Radio Comunitária do Lote 15

Radio Comunitária do Lote 15 Serviço de sonorização no centro do bairro do Lote 15 em Belford Roxo-RJ, com divulgação publicitaria, utilidade publica, musicas e eventos em geral..

SAMU RJ recebe treinamento para transporte de pacientes com suspeita de Ebola.Equipes que atuam na capital passaram por ...
05/06/2026

SAMU RJ recebe treinamento para transporte de pacientes com suspeita de Ebola.

Equipes que atuam na capital passaram por capacitação de biossegurança a partir de protocolo do Ministério da Saúde

O SAMU RJ deu início a um plano de contingência para transporte de pessoas com quadro suspeito de Ebola. Equipes que atuam no serviço na Capital passaram por treinamento de biossegurança, seguindo protocolo do Ministério da Saúde. O objetivo da Secretaria de Estado de Saúde e da Fundação Saúde, gestora do serviço, é assegurar que qualquer pessoa com suspeita de infecção pelo vírus receba atendimento adequado, com máxima proteção para pacientes, profissionais de saúde e população.

A capacitação incluiu orientações para o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras, protetores faciais, luvas, aventais impermeáveis e macacões de proteção, além da preparação correta das viaturas. O treinamento foi realizado por profissionais do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), da Fiocruz, com orientações do Ministério da Saúde.
De acordo com a coordenadora-geral do SAMU-RJ, Bárbara Alcântara, neste primeiro momento, equipes de ambulâncias previamente selecionadas passaram por treinamento específico de paramentação e de desparamentação, com foco no uso correto dos EPIs, conforme as normas de biossegurança. Segundo ela, além da preparação das viaturas, todas as equipes envolvidas passarão por capacitação.

- A segurança é fundamental não apenas para o paciente transportado, mas também para os profissionais envolvidos na assistência. Por isso, investimos continuamente em capacitação, educação permanente e no cumprimento rigoroso de todas as normas de biossegurança previstas para esse tipo de atendimento - disse Bárbara.

Para garantir uma resposta rápida, duas ambulâncias foram posicionadas em pontos estratégicos da cidade: uma na região central e outra na Zona Oeste. Os veículos foram adaptados e preparados exclusivamente para esse tipo de transporte, seguindo recomendações técnicas e protocolos internacionais.

O plano também prevê a integração entre a Central de Regulação, o Transporte Inter-hospitalar e a Comissão de Controle Pré-Hospitalar do SAMU-RJ. O Ministério da Saúde reitera que o risco de transmissão da doença no Brasil é considerado baixo, mas é preciso que as secretarias de Estado de Saúde e unidades de referência estejam preparadas para eventuais respostas às situações que demandem atendimento médico e diagnóstico laboratorial.

RJ descartou caso suspeito após cumprimento do protocolo de isolamento

Na última semana, a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVs), foi acionada para atendimento a um paciente de Uganda, na África. Após cumprir protocolo do Ministério da Saúde, ele foi levado em ambulância preparada do SAMU RJ para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), da Fiocruz,unidade de referência para tratamento e te**es diagnóstico do tipo no estado. Após a realização dos te**es, foi constatado que se tratava de caso de malária e o paciente saiu do protocolo de isolamento, seguindo tratamento para seu quadro clínico.

No Estado do Rio, os casos de Ebola são monitorados pelo painel de rumores do Centro de Inteligência em Saúde (CIS). Em 2025, a plataforma da Secretaria de Saúde registrou seis casos da doença pelo mundo. Em 2026, foram 11 ocorrências, o que inclui comunicado da Organização Mundial de Saúde (OMS), casos suspeitos descartados no Rio de Janeiro e São Paulo, além de confirmados no Congo e Uganda, na África.

Tradição da Cultura Cigana contagia baile da Melhor Idade em Belford Roxo.Tradição da Cultura Cigana foi tema da nona ed...
03/06/2026

Tradição da Cultura Cigana contagia baile da Melhor Idade em Belford Roxo.

