Menongue Nwes

Menongue Nwes Informações para nos contactar, mapa e direções, formulário para nos contactar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de Menongue Nwes, Criador de conteúdos digitais, Cuando Cubango, Menongue.

25/05/2023

Acidente hj no conde ,no morro do Bangu,um autocarro que despistou quando se dirigia a caminho para o Huambo que triste😭

SIC prende falso director da Viação e Trânsito NO CUANDO CUBANGO: Segunda, 22 de Maio de 2023 Home Notícias SIC prende f...
22/05/2023

SIC prende falso director da Viação e Trânsito NO CUANDO CUBANGO:

Segunda, 22 de Maio de 2023
Home Notícias SIC prende falso director da Viação e Trânsito
REGIÕES
SIC prende falso director da Viação e Trânsito

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, terça-feira, na cidade de Menongue, província do Cuando Cubango, um indivíduo que se fazia passar por director provincial da Viação e Trânsito, extorquindo valores monetários a moto-taxistas, com motorizadas apreendidas.

Última atualização:


Continuam diligências para deter envolvidos em crimes , DR
O porta-voz do SIC, intendente Paulo Dias de Novais, explicou, à imprensa, que o indivíduo, de 47 anos, foi detido na sequência de denúncias da população.
Paulo Dias de Novais disse que o falso director provincial da Viação e Trânsito, desertor das Forças Armadas Angolanas (FAA), cobrava 25 mil kwanzas para os moto-taxistas retirarem as suas motorizadas, apreendidas por várias irregularidades, na Unidade de Trânsito,

O Serviço de Investigação Criminal na província do Cuando Cubango deteve, também, dois cidadãos nacionais, dos quais um efectivo das Forças Armadas Angolanas (FAA), indiciado no crime de posse e venda ilegal de munições a mil kwanzas cada.

Segundo Paulo Dias de Novais, o soldado das FAA, destacado na Unidade Militar da aldeia do soba Matias, a 45 quilómetros da sede de Menongue, roubava as munições para comercializá-las, contando com a ajuda do segundo elemento detido pelo SIC, que actuava como mediador com os possíveis compradores.

Paulo Dias de Novais assegurou que os dois cidadãos foram apanhados em flagrante, quando pretendiam comercializar munições a funcionários de empresas de segurança privada, sedeadas em Menongue, tendo sido encontradas, em sua posse, 12 munições de arma de fogo do tipo AKM e uma pi***la modelo macaroff, com seis munições.

O porta-voz do SIC no Cuando Cubango disse que a acção dos detidos é apontada como uma das causas que contribuíram para o aumento de crimes praticados com recurso à armas de fogo, em Menongue.

O Serviço de Investigação Criminal, garantiu, continua a trabalhar para identificar compradores de munições, para se apurar o destino dado e responsabilizá-los. Deu a conhecer que os indivíduos foram detidos quando tentavam vender munições pela terceira vez.

Efectivos do Serviço de Investigação Criminal no Cuando Cubango detiveram, também, um jovem, de 22 anos, sob suspeita de ter provocado um curto-circuito num armazém de venda de plástico, de um cidadão nacional, no mercado do bairro Paz, no passado dia nove do mês em curso, tendo as chamas consumido todo o produto que se encontrava no local.

O detido, segundo o porta-voz do SIC, era funcionário do referido armazém e 80 por cento da estrutura do empreendimento foi destruída.

Paulo Dias de Novais disse que os detidos serão presentes, nas próximas horas, ao magistrado do Ministério Público, para a regularização da situação carcerária, tendo garantido que efectivos do SIC continuarão a trabalhar para que todas as pessoas envolvidas em actos criminosos sejam responsabilizadas criminalmente.

Desmontagem de tanque de guerra para venda de peças leva à detenção:O Serviço de Investigação Criminal (SIC), no Cuando ...
22/05/2023

Desmontagem de tanque de guerra para venda de peças leva à detenção:

O Serviço de Investigação Criminal (SIC), no Cuando Cubango, apresentou, em Menongue, quatro cidadãos que foram detidos, em flagrante delito, a desfazerem um tanque de guerra, no município do Cuito Cuanavale, para comercializar os componentes em casas de sucatas, anunciou a Polícia Nacional.
Em declarações à imprensa, na sexta-feira, em Menongue, o porta-voz do SIC, intendente Paulo Dias de Novais, explicou que os acusados, que se dedicavam à comercialização de material ferroso em casas de sucatas, foram detidos na primeira quinzena deste mês, fruto de várias denúncias dos camponeses.

