Jornal Mercado Angola

Jornal Mercado Angola Jornal Mercado é um jornal de economia e finanças. Somos o Jornal Mercado um jornal de economia e finanças.
(1)

Temos como missão fazer uma abordagem analítica e profunda aos mercados desde os mercados comuns, capitais, livre, financeiro, monetário e mercado de trabalho. A nossa missão é fazer uma abordagem analítica e profunda aos mercados desde os mercados comum, capitais, livre, financeiro monetário ao trabalho. Ajude-nos a crescer deixa o teu like convide seus amigos. :) ABRA O MERCADO... OLHE MAIS LONGE

EDUCAÇÃO FINANCEIRA!
24/11/2025

EDUCAÇÃO FINANCEIRA!

O presidente do Conselho Europeu e ex-primeiro-ministro português, António Costa, congratulou-se hoje com o fim das coló...
24/11/2025

O presidente do Conselho Europeu e ex-primeiro-ministro português, António Costa, congratulou-se hoje com o fim das colónias europeias em África – a primeira, o Gana em 1957, e mais recente, a Namíbia, relativamente à África do Sul, em 1990, sendo que as colónias portuguesas se tornaram independentes há 50 anos -, mas realçou que "os efeitos do colonialismo ainda não terminaram".

António Costa falava na abertura da 7.ª Cimeira União Africana-União Europeia, que começou nesta segunda-feira, dia 24 de Novembro, em Luanda, e evocou a ligação histórica entre Portugal e Angola, felicitando o país africano pelos 50 anos da independência, tal como Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe, que também assinalam meio século de soberania em 2025, e Guiné-Bissau, que declarou a independência em 1973.

"Conheço bem o Presidente João Lourenço e o povo angolano há muitos anos e somos ambos testemunhas de que, quando a fraternidade entre os povos é forte, as nossas nações e os nossos continentes prosperam em conjunto", afirmou, acrescentando tratar-se de um momento "particularmente simbólico" enquanto português.

Leia a matéria na íntegra em www.mercado.co.ao

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse nesta segunda-feira, 24 de Novembro, em Luanda, que este ...
24/11/2025

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse nesta segunda-feira, 24 de Novembro, em Luanda, que este é o momento de se investir e partilhar com África, defendendo o aumento e expansão da parceria e cooperação económica entre os dois continentes.

Ursula von der Leyen fez a abertura do encontro empresarial AU-EU Business Fórum 2025 (nas siglas dos dois blocos e designação em inglês), que decorre na capital angolana no quadro da 7.ª cimeira União Europeia-União Africana.

A presidente da Comissão Europeia recordou que o continente europeu é o maior parceiro comercial de África, bem como os maiores investidores no continente africano, com 240 mil milhões de euros atingidos até 2023.

Leia a matéria na íntegra em www.mercado.co.ao

Os líderes da União Europeia reúnem-se esta segunda-feira, em Luanda, para discutir o processo de paz para a Ucrânia, nu...
24/11/2025

Os líderes da União Europeia reúnem-se esta segunda-feira, em Luanda, para discutir o processo de paz para a Ucrânia, num encontro que decorre à margem da Cimeira União Europeia–União Africana, a convite do presidente do Conselho Europeu, António Costa.

Num anúncio feito no sábado, na rede X, António Costa explicou que convocou os 27 líderes europeus para uma reunião especial sobre a Ucrânia durante a sua passagem pela capital angolana, sublinhando que “o trabalho continua”.

A iniciativa surge num momento em que vários líderes europeus, juntamente com representantes do Japão e do Canadá, manifestaram apoio aos esforços dos Estados Unidos para encontrar um caminho para a paz.

