09/11/2025
👉João Lourenço reconhece que combate à corrupção tem sido “mais difícil do que imaginava”
O Presidente da República, João Lourenço, admitiu em entrevista à CNN Internacional que o combate à corrupção em Angola tem sido “mais difícil do que imaginava”, sublinhando tratar-se de “uma luta” marcada pela resistência de quem perdeu privilégios.
🔳CNN- Será que encontrou dificuldades em fazer mudanças, mais do que pensava? Particularmente no que diz respeito à corrupção, não há dúvidas de que melhorou dramaticamente a situação económica do país. O país cresceu consideravelmente, mas é um trabalho árduo. Foi mais difícil do que pensava?
🔻PR - Sim, confirmo. De facto, o combate à corrupção tem sido mais difícil do que imaginava. Embora tenha dito em Lisboa, logo no início do meu primeiro mandato, que, na luta contra a corrupção, eu estava à espera de ser picado pelos “marimbondos”. Essa expressão ficou registada, significava dizer que haveria reacções. Ninguém queria perder aqueles privilégios - entre aspas-, que tinham de mão-beijada. Portanto, ia ser uma luta, e está a ser uma luta.
Eu recordo que, na altura, a lei concedeu um período para que as pessoas entregassem voluntariamente os activos que indevidamente tinham retirado do Estado. Salvo raras excepções, praticamente ninguém o fez. Dessa forma, tivemos de deixar que a Justiça fizesse o seu trabalho, e tem vindo a fazer. E, mesmo assim, aqueles que perderam os tais privilégios continuam a manter resistência, de várias formas.