16/12/2025
Mulher tem sim prazo de validade
Ontem, estava a falar com uma amiga de 24 anos, ela contava-me o caso da irmã dela de 35 anos, que tem um filho recém-nascido. Eu perguntei onde está o pai da criança dela e a minha amiga respondeu:
-Não sei, Jonas, não sabemos nada sobre o pai do filho dela.
Eu não entendi, a criança e a mãe estavam na casa da avó faz quase um ano desde que deu a luz.
A senhora tem 35 anos, trabalha, é licenciada e funcionária pública. Ninguém sabe quem lhe engravidou, não vive com o homem e a família não se importa sequer sobre isso.
Os tios, ninguém se interessa em intervir nisso, perguntar alguma coisa ou exigir o alembamento da criança.
Se minha amiga de 24 anos estivesse grávida, já estaria casada, o rapaz seria obrigado a assumi-la, teriam de fazer uma reunião familiar para conhecer a família do rapaz. Isso não tem nada a ver com independência ou ambição feminina, o facto é de que, dificilmente, os mais velhos da família se comprometem com o caso de uma mulher que já passou da flor da idade.
Tive uma prima de 35 anos que também tinha se engravidado, queria que lhe fizessem pedido, nenhum tio da família importou-se em resolver o caso dela, foi viver assim com o marido e ninguém conhece o homem dele, seguimos nas calmas como se nada acontecesse.
Tem outro caso, de uma outra irmã da minha amiga, vive no Kilamba, tem 37 anos, trabalha, engravidaram-lhe, foi viver com o marido sem apresentação, a família nem se envolveu, não se importaram, não apareceram. Ela forçou o casamento, ninguém contribuiu nada, não havia felicidade nem entusiasmo, arranjou o casamento sozinha e convidou as pessoas, os tios não apareceram. Alguns tios não apareceram.
Tem outro caso de uma minha amiga do Brasil, que actualmente já tem 40 anos. Mesmíssima coisa, vive com o marido que a família não conhece, não importa em conhecer, ninguém se interessou com a vida dela, não exigiram nenhuma compromisso.
A internet é bem diferente da vida real, vocês podem cá a mentir-se de que não há prazo de validade, talvez seja a rigidez da expressão "prazo de validade", como se a mulher fosse um objecto. Mas quando dizem que as mulheres têm prazo de validade, não é objectificação, é para dizer mesmo, que quanto mais jovem for a mulher, mais será apreciada, cuidada, responsabilizada.
A cultura, o meio social e o contexto validam e se importam com a mulher que está na flor da idade, é delas que se preocupam, é delas que os homens querem assumir e se comprometer. Até os tios barrigudos preferem as novinhas. É que a mulher jovem é plena, estão em vigor, despertam a folição.
Mulher adulta vejam como peso, tem de casar já, viver com marido, se lhe engravidarem, quase ninguém faz caso. Mas vocês como são hipócritas, vão se mentir já com vossos discursos bem podre de consolação do facebook. Não br**ca nem se mente, vão sempre te trocar com uma mulher mais jovem. A menos que isso não tem importa, que pra si seja um tanto faz, que queiras viver sozinha e cuidar da tua vida, que não precisas de homem e tal.
Bom, isso é o que tu pensas, mas os teus pensamentozinhos não mudam a realidade.
Estás a caducar! Quem me irritar vou apagar o comentário dele. Vais morrer solteira, jovem, não br**ca!