06/08/2025
𝐒𝐈𝐌𝐏𝐎𝐒𝐈𝐎 𝐃𝐀 𝐃𝐈𝐏𝐀𝐍𝐃𝐀
O PERCURSO HISTÓRICO DE ANGOLA
DESDE A LUTA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL ATÉ À PROCLAMAÇÃO
DA INDEPENDÊNCIA
𝗣𝗢𝗥
𝗜𝗦𝗔𝗜𝗔𝗦 𝗦𝗔𝗠𝗔𝗖𝗨𝗩𝗔
Excelentíssimo Senhor Moisés de Sousa, Presidente da Juventude Metodista
Ilustres Personalidades Políticas, Académicas, Religiosas e da Sociedade Civil
Caros Jovens
Excelências
Minhas Senhoras e meus Senhores:
Excelências:
Saúdo à todos aqui presentes, em particular os Jovens Leigos Adultos da Igreja Metodista Episcopal Africana de Peregrinos, realizadores deste evento à quem também dirijo os meus agradecimentos pelo convite que me foi formulado para participar neste Simpósio da Dipanda.
PREÂMBULO
Permitam que antes de entrar claramente na minha apresentação, consuma alguns minutos do pouco e precioso tempo à nossa disposição, para nos situar bem no contexto do tema que nos foi atribuído para esta dissertação que é “O percurso histórico de Angola, desde a luta de libertação Nacional até à proclamação da independência”.
Quando se fala da história de libertação de Angola, há os que acham que ela só começou com a formação dos movimentos de libertação estruturados e convencionais na década de cinquenta. Outros acham que a história da libertação de Angola começa, de facto, quando Diogo Cão desembarcou na foz do Rio Zaire, em 1482. Outros ainda, acham que nessa altura ainda não havia Angola e, por isso, não é possível ter havido luta de libertação de Angola. Nesta perspectiva faria sentido abordarmos aqui o percurso histórico de Angola a partir apenas da década dos cinquenta. Porém, tendo em consideração a audiência que, creio ser constituida maioritariamente por jovens (este simpósio foi organizado por jovens e estes precisam de conhecer a história do nosso país desde os primórdios da sua existência), preferi incluir nesta apresentação alguns dados que, em rigor, não deviam ficar de fora quando tratamos do percurso histórico da Angola, at