Tradição da Cultura Cigana foi tema da nona edição do Baile da Melhor Idade, promovido através da Secretaria Municipal de (Semasc) de Belford Roxo. O evento que acontece sempre na última sexta-feira do mês, das 14h às 17h, realizado na quadra coberta do Country Club, no Centro do município, é destinado aos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ligados aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e o núcleo da Atenção à Pessoa Idosa (API).

A maioria dos participantes aderiu ao tema. Poucos não estavam trajados como o povo cigano. Segundo o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Diogo Bastos, o tema de cada baile (o último foi novelas), escolhido pela equipe técnica da Semasc, tem intuito de divertir e alegrar os participantes.

Os temas são para alegrar e divertir

“Eu não escolho com quem trabalho. Trabalho com pessoas, independente de quem seja. A gente não pode segregar ninguém. O Estado é laico e gente tem que trabalhar contra intolerância, contra abuso e contra preconceito, seja ele qual for. O baile é um ato e a nossa secretaria acolhe e trabalha com as pessoas. Os temas são para alegrar e divertir. Ninguém é obrigado estar caracterizado. Vale destacar que a tradição cigana não é uma religião. É cultural e histórico e tem muito signif**ado”, assegurou Diogo.

Traje especial para o baile

Professor de Dança de Salão das oficinas desenvolvidas nos CRAS, Célia Regina Nascimento de Oliveira, a Regininha, era um dos destaques do baile com seu traje Cigana, produzido especialmente para o baile. Gosto muito da tradição cigana. Não encontrei dificuldade para produzir meu look”, disse. Vanessa de Souza Vicente, que não perde um baile, também estava a caráter. “Juntei algumas peças que tinha com outras emprestadas e deu certo. Adorei”, afirmou. A animação musical é feita pelo cantor e DJ Nennen By Night. Tocando um teclado, ele relembra sucessos de todos os ritmos dos anos 60, 80, passando pelo forró, MPB, samba, rock nacional e internacional.



Sem mistério para virar cigano

Frequentador do CRAS do Bairro Jardim Redentor, Anderson Souza Queiroz, 45, garantiu que não teve mistério para virar um cigano. “Coloquei uma blusa vermelha, um lenço da mesma cor na cabeça e bijuterias douradas. Deu certo, estou me sentindo um Cigano, disse sem parar de dançar. Também vestida a caráter, Samanta Sobral, 52, brincou com os participantes. Ela estava com “cartas da sorte”, com imagens divertidas e oferecia aos participantes. Muitas gargalhadas na descoberta do destino. “Ao mesmo tempo em que me divirto, deixo as pessoas felizes”, relatou. Um Grupo de Dança Cigana de Duque de Caxias, Maravidas, participou do evento.

Você moraria nessa cidade flutuante que tem até estádio de futebol ?
02/06/2026

Você moraria nessa cidade flutuante que tem até estádio de futebol ?

Freedom Ship is a visionary ocean-based community designed to redefine how people live, work, and travel.Conceived as a continuously mobile city at sea, Free...

Casa de Cultura de Belford Roxo celebra o Dia Mundial do Brincarcom festividade especial para alunos da rede municipal d...
01/06/2026

Casa de Cultura de Belford Roxo celebra o Dia Mundial do Brincar
com festividade especial para alunos da rede municipal de ensino.

A Secretaria Municipal de Cultura promoveu, nesta quinta-feira (28), uma grande festa para alunos da rede municipal de ensino, em evento alusivo ao Dia Mundial do Brincar (28 de maio), na nova e moderna Casa de Cultura de Belford Roxo, no bairro Nova Piam. O evento contou com a parceria das secretarias municipais de Educação, Assistência Social, Saúde, Segurança Pública e Comunicação Social, além da atuação da Brigadeirinho Produções e apoio da Sorveteria 3D.



Diversas brincadeiras

Alunos das escolas municipais Albert Sabin (Especial), Alejandro Fernández Nunez, Ayrton Senna da Silva, além de crianças dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos Centro de Referência e Assistência Social (Cras) Wona (Futuro Brilhante) e Shangrilá (Casa do Menor São Miguel Arcanjo/Irmã Celina), desfrutaram de brincadeiras, animações, atividades recreativas, modernos brinquedos infláveis e apresentações musicais.

