Central de Notícia Nova Era

Central de Notícia Nova Era Central de Notícias Nova Era. O seu jornal de notícias, tudo sobre Angola e o mundo. Economia, política, sociedade, desporto, cultura e entretenimento.

Em todas frentes.

DESTAQUES DA SEMANA:Destaques dos principais factos da atualidade que marcaram a semana finda.AdalbertoCosta Júnior reca...
12/10/2025

DESTAQUES DA SEMANA:

Destaques dos principais factos da atualidade que marcaram a semana finda.

Adalberto
Costa Júnior recandidata-se à liderança da UNITA

EUA enviarão 200 militares a Gaza para supervisionar acordo entre Israel e Hamas

Médio Oriente: Cessar-fogo em Gaza começou às 12:00 locais

Líder do Hamas declara fim da guerra com Israel

Trump anuncia tarifa adicional de 100% à China, a partir de 1° de novembro

Fagulha no "galinheiro" : barões da UNITA dizem "não" à candidatura de filho de
Savimbi

NATO não expulsa membros por baixo investimento militar apesar de ameaças dos EUA a Espanha

Nicolás Maduro propõe aos
EUA acesso a riqueza do país para evitar conflito

Hamas será desarmado "por bem ou por mal", alerta
Netanvahu

EUA rejeita proposta de Nicolás
Maduro em oferecer petróleo, ouro e rompimento com a Rússia e a China para evitar conflito.

EUA rejeita proposta de Nicolás Maduro em oferecer petróleo, ouro e rompimento com a Rússia e a China para evitar confli...
12/10/2025

EUA rejeita proposta de Nicolás Maduro em oferecer petróleo, ouro e rompimento com a Rússia e a China para evitar conflito.

Em uma tentativa de evitar conflito com os Estados Unidos, o presidente venezuelano Nicolás Maduro propôs abrir todos os projetos de petróleo e ouro da Venezuela para empresas americanas, oferecer contratos preferenciais e redirecionar exportações de petróleo da China para os EUA.

Além disso, ofereceu cortar laços com China, Rússia e Irã. Segundo o Jornal New York Times, a administração Trump rejeitou a proposta e encerrou os esforços diplomáticos com o regime venezuelano.

Atualmente, os EUA mantêm uma presença militar reforçada no Caribe, com cerca de 10 mil tropas, e continuam a pressionar o regime de Maduro.

Hamas será desarmado “por bem ou por mal”, alertaNetanyahuO primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou ne...
12/10/2025

Hamas será desarmado “por bem ou por mal”, alerta
Netanyahu

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou nesta sexta-feira (10), em uma mensagem de vídeo, que os próximos estágios do plano de cessar-fogo após a entrega dos reféns incluem a entrega das armas por parte do Hamas e a desmilitarização da Faixa de Gaza, mesmo que isso demande o uso da força.

“Estamos cercando o Hamas por todos os lados em preparação para as próximas etapas do plano, nas quais o Hamas será desarmado e Gaza será desmilitarizada. Se isso for conseguido por bem, que assim seja. Caso contrário, será conseguido por mal”, advertiu.

Netanyahu também enalteceu as decisões que seu governo vem tomando ao longo da ofensiva de guerra,

“Também digo que, para dizer o mínimo, não foi fácil. Tive que enfrentar enormes pressões, tanto internas quanto externas: pressão para não entrar em Rafah [do ex-presidente dos EUA, Joe Biden], pressão para não tomar o Eixo Filadélfia, pressão para não operar em outros cenários, pressão para parar a guerra e me retirar da Faixa, quando o Hamas, o Hezbollah, o regime de Assad e o Irã estavam no auge de seu poder. Mas eu rejeitei firmemente todas essas pressões porque tinha apenas uma consideração em mente: a segurança de Israel”, declarou.(Informoney)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou confiança de que o cessar-fogo que entrou em vigor na sexta-fe...
12/10/2025

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou confiança de que o cessar-fogo que entrou em vigor na sexta-feira em Gaza “se vai manter”.

“Penso que sim. Todos estão cansados de lutar”, frisou o chefe de Estado norte-americano aos jornalistas na Sala Oval, reafirmando a sua intenção de viajar para Israel este fim de semana, onde deverá discursar no Knesset (Parlamento) e no Egito.

O republicano revelou que se vai reunir “com muitos líderes” no Egito na segunda-feira para discutir o futuro da Faixa de Gaza. O republicano explicou que vai viajar para Israel e depois regressar ao Egito no âmbito do acordo de libertação de reféns e retirada de tropas assinado com o Hamas a meio da semana.

