08/03/2025
DESCUBRA O PORQUÊ DO 8 de MARÇO SER O DIA DA MULHER E O QUE AS MULHERES DA DIOCESE DO NAMIBE FIZERAM NESTE DIA
Em 1908, trabalhadoras do comércio de agulhas de Nova Iorque manifestaram-se para exigir o voto feminino e o fim do trabalho infantil;
Em 1911, cerca de 127 trabalhadoras, morreram queimadas num incêndio numa fábrica de tecidos em Nova Iorque;
Em 1917, na Rússia, as mulheres trabalhadoras do sector de tecelagem entraram em greve nesse dia e, reivindicaram a ajuda dos operários do sector metalúrgico;
E, em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu o 8 de Março como o Dia Internacional da Mulher, lá já se vão 50 anos desde este reconhecimento.
O 8 de Março passou a ser um marco global de reflexão sobre os direitos das mulheres.
O Dia Internacional da Mulher é um símbolo mundial de conscientização sobre os direitos das mulheres, por isso, nesta data muitas mulheres reunem-se para debater assuntos importantes, para diversão, para oração, para marchas e mais actividades que envolvem as mulheres no centro.
E PARA AS MULHERES PAULISTAS NÃO FOI DIFERENTE.
Mais de 23 mulheres da Diocese do Namibe, vindas das mais distintas Comunidades reuniram-se para um encontro que serviu para lanchar, dar risadas, conversar, tirar fotografias, brincar e criar memórias. O mesmo encontro realizou-se na Diverse, Praia das Miragens.
O dia foi aproveitado como uma oportunidade de reflectir sobre os avanços e os desafios da mulher, como forma de inspirar umas às outras, como forma de alerta sobre os graves problemas de género, para lembrar que é um dia de luta, e que ainda há muitos problemas a serem resolvidos.
Em suma, um dia para celebrar a força e a determinação feminina e prestar o devido reconhecimento a importância das mulheres em todas as áreas da sociedade. As participantes mostraram-se bastante satisfeitas com a actividade e laços criados, cumprindo assim, com a programação do ano Jubilar da AFAP.