“Todo esse evento é para as crianças, motivo da nossa satisfação na realização dessa festividade. Elas são o futuro da nossa cidade. Toda criança tem o direito de brincar. Essa interligação entre a Cultura e a Educação é muito importante. Agradecer também o apoio e o trabalho da prefeita Mariana Canella, toda a família Canella e das secretarias que foram parceiras no evento”, afirmou o secretário municipal de Cultura, André Luiz Carvalho, ao lado da secretária Especial de Ensino, Fernanda Romero e do secretário de Comunicação Social, Marcos Paulo Ribeiro Lopes.



Atividades educativas

Nos lanches para as crianças não faltaram, cachorro-quente, salgadinhos, refrigerantes e picolés para os participantes e familiares que prestigiaram a festividade, que contaram com a atenção dos monitores das escolas. Atividades educativas também foram disponibilizadas para estimular a leitura, confecção de desenhos e quebra-cabeças e apresentações de dança da Casa do Menor São Miguel Arcanjo, além das presenças dos bonecos Super Mario e Luigi que fizeram a alegria das crianças com o pedido de abraços e fotos.

“Brincar é um direito fundamental das crianças é essencial para o desenvolvimento saudável, promovendo criatividade, confiança e laços familiares. Celebramos o Dia do Brincar, proporcionando às crianças uma tarde cheia de alegria, diversão, aprendizado, estimulando a criatividade e a interação”, destacou a secretária Especial de Ensino, Fernanda Romero, que interagiu e brincou bastante com os alunos.



Celebração especial

A celebração especial do Dia do Brincar foi encerrada com a distribuição de 300 kits escolares com lápis e canetinhas de pintar e livro de pinturas, com as crianças levando para casa mais um incentivo à imaginação e ao desenvolvimento infantil. O kit foi uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura com a Companhia de Canetas Compactor que forneceu os kits.

“Foi muito bom estar aqui. Brincamos demais, junto com minha amiga. Os picolés são deliciosos e os brinquedos muito show de bola”, disse a animada Marya Allicya, de 9 anos, ao lado da amiga Ariella de Jesus, de 7, alunos da E.M. Albert Sabin.

Dia Mundial do Brincar

O Dia Mundial do Brincar foi estabelecido em 1999, na 8ª Conferência Internacional de Brinquedotecas e reconhecido, posteriormente, pelo Fundo Internacional das Nações Unidas pela Infância (Unicef), sendo celebrado em 28 de maio. O movimento internacional tem como objetivo principal garantir o direito de brincar, instituído no Artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança, aprovado pela ONU (2013).

Casa da Cultura homenageia mães de alunos e agentes culturais.A Casa da Cultura e Belford Roxo realizou esta semana uma ...
29/05/2026

Casa da Cultura homenageia mães de alunos e agentes culturais.

A Casa da Cultura e Belford Roxo realizou esta semana uma homenagem especial às mães da cultura do município, reunindo agentes culturais, mães de alunos das oficinas, convidadas e a comunidade em uma tarde de celebração e carinho.

O evento contou com apresentações do coral da Escola Municipal Albert Sabin e do coral da Oficina da Casa da Cultura, regido pelo maestro Edir. Também houve participação da cantora gospel Elisete Sanuto e um momento de acolhimento com psicóloga convidada.



Café especial

A programação incluiu ainda a exposição da artista Shirley Gall, o artesanato do CRCT Belford Roxo e do grupo MP Mulheres. As mães participaram de um café especial no Café Literário e receberam sorvetes e canecas comemorativas.

A ação destacou a importância das mães e seu papel no fortalecimento da cultura no município. “Esse tipo de evento é importante para fortalecermos os vínculos e homenagear as mães e a todas as pessoas que participam das atividades na Casa da Cultura”, avaliou o secretário de Cultura, André Carvalho.

