Jornal Mercado Angola

Jornal Mercado Angola Jornal Mercado é um jornal de economia e finanças. Somos o Jornal Mercado um jornal de economia e finanças.
(1)

Temos como missão fazer uma abordagem analítica e profunda aos mercados desde os mercados comuns, capitais, livre, financeiro, monetário e mercado de trabalho. A nossa missão é fazer uma abordagem analítica e profunda aos mercados desde os mercados comum, capitais, livre, financeiro monetário ao trabalho. Ajude-nos a crescer deixa o teu like convide seus amigos. :) ABRA O MERCADO... OLHE MAIS LONGE

EDUCAÇÃO FINANCEIRA!
12/01/2026

EDUCAÇÃO FINANCEIRA!

Reserva Federal dos Estados Unidos recebeu uma intimação do Departamento de Justiça que pode levar a um processo de dest...
12/01/2026

Reserva Federal dos Estados Unidos recebeu uma intimação do Departamento de Justiça que pode levar a um processo de destituição, com base numa audiência em Junho. Jerome Powell, anunciou que o banco central enfrenta uma acção judicial por não cortar a taxa de juro, algo exigido pelo Presidente norte-americano, Donald Trump.

Num comunicado divulgado no domingo, 11 de Janeiro, Jerome Powell disse que a Fed, recebeu uma intimação do Departamento de Justiça que pode levar a um processo de destituição, com base numa audiência em Junho.

Trump acusou a Fed de exceder o orçamento para a renovação da sede, em Washington, sugerindo que poderia haver fraude e citando um custo total de 3,1 mil milhões de dólares, em comparação com os 2,7 mil milhões de dólares inicialmente projectados, um valor que Jerome Powell nega.

Foto: Jerome Powell, Presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos

Leia matéria na íntegra em: www.mercado.co.ao

🇦🇴

Angola continua a afirmar-se como o principal mercado africano de língua portuguesa para os escritórios portugueses de a...
12/01/2026

Angola continua a afirmar-se como o principal mercado africano de língua portuguesa para os escritórios portugueses de advocacia e consultoria.

Os dados e testemunhos de vários responsáveis do sector apontam o país como o destino com maior potencial de crescimento, alavancado sobretudo pelos sectores do petróleo, energia, infra-estruturas e logística.

“A par do Brasil, Angola é claramente um dos principais mercados da lusofonia e deverá continuar a ser o principal destino das exportações portuguesas”, afirma José Miguel Oliveira, sócio da área de Oil & Gas da Vieira de Almeida (VdA). Segundo o advogado, a estratégia angolana de intensificação da exploração petrolífera e de estabilização da produção acima de um milhão de barris por dia está a gerar novas oportunidades de negócio.

Foto: José Miguel Oliveira, sócio da área de Oil & Gas da Vieira de Almeida (VdA).

Leia matéria na íntegra em: www.mercado.co.ao

🇦🇴

A empresa Central Única das Favelas África (CUFA África) prevê investir cerca de 250 milhões de dólares, nos próximos te...
12/01/2026

A empresa Central Única das Favelas África (CUFA África) prevê investir cerca de 250 milhões de dólares, nos próximos tempos, na província da Lunda-Norte, com o objectivo de desenvolver projectos estruturantes nas áreas da agricultura, criação de animais, agronegócio, tratamento de água e indústria transformadora.

Segundo a empresa, o investimento pretende impulsionar o desenvolvimento económico local, promover a segurança alimentar e criar cadeias de valor sustentáveis, com impacto directo na geração de emprego e no reforço da economia regional.

Os projectos previstos abrangem a produção agrícola em larga escala, a pecuária, a transformação de produtos agroalimentares e a implementação de soluções para o tratamento e abastecimento de água, contribuindo para a melhoria das condições de vida das comunidades e para o aumento da capacidade produtiva da província.

