07/08/2025
📰 Cidade Santa do Grande Rei foi fundada há 63 anos em Maquela do Zombo
📅 08 de agosto de 1962 | Maquela do Zombo
✍️ Redação – Portal da Atualidade Cristã
A 8 de agosto de 1962, no município de Maquela do Zombo, província do Uíge, foi fundada a Cidade Santa do Grande Rei, conhecida entre os fiéis tocoístas como N’taya Nova. O feito foi liderado por Sua Santidade o Profeta Simão Gonçalves Toco, que, orientado espiritualmente, escolheu uma comissão de oito membros da Igreja para localizarem a terra onde o povo deveria fixar residência.
A comissão era composta pelos seguintes irmãos:
1. João Mabinga-Binga (pai)
2. Miguel Nsие Nzambi
3. Pedro Kaila
4. António Mamoyo
5. Mpembele ze Kisimbila
6. Sebastião Mayitina (M’Bwanzambi)
7. Daniel Nsingi (Nsingi ze Mantwá)
8. André Kidoda
Durante oito dias, o grupo caminhou por longas distâncias em meio a matas e rios, guiado por oração e fé. Segundo relatos, ao chegar ao local indicado, o Profeta Toco ouviu uma voz dos Céus que dizia:
> “SIMÃO, SIMÃO, JÁ CHEGASTE NO LUGAR QUE O SENHOR TEU DEUS PREPAROU PARA O NOVO CONCERTO.”
Na ocasião, foi realizada uma oração coletiva, e depois, sua Santidade o Profeta Simao Gonçalves Toco perguntou se era de quem o espaço em causa e o irmão Pedro Kaila declarou que a terra lhe pertencia, mas que a entregaria ao Senhor Bom Pastor para o serviço de Deus.
O ato simbólico marcou o nascimento da cidade sagrada e é a sede Universal espiritual da INSJCM. Mesmo em meio à guerra que assolava o norte de Angola na época, a fundação da cidade revelou a proposta de paz liderada por Simão Toco, que acreditava na reconciliação espiritual como caminho para a transformação do país.
📌 Portal da Atualidade Cristã – Informar com fé, comunicar com verdade.
’tayaNova