O oficial da Polícia Nacional sublinhou que os camponeses, ao se aperceberem da movimentação de viaturas e pessoas estranhas, denunciaram às entidades competentes, que oportunamente detiveram os infractores e todos os meios que utilizavam para o desmanche do tanque de guerra.

Paulo Dias de Novais disse que os meios militares abandonados no município do Cuito Cuanavale são considerados património nacional e das Forças Armadas Angolanas (FAA).

O intendente lembrou que o município do Cuito Cuanavale, que no passado foi palco de fortes combates entre as forças sul-africanas do regime do apartheid e as ex-FAPLA, é considerado um Património Nacional Militar, onde estão patentes diversos meios militares encarados como acervo histórico.

Paulo Novais realçou que, tendo em conta a vulnerabilidade de meios militares em ruínas e úteis naquela parcela da província, essa realidade tem chamado a atenção de vários sucateiros, que se mostram tentados a desmontarem as partes com vista à sua comercialização.

Disse que, de forma a repor a ordem na exploração de sucatas na província, os efectivos dos órgãos de Defesa e Segurança vão reforçar o patrulhamento das principais áreas onde se encontram ainda alguns meios militares resultantes das batalhas travadas na região.

"Nos últimos tempos, na província e em particular no município do Cuito Cuanavale, tem se registado esta prática de muitos cidadãos provenientes de vários pontos do país”, denunciou.

LANÇADO NO CUANDO CUBANGO O PROJECTO ECCO DE CONSERVAÇÃO AMBIENTALFoi lançado nesta segunda-feira, 22 de Maio, no Anfite...
22/05/2023

LANÇADO NO CUANDO CUBANGO O PROJECTO ECCO DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL

Foi lançado nesta segunda-feira, 22 de Maio, no Anfiteatro do Governo Provincial, o Projecto ECCO - Ecossistema, Comunidade e Clima no Cubango-Okavango, numa inciativa da THE NATURE CONSERVANCY TNC, em parceria com a USAID, em acto presidido pelo Governador Provincial, José Martins, acompanhado da Directora para Área de Programas da USAID, Ruth Madison, e do Director Executivo da TNC para África, Ademola Ajagbe.

O acto serviu para apresentar o Projecto ECCO às Instituições relevantes e outras partes interessadas, bem como descrever e analisar as principais tarefas na promoção da resiliência climática,a melhoria dos meios de subsistência sustentáveis através da conservação, englobadas ao Projecto que é financiado pela USAID, numa quantia de 7,5 Milhões de Dólares Norte Amricanos, mais 10 Milhões que virão dos parceiros do sector privado.

O Projecto será implementados nos Municípios de Cuito Cuanavale, Menongue, Cuangar e Cuchi, através de uma aliança de Parceiros, incluindo as ONGs locais, a Comissão Permanente da Bacia do Rio Cubango OKACOM e empresas privadas para melhorar os meios de subsistências e conservar a biodiversidade localmente.

Durante a cerimônia de lançamento o Governador do Cuando Cubango, José Martins, frisou que o ecossistema local, com a sua biodiversidade, tem servido de garantia da geração de vida à várias espécies e, por outro lado, propicia a indústria do Turismo e Laser, é assim que, neste processo de conservação do ecossistema, julgou necessário que cada um sinta-se participe enquanto ser humano, com acções que garantem o uso racional dos recursos disponíveis na natureza, de tal formas que utilizem de forma responsável, para que as gerações futuras também possam usufruir, pois, só assim, com essas acções repletas de espírito de sustentabilidade, teremos um ambiente bom para se viver.

Fez saber ainda que, o governo local tem investido na componente da consciencialização

CUANDO CUBANGOSegunda feira, 22/05/2023Aconteceu hoje, 22 de Maio, na sala de reuniões do Magistério Mwene Vunongue, o a...
22/05/2023

CUANDO CUBANGO
Segunda feira, 22/05/2023

Aconteceu hoje, 22 de Maio, na sala de reuniões do Magistério Mwene Vunongue, o acto de abertura da terceira edição das provas de aptidão profissional, que decorrerão de 22 de Maio à 22 de Junho do ano em curso.
Sob Lema: TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO PARA RESPONDER AOS DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR E CRIAR A RESILIÊNCIA.

