Jornal Mercado Angola

  • Home
  • Jornal Mercado Angola

Jornal Mercado Angola Jornal Mercado é um jornal de economia e finanças. Somos o Jornal Mercado um jornal de economia e finanças.
(1)

Temos como missão fazer uma abordagem analítica e profunda aos mercados desde os mercados comuns, capitais, livre, financeiro, monetário e mercado de trabalho. A nossa missão é fazer uma abordagem analítica e profunda aos mercados desde os mercados comum, capitais, livre, financeiro monetário ao trabalho. Ajude-nos a crescer deixa o teu like convide seus amigos. :) ABRA O MERCADO... OLHE MAIS LONGE

O Executivo angolano assinou recentemente, na sede do Banco de Poupança e Crédito (BPC), em Luanda, sete instrumentos fi...
29/08/2025

O Executivo angolano assinou recentemente, na sede do Banco de Poupança e Crédito (BPC), em Luanda, sete instrumentos financeiros com o objectivo de apoiar o sector agroindustrial.

A cerimónia decorreu no âmbito da reunião da Equipa Económica do Executivo, liderada pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano.

No domínio da cooperação técnica, o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) assinou um acordo com a empresa Jardins da Yoba para investigação aplicada à agricultura.

Outro memorando foi assinado entre o BDA e o Instituto de Investigação Agronómica do Huambo para promover pesquisas com aplicação directa na agricultura.

No plano financeiro, o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) e a empresa JF Fonseca formalizaram um acordo de financiamento para a instalação de uma unidade de processamento de polpas de frutas no Pólo Industrial da Catumbela. A iniciativa insere-se no programa de crédito “Transforma Aqui” e visa a utilização da produção local de manga, maracujá e ananás.

O BPC e o FADA lançaram uma linha de crédito denominada “Crédito 50 Anos”, destinada ao financiamento de 50 projetos no setor agropecuário.

O Fundo Soberano de Angola (FSA) assinou dois memorandos de entendimento. O primeiro, com a empresa Noble Group, prevê a implementação de um projecto integrado de produção de açúcar e álcool, orçado em 250 milhões USD.

O projecto inclui uma unidade com capacidade para processar 150 mil toneladas de açúcar por ano e uma destilaria com capacidade para 36 milhões de litros anuais. A operação será instalada nas províncias do Bengo e de Malanje.

O segundo memorando do FSA foi celebrado com a empresa Tropical Green, Fruits and Vegetables, para a instalação de uma unidade agrícola de mil hectares dedicada à produção de abacate para exportação, na província do Huambo. O investimento está estimado em 43,5 milhões de euros.

Leia a matéria na íntegra em www.mercado.co.ao

🇦🇴

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu cerca de 3,3% no segundo trimestre, após uma contracção de 0,5%...
29/08/2025

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu cerca de 3,3% no segundo trimestre, após uma contracção de 0,5% no primeiro trimestre, segundo dados divulgados pelo Bureau de Análises Económicas.

O desempenho da economia no período foi influenciado pelo aumento das Despesas de Consumo Pessoal, que passaram de 0,5% para 1,6%, e pela redução das Importações em 29,8%, superior à queda de 1,3% nas Exportações.

A evolução das trocas comerciais reflecte os efeitos da política comercial em vigor.

Em sentido oposto, o Investimento de Capital Fixo Bruto registou uma diminuição de 13,8%, após ter crescido 23,8% no trimestre anterior.

🇦🇴

O Índice de Preços no Produtor (IPP) registou uma variação negativa de 0,57% em Julho, após ter apresentado um crescimen...
29/08/2025

O Índice de Preços no Produtor (IPP) registou uma variação negativa de 0,57% em Julho, após ter apresentado um crescimento de 6% em Junho, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

A principal contribuição para a variação foi o comportamento dos Produtos de Energia, com uma queda de 1,34% em Julho, após um aumento de 6,82% no mês anterior.

Em seguida, a Indústria Extractiva registou uma redução de 0,73%, após um aumento de 6,68% em Junho, influenciada pelo desempenho do sector de Extracção de Petróleo e Gás Natural, que recuou 1,38% no período.

