Shalá Augusto M. Gonçalves

Shalá Augusto M. Gonçalves Filosofia, Teologia, Psicologia, Epistemologia.

 ‼️A FORNICAÇÃO NO NOVO TESTAMENTO.♨️A Fornicação é prática sexual que desrespeita o padrão de Deus a respeito da sexual...
09/06/2025



‼️A FORNICAÇÃO NO NOVO TESTAMENTO.
♨️

A Fornicação é prática sexual que desrespeita o padrão de Deus a respeito da sexualidade humana, essas práticas conhecemos nominalmente como Fornicação, prostituição e qualquer tipo de imoralidade sexual. Nessa ideal inclui o s**o antes do casamento, ou entre namorados. A Bíblia não usa diretamente a expressão “s**o entre namorados”, pois esse conceito moderno de namoro não existia nos tempos bíblicos. Porém, a prática de relações se***is fora do casamento é frequentemente chamada de fornicação (do grego "porneia") e é claramente condenada. Aqui vão os principais versículos que tratam do tema:

1ª Coríntios 6:18
“Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o próprio corpo.”

"Prostituição" aqui é tradução do grego "porneia", que inclui qualquer relação sexual fora do casamento.

Hebreus 13:4
“Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito conjugal, sem mácula; pois Deus julgará os impuros e adúlteros.”

A relação sexual é honrada apenas dentro do casamento. Fora dele, é considerada pecado.

Gálatas 5:19-21
“Ora, as obras da carne são manifestas: prostituição, impureza, lascívia [...] os que praticam tais coisas não herdarão o Reino de Deus.”

Efésios 5:3
“Mas a prostituição e toda impureza ou avareza nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos.”

1ª Tessalonicenses 4:3-5
“Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santidade e honra.”

O Novo Testamento associa relações se***is fora do casamento à "porneia" (fornicação), que é pecado. Isso abrange o s**o entre namorados, já que não estão casados.

O termo grego "porneía" (πορνεία), frequentemente traduzido como "fornicação" nas Escrituras, se aplica a questão de relações se***is fora do casamento, incluindo entre namorados.

O termo "porneía" é um substantivo feminino derivado do verbo porneúō (πορνεύω), que significa "prostituir-se" ou "praticar imoralidade sexual". De acordo com o Strong's Greek Lexicon (G4202), "porneía" refere-se a:
"Relações se***is ilícitas, incluindo adultério, fornicação, homossexualidade, lesbianismo, relações com animais, relações se***is com parentes próximos e com pessoas divorciadas."

Além disso, o Thayer's Greek Lexicon amplia essa definição, indicando que "porneía" também pode ser usada metaforicamente para se referir à idolatria, representando a infidelidade espiritual do povo de Deus.

O termo "porneía" aparece 25 vezes no Novo Testamento, sendo traduzido de diversas formas nas diferentes versões da Bíblia:

Essa variedade de traduções reflete a amplitude do significado de porneía, abrangendo qualquer atividade sexual considerada ilícita à luz dos ensinamentos bíblicos.

Embora o conceito moderno de "namoro" não exista na Bíblia, o entendimento tradicional cristão, baseado na definição de "porneía", é que qualquer relação sexual fora do casamento é considerada imoral. Portanto, o s**o entre namorados, não sendo dentro do contexto matrimonial, enquadra-se na categoria de porneía e, consequentemente, é visto como pecado.

Conclusão: Embora o Novo Testamento não mencione explicitamente "s**o antes do casamento", a ética sexual cristã é fundamentada na santidade do corpo e na fidelidade ao plano de Deus para a sexualidade humana, as passagens que abordam a imoralidade sexual, utilizando o termo porneía, são interpretadas pela maioria das tradições cristãs como uma condenação ao s**o fora do casamento. A ênfase está na santidade do corpo e na importância de viver uma vida sexual alinhada com os princípios divinos.
—Shalá Augusto Gonçalves

23/12/2024
23/12/2024

‼️Na vida há processos, mas nem todos processos te levam ao sucesso.

Processo sem progresso é tão desnecessário como uma árvore frutífera que não dá frutos.‼️

07/10/2024

EM TRÊS PARTES, VOU PARTILHAR UMA CONVERSA QUE TIVE COM UM JOVEM PROFETA.
Nomes foram retirados, para preservar a pessoa em causa, mas o mesmo pediu que partilhasse para iluminação de outros que carregam a mesma indagação.

1º PARTE

Shalom homem de Deus.
Espero que tudo esteja bem com o mais Velho. Escrevo porque em oração fui convencido a lhe puxar para ouvir a voz do Kota, porque sabemos que é homem de Deus, e ninguém em seu perfeito juízo negaria tal verdade, e já lá se vão muitos anos que tens sido um grande exemplo para cristandade angolana, se não for o maior que temos e és exemplo para mim.
Sou o profeta ###xx, e dirijo o ministério Yyyy
Mas minha questão reside no seguinte: Como o Kota vê a luta de mestres contra os profetas. Sinto que o ministério profético é muito atacado, e muitas pessoas se levantam contra tudo que entra a manifestação dos dons, alegando feitiço ou magia.
Agora surgiu mais o ministério de apologia ou defesa da fé, e que atacam e acusam todos profetas de falsos. Sei que o Kota é mestre e homem do poder. Como vê isso?