Professores convocados no concurso de Belford Roxo precisam entregar documentos e exames nesta terça-feira (26/05).A Pre...
25/05/2026

Professores convocados no concurso de Belford Roxo precisam entregar documentos e exames nesta terça-feira (26/05).

A Prefeitura de Belford Roxo convocou mais 200 professores PII (1º ao 5 ano) aprovados no último concurso público, homologado no dia 16 de janeiro deste ano. Os candidatos convocados deverão comparecer no CIEP Municipalizado Constantino Reis, situado na Avenida Joaquim da Costa Lima, S/N, São Bernardo, nesta terça-feira (26 de maio), das 8h às 17h, munidos de toda a documentação exigida no edital do certame e realização de exame admissional, conforme cronograma. Em fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação empossou 678 professores (incluindo também dos do 6 ao 9º ano).



A secretária Municipal de Educação, Sheila Boechat, destacou que há mais de 12 anos o município não fazia concurso público para a Educação. “Esses novos concursados irão reforçar nossa rede municipal para mantermos a qualidade do ensino”, frisou a secretária.



No ato da apresentação, os candidatos deverão apresentar a seguinte documentação:

a) 02 fotos 3x4 recentes;
b) Carteira de Trabalho;
c) Comprovante de inscrição no PIS/PASEP, se já for cadastrado;
d) Situação Cadastral do CPF;
e) Cédula de Identidade;
f) Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável.
Se for viúvo, apresentar também a Certidão de Óbito do cônjuge;
se divorciado, apresentar a averbação na Certidão de Casamento;
g) Certidão de Nascimento própria e dos filhos menores;
h) Cópia da Declaração de Bens encaminhada à Receita Federal,
relativa ao último exercício fiscal;
i) Última Declaração de Imposto de Renda (completa), caso
declare ou seja dependente de quem declara;
j) Comprovante de residência;
k) Título de Eleitor e Certidão de Quitação Eleitoral emitida pelo
órgão competente;
l) Certif**ado de Reservista para candidatos do s**o masculino;
m) Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso
exigido para o cargo, fornecido por instituição reconhecida pelo
MEC;
n) Registro no Conselho, quando for o caso, com a anuidade paga;
o) Declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego
ou função pública, e sobre recebimento ou não de proventos
decorrentes de aposentadoria ou pensão;
p) Comprovante de Antecedentes Criminais Estadual e Federal;
q) Certidão de Crimes Eleitorais;
r) Títulos postados no site do IAN e pontuados.

O candidato será submetido a exame médico admissional, a ser realizado no local da convocação, (Art.2º), previamente definidos no Cronograma (Anexo II), munidos dos seguintes exames:
a) Hemograma completo, VHS, com validade máxima de até 3 meses anteriores à data de marcação da perícia médica;

b) Glicose, com validade máxima de até 3 meses anteriores à data
de marcação da perícia médica;
c) Ureia, com validade máxima de até 3 meses anteriores à data
da marcação da perícia médica;
d) Creatinina, com validade máxima de até 3 meses anteriores à
data da marcação da perícia médica;
e) Urina EAS, com validade máxima de até 3 meses à data da
marcação da perícia médica;
f) Laudo de Otorrino com avaliação das cordas vocais e
videolaringoscopia, com validade de no máximo 90 dias anteriores
à data de marcação da perícia;
g) Laudo de acuidade visual com fundoscopia e tonometria, com
validade máxima de até 12 meses à data da marcação da perícia
médica;
h) Eletrocardiograma com laudo do cardiologista - 40 anos (inclusive) em diante, com validade máxima de até 3 meses à data da marcação da perícia médica; e
i) Comprovante de esquema vacinal antitetânico atualizado.

A Secretaria Municipal de Educação alerta que o candidato que, por qualquer motivo, NÃO apresentar a documentação e os exames exigidos no prazo estabelecido, perderá o direito à nomeação e posse decorrentes desta convocação. A data da posse dos candidatos convocados deferidos, será divulgada juntamente com a publicação do ato de nomeação. O não comparecimento do candidato convocado dentro dos prazos estabelecidos implicará renúncia tácita à vaga, autorizando a convocação do próximo candidato classif**ado, observada a ordem de classif**ação.