Leia matéria na íntegra em: www.mercado.co.ao

A Câmara Africana de Energia (CAE) considera que a estratégia de Angola para o desenvolvimento do gás natural constitui ...
12/01/2026

A Câmara Africana de Energia (CAE) considera que a estratégia de Angola para o desenvolvimento do gás natural constitui um “modelo replicável” para outros países africanos produtores de petróleo, ao permitir aumentar a produção energética, reforçar a segurança de abastecimento e acelerar o desenvolvimento económico do continente.

Segundo uma análise recente da organização, que tem como missão promover o investimento energético em África, “acabar com a pobreza energética no continente exige sistemas energéticos escaláveis, fiáveis e com baixas emissões de carbono”, sendo que “a agenda acelerada do gás em Angola está a emergir como um dos caminhos mais atractivos para o futuro africano”.

Em comunicado, a CAE sublinha que o Governo angolano está a posicionar o gás natural como um pilar central da segurança energética regional, numa estratégia que vai além da diversificação económica e oferece um exemplo concreto para outros produtores africanos interessados em expandir a produção de energia, impulsionar a industrialização e reforçar a resiliência económica através de projectos liderados pelo gás.

Foto: NJ Ayuk, presidente executivo da CAE

Leia matéria na íntegra em: www.mercado.co.ao

🇦🇴

Os preços do petróleo iniciam a semana com quedas ligeiras, num contexto em que os investidores continuam a acompanhar d...
12/01/2026

Os preços do petróleo iniciam a semana com quedas ligeiras, num contexto em que os investidores continuam a acompanhar de perto os desenvolvimentos geopolíticos no Irão e na Venezuela.

O West Texas Intermediate (WTI), referência para os Estados Unidos, recua 0,64%, para 58,91 dólares por barril, enquanto o Brent, referência para a Angola e Europa, perde 0,3%, negociando nos 63,15 dólares por barril. Na semana passada, ambos os índices acumularam ganhos de cerca de 3%, impulsionados pela escalada das tensões geopolíticas.

No Médio Oriente, os protestos no Irão entram na terceira semana, com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a afirmar que a Casa Branca está a ponderar “opções fortes” de intervenção. As autoridades iranianas garantem, no entanto, que a situação está “sob controlo total”, após a escalada de violência registada no fim de semana.

Leia matéria na íntegra em: www.mercado.co.ao

🇦🇴

Institute of Technology (MIT) e o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC) implementam, em Luan...
12/01/2026

Institute of Technology (MIT) e o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC) implementam, em Luanda, os programas Global Classroom e Global Teaching Labs, no âmbito do intercâmbio académico existente entre as duas instituições de ensino, reforçando a cooperação internacional no ensino superior em Angola.

A iniciativa visa promover a partilha de conhecimento, metodologias pedagógicas inovadoras e experiências académicas entre docentes e estudantes das duas instituições, através de aulas conjuntas, projectos colaborativos e ensino em ambiente global.

Os programas Global Classroom e Global Teaching Labs integram-se na estratégia de internacionalização do ISPTEC e no compromisso do MIT com a promoção de modelos de ensino colaborativos e multidisciplinares, aproximando estudantes angolanos de práticas académicas de referência internacional.

Leia matéria na íntegra em: www.mercado.co.ao

🇦🇴

O dia está a ser particularmente favorável para os activos-refúgio, com o ouro e a prata a atingirem novos máximos histó...
12/01/2026

O dia está a ser particularmente favorável para os activos-refúgio, com o ouro e a prata a atingirem novos máximos históricos na negociação desta segunda-feira, num contexto marcado por incerteza monetária nos Estados Unidos e pelo agravamento das tensões geopolíticas.

O movimento ocorre num momento em que a Reserva Federal (Fed) voltou a estar sob pressão política. O próprio presidente do banco central norte-americano, Jerome Powell, informou que a instituição enfrenta uma acção judicial relacionada com o processo de renovação da sua sede, mas associou o episódio às críticas da Casa Branca à condução da política monetária.

Segundo Powell, a ameaça de processo resulta do compromisso da Fed em definir as taxas de juro no interesse do público, em vez de alinhar com a preferência do Presidente dos EUA, Donald Trump, que tem defendido cortes mais agressivos nas taxas.

Leia matéria na íntegra em: www.mercado.co.ao

🇦🇴

Bom dia, Estimados Leitores!
12/01/2026

Bom dia, Estimados Leitores!

Após mais de 25 anos de negociações, a União Europeia e os países do MERCOSUL (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) ap...
11/01/2026

Após mais de 25 anos de negociações, a União Europeia e os países do MERCOSUL (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) aprovaram um acordo comercial que elimina grande parte das tarifas aduaneiras, potenciando um mercado conjunto de cerca de 700 milhões de consumidores e impulsionando o comércio entre os dois blocos.

O Conselho da União Europeia aprovou o acordo comercial com o MERCOSUL, apesar da oposição de alguns Estados-membros, abrindo caminho para a sua assinatura, que acontecerá ainda este mês de Janeiro em Assunção, Paraguai. O tratado representa a maior zona de livre-comércio negociada entre as duas regiões, que juntas somam um Produto Interno Bruto (PIB) combinado de aproximadamente 22 triliões de dólares e cerca de 700 milhões de consumidores.

Segundo as propostas existentes, o acordo vai eliminar tarifas sobre cerca de 91 % das exportações da União Europeia para o MERCOSUL ao longo de um período de até 15 anos e reduzir ou eliminar gradualmente tarifas sobre a maioria das exportações do MERCOSUL para a UE, incluindo produtos agrícolas e industriais.

Leia a matéria na íntegra em www.mercado.co.ao

🇦🇴

O governador do Banco Nacional de Angola (BNA) defendeu esta semana a necessidade de reforçar a produção interna de bens...
11/01/2026

O governador do Banco Nacional de Angola (BNA) defendeu esta semana a necessidade de reforçar a produção interna de bens e serviços, sobretudo alimentares, como principal desafio para 2026, com vista à continuidade da trajectória de desaceleração da inflação, que encerrou 2025 nos 15,7%.

Manuel Tiago Dias falava à imprensa sobre a evolução da taxa de inflação em 2025 e os factores que estiveram na base da sua desaceleração, sublinhando que a entrada em funcionamento de várias unidades industriais ao longo deste ano deverá contribuir para o aumento da oferta de bens essenciais de consumo no mercado nacional.

A inflação homóloga em Angola fixou-se em 15,70% em Dezembro de 2025, o que representa uma desaceleração de 11,8 pontos percentuais face ao mesmo mês de 2024, quando a taxa se situava em 27,50%, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Leia a matéria na íntegra em www.mercado.co.ao

🇦🇴

Angola arrecadou 1,8 mil milhões de dólares (1,5 mil milhões de euros) com a comercialização de diamantes em 2025, um au...
11/01/2026

Angola arrecadou 1,8 mil milhões de dólares (1,5 mil milhões de euros) com a comercialização de diamantes em 2025, um aumento de 21% face ao ano anterior, impulsionado sobretudo pelo crescimento do volume de exportações, anunciou a Sodiam – Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola.

Segundo um comunicado da Sodiam, as receitas resultaram da venda de 17,7 milhões de quilates de diamantes, o que representa um aumento de 70,2% em termos de volume comparativamente a 2024.

De acordo com a empresa estatal, os números reflectem uma “expansão significativa” da capacidade de colocação dos diamantes angolanos no mercado internacional, sustentada principalmente pelo crescimento da produção da mina de Luele.

Leia a matéria na íntegra em www.mercado.co.ao

🇦🇴

Endereço

Maianga

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 17:00
Terça-feira 08:00 - 17:00
Quarta-feira 08:00 - 17:00
Quinta-feira 08:00 - 17:00
Sexta-feira 08:00 - 17:00

Telefone

+244923419652

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Jornal Mercado Angola publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Jornal Mercado Angola:

Compartilhar

Categoria