَّتِهِ، وَلَكِنْ بِالتَّقْوَى.

> ╰━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━╯

A verdadeira superioridade não está na quantidade de dinheiro que uma pessoa possui, mas na quantidade de taqwā que existe em seu coração.

_Que Allah nos conceda riqueza acompanhada de gratidão, pobreza acompanhada de paciência e, acima de tudo, um coração cheio de taqwā. آمين._

14/08/2026
Bintara Bushima: abraçou o Islão com a família, memorizou o Alcorão em cinco meses e venceu no BurundiMeca — Arábia Saud...
13/08/2026

Bintara Bushima: abraçou o Islão com a família, memorizou o Alcorão em cinco meses e venceu no Burundi

Meca — Arábia Saudita | Azeer Mídia

A história de Bintara Bushima Amin, da República do Burundi, está a chamar a atenção durante a 46.ª edição do Concurso Internacional Rei Abdulaziz para a Memorização, Recitação e Interpretação do Alcorão, realizado na Mesquita Sagrada, em Meca.

Aos 14 anos, Bintara iniciou uma nova etapa da sua vida ao conhecer o Islão através de um amigo muçulmano. Segundo o relato divulgado pela imprensa saudita, os ensinamentos e os valores da religião tocaram-no profundamente, levando-o a abraçar o Islão. A decisão foi acompanhada por quatro membros da sua família, incluindo os seus pais e uma irmã, que também aceitaram o Islão.

Pouco depois, começou a estudar e memorizar o Alcorão. Com grande dedicação, conseguiu memorizar o Livro Sagrado na íntegra em apenas cinco meses. Depois da memorização, continuou o processo de revisão e consolidação até alcançar um domínio mais sólido daquilo que havia aprendido.

Da conversão à vitória no Burundi

A memorização do Alcorão foi apenas o início de uma trajetória que o levaria a uma competição internacional.

Depois de concluir a sua preparação, Bintara participou numa competição local no Burundi que reuniu cerca de 500 concorrentes. O jovem conseguiu conquistar o primeiro lugar, resultado que lhe garantiu a oportunidade de representar o seu país no Concurso Internacional Rei Abdulaziz.

Assim, em aproximadamente um ano, a sua trajetória passou por etapas marcantes: conheceu o Islão, abraçou a fé juntamente com membros da sua família, memorizou o Alcorão, venceu uma competição nacional no Burundi e chegou a Meca para participar numa das mais importantes competições corânicas internacionais.

De Burundi para Meca

A 46.ª edição do Concurso Internacional Rei Abdulaziz reúne 334 participantes, homens e mulheres, provenientes de 133 países, segundo informações oficiais do Ministério dos Assuntos Islâmicos, da Dawah e da Orientação da Arábia Saudita. A edição atual representa uma das maiores participações registadas na história da competição.

A competição é organizada pelo Ministério dos Assuntos Islâmicos, da Dawah e da Orientação da Arábia Saudita e realiza-se na Mesquita Sagrada, em Meca. O concurso inclui áreas relacionadas com a memorização, recitação e interpretação do Alcorão, reunindo participantes de diferentes partes do mundo.

Para Bintara, no entanto, a participação representa muito mais do que uma competição. É o ponto alto de uma caminhada que começou apenas um ano antes, quando, aos 14 anos, teve o primeiro contacto com o Islão.

Uma história de dedicação ao Alcorão

O percurso de Bintara destaca sobretudo a força da dedicação e da perseverança. A sua história mostra como o estudo do Alcorão pode tornar-se parte central da vida de uma pessoa em pouco tempo quando acompanhado de determinação, orientação e continuidade.

O jovem reconheceu o papel daqueles que o ajudaram na sua caminhada e expressou agradecimento à liderança da Arábia Saudita pelo cuidado dedicado ao Alcorão e aos seus memorizadores, bem como ao Ministério dos Assuntos Islâmicos pela receção, hospitalidade e organização proporcionadas aos participantes.

A própria natureza do Concurso Rei Abdulaziz procura promover a memorização, a boa recitação e a compreensão do Alcorão, além de incentivar jovens muçulmanos de diferentes países a manterem uma ligação contínua com o Livro Sagrado. A Agência de Imprensa Saudita (SPA) destaca que a competição se consolidou como uma importante plataforma internacional de serviço ao Alcorão e de aproximação entre povos.

Um percurso que começou com uma simples oportunidade

A história de Bintara Bushima deixa uma mensagem particularmente humana: a sua caminhada começou quando um amigo decidiu apresentar-lhe o Islão. A partir daquele contacto, surgiu uma transformação que, em poucos meses, o levou a memorizar integralmente o Alcorão e, posteriormente, a vencer uma competição no seu próprio país.

