
21/07/2025
𝐎𝐬 𝐕𝐞𝐧𝐭𝐨𝐬 𝐌𝐮𝐝𝐚𝐫𝐚𝐦: 𝐂𝐡𝐞𝐠𝐨𝐮 𝐚 𝐇𝐨𝐫𝐚 𝐝𝐚 𝐌ú𝐬𝐢𝐜𝐚 𝐆𝐨𝐬𝐩𝐞𝐥 𝐀𝐧𝐠𝐨𝐥𝐚𝐧𝐚 𝐈𝐦𝐩𝐚𝐜𝐭𝐚𝐫 𝐨 𝐌𝐮𝐧𝐝𝐨
Eu gosto do que está a acontecer com os novos ventos que sopram sobre Angola na perspectiva da música gospel. Há um despertar claro, uma movimentação diferente, que revela um tempo novo, cheio de possibilidades e promessas. Artistas como Nair Nany estão a protagonizar uma verdadeira revolução na música gospel angolana, trazendo frescor, autenticidade e espiritualidade viva no impacto da nossa música dentro da nossa sociedade, e pelo mundo a fora, em cada letra e melodia que nos oferece. É notório que, pela primeira vez em muitos anos, a música gospel feita em Angola começa a chamar a atenção de outras nações. Um sinal inequívoco de que a nossa sonoridade e mensagem estão a ultrapassar fronteiras com graça e poder.
Brasil, por exemplo, com mais de 203 milhões de habitantes, é um país que cabe muitas vezes dentro da população angolana. Além disso, é uma nação com forte presença evangélica, um solo fértil para receber e valorizar a música gospel de qualidade. O interesse crescente desse gigante sul-americano pela nossa expressão musical é uma porta divina que se abre. Isso representa uma oportunidade estratégica para a internacionalização da música gospel angolana, mas também um chamado à responsabilidade, de fazermos música que realmente ministre, toque almas e transforme vidas. Não apenas canções por fazer, mas obras com propósito, unção e excelência.
Esse novo tempo também desperta, em nós, a consciência de valorizar mais o que é nosso. A juventude e os ouvintes em geral começam a consumir mais música gospel nacional, encontrando nela identidade, fé e cultura. É tempo de parar de depender unicamente das influências externas.