Leia matéria na íntegra em: www.mercado.co.ao

🇦🇴

Pouco antes de começar a cumprir uma pena de 27 anos, o ex-presidente do Brasil usou um ferro de soldar para danificar o...
24/11/2025

Pouco antes de começar a cumprir uma pena de 27 anos, o ex-presidente do Brasil usou um ferro de soldar para danificar o dispositivo de rastreamento, a chamada pulseira electrónica ou usando a expressão brasileira tornozeleira electrónica. O alerta de emergência chegou à polícia brasileira às 00h07 de sábado: a tornozeleira eletrónica do ex-presidente havia sido adulterada.

Os agentes entraram na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro e encontraram o monitor eletrónico carbonizado e retorcido, mas ainda preso ao corpo.

Não houve incêndio nem acidente. Jair Bolsonaro, de 70 anos, não tencionava fugir, garantiram os filhos, os apoiantes e os advogados. “Bolsonaro não teria como escapar”, disse Paulo Cunha Bueno, um de seus advogados, aos jornalistas do lado de fora da delegacia onde Bolsonaro está detido em Brasília, a capital. O ex-presidente, acrescentou Bueno, “é um idoso que sofre de sérios problemas de saúde”.

Leia matéria na íntegra em: www.mercado.co.ao

🇦🇴

A exposição “The Mystery Man”, também designada por “O Homem do Sudário”, é uma mostra itinerante centrada numa escultur...
24/11/2025

A exposição “The Mystery Man”, também designada por “O Homem do Sudário”, é uma mostra itinerante centrada numa escultura hiper-realista de Jesus Cristo morto, em tamanho real, baseada em dados científicos do Sudário de Turim.

A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, visitou a exposição internacional, patente no Memorial Dr. António Agostinho Neto. A amostra chega pela primeira vez ao continente africano, tendo Angola como país anfitrião.

Acompanhada pelo ministro do Turismo, Márcio de Jesus Lopes Daniel, a Primeira-Dama percorreu as diferentes salas temáticas — História de Jesus de Nazaré, Parte Científica, Sala da Contemplação e Sala do Corpo Hiper-realista. A visita foi guiada pelo responsável da XploreAngola, Emídio Fragoso, e pelo guia de turismo, Miguel Manuel, que apresentaram detalhadamente o percurso expositivo, sublinhando o carácter imersivo, educativo e universal da mostra. Trata-se de uma peça em silicone, extremamente detalhada — feridas, marcas de flagelação, expressão facial e outros elementos anatómicos — apresentada como uma reconstituição fiel do “homem do Sudário”.

Leia matéria na íntegra em: www.mercado.co.ao

🇦🇴

O ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, afirmou esta segunda-feira, em Luanda, que “Áfr...
24/11/2025

O ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, afirmou esta segunda-feira, em Luanda, que “África é hoje um continente em transformação real”, apesar dos desafios ainda existentes em matéria de desenvolvimento.

Ao intervir na abertura do Fórum Empresarial União África–União Europeia, realizado no âmbito da 7.ª Cimeira entre os dois blocos, Massano reconheceu que o continente continua a enfrentar “um défice significativo de infra-estruturas”, considerado um dos principais entraves ao crescimento económico, à redução das desigualdades regionais e ao aumento do comércio intra-africano.

Em representação do Presidente da República, João Lourenço, o ministro de Estado destacou a importância da iniciativa Global Gateway, que tem assumido compromissos para mobilizar recursos destinados ao investimento em infra-estruturas estruturantes.

Leia a matéria na íntegra em www.mercado.co.ao

O Presidente João Lourenço recebeu esta manhã, 24 de Novembro, o secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, q...
24/11/2025

O Presidente João Lourenço recebeu esta manhã, 24 de Novembro, o secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, que está em Luanda para uma visita oficial de cerca de 72 horas, no âmbito da sua participação na Cimeira União Africana–União Europeia e de uma agenda própria em Angola.