No mesmo sector, a produção média de petróleo em Julho situou-se abaixo de 1 milhão de barris por dia.

🇦🇴

Bom dia, Estimados Leitores!
29/08/2025

Bom dia, Estimados Leitores!

O Presidente da República, João Lourenço, aceitou nesta quinta-feira (28) o pedido de cessação de funções apresentado pe...
28/08/2025

O Presidente da República, João Lourenço, aceitou nesta quinta-feira (28) o pedido de cessação de funções apresentado pelo presidente do Tribunal Supremo e do Conselho Superior da Magistratura Judicial, Joel Leonardo.

De acordo com a comunicação formal remetida ao Chefe de Estado, Joel Leonardo justificou a decisão com motivos de saúde.

A Presidência da República confirmou que a cessação ocorre nos termos solicitados pelo magistrado.

🇦🇴

O Standard Bank de Angola (SBA), em parceria com o Grupo Naval, inaugurou o primeiro Ponto Azul Empresas, um espaço dedi...
27/08/2025

O Standard Bank de Angola (SBA), em parceria com o Grupo Naval, inaugurou o primeiro Ponto Azul Empresas, um espaço dedicado a micro, pequenas e médias empresas.

A nova unidade foi concebida para facilitar depósitos e outras operações bancárias, com o objectivo de reforçar a proximidade com empreendedores locais.

A cerimónia contou com a presença do governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel Dias, e do administrador municipal adjunto da Camama, Júlio Matias.

Durante o evento, o CEO do Standard Bank, Luís Teles, anunciou a abertura de mais três Pontos Azuis ainda este ano, além da expansão da rede de caixas automáticas (ATMs) e agentes bancários.

A iniciativa faz parte de uma estratégia conjunta entre o Standard Bank e o Grupo Naval para apoiar o crescimento do tecido empresarial angolano.

🇦🇴

Os preços do petróleo registam quedas esta quarta-feira, após a entrada em vigor da tarifa extra de 25% aplicada pelos E...
27/08/2025

Os preços do petróleo registam quedas esta quarta-feira, após a entrada em vigor da tarifa extra de 25% aplicada pelos Estados Unidos às importações indianas.

A medida surge no contexto da pressão de Donald Trump sobre Nova Deli para reduzir a compra de crude russo, numa tentativa de aumentar o isolamento de Moscovo e forçar avanços nas negociações para o fim da guerra na Ucrânia.

Apesar da ofensiva norte-americana, a Índia mantém as aquisições de petróleo russo. “Não há nenhuma directiva do governo indiano para suspender as compras de petróleo russo e não faz muito sentido que as refinarias tomem decisões individuais para reduzir as compras”, afirmou Vandana Hari, fundadora da Vanda Insights, em entrevista à Bloomberg.

O West Texas Intermediate (WTI), referência nos EUA, recua 0,30%, para 63,06 dólares por barril. Já o Brent, referência angolana e europeia, desvaloriza 0,27%, para 67,04 dólares.

As quedas seguem-se a uma sessão negativa na terça-feira, quando o Brent recuou mais de 2%.

Desde o início do ano, o Brent já acumula uma perda de 10%, penalizado pela guerra comercial desencadeada pelos EUA contra os seus parceiros e pelos receios de uma desaceleração acentuada da procura mundial.

O movimento é agravado pela estratégia da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (OPEP+), que tem aumentado a produção para recuperar quota de mercado, contribuindo para um excedente global que pode atingir níveis recorde em 2026.

🇦🇴

O ouro está a negociar em queda esta quarta-feira, pressionado pela recuperação do dólar, mas com perdas contidas devido...
27/08/2025

O ouro está a negociar em queda esta quarta-feira, pressionado pela recuperação do dólar, mas com perdas contidas devido às tensões entre Donald Trump e a Reserva Federal (Fed).

O metal recua 0,47%, para 3 377,79 dólares por onça.

Na véspera, Trump anunciou a destituição da governadora Lisa Cook, decisão que lançou incerteza nos mercados e afastou investidores de ativos de risco.

Cook rejeitou a ordem, afirmando que o presidente norte-americano “não tem autoridade” para intervir no banco central, onde tem mandato até 2038.

A posição da economista acalmou parcialmente os mercados, limitando as perdas do dólar e, consequentemente, os ganhos do ouro, que tende a valorizar quando a moeda norte-americana enfraquece.

Segundo Kelvin Wong, analista sénior da OANDA, os investidores de curto prazo estão a realizar lucros, mas a tendência permanece favorável.

“O ouro continua estável, especialmente agora que começamos a ver uma postura mais dovish por parte da Fed”, afirmou à Reuters, antecipando uma aproximação a máximos históricos no curto prazo.

O mercado de swaps atribui 87% de probabilidade a um corte de 25 pontos base nas taxas de juro já na reunião de Setembro.

A decisão dependerá, no entanto, dos próximos dados de inflação, com a divulgação do indicador favorito da Fed, prevista para sexta-feira.

🇦🇴

O ouro avançou 0,29% nesta sessão, negociado a 3 375,59 dólares por onça, impulsionado pela incerteza sobre a independên...
26/08/2025

O ouro avançou 0,29% nesta sessão, negociado a 3 375,59 dólares por onça, impulsionado pela incerteza sobre a independência do banco central norte-americano e pela fraqueza do dólar.

A tensão surge após o presidente Donald Trump ameaçar despedir a governadora da Reserva Federal, Lisa Cook.

O dólar recuou frente à maioria das principais moedas, embora tenha reduzido parte das perdas depois de Cook afirmar que Trump não tem autoridade para demiti-la e prometer permanecer no cargo até 2038.

As ameaças de Trump reflectem mais uma tentativa do republicano de pressionar a Fed para reduzir as taxas de juro, apelo que não tem obtido sucesso.

Em 2025, o banco central manteve a política monetária inalterada, preocupado com o efeito das tarifas de Trump na inflação.

Na última sexta-feira, o presidente da Fed, Jerome Powell, sinalizou uma possível flexibilização dos juros em Setembro.

Taxas mais baixas beneficiam o ouro, que não rende juros, e os investidores continuam a apostar em um corte dos juros de referência já no próximo mês.

🇦🇴

Os preços do petróleo recuaram esta tarde, invertendo a tendência de valorização dos últimos quatro dias, à medida que o...
26/08/2025

Os preços do petróleo recuaram esta tarde, invertendo a tendência de valorização dos últimos quatro dias, à medida que os investidores monitoram novos desenvolvimentos comerciais que podem impactar a oferta de crude.

O West Texas Intermediate (WTI), referência para os Estados Unidos, caiu 1,16%, para 64,05 dólares por barril, enquanto o Brent, referência para Angola, desvalorizou 1,02%, para 68,10 dólares por barril.

A queda reflecte um clima de aversão ao risco nos mercados em geral.

O Departamento de Segurança Interna dos EUA emitiu um aviso para duplicar as tarifas sobre todas as importações indianas, numa tentativa de penalizar Nova Deli pelas compras contínuas de petróleo russo.

A medida deve entrar em vigor na quarta-feira e também é vista como parte de esforços do governo Trump para mediar a paz entre Rússia e Ucrânia.

Ao longo de Agosto, o crude manteve-se em um intervalo de preços restrito, enquanto os investidores avaliam o impacto das tarifas norte-americanas sobre parceiros comerciais e os efeitos de aumentos na produção promovidos pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (OPEP+).

A Agência Internacional de Energia (AIE) alertou no início do mês que o mercado global de petróleo caminha para um excedente recorde em 2026, devido ao aumento da oferta e à desaceleração do crescimento da procura.

🇦🇴

Address


Opening Hours

Monday 08:00 - 17:00
Tuesday 08:00 - 17:00
Wednesday 08:00 - 17:00
Thursday 08:00 - 17:00
Friday 08:00 - 17:00

Telephone

+244923419652

Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Jornal Mercado Angola posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to Jornal Mercado Angola:

  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share