25/09/2025
Ronaldo desafia Ancelotti: «O Neymar é que faz a diferença, não temos outro como ele»
Sigam a página Mundo do Futebol - MDF
A lenda do futebol brasileiro, Ronaldo Nazário, desafiou o selecionador da equipa nacional, Carlo Ancelotti, a convocar Neymar para a seleção no Mundial do próximo ano.
Com 79 golos, Neymar, o melhor marcador da história do Brasil, não veste a camisola dos canarinhos desde outubro de 2023, altura em que sofreu uma grave lesão no joelho.
«Para o Brasil, ele é um jogador que faz a diferença, não temos outro jogador como o Neymar. As pessoas esperam a cem por cento que ele vá ao Mundial, porque se ele estiver lá, certamente alcançaremos melhores resultados do que se não estivesse», disse o ex-jogador durante um evento em São Paulo.
A menos de um ano para o Mundial, Ronaldo vê semelhanças na situação vivida por Neymar com a que ele passou antes do Mundial de 2002, quando foi decisivo para a conquista do penta.
«É um exagero por parte dessa minoria que acredita que é um descaso dele [na recuperação física]. Quem viveu no futebol entende perfeitamente quão difícil é voltar de uma lesão e ganhar ritmo e confiança novamente. Ele está no tempo certo. Outro dia, eu estava a jogar ténis com a Luisa Stefani, campeã no São Paulo Open de duplas, e ela na mesma altura do Neymar teve uma lesão no ligamento cruzado. Até hoje ela sente dor. É um processo que tem que ir aos poucos mesmo», concluiu o antigo avançado.
Após a exclusão de Neymar da última convocatória para os jogos de qualificação para o Mundial em setembro, Ancelotti afirmou que a antiga estrela do Barcelona e do PSG precisa de recuperar a melhor forma para poder ajudar a seleção nacional no Campeonato do Mundo.
Aos trinta e três anos, Neymar tem jogado regularmente pelo Santos, clube onde iniciou a carreira e para onde regressou em janeiro, após uma passagem pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita. Ancelotti já disputou quatro jogos como selecionador do Brasil, mas nunca o convocou.