01/06/2026
Imagens obtidas com exclusividade pelo Diário de Angra revelam por um ângulo interno da Estação Turística do Abraão o momento em que dois homens encapuzados invadem o local e incendeiam os totens do programa Viva Angra, na madrugada desta segunda (1), na Vila do Abraão, Ilha Grande. As câmeras de segurança registraram a ação por volta das 3h da manhã. Nas imagens, os suspeitos aparecem despejando um líquido inflamável sobre os equipamentos e, em seguida, ateando fogo nos dispositivos instalados para o funcionamento do sistema digital de turismo. A Polícia Civil já investiga o caso e busca identificar os responsáveis. Segundo fontes ouvidas pela reportagem, há ainda a suspeita de que o crime teria motivação política. As gravações deverão auxiliar no reconhecimento dos autores do crime. Em nota, a Prefeitura de Angra classificou o episódio como um incêndio criminoso e informou que as investigações foram iniciadas com a participação das forças de segurança que atuam no município. O governo destacou ainda que a destruição de equipamentos públicos prejudica toda a coletividade e reafirmou que seguirá trabalhando para fortalecer a segurança, a fiscalização e a gestão responsável das riquezas naturais da cidade. Dependendo do enquadramento adotado pela investigação, os envolvidos poderão responder por crimes como dano qualificado ao patrimônio público e incêndio, cujas p***s podem chegar a seis anos de prisão, além de multa. O ataque ocorreu justamente na data prevista para o início da operação do Viva Angra, programa criado para fortalecer o turismo sustentável e ampliar a capacidade de investimento na preservação e gestão dos atrativos naturais de Angra.