19/05/2025
Angola : Luanda prepara-se para receber cidadãos deportados de Portugal e EUA. O governo angolano constituiu uma comissão multissectorial para receber angolanos em situação migratória ilegal e que poderão ser repatriados em vários de países do mundo, incluindo Portugal e Estados Unidos da América.A medida enquadra-se num conjunto de notificações que o estado angolano tem recebido de outras congêneres migratórias.
Portugal anunciou, há dias, planos para expulsar milhares de estrangeiros que vivem sem licença ou autorização legal no seu território, incluindo cidadãos angolanos.
Sobre o assunto, o secretário de Estado para Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes, diz ser normal o processo de deportação de imigrantes em situação migratória ilegal de um país para sua terra de origem.
“Da mesma forma também acontece aqui em Angola, quando estrangeiros não legalizados são encontrados também há um processo de notificação junto da respectiva embaixada, porque em ocasiões destas muitos deles documentos nacionais, mas nós emitimos um salvo conduto. Como eles também emitem um salvo conduto disposto a fazer a viagem”
O diplomata angolano assegurou que o país está a preparado para receber todos os possíveis cidadãos expatriados.