Assistência Social de Belford Roxo promove seminário sobre Prevenção e Conscientização sobre Abuso Sexual Infantil.Depoi...
23/05/2026

Assistência Social de Belford Roxo promove seminário sobre Prevenção e Conscientização sobre Abuso Sexual Infantil.

Depois de uma programação extensa e intersetorial, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) de Belford Roxo, encerrou na última quinta-feira (21/05) a série de eventos pelo 26º ano da Campanha de Mobilização Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O Seminário Maio Laranja, Prevenção e Conscientização do Abuso Sexual Infantil, foi realizado na Igreja Batista de Heliópolis, Rua Madame Mariana, 116, das 9h às 13h. Profissionais nas áreas de Assistência Social, Saúde e Educação, lotaram as galerias da congregação.

Uma encenação teatral, representada por funcionários da Semasc que atuam junto ao Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV) dos 15 CRAS em funcionamento no município, chamou a plateia para reflexão sobre “sinais” que, geralmente são demonstrados por crianças vítimas de violência, despercebidos pelos adultos. Com o slogan "Faça Bonito", o movimento desencadeou a partir do caso Araceli. A menina Araceli Cabrera Sanchez Crespo, de oito anos de idade, assassinada em 18 de Maio de 1973. Seu corpo foi encontrado seis dias depois, desfigurado por ácido e com marcas de violência e abuso sexual.

Crescer sem medo

Antes do início do seminário, a subsecretária de Assistência Social Letícia Guimarães, que representou o secretário titular, Diogo Bastos, disse que a campanha precisa ser ativada no dia a dia de cada pessoa. “É um movimento muito importante que não deve ser lembrado, apenas em datas específ**as. Os fatos acontecem todos os dias e necessitamos estar atentos e preparados em ações preventivas para que a criança cresça sem medo”.

A secretária Especial de Ensino, Fernanda Romero, representou a Secretária Municipal de Educação, Sheila Boechat e a Gerente da Divisão de Atenção Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (DAISMCA), Cristiane Martins, representou o secretário municipal de Saúde, Eduardo Feital. Em uma parceria com as Secretarias de Saúde e Educação, a Semasc desenvolveu, durante a semana, a campanha junto aos alunos de 12 escolas da rede municipal. O professor Robson Passos, músicoterapeuta, tocou e cantou durante o evento, contagiando os participantes.

Violação de direitos

Primeira palestrante do seminário, Letícia Diniz, pedagoga e mestra em Educação e Coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro (SEDSODH), abordou a diferença entre abuso e exploração sexual em crianças e adolescentes. “A exploração sexual é quando há lucro financeiro”, definiu, citando vários exemplos à plateia, existentes na prostituição de menores, nas redes sociais e no tráfico.

A coordenadora do PETI disse ainda que a exploração do trabalho infantil também tem abuso envolvido, mesmo sem a prática sexual. “Piores formas de trabalho infantil, de cunho criminoso que atrapalha o desenvolvimento físico e psicológico da criança. No Estado do Rio de Janeiro há 23 municípios que desenvolvem o do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) , com programas e ações educativas e preventivas e Belford Roxo é uma dessas Cidades”, destacou Letícia.

Conselhos atentos

O presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), o advogado Elesson Peres e a presidente do Conselho Tutelar, Marta Therto, também palestraram no evento. Ambos chamaram atenção para o comportamento das crianças violentadas que sempre emitem sinais, muitas vezes despercebidos pelos adultos, “O infrator é sempre alguém próximo como pai, padrasto, tios, vizinho. Mas não sigam sempre essa regra, em alguns casos, o estupro de vulnerável é praticado por mulher. É importante estar atento. Cada denúncia salva vidas”, destacou Elesson.