Agora, em Meca, Bintara encontra-se entre centenas de participantes vindos de diferentes continentes, levando consigo não apenas a representação do Burundi, mas também a história pessoal de alguém que encontrou no Alcorão uma nova direção para a sua vida.

A sua trajetória recorda que grandes mudanças podem começar com um pequeno passo — e que o caminho do conhecimento exige, acima de tudo, dedicação, paciência e perseverança.

Fonte principal: Ministério dos Assuntos Islâmicos, da Dawah e da Orientação da Arábia Saudita.
Fontes complementares: Agência de Imprensa Saudita (SPA) e jornal Al-Madina.

*Temor a Allah e Bom Caráter*Assalamu 'alaykum wa rahmatullahi wa barakatuh.Que a paz, as bênçãos e a misericórdia de Al...
13/08/2026

*Temor a Allah e Bom Caráter*

Assalamu 'alaykum wa rahmatullahi wa barakatuh.

Que a paz, as bênçãos e a misericórdia de Allah estejam sobre o nosso amado Profeta Muhammad ﷺ, sobre a sua família e os seus nobres companheiros.

Feliz quinta-feira! Allah está no comando de tudo. Nada acontece por acaso; tudo acontece pela vontade e pelo conhecimento de Allah.

Irmãos, tenhamos temor de Allah e lembremo-nos de que estamos apenas de passagem neste mundo. Neste mundo, tudo aquilo que fazemos ou plantamos é o que, de alguma forma, iremos colher. Se você plantar uma laranjeira, colherá laranjas; mas, se plantar um limoeiro, colherá limões.

Allah, o Altíssimo, diz:

*﴿فَمَن يَعْمَلْ مِثْقَالَ ذَرَّةٍ خَيْرًا يَرَهُ ۝ وَمَن يَعْمَلْ مِثْقَالَ ذَرَّةٍ شَرًّا يَرَهُ﴾*

“Então, quem fizer o peso de um átomo de bem, vê-lo-á; e quem fizer o peso de um átomo de mal, vê-lo-á.”
📖 Alcorão, 99:7–8

Por isso, irmãos, tenhamos muito cuidado para não humilhar os outros. Alguns dos nossos irmãos têm o hábito de humilhar pessoas que não pertencem à mesma religião. Tenhamos cuidado! A vida não é determinada apenas pela forma como começa, mas também pela forma como termina.

O Mensageiro de Allah ﷺ ensinou-nos:

*«إِنَّمَا الأَعْمَالُ بِالخَوَاتِيمِ»*

“Certamente, as ações são julgadas pelos seus finais.”
📚 Sahih al-Bukhari, 6607

Por isso, não devemos julgar, desprezar ou humilhar ninguém. A orientação pertence a Allah, e ninguém sabe como será o seu próprio fim.

Nós somos muçulmanos e devemos mostrar ao mundo, através das nossas atitudes, que somos diferentes, apresentando as boas maneiras e os ensinamentos da nossa religião. Devemos ser exemplos de bom caráter, respeito, misericórdia, honestidade e boa convivência.

*Allah diz:*

﴿وَقُولُوا لِلنَّاسِ حُسْنًا﴾

*“E falai aos homens com boas palavras.”*
📖 Alcorão, 2:83

Portanto, vamos ter uma boa convivência com os nossos vizinhos, colegas, amigos, familiares e com todas as pessoas, independentemente da sua religião. O nosso comportamento pode ser uma forma de da'wah. Muitas vezes, as pessoas conhecem o Islão primeiro através das nossas atitudes antes mesmo de conhecerem os seus ensinamentos.

Que Allah nos conceda um bom caráter, nos proteja da arrogância, da humilhação dos outros e da injustiça, e nos permita terminar a nossa vida na fé e na obediência a Ele.

اللَّهُمَّ اهْدِنَا وَأَصْلِحْ قُلُوبَنَا، وَحَسِّنْ أَخْلَاقَنَا، وَثَبِّتْنَا عَلَى دِينِكَ، وَارْزُقْنَا حُسْنَ الْخَاتِمَةِ، وَاجْعَلْنَا سَبَبًا لِلْخَيْرِ وَالْمَحَبَّةِ وَالسَّلَامِ بَيْنَ النَّاسِ.

*“Ó Allah, guia-nos, corrige os nossos corações, aperfeiçoa o nosso caráter, firma-nos na Tua religião, concede-nos um bom fim e faz de nós instrumentos de bondade, amor e paz entre as pessoas.”*

اللَّهُمَّ آمِين.

Que Allah nos guie a todos pela Senda Reta, aceite as nossas boas ações e nos conceda um bom fim.

Ámin, Yá Rabbal Álamín 🤲

*Texto*: Mariam Chám.
Revisão: *Mússa Franco*

Endereço

Rua 7
Luanda

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Islão é a minha religião publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Islão é a minha religião:

Compartilhar