Trump não detalhou o seu itinerário de viagem, mas ressalvou que o processo de libertação de reféns terá início na segunda-feira. (LUSA)

NOTA DE CONDOLÊNCIAS
11/10/2025

NOTA DE CONDOLÊNCIAS

TVCABO Angola e Fundação Mulher assinalam Outubro Rosa com palestra e rastreio de cancro da mamaA TVCABO Angola junta-se...
11/10/2025

TVCABO Angola e Fundação Mulher assinalam Outubro Rosa com palestra e rastreio de cancro da mama

A TVCABO Angola junta-se à Fundação Mulher para assinalar o Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do cancro da mama, com uma acção que combina sensibilização, rastreio gratuito e responsabilidade social.

O evento aconteceu esta sexta-feira, 10 de Outubro de 2025, às 9h00, nas instalações da TVCABO, junto ao Largo das Escolas, em Luanda. E contou com a ilustre presença da Presidente da Fundação, Dra. Eulália Maria Alves Rocha Silva e da Dra. Ana Castilho, Administradora no Grupo Visabeira.

A iniciativa contou com uma palestra de sensibilização, com o tema: “Prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama”, ministrada pelo Dr. Leonel Kiala. Bem como, a realização de rastreios gratuitos de cancro da mama, conduzidos por uma equipa de médicos e enfermeiros da Fundação Mulher.

Esta ocasião marca também a apresentação do novo lema da Fundação: “A importância do acesso à informação para prevenir”, reforçando a importância da consciencialização como ferramenta de prevenção.

“Na TVCABO acreditamos que a nossa missão vai para além da tecnologia. É também o nosso dever contribuir para causas sociais que impactam directamente a vida das famílias angolanas. Esta parceria com a Fundação Mulher reforça o nosso compromisso com a saúde e o bem-estar dos nossos colaboradores”, sublinhou Tânia Lopes, Directora de Marketing da TVCABO.

O evento assinalou ainda a abertura oficial das actividades do Outubro Rosa da Fundação Mulher em 2025 e reforça a posição da TVCABO como parceira de iniciativas de impacto social em Angola.

Nicolás Maduro propõe aos EUA acesso a riqueza do país para evitar conflitoO Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pr...
10/10/2025

Nicolás Maduro propõe aos EUA acesso a riqueza do país para evitar conflito

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, propôs aos Estados Unidos acesso à riqueza petrolífera e mineral do país para evitar um conflito armado, conforme revelado por uma reportagem do The New York Times nesta sexta-feira, 10 de Outubro de 2025.

A oferta inédita inclui concessões sobre recursos naturais, como ouro e petróleo, além do fim de acordos com adversários dos EUA, como Rússia e China

NATO não expulsa membros por baixo investimento militar apesar de ameaças dos EUA a EspanhaA NATO não tem mecanismos par...
10/10/2025

NATO não expulsa membros por baixo investimento militar apesar de ameaças dos EUA a Espanha

A NATO não tem mecanismos para expulsar membros, a saída de um aliado ocorre apenas de forma voluntária, apesar das ameaças do Presidente dos EUA a Espanha, por rejeitar aumentar a despesa com Defesa até 5% do PIB.

Em declarações conjuntas com o homólogo finlandês, Alexander Stubb, Donald Trump classificou a Espanha como “país atrasado” em matéria de gastos com a Defesa e disse que deveria ser “expulso” da NATO (Organização do Tratado do Atlântico-Norte, bloco de defesa ocidental).

Hoje, a NATO escusou-se a comentar as ameaças de Trump. Várias fontes aliadas consultadas pela agência de notícias espanhola Europa Press (EP) explicaram que não existem na Aliança Atlântica procedimentos para expulsar um Estado-membro e definiram as declarações do Presidente dos EUA como uma tática para elevar a pressão quanto à necessidade de aumentar os gastos com a Defesa, uma vez que os 32 aliados se comprometeram a investir 5% do Produto Interno Bruto (PIB) no seu orçamento militar no prazo de uma década. (Lusa)

Fagulha no “galinheiro” : barões da UNITA dizem “não” à candidatura de filho de SavimbiA UNITA reeditou a atitude demons...
10/10/2025

Fagulha no “galinheiro” : barões da UNITA dizem “não” à candidatura de filho de Savimbi

A UNITA reeditou a atitude demonstrada no congresso de 2021, onde antes dos candidatos à presidência do partido perfilarem, já circulava um manifesto de apoio a um concorrente, no caso Adalberto Costa Júnior. Tal manifesto reapareceu em 2025 que, como aconteceu em 2021, foi assinado pela maioria dos chamados "barões" do partido.