Superintendente da Proteção Social Especial da Semasc e responsável pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Maria Célia Vasconcelos de Souza, ressaltou que a Rede Mãos Dadas, uma parceria com as secretarias de Educação e saúde tem fortalecido às ações no município. “O auditório aqui lotado é resultado disso”, afirmou. “Formamos uma comissão intersetorial e nos reunimos mensalmente, com propostas discussões e elaboração de projetos. A comissão é mais um canal de ações e comunicação. Vamos f**ar atentos e denunciar. Disque 100”, disse Célia.

Panorama municipal

Cristiane Martins, representante da Secretaria Municipal de Saúde, levou números ao seminário e apresentou o panorama municipal sobre a quantidade de casos de violência sexual, atendidos na Policlínica de Especialidades de Atenção à Criança e ao Adolescente (PEACA), utilizando a Fonte de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notif**ação (SINAN NET). De acordo com o relatório, no ano passado foram realizados 91 atendimentos de abuso e violência sexual. De janeiro até o mês de maio) 26 casos receberam atendimento. A faixa etária varia de 5 a 14 anos.

“Ouvir com atenção pode ser o primeiro passo para proteger, através da Escuta Ativa. É necessário ter um olhar atento para observar sinais, mudanças de comportamento e situações de risco A atuação em redes intersetoriais também é importante para fortalecimento e ampliação de resultados, como ensinar, orientar e acompanhar o uso da internet feito por crianças. São dicas importantes no dia a dia de cada um de nós”, afirma Cristiane Martins.

Belford Roxo conquista 1º lugar na redução de roubo de cargas e veículos no Estado do RJ no primeiro quadrimestre de 202...
21/05/2026

Belford Roxo conquista 1º lugar na redução de roubo de cargas e veículos no Estado do RJ no primeiro quadrimestre de 2026.



O Estado do Rio de Janeiro registrou, de janeiro a abril de 2026, o menor número de mortes violentas desde 1991. Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), divulgados nesta terça-feira (19/05), mostram uma queda de 10,8% na letalidade violenta em comparação com o mesmo período de 2025, totalizando 1.242 mortes nos quatro primeiros meses do ano. Na comparação mensal, a redução foi de 12,7%. Esse foi o menor número de vítimas para o acumulado e para o mês da série histórica, iniciada em 1991. O município de Belford Roxo foi um dos destaques apresentados pelos dados do ISP, com o 1º lugar na maior redução dos índices de roubos de veículos e cargas entre todos os municípios do Estado, no primeiro quadrimestre de 2026.

Enquanto o Estado do Rio apresentou aumento médio de quase 25% nos roubos de veículos, Belford Roxo reduziu o índice em 32,5%. Já nos roubos de carga, o Rio teve alta média de 32,1%, enquanto Belford Roxo registrou queda de 55%.

Belford Roxo registrou a maior redução nos índices de roubos de veículos, saindo de 390 roubos de veículo para 265, no comparativo ao mesmo período em 2025. Novamente, o município belforroxense registrou a maior redução no roubo de cargas, com 24 casos este ano contra 54 no mesmo período do ano anterior.

Ações na segurança pública em Belford Roxo

A redução dos índices de criminalidade em Belford Roxo reflete um forte investimento em tecnologia pela Prefeitura de Belford Roxo. Policiais militares do 39º BPM (Belford Roxo), comandados pelo tenente-coronel PM Lima, Proeis e Segurança Presente nas ruas, e principalmente, a parceria e o trabalho lado a lado com as forças de Segurança da Prefeitura de Belford Roxo, através das secretarias municipais de Segurança Pública, Transporte e Mobilidade Urbana e a Ordem Urbana.

Desde o início da gestão do então prefeito Márcio Canella, em janeiro de 2025, e agora na continuidade com a prefeita Mariana Canella, foram implementadas diversas ações na área da Segurança Pública que contribuíram para a redução dos índices de criminalidade no município.

Destaques para o Programa Barricada Zero, que retirou todas as barricadas do município, a Ronda da Madrugada reforçando a segurança para o morador belforroxense que sai para trabalhar nas primeiras horas do dia, a criação de novas bases do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), Centro de Controle Operacional (CCO) com 300 câmeras de segurança 24h, 1ª Companhia Destacada de Drones, Disque Canella para receber denúncias da população, entre outras ações.

