14/11/2025
🚨CAROLINA CERQUEIRA CONTRA TERCEIRO 🚨
KATWIJK – A decisão de João Manuel Gonçalves Lourenço de afastar Carolina Cerqueira da presidência da Assembleia Nacional surgiu na sequência da oposição que a mesma se fazia sentir contra um eventual terceiro mandato do actual Presidente da República.
Fonte: Club-k.net
AFASTADA SEM SER AVISADA
Apesar de João Lourenço ter declarado publicamente que não pretende concorrer a um terceiro mandato, nos bastidores tem dado sinais contrários. A sua intenção de permanecer no poder exigiria alterações à Constituição, cujo debate teria início no parlamento. Carolina Cerqueira, até então presidente da Assembleia Nacional, teria manifestado reservas quanto a essa pretensão. Seria ela a conduzir os debates no hemiciclo, com “timing” previsto para depois da realização do congresso de finais de 2027.
Na reunião do Bureau Político do MPLA realizada na última segunda-feira, João Lourenço surpreendeu os membros ao propor a substituição de Carolina Cerqueira por Adão de Almeida, então ministro de Estado. A reunião, que durou cerca de 40 minutos, teve apenas dois pontos na agenda: o afastamento de Cerqueira e uma declaração de apoio às estratégias do líder para o desenvolvimento do país. Fontes próximas indicam que Carolina Cerqueira não foi previamente informada da decisão.
De acordo com fontes consultadas pelo Club-K, para além da oposição de Carolina Cerqueira em abrir as portas do parlamento para discussões sobre o terceiro mandato, terão também concorrido para a retirada de confiança a aproximação que tem com o general Higino Lopes Carneiro, pré-candidato ao congresso do MPLA. Ambos são do Libolo e um irmão de Carolina, José Cerqueira, tem interesses que se cruzam com Higino Carneiro. A relação de Carneiro com a família Cerqueira é como se fossem familiares, por serem todos da mesma região do país.
A própria Carolina Cerqueira foi alvo de acusações - pelas milícias digitais do regime - segundo as quais teria facilitado a renovação do passaporte diplomático de Carneiro, o que permitiu que este pré-candidato ao congresso do MPLA realizasse digressões ao exterior do país para captação de apoios para os seus projetos empresariais.
Há poucos meses Higino Carneiro foi atacado pela comunicação social controlada pelo governo, que o acusara falsamente de ter contratado um antigo espião da CIA para trabalhar para ele. Em breve, as autoridades vão pôr a circular uma informação para insinuar que dois cidadãos russos presos em agosto deste ano em Angola estariam ao seu serviço para destabilizar o regime.
João Lourenço é contra um congresso com múltiplas candidaturas, pois tal cenário comprometeria a sua agenda política. Pretende concorrer sem oposição e, após o congresso, aprovar uma resolução que recomende a alteração da Constituição, eliminando os limites de mandatos presidenciais.
A última revisão constitucional ocorreu em Abril de 2021, introduzindo alterações institucionais e administrativas, incluindo a clarificação sobre os mandatos do Vice-Presidente da República. Poucos meses depois, João Lourenço começou a adoptar um discurso que sugeria o desejo de continuar na presidência para além de 2027.
Durante uma visita à Lunda-Sul, em Agosto de 2021, o Presidente afirmou: “Um país não se constrói em dez anos”, referindo-se ao limite constitucional de dois mandatos. Na ocasião, reforçou: “Cada um deve fazer a sua parte e passar o testemunho a quem o vier substituir. O importante é que o Executivo possa trabalhar para o desenvolvimento do nosso país.”
Por : MC