08/01/2026
Nicolás Maduro está detido em prisão federal nos EUA e enfrenta acusações
O ex-presidente da Venezuela Nicolás Maduro Moros foi capturado em 3 de janeiro de 2026 durante uma operação das forças dos Estados Unidos em Caracas e transferido para Nova Iorque, onde foi colocado sob custódia federal.
Maduro e a sua esposa, Cilia Flores, tiveram a sua primeira audiência de custódia em 5 de janeiro de 2026 num tribunal federal em Manhattan, perante o juiz Alvin Hellerstein, em que ambos se declararam inocentes às acusações relacionadas com tráfico de dr**as e narco-terrorismo.
Actualmente, ele está detido no Metropolitan Detention Center (MDC), um estabelecimento federal em Brooklyn, Nova Iorque, conhecido por abrigar presos de alto perfil e ser considerada uma prisão com condições restritivas.
O processo nos EUA é conduzido pelo Distrito Sul de Nova Iorque, que acusa Maduro de envolvimento em conspirações de narcotráfico, posse de armas e outras alegadas actividades criminosas sob a lei americana.
Departamento de Justiça
Este caso representa um desenvolvimento sem precedentes na relação entre os Estados Unidos e um antigo líder latino-americano, abrindo caminho para um longo processo judicial que continuará nos tribunais federais