Os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública são referentes aos Registros de Ocorrência (RO) lavrados nas delegacias de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro durante o primeiro quadrimestre de 2026. Os dados estão disponíveis no site do ISP: https://ispconecta.rj.gov.br/serie_historica/

Defesa Civil de Belford Roxo leva técnicas de prevenção e alerta para alunos da rede municipal de ensino.A Defesa Civil ...
20/05/2026

Defesa Civil de Belford Roxo leva técnicas de prevenção e alerta para alunos da rede municipal de ensino.

A Defesa Civil de Belford Roxo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou a abertura do projeto Defesa Civil nas Escolas no município com o objetivo de compartilhar o conhecimento em relação às áreas de atuação da Defesa Civil e percepção de riscos. O encontro aconteceu na Escola Municipal Belford Roxo, no Bairro das Graças.

“A Defesa Civil é uma pasta responsável por trabalhar a prevenção antes, durante e após eventos adversos. Poder compartilhar esse conhecimento com as crianças é de suma importância, pois elas podem replicar isso dentro de seus núcleos de convívio. Entendo que segurança e prevenção também se aprendem dentro da sala de aula. Com essa parceria entre a minha secretaria e a Educação, quem ganha são os munícipes. Afinal, uma comunidade segura é uma comunidade bem-informada”, afirmou o secretário de Defesa Civil, Evalder Perini.



Assuntos abordados

Os assuntos abordados foram: Defesa Civil e Prevenção de Acidentes Domésticos; Educação Ambiental e Desastres Naturais; Noções de Primeiros Socorros; além de Chuvas Intensas, seus impactos e Animais Peçonhentos, todos adaptados à realidade do município.

Também presente ao evento, a secretária municipal de Educação Sheila Boechat destacou a importância da união de forças entre as pastas e a importância de levar a atividade para a comunidade escolar. “Acreditamos em uma educação que se transforma por meio de uma esperança que constrói. O ato lúdico e o conhecimento também fazem parte dessa mudança. Meu desejo é que tudo que foi compartilhado seja levado para além dos muros da comunidade escolar, pois o aprendizado é algo que nos acompanha a vida inteira. Atuamos em um governo que possui o lema Governando com Responsabilidade, e responsabilidade é isto trabalhar uma temática capaz de ajudar a salvar a vida de alguém, seja em um ato de contribuição ou de socorro em emergências", destacou a secretária.



Cumprimento das normas

O Programa Defesa Civil na Escola é um cumprimento das normas estabelecidas pela Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei nº 12.608/2012). Ao longo de 2026, a expectativa da pasta é atender quatro escolas mensais, alcançando cerca de 600 crianças a cada mês. “Toda a metodologia de ensino foi elaborada de forma que as crianças pudessem não apenas ler sobre a atuação da Defesa Civil, mas também vivenciar e praticar ações de prevenção e gestão de risco, unindo a teoria ao lúdico”, explicou o diretor da Divisão de Ensino Sandro Campos.

A ação contou com a participação do instituto Vital Brazil que realizou uma exposição na quadra da escola. As palestras foram ministradas pelo diretor da Divisão de Ensino Sandro Campos, a meteorologista Brenda Siqueira, o agente de Defesa Civil Amaral e os assessores de serviço Roberta Lira, Maria Angélica, Adriana Araújo, Daniel Araújo e Adilson Fernandes.

Mostra Cultural conta com a participação de diversos segmentos da sociedade em Belford Roxo.A prefeitura de Belford Roxo...
18/05/2026

Mostra Cultural conta com a participação de diversos segmentos da sociedade em Belford Roxo.

A prefeitura de Belford Roxo, através das Secretarias de Assistência Social e Cultural promoveu na sexta-feira (15/05) a Mostra Cultural “Memórias, Cultura e Resistência”, que teve como um dos objetivos evidenciar o que Belford Roxo tem de melhor no cenário da cultura negra. O evento contou com a participação de diversos segmentos da sociedade e comemorou ainda o Dia da Assistência Social. A cantora Sandra de Sá mandou por vídeo uma mensagem elogiando a Mostra.