Paz do Senhor Jesus servo de Deus.
Vai tudo bem?
Só hoje consegui ver sua mensagem, dada as muitas que recebemos, e nem sempre as conseguimos responder. Vista a sua, também meditei na sua questão, e pude sentir sua genuína preocupação, mas me permita responder em partes.

Primeiro, me escolheu a mim para responder sua preocupação e agradeço. Se nos conhece há muito, ou pelo menos conhece nossa história, sabe que sou filho de uma denominação pentecostal e que é continuista, isso é, cremos na continuidade dos dons, e mais, cresci aprendendo aos pés de um mestre, Reverendo Jorge Baptista e um profeta, o Antônio Henriques (Jó), e conheço perfeitamente o quanto a Palavra não é contrária ao Espírito e nem o Espírito contrário a Palavra.
Jó e Jorge sempre foram usados por Deus para gerar em nós quem somos hoje, e posso reconhecer neles, um verdadeiro mestre e um verdadeiro profeta. Ambos eram amigos até ao fim da amizade pela morte do profeta Jó. Dito isso, deverá ficar claro que creio no “profético”, e acredito que Paulo não precisa ser contrário a Ágabo e nem este a aquele, sendo que o profeta tem seu papel claro nas escrituras, e o mestre tem as escrituras como o seu Papel.

Queria dizer ao irmão, que a igreja de Antioquia em Atos 13, era feita de convivência saudável entre Profetas e Mestres, e ambos têm algo em comum: A PALAVRA. O Mestre sabe tudo que Deus disse, e o Profeta sabe o que Deus diz, de tal forma que aquilo que Deus diz não contradiz o que Deus disse.

O que mais vejo hoje são profetas dizendo que Deus diz, mas totalmente longe do que Deus disse.
Poderá assim haver convivência saudável entre profetas e mestres?
Se cremos na atualidade dos dons ministeriais, porque não demos ouvidos aos que receberam ministério de ensinar, instruir e corrigir pela Palavra?

Lhe devolvo outra pergunta.
Não é trabalho do profeta anunciar a mensagem para o seu tempo e lugar buscando o mesmo fim daquele?
E não é trabalho do mestre escrutinar, esquadrinhar, alinhar e até corrigir?
Como queremos que mestres respeitem profetas se os profetas não dão ouvidos aos mestres?
Quem deveras está a falhar com o ministério do outro?
A Bíblia manda analisar as profecias, o espírito da profecia, não obstante ser trabalho de todos crentes, é especialidade do mestre fazer.

Aguardo respostas às minhas questões e seguirei com textos bíblicos nas próximas abordagens.
Após responder minhas questões que já são retóricas, quero mostrar como os próprios profetas se sabotam, e em como muitos profetas a todos provam não serem profetas pelo exercício errado do ofício. E quero também mostrar como os mestres têm tentado ajudar, alertar mas com pouquíssimos sucessos, dada a troca de papéis (Os mestres têm feito o papel profético de corrigir, porque muitos profetas se tornaram mestres do errar)
Mas aguardo antes suas respostas, para continuar minhas abordagens.

Sadrak Manuel Lufuankenda



Foto tirada pelo pastor Luís Pinto, pregando no Centro Ararate em 2005

25/09/2024

Se não for assim não quero casar.

Antes de cumprires todos os seus projetos primeiro cumpri todos os seus votos com Deus.Algumas coisas não irão bem se o ...
18/09/2024

Antes de cumprires todos os seus projetos primeiro cumpri todos os seus votos com Deus.

Algumas coisas não irão bem se o voto feito a Deus por tais coisas não forem pagos.

‼️O voto fala ‼️

14/08/2024

Um obrigado especial aos meus novos seguidores! Que entusiasmo poder contar convosco! Emanuel Neldinho, Milcia Pedro, Vicente Daniel Bonefácio Prometido

11/08/2024

A vida é assim 💔, enquanto uns choram 😭 outros vendem lenços.

Existe pessoas que só querem se beneficiar com teu sofrimento 💔

11/08/2024

Que a paz do Senhor esteja com todos, tenham um bom Domingo.

10/08/2024

O estar sumido não significa deixar de ser ou ter a graça e unção, o Deus que me chamou continua a se mover em mim com o Espirito Santo no meu lugar secreto.

10/08/2024

‼️Segredos da intimidade profunda com o Espírito Santo ‼️

👇 Nos comentários.

Endereço

Rua 5, Zango 2
Viana

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Shalá Augusto M. Gonçalves publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar