28/07/2025
PARALISAÇÃO DOS TAXISTAS EM LUANDA REGISTA ATOS DE VANDALISMO NO PRIMEIRO DIA
LUANDA, 28 de Julho de 2025 – A cidade capital foi palco, nesta segunda-feira, do início da paralisação anunciada pela Associação Nacional dos Taxistas de Angola (ANATA), em protesto contra a contínua subida dos preços dos combustíveis, situação que tem dificultado a sustentabilidade da atividade dos operadores de táxi.
A paralisação, agendada para os dias 28, 29 e 30 de julho, visava inicialmente a suspensão pacífica dos serviços de transporte, como forma de sensibilização das autoridades sobre o impacto da atual conjuntura económica no setor. Contudo, o cenário vivido neste primeiro dia distanciou-se do previsto.
Ao longo do dia, foram registados vários episódios de vandalismo em diferentes zonas da cidade de Luanda. Infraestruturas públicas e privadas Freshmart, Angomart, Tecno, Unitel e entre outras, foram alvo de destruição, provocando prejuízos materiais consideráveis e gerando insegurança entre os cidadãos. Estas ações, classificadas como inaceitáveis pelas autoridades e por diversos setores da sociedade civil, mancham a natureza reivindicativa da manifestação.
Apesar da presença das forças da ordem pública com o objetivo de garantir a estabilidade e a segurança dos cidadãos, algumas situações fugiram ao controlo, resultando disparos direcionados, em danos materiais e transtornos significativos para quem se encontrava nas imediações dos incidentes.
As autoridades competentes estão a acompanhar o desenrolar da paralisação e apelam à calma e à responsabilidade cívica dos manifestantes, sublinhando que o exercício de qualquer direito deve respeitar os limites da lei e da convivência pacífica.
Espera-se que, nos próximos dias, a manifestação/paralização decorra de forma ordeira, priorizando o diálogo e o respeito pelo bem comum, sem prejuízo à integridade física, moral e patrimonial dos cidadãos.
Actualidade, informação credível e confiança.
Platina Line Sinai Velho
O seu portal de sempre!
936462019