Cultura africana



No espaço central da Casa da Cultura foram espalhados cartazes reforçando o respeito à cultura negra, além de fantasias da escola de samba Inocentes de Belford Roxo. A Mostra contou ainda com a participação do Instituto de Arqueologia de Belford Roxo, que f**a no bairro Santa Teresa, em Belford Roxo, e tem em seu acervo uma múmia criança com mais de 3.500 anos de idade. Alunos da Escola Municipal Arthur Araújo Lula da Silva visitaram o espaço do IAB, conheceram um pouco sobre a cultura africana e viram peças como alguidar (vaso feito de barro e utilizado como recipiente sagrado na religião de matriz africana) e búzios africanos (conchas naturais de moluscos com valor cultural e religioso).



IAB e Donana



A professora Jandira Neto foi explicando aos alunos cada peça que estava na exposição. A aluna María Vitória, do terceiro ano da Escola Municipal Arthur Araújo Lula da Silva, 8 anos, gostou da exposição. “Muitas coisas eu não conhecia”, resumiu a menina. Os alunos também visitaram a exposição do Centro Cultural Donana, onde surgiram vários expoentes do reggae, como Dida Nascimento, Da Ghama (ex-Cidade Negra) e as bandas KMD5 e Negril. Alunas do 9º ano da Escola Municipal Sebastião Herculano de Matos, Manuella Yasmin, 15, e Sarah Vitória, 14, participaram da Mostra Cultural. “Adoramos tudo”, disse Manuela Yasmin ao lado da amiga.



Casa estava fechada



O secretário de Cultura, André Carvalho, demonstrou toda felicidade com a Mostra Cultural. Ele lembrou que a Casa da Cultura ficou fechada durante um ano por causa da depredação ocorrida na troca de governo. “Fico emocionado com essa Mostra, pois conseguimos reconstruir revitalizar a Casa da Cultura, que é um dos orgulhos do município. E essa Mostra deve para lembrarmos da luta dos negros “, avaliou André Carvalho. “Evento muito importante para a cidade. Precisamos sempre mostrar essa integração no dia a dia”, completou Lizete Jacinta, que é zeladora de umbanda e representante do Conselho de Igualdade Racial.



Diogo Bastos lembra da Assistência



O secretário de Assistência Social e Cidadania, Diogo Bastos, ressaltou que, além da Mostra Cultural, o órgão comemora também o Dia da Assistência Social (15 de maio). “Nossa função é fazer com que as pessoas tenham dignidade por meio do serviço público”, resumiu Diogo, ao lado, da subsecretaria de Assistência Social, Letícia Guimarães, da secretária especial de Direitos Humanos Thais Stampini, da presidente do Conselho de Igualdade Racial, Rosângela Pedra, e de representantes das Secretarias de Educação e de Saúde.



Sandra de Sá elogia Mostra



A cantora Sandra de Sá apareceu em um vídeo elogiando a Mostra Cultural. O Centro Cultural Donana fez uma apresentação de capoeira com Dida Nascimento e o mestre Diorne. O coral do Lar Fabiano de Cristo interpretou diversas músicas, incluindo “Aquarela”, de Toquinho, “Paz pela paz” (Nando Cordel) e “O Sol”, de Victor Klein. Além dos alunos da Escola Municipal Sebastião Herculano de Matos, participaram ainda da Mostra estudantes do Ciep Municipalizado Vinícius de Moraes e das escolas municipais Arthur Araújo Lula da Silva e Bairro das Graças.

O ator Rodriguez, fazendo a personagem Dona Lau, encerrou a Mostra apresentando um stand up cultural. O secretário de Comunicação Social, Marcos Paulo Ribeiro Lopes, prestigiou o evento,

Endereço

Belford Roxo, RJ
26186-573

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Radio Comunitária do Lote 15 posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Radio Comunitária do Lote 15:

Compartilhar