
31/05/2024
O QUE FARÁS CASO NÃO EXERÇAS A PROFISSÃO APRENDIDA NA ESCOLA?!
2/2
Prece que somos formatados, na escola, para acreditar que o que aprendemos dentro dela só se pode exercer se tivermos um emprego no estado e, por isso, muito de nós f**amos perdidos quando o tão esperado emprego não vem. Porém, é muito importante ter em mente que há diversas maneiras de se exercer uma profissão.
Suponhamos que você se formou para ser professor (falo mais de formação de professores e enfermagem porque são as áreas mais aderidas por nós) e por causa do que já sabemos (a corrupção e o nepotismo nos concursos públicos) não consegues uma vaga, será que há outras formas de ser professor mesmo não dando aulas numa escola? Sim, há! Uma das maneiras é por abrir uma explicação, por exemplo, ou ainda dar aulas ao domicílio. Conheço algumas pessoas que fazem isso e têm algum ganho que dá para alguma coisa.
Quanto à enfermagem, conheço um grupo de estudantes que após terem terminado o ensino médio decidiram abrir um espaço para ensinar técnicas de enfermagem àqueles que ainda estão a se formar e têm dificuldades em aplicar algumas técnicas e, também, dentro desse mesmo espaço eles aplicam injeções aos doentes que não têm um médico para fazer isso e cobram uma taxa pelo serviço.
Ainda outros dão preparatório aos que pretendem ingressar quer no ensino médio quer no ensino superior.
Não estou a dizer que é fácil e que tudo o que fizermos como alternativa vai dar certo, não. Mas é para mostrar que mesmo que não consigamos um emprego, podemos trabalhar de outras formas com o que aprendemos na escola. Muitas coisas darão erradas, muitas vezes vamos f**ar frustrados de tantas tentativas falhadas que tivemos, apenas continue fazendo o que precisa ser feito. Não estou a tentar motivar ninguém, a realidade é que as coisas podem, ou não, dar certas, pelo menos tenta. Já agora, reflita profundamente na frase que está na imagem.