16/09/2025
‼️UNITA EM PORTO AMBOIM REPUDIA ACÇÃO DA DIRECÇÃO DA CULTURA QUE INCITA À VIOLÊNCIA E INIMIZADES ENTRE MUNÍCIPES
Numa nota tornada pública, hoje 16 de Setembro, através da sua página oficial, o comité Municipal da UNITA em Porto Amboim, província do Cuanza-Sul, repudia actitude de incitação ao ódio e inimizade entre os munícipes, através do projecto CINEMA AMBULANTE, ocorrido na Segunda-feira, 15 de Setembro, no bairro da Denda, comuna do Capolo, uma iniciativa da Direcção municipal da Cultura, coordenada pelo
Chefe de Secção da Cultura, Eduardo Domingos.
Na nota, os "Companheiros" exaltam a iniciativa da direcção da Cultura em recrear as comunidades e desencorajam acções que visam criar separação e ideologia que induzam à violência:
"A intenção é boa e louvamos, pois é importante entreter a população de vez em quando em gesto de promoção da Cultura, no entanto, Condenamos veementemente toda uma intenção que visa destapar as feridas de 1992 aos Angolanos num momento em que os Angolanos precisam apenas de Paz e desenvolvimento social:
1-Levar para a DENDA um filme de Guerra com discurso de conflito que marcou o ano 1992 e outras datas não é o que a UNITA quer.
2-Dizer ao Povo que aceitar a UNITA é permitir que haja outra vez assassinatos no País, não é este o discurso que os Angolanos desejam.
3. A UNITA condena qualquer tipo de atitude que visa incitar a violência, medo e espírito de inimizades e ódio entre os Angolanos.
4. Exigimos as autoridades Locais a terem maior atenção nos problemas que afetam a vida dos Munícipes do Porto Amboim de modo que os 50 anos da Independência sejam comemoradas em harmonia e Paz." Escreveu.
Aquele Partido diz ainda que não aceita filmes de guerra em pleno ano em que se comemora 50 anos de independência, e sugere exibições de filmes que retratem da Paz, desenvolvimento Social, Empreendedorismo, Saúde e sobre a Cultura Africana.
Segue a Página Portal Benguela Velha