Na véspera do lançamento da sua candidatura Rafael Massanga Savimbi viu os nomes dos dirigentes do partido que "topam", o seu projecto e viu também alguns nomes, muitos deles já conhecidos que apoiam ACJ. Outros foram surgindo aleatoriamente, como se um acerto prévio tivesse lugar, em troca de qualquer coisa.

Houve muita pressa na apresentação do manifesto, numa altura em que se esperava que tudo seguiria os seus passos e nada fora de época.

O manifesto não diz taxativamente o que os subscritores pensam sobre a candidatura do descendente do líder fundador, mas, contrariamente, dizem apoiar os seus ideais.

"Nós, subscritores deste manifesto, inspirados pelo pensamento mestre do Dr. Savimbi, traduzido no Projecto de Muangai, e unidos pelo ideal de mudança e pela convicção de que Angola necessita um novo rumo, declaramos o nosso apoio firme, determinado e comprometido à recandidatura de Adalberto Costa Júnior ao cargo de Presidente da UNITA", lê-se no documento.

O grupo de apoiantes de ACJ em que figuram nomes como de Lukamba Gato, Kamalata Numa, os veteranos Samuel Chiwale, Vituzi Lumay, Ernesto Mulato, Isalina Kawina, João Vayekeni, inclusive jovens da actualidade como Liberty Chiyaka, Nelito Ekuikui, Adriano Sapinala, Navita Ngolo, Mihaela Webba, surge para dizer a Rafael Massanga Savimbi que ACJ goza de muita simpatia do topo à base, e pretendem "travar" qualquer militante que queira concorrer com o presidente cessante.: ;namiradocrime)

Trump anuncia tarifa adicional de 100% à China, a partir de 1° de novembroO presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou t...
10/10/2025

Trump anuncia tarifa adicional de 100% à China, a partir de 1° de novembro

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou tarifa de 100% sobre itens importados da China, nesta sexta (10).

Trump disse que a tarifa será imposta acima de qualquer outra tarifa já paga pela China e que, a partir de 1º de novembro, os EUA também vão impor controles de exportação em todo e qualquer software crítico.

O republicano justificou a medida dizendo que Pequim “assumiu uma posição extraordinariamente agressiva” ao informar que, a partir de 1º de novembro de 2025, irá impor controles de exportação em larga escala a praticamente todos os produtos que fabrica.(InfoMoney)

Líder do Hamas declara fim da guerra com IsraelKhalil al-Hayya, líder do Hamas, fez um discurso ao público palestino nes...
10/10/2025

Líder do Hamas declara fim da guerra com Israel

Khalil al-Hayya, líder do Hamas, fez um discurso ao público palestino nesta quinta-feira (9), afirmando que Israel e Hamas “chegaram a um acordo para encerrar a guerra e a agressão contra nosso povo.”

Al-Hayya disse que o acordo inicial de cessar-fogo entre Israel e Hamas levaria a um cessar-fogo sustentado, à entrada de ajuda humanitária e à abertura da passagem de fronteira de Gaza com o Egito.

O líder do grupo terrorista afirmou que o acordo prevê a libertação de 250 palestinos que cumprem pena de prisão perpétua em prisões israelenses, além de 1.700 moradores de Gaza que foram presos por Israel desde o início da atual guerra, há dois anos.

InfoMoney
Foto: REUTERS

O chefe do Ministério das Relações Exteriores de Israel pediu à Alemanha que retire as restrições à exportação de armasO...
10/10/2025

O chefe do Ministério das Relações Exteriores de Israel pediu à Alemanha que retire as restrições à exportação de armas

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Saar, realizou negociações com seu colega alemão Wadenfuhl no âmbito das discussões sobre a aprovação do acordo de cessar-fogo. Durante a conversa, Saar solicitou à Alemanha que retirasse as restrições à exportação de armas para Israel.

Israel espera que a Alemanha responda positivamente ao pedido e tome a decisão de remover as restrições após a entrada em vigor do acordo de cessar-fogo (Ynet).

Endereço

Talatona

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 09:00 - 17:00
Terça-feira 09:00 - 17:00
Quarta-feira 09:00 - 17:00
Quinta-feira 09:00 - 17:00
Sexta-feira 09:00 - 17:00
Sábado 09:00 - 17:00
Domingo 09:00 - 17:00

Telefone

+244952618263

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Central de Notícia Nova Era publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Central de Notícia Nova Era:

Compartilhar