22/05/2023
SIC prende falso director da Viação e Trânsito NO CUANDO CUBANGO:
Segunda, 22 de Maio de 2023
Home Notícias SIC prende falso director da Viação e Trânsito
REGIÕES
SIC prende falso director da Viação e Trânsito
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, terça-feira, na cidade de Menongue, província do Cuando Cubango, um indivíduo que se fazia passar por director provincial da Viação e Trânsito, extorquindo valores monetários a moto-taxistas, com motorizadas apreendidas.
Última atualização:
Continuam diligências para deter envolvidos em crimes , DR
O porta-voz do SIC, intendente Paulo Dias de Novais, explicou, à imprensa, que o indivíduo, de 47 anos, foi detido na sequência de denúncias da população.
Paulo Dias de Novais disse que o falso director provincial da Viação e Trânsito, desertor das Forças Armadas Angolanas (FAA), cobrava 25 mil kwanzas para os moto-taxistas retirarem as suas motorizadas, apreendidas por várias irregularidades, na Unidade de Trânsito,
O Serviço de Investigação Criminal na província do Cuando Cubango deteve, também, dois cidadãos nacionais, dos quais um efectivo das Forças Armadas Angolanas (FAA), indiciado no crime de posse e venda ilegal de munições a mil kwanzas cada.
Segundo Paulo Dias de Novais, o soldado das FAA, destacado na Unidade Militar da aldeia do soba Matias, a 45 quilómetros da sede de Menongue, roubava as munições para comercializá-las, contando com a ajuda do segundo elemento detido pelo SIC, que actuava como mediador com os possíveis compradores.
Paulo Dias de Novais assegurou que os dois cidadãos foram apanhados em flagrante, quando pretendiam comercializar munições a funcionários de empresas de segurança privada, sedeadas em Menongue, tendo sido encontradas, em sua posse, 12 munições de arma de fogo do tipo AKM e uma pi***la modelo macaroff, com seis munições.
O porta-voz do SIC no Cuando Cubango disse que a acção dos detidos é apontada como uma das causas que contribuíram para o aumento de crimes praticados com recurso à armas de fogo, em Menongue.
O Serviço de Investigação Criminal, garantiu, continua a trabalhar para identificar compradores de munições, para se apurar o destino dado e responsabilizá-los. Deu a conhecer que os indivíduos foram detidos quando tentavam vender munições pela terceira vez.
Efectivos do Serviço de Investigação Criminal no Cuando Cubango detiveram, também, um jovem, de 22 anos, sob suspeita de ter provocado um curto-circuito num armazém de venda de plástico, de um cidadão nacional, no mercado do bairro Paz, no passado dia nove do mês em curso, tendo as chamas consumido todo o produto que se encontrava no local.
O detido, segundo o porta-voz do SIC, era funcionário do referido armazém e 80 por cento da estrutura do empreendimento foi destruída.
Paulo Dias de Novais disse que os detidos serão presentes, nas próximas horas, ao magistrado do Ministério Público, para a regularização da situação carcerária, tendo garantido que efectivos do SIC continuarão a trabalhar para que todas as pessoas envolvidas em actos criminosos sejam responsabilizadas criminalmente.