Leia a matéria na íntegra em www.mercado.co.ao

Administrador Executivo do Banco Sol intervém na 1.ª Conferência Nacional sobre os desafios da Banca AngolanaO Administr...
24/11/2025

Administrador Executivo do Banco Sol intervém na 1.ª Conferência Nacional sobre os desafios da Banca Angolana

O Administrador Executivo do Banco Sol, Dr. Vladmir da Cunha, será um dos oradores da 1.ª Conferência Nacional, dedicada ao tema “Banca Angolana e Desafios: O Papel dos Bancos em Angola face aos 50 Anos de Independência”.

O responsável integrará, no dia 2 de Dezembro de 2025, o 3.º painel do evento, subordinado ao tema “Banca Angolana – Tendências e Desafios”, onde irá partilhar perspectivas estratégicas sobre a evolução do sector financeiro e os caminhos para o reforço da competitividade e sustentabilidade da banca nacional.

A conferência reunirá líderes da economia angolana e internacional, constituindo uma plataforma de alto nível para a análise das dinâmicas que moldam o sistema financeiro, bem como dos factores que orientarão a tomada de decisões perante os desafios actuais e futuros do mercado.

A nova Marginal da Corimba, considerada uma intervenção estruturante para Luanda, avançará 120 metros sobre o mar atravé...
24/11/2025

A nova Marginal da Corimba, considerada uma intervenção estruturante para Luanda, avançará 120 metros sobre o mar através de dragagens e implicará o realojamento de cerca de 2.000 famílias, segundo fonte oficial. As obras da primeira fase, a cargo da Mota-Engil, foram visitadas neste domingo pelo primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro.

O chefe do Governo português salientou que este é um dos projectos beneficiados pela linha de crédito que Portugal disponibiliza a Angola para obras executadas por empresas portuguesas.

A linha foi reforçada com 500 milhões de euros em Julho de 2024 e recebeu este ano um novo reforço de 750 milhões, totalizando 3.250 milhões de euros.

Leia a matéria na íntegra em www.mercado.co.ao

A balança comercial entre a União Europeia e os países africanos melhorou 8% em 2024, mas continua negativa para os euro...
23/11/2025

A balança comercial entre a União Europeia e os países africanos melhorou 8% em 2024, mas continua negativa para os europeus em 23,3 mil milhões de euros, num total de trocas comerciais acima de 355 mil milhões.

De acordo com os dados do organismo europeu de estatísticas da União Europeia, os 27 países do bloco comunitário exportaram, no ano passado, bens no valor de 166 mil milhões de euros, baixando face aos 170 mil milhões vendidos no ano anterior, o que fez com que a balança comercial melhorasse, já que as quebras nas importações foram superiores - de 196 mil milhões de euros em 2023, para 189,5 mil milhões de euros no ano passado.

Olhando para os últimos cinco anos da relação comercial de bens entre os dois blocos regionais, constata-se que o melhor ano para as exportações das empresas europeias foi em 2022, quando venderam mais de 180 mil milhões de euros em bens.

Leia a matéria na íntegra em www.mercado.co.ao

Um total de 42 chefes de Estado e de Governo, africanos e europeus, juntam-se ao secretário-geral das Nações Unidas, Ant...
23/11/2025

Um total de 42 chefes de Estado e de Governo, africanos e europeus, juntam-se ao secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, para participar, em Luanda, segunda e terça-feira, na 7.ª Cimeira União Africana-União Europeia.

Segundo uma nota oficial, estão confirmados 28 chefes de Estado e de Governo e 18 representantes de países africanos, 14 líderes europeus e 12 representantes de Estados-membros da União Europeia.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o líder do Conselho Europeu, António Costa, vão juntar-se em Luanda ao Presidente de Angola, que detém a presidência rotativa da União Africana, na cimeira dos dois blocos.

Leia a matéria na íntegra em www.mercado.co.ao

Endereço

Maianga

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 17:00
Terça-feira 08:00 - 17:00
Quarta-feira 08:00 - 17:00
Quinta-feira 08:00 - 17:00
Sexta-feira 08:00 - 17:00

Telefone

+244923419652

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Jornal Mercado Angola publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Jornal Mercado Angola:

Compartilhar

Categoria