
09/06/2025
‼️A FORNICAÇÃO NO NOVO TESTAMENTO.
♨️
A Fornicação é prática sexual que desrespeita o padrão de Deus a respeito da sexualidade humana, essas práticas conhecemos nominalmente como Fornicação, prostituição e qualquer tipo de imoralidade sexual. Nessa ideal inclui o s**o antes do casamento, ou entre namorados. A Bíblia não usa diretamente a expressão “s**o entre namorados”, pois esse conceito moderno de namoro não existia nos tempos bíblicos. Porém, a prática de relações se***is fora do casamento é frequentemente chamada de fornicação (do grego "porneia") e é claramente condenada. Aqui vão os principais versículos que tratam do tema:
1ª Coríntios 6:18
“Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o próprio corpo.”
"Prostituição" aqui é tradução do grego "porneia", que inclui qualquer relação sexual fora do casamento.
Hebreus 13:4
“Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito conjugal, sem mácula; pois Deus julgará os impuros e adúlteros.”
A relação sexual é honrada apenas dentro do casamento. Fora dele, é considerada pecado.
Gálatas 5:19-21
“Ora, as obras da carne são manifestas: prostituição, impureza, lascívia [...] os que praticam tais coisas não herdarão o Reino de Deus.”
Efésios 5:3
“Mas a prostituição e toda impureza ou avareza nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos.”
1ª Tessalonicenses 4:3-5
“Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santidade e honra.”
O Novo Testamento associa relações se***is fora do casamento à "porneia" (fornicação), que é pecado. Isso abrange o s**o entre namorados, já que não estão casados.
O termo grego "porneía" (πορνεία), frequentemente traduzido como "fornicação" nas Escrituras, se aplica a questão de relações se***is fora do casamento, incluindo entre namorados.
O termo "porneía" é um substantivo feminino derivado do verbo porneúō (πορνεύω), que significa "prostituir-se" ou "praticar imoralidade sexual". De acordo com o Strong's Greek Lexicon (G4202), "porneía" refere-se a:
"Relações se***is ilícitas, incluindo adultério, fornicação, homossexualidade, lesbianismo, relações com animais, relações se***is com parentes próximos e com pessoas divorciadas."
Além disso, o Thayer's Greek Lexicon amplia essa definição, indicando que "porneía" também pode ser usada metaforicamente para se referir à idolatria, representando a infidelidade espiritual do povo de Deus.
O termo "porneía" aparece 25 vezes no Novo Testamento, sendo traduzido de diversas formas nas diferentes versões da Bíblia:
Essa variedade de traduções reflete a amplitude do significado de porneía, abrangendo qualquer atividade sexual considerada ilícita à luz dos ensinamentos bíblicos.
Embora o conceito moderno de "namoro" não exista na Bíblia, o entendimento tradicional cristão, baseado na definição de "porneía", é que qualquer relação sexual fora do casamento é considerada imoral. Portanto, o s**o entre namorados, não sendo dentro do contexto matrimonial, enquadra-se na categoria de porneía e, consequentemente, é visto como pecado.
Conclusão: Embora o Novo Testamento não mencione explicitamente "s**o antes do casamento", a ética sexual cristã é fundamentada na santidade do corpo e na fidelidade ao plano de Deus para a sexualidade humana, as passagens que abordam a imoralidade sexual, utilizando o termo porneía, são interpretadas pela maioria das tradições cristãs como uma condenação ao s**o fora do casamento. A ênfase está na santidade do corpo e na importância de viver uma vida sexual alinhada com os princípios divinos.
—Shalá Augusto Gonçalves