O acto foi presidido pelo Director do Gabinete Provincial da Educação, Dr. Inácio José Samba, ladeado do Director do Magistério, Mwene Vunongue, Eduardo Muana Japão e o representante do Administrador Municipal de Menongue
Sr.Domingos Paulo Rossango.

Na ocasião, o Director do Gabinete Provincial da Educação, destacou que a prova de aptidão profissional é parte integrante dos cursos devem assumir a natureza de projecto transdisciplinar, integrador de todos os saberes e capacidade desenvolvidas ao longo da formação e tem como objetivos:

1.Contextualizar a formação dos alunos nas realidades locais permitindo um melhor conhecimento desta e dos seus potenciais.

2.Aperfeiçoar competências, atitudes e conhecimentos facilitadores do acesso a um emprego e a uma carreira.

3.Obter a certificação da formação profissional adquirida.

As mesmas contam com 269 alunos finalistas em ciências de Educação nos cursos de: Mat/Física, Geo/História, Bio/Química, Educação Primária, Língua Portuguesa, e Educação Moral e Cívica, este último curso, terá os seus primeiros finalistas neste ano lectivo, e que serão colocados no mercado de trabalho.

GABINETE PROVINCIAL DA EDUCAÇÃO - CUANDO CUBANGO, em Menongue aos 22 de Maio de 2023.

CARTÃO DE MUNÍCIPE JOVEM CHEGA AO CUANDO CUBANGO  O Acto de lançamento oficial da emissão do cartão de munícipe jovem no...
20/05/2023

CARTÃO DE MUNÍCIPE JOVEM CHEGA AO CUANDO CUBANGO


O Acto de lançamento oficial da emissão do cartão de munícipe jovem no Cuando Cubango aconteceu nesta sexta-feira , 19de Maio de 2023, no Balcão Único de Atendimento ao Público (BUAP), em Menongue.

De agora em diante todos os menores de idade residentes em qualquer parte da província, a partir dos seis anos de idade, acompanhado de seu bilhete de identidade e de uma testemunha que pode ser um dos progenitores ou o seu tutor, têm a possibilidade de tratar o cartão de munícipe (cartão jovem).

O Director do Gabinete Provincial dos Registos e Modernização Administrativa, Nelson Armando que orientou o acto, em representação do Governador José Martins afirmou ser um passo importante a nível do Cuando Cubango, tendo na ocasião apelado aos encarregados de educação a afluirem aos BUAP com os menores, para a emissão do referido documento.

Disse que vai permitir ao respectivo titular atestar o lugar da sua residência, perante as entidades públicas e privadas.

Realçar que o cartão a sua aquisição é gratuita, salvo em situação da emissão de uma segunda via.

Participaram do acto oficial de lançamento, o administrador Municipal de Menongue José Ernesto da Silva membros do governo, encarregados de educação e os beneficiários.

CUANDO CUBANGO-TRABALHAR MAIS E COMUNICAR MELHOR

*GCS/GPCC*

Damos força ao nosso Governador José Martins, a voz do povo De Cuando Cubango!
20/05/2023

Damos força ao nosso Governador José Martins, a voz do povo De Cuando Cubango!

5 CRIANÇAS COMPRIENDIA ENTRE 11 & 15 ANOS DE IDADE ,  ESTÃO SOB CUSTÓDIA DA POLÍCIA POR VANDALIZAÇÃO DA LINHA FÉRREA , D...
20/05/2023

5 CRIANÇAS COMPRIENDIA ENTRE 11 & 15 ANOS DE IDADE , ESTÃO SOB CUSTÓDIA DA POLÍCIA POR VANDALIZAÇÃO DA LINHA FÉRREA , DO MUNICÍPIO DE MENONGUE PROVÍNCIA DO C.CUBANGO.

Confira nos comentários , depois partilha🚶‍♂️

Endereço

Cuando Cubango
Menongue

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Menongue Nwes publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar