Boituva em Foco

Boituva em Foco Notícias e informações sobre a Cidade de Boituva e Região. https://whats.link/boituvaemfoco

HISTÓRIA

A área do município de Boituva era habitada antes do período da evolução progressista, alcançada no século XIX, por indígenas da tribo Guaianazes, nos arredores de Porto Feliz, e pelos índios Carijós, por Sorocaba. Os índios chamavam o lugar de Boituva, que na língua Tupi Guarani significa "muitas cobras", devido ao grande número de espécies que havia no local. O local considerado lindo,

com belas colinas, clima agradável era considerado uma área livre de enchentes. Cultivavam-se tubérculo, milho e algodão e suas colinas não concentravam muitos indígenas devido ao grande número de serpentes que viviam nas proximidades. Era uma região entre duas cidades muito importantes na época e a área pertencia aos dois municípios de Sorocaba e Porto Feliz.

NÃO MATE GAMBÁS! Nesta época do ano os gambás estão se reproduzindo e isso faz com que as fêmeas fiquem mais lentas e bu...
26/02/2023

NÃO MATE GAMBÁS!

Nesta época do ano os gambás estão se reproduzindo e isso faz com que as fêmeas fiquem mais lentas e busquem locais seguros para ficarem com os filhotes.

Neste caso, basta espantá-los calmamente para fora de casa/quintal ou simplesmente deixá-los em paz.

Trata-se de uma espécie da nossa fauna nativa, protegida por Lei e muito importante para o equilíbrio ecológico.

Além de carrapatos, comem baratas, escorpiões, ratos e cobras, ajudando no controle dessas populações.

Eu sei, ele pode até parecer feio. Tu também pareces, e nem por isso ficam dando paulada na tua cabeça.

Por favor, não os mate!

Saiba mais: https://www.facebook.com/projetomarsupiais/

22/09/2022

Professora reprovou trabalho de aluna que o fez em linguagem neutra.

Uma professora colombiana polemizou e foi criticada por várias pessoas ao contar o episódio nas redes sociais.

Sara Vanessa Cárdenas, uma professora da Colômbia, relatou no Twitter que decidiu reprovar uma aluna por causa da forma como ela escreveu seu trabalho. “Eu estava corrigindo alguns trabalhos e uma aluna me deu uma redação em linguagem inclusiva neutra (…) obviamente ela tirou 1″, escreveu a mulher.

Para ajudar a aluna a obter melhor nota e salvar seu ano letivo, ela lhe deu a oportunidade de fazer outro trabalho, que consiste em realizar numa breve exposição em língua de sinais, “assim ela aprenderá sobre inclusão de verdade“, concluiu a professora na postagem.

A professora colombiana recebeu diversas críticas nas redes sociais por relatar seu entendimento e sua reação ao receber um trabalho todo escrito em linguagem neutra.

Com opiniões diversas, os grupos ativistas encontram maneiras polêmicas de defender seu ponto de vista.

No entanto, os mais inclinados à causa criticaram a maneira de ensinar, e alguns até mesmo opinaram que ela estava “censurando” a aluna.

Na Colômbia assim como no Brasil nos últimos tempos, tem se falado muito sobre a linguagem neutra, à medida que os defensores dessa forma de comunicação se manifestam para defender a suposta inclusão e recrutar pessoas em defesa do próprio ativismo.

Linguagem inclusiva X linguagem neutra

Embora ambas as expressões sejam usadas em contextos semelhantes, há muitas diferenças que precisam ser consideradas.

Uma linguagem inclusiva ou não sexista deve objetivar uma comunicação que inclua todos os grupos sem a necessidade de alterar a língua. Por exemplo, na linguagem comum, dizemos “bom dia a todos e todas”, assim é possível abranger tanto os homens quanto as mulheres, ou seja, pessoas, considerando todos como seres humanos dignos de respeito.

Já a linguagem neutra ou não binária busca a inclusão de um baixo percentual de pessoas pela alteração no idioma. Termos como “amigxs”, “tod@s”, “todes” que são usados na comunicação de um pequeno grupo. Sendo o grupo que mais apoia a linguagem neutra as ativistas do movimento feminista e LGBTQIA+.

Os ativistas dessa comunicação "inclusiva" acreditam que a forma como falamos, escrevemos e nos comunicamos reflete nossos valores e crenças. Nesse sentido, pela fala e escrita, podemos perpetuar estereótipos, ainda que inconscientemente. Para eles a Língua Pátria é sexista, a sociedade é, afirmam, e isso incentiva certos tipos de desigualdades.

Diferentes pontos de vista

No Brasil, aqueles que entendem e não apoiam o uso de linguagem neutra argumentam com fatos e regras da nossa Academia Brasileira de Letras que diz:

"A Academia Brasileira de Letras, no desempenho deste serviço, tem por fim a cultura da língua nacional. Isto significa que a língua deve ser cultivada na sua variedade padrão ou exemplar, tomando por modelo sua expressão literária. Tal finalidade limita a ABL ao registro dos usos tidos por modelares e corretos o sistema ortográfico convencional, por se tratar da unidade da língua escrita."

Essas pessoas também se baseiam no fato de que o gênero masculino é considerado neutro pela maioria dos órgãos responsáveis pela regulamentação dos idiomas, como a Academia Brasileira de Letras e a Real Academia Espanhola no caso colombiano, o que exclui e torna uma mudança na linguagem desnecessária.

Por outro lado, ativistas defendem o fato de que usar essas palavras dificulta a comunicação, tornando-a mais repetitiva e longa. Por exemplo, dizer “todos e todas” leva mais tempo que dizer simplesmente “todos” que é sexista. Além disso, eles também acreditam que mudar a grafia, adicionando elementos como “x” ou “@” não dificulta a leitura, inclusive para pessoas com deficiência visual.

Também que defendem esse tipo de comunicação e citam como vantagens combater o machismo e a intolerância de gênero, valorizar a diversidade, não privilegiar algumas pessoas, entre outras.

Todos esses pontos de vista são levados em conta, e cada pessoa é livre para ter a própria visão do assunto, porém é verdadeiro que as formalidades linguísticas e gramaticais tenham um peso maior na comunicação. No caso da Colômbia, onde aconteceu o fato com a professora levou em consideração as instruções da Real Academia Espanhola, e como não há proibição quanto ao uso da linguagem neutra, podemos entender que a aluna poderá recorrer da decisão.

20/03/2022

Entenda parte das razões para a guerra contra a Ucrânia 🇺🇦

Justiça da Ucrânia confirma lei que equipara o comunismo ao nazismo

A Justiça da Ucrânia confirmou a constitucionalidade de uma lei que equipara o comunismo ao nazismo. A legislação havia sido aprovada por congressistas do país em 2015, mas era contestada por grupos internos desde então. A medida abriu caminho para a remoção de símbolos comunistas em território ucraniano, como as estátuas de Vladimir Lênin.

De acordo com a decisão do Tribunal Constitucional do país, tanto o nazismo quanto o comunismo usavam métodos similares de implementação de políticas estatais repressivas. "O regime comunista, assim como o nazista, infligiu danos irreparáveis aos direitos humanos porque, durante sua existência, tinha controle total sobre a sociedade, promovendo perseguições e repressões por motivos políticos, além de violar suas obrigações internacionais e suas próprias constituições e leis", diz uma nota do departamento de comunicações do órgão. A legislação proíbe os símbolos soviéticos e nazistas no país. De acordo com a lei, quem promover esses símbolos está sujeito a p***s de até dez anos de prisão.

A lei determina a proibição dos símbolos comunistas com o objetivo de "evitar um retorno ao passado totalitário" do país. Por esse motivo, três partidos comunistas que atuavam na Ucrânia foram banidos. Durante o processo de "descomunização", 1300 monumentos em homenagem a Lênin foram derrubados, 51.493 ruas, praças e locais públicos foram renomeados e 987 cidades mudaram de nome.

Quando foi aprovada, a legislação foi imediatamente contestada pela Rússia e por órgãos como a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) e o Grupo de Proteção aos Direitos Humanos da Ucrânia.

Segundo Dunja Mijatović, representante da OSCE, a "linguagem ampla e vaga” da lei anticomunista "poderia facilmente levar à supressão do discurso político, provocativo e crítico, especialmente na mídia". Já o ativista ucraniano Denis Pilaš disse ao The Guardian na época que "o principal perigo dessa lei é o deslocamento do discurso político para a direita, incentivando a violência da extrema-direita contra os ativistas de esquerda" .

Depois que a lei foi aprovada, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia acusou a Ucrânia de usar "métodos totalitários" para liquidar partidos e organizações e atacar "a liberdade de imprensa, opinião ou consciência". Os congressistas aprovaram a lei um ano após a Rússia anexar a península do Mar Negro na Crimeia e iniciar uma guerra no leste ucraniano, que causou mais de 13 mil mortes e desalojou mais de 1 milhão de pessoas.

Holodomor

Quando fazia parte da União Soviética, a Ucrânia viveu o Holodomor (ou "Holocausto Ucraniano"). Estima-se que até 12 milhões de pessoas morreram entre 1932 e 1933 devido ao bloqueio de alimentos imposto ao país por Joseph Stálin. A política fazia parte do processo de coletivização da agricultura, ou seja, a apropriação pelo Estado soviético das terras, colheitas e gado pertencentes aos camponeses que viviam em países soviéticos. A resposta dos agricultores foi desesperada e muitas vezes violenta, havendo numerosas manifestações e revoltas, principalmente na Ucrânia.
Na visão de Stálin, o governo ucraniano e o Partido Comunista do país tinham sido infiltrados por agentes nacionalistas e espiões poloneses, e as aldeias que resistiam à coletivização estavam sob a influência de agitadores contrarrevolucionários. Por isso, ele teria decidido utilizar a fome para punir os camponeses.

Fontes: Radio Free Europe e The Guardian

Oportunidade  para Jovens de BoituvaPrograma de capacitação prepara 120 jovens em Boituva para ingressar no mercado de t...
15/03/2022

Oportunidade para Jovens de Boituva

Programa de capacitação prepara 120 jovens em Boituva para ingressar no mercado de trabalho

Cursos oferecidos são gratuitos e presenciais. A Fintech One7 de serviços financeiros promove o Programa com o apoio da prefeitura da Boituva, SEBRAE E FATEC

A One7 empresa especializada no mercado de crédito PJ, com o objetivo de ampliar as oportunidades para os jovens - de 16 a 29 anos - no mercado de trabalho, apresenta o “Programa Qualifica Jovem One7”. A companhia conta com o apoio da prefeitura de Boituva, SEBRAE E FATEC.

Em Boituva, as inscrições deverão ser realizadas presencialmente e acontecerão dias 24 e 25 de Março, na Praça da Matriz das 8h às 18h(tenda com faixa).

São mais de 120 vagas para interessados em formação como assistente de recursos humanos, vendas e atendimento ao cliente e assistente administrativo. Cada curso terá mais de dez horas/aula presenciais e certificado de conclusão.

Segundo João Paulo Fiuza, o CEO da One7, o programa será uma grande oportunidade para aqueles que buscam por uma posição no mercado de trabalho e que reconhecem que as capacitações técnicas, assim como a comportamental, são fundamentais para se destacar e obter mais oportunidades.

“Os cursos oferecidos de maneira gratuita contribuirão para que os jovens participantes passem a ter mais chances de conquistar uma vaga de emprego, e possam também ter uma gestão mais eficiente de suas carreiras e do dinheiro que receberem, já que também terão aulas de educação financeira”, explica o executivo.

As aulas serão presenciais com professores qualificados e apoio do SEBRAE e FATEC que possuem a base educacional e acadêmica para oferecer aos alunos. “Como não somos uma instituição acadêmica, buscamos parcerias para que isso aconteça da melhor forma e represente o movimento de retorno à sociedade que faz parte da nossa essência. Somos uma marca educadora e que valoriza a busca constante pelo conhecimento para um crescimento verdadeiramente sustentável”, finaliza Fiuza.

Mais informações sobre o programa podem ser consultadas no site:

https://plataformaone7.com.vc/qualifica-jovem-one7

Comunicado importante da ABRAJINTER - Associação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores da área Internacional e Diplo...
18/02/2022

Comunicado importante da ABRAJINTER - Associação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores da área Internacional e Diplomacia

16/02/2022

POLÍCIA FEDERAL - NOTA À IMPRENSA

Em entrevista na segunda-feira (14/02) à Jovem Pan, o ex-ministro Sergio Moro fez descabidos ataques à Polícia Federal. A bem da verdade, consideramos importante esclarecer:

Moro mente quando diz que "hoje não tem ninguém no Brasil sendo investigado e preso por grande corrupção". A Polícia Federal efetuou mais de mil prisões, ap***s por crimes de corrupção, nos últimos três anos.

Neste mesmo período, a PF realizou 1.728 operações contra esse tipo de crime. Somente em 2020, foram deflagradas 654 ações - maior índice dos últimos quatro anos.

Moro também faz ilações ao afirmar que “esse é o resultado de quantos superintendentes eles afastaram e que estavam fazendo o trabalho deles”.

O ex-ministro não aponta qual fato ou crime tenha conhecimento e que a PF estaria se omitindo a investigar. Tampouco qual inquérito policial em andamento tenha sido alvo de ingerência política ou da administração.

Vale ressaltar que a Polícia Federal vai muito além da repressão aos crimes de corrupção. Em 2021, bateu recorde de operações. No total, foram quase dez mil ações, aumento de 34% em relação ao ano anterior.

O ex-juiz confunde, de forma deliberada, as funções da PF. O papel da corporação não é produzir espetáculos. O dever da Polícia é conduzir investigações, desconectadas de interesses político-partidários.

Moro desconhece a Polícia Federal e negou conhecê-la quando teve a chance. Enquanto Ministro da Justiça não participou dos principais debates que envolviam assuntos de interesse da PF e de seus servidores.

Com o intuito de preservar a imagem de umas das mais respeitadas e confiáveis instituições brasileiras, a Polícia Federal repudia a afirmação feita pelo pré-candidato Moro de que a corporação não tem autonomia.

Por fim, a PF - instituição de Estado - mantém-se firme no combate ao crime organizado, à corrupção e não deve ser usada como trampolim para projetos eleitorais.

A Polícia Federa

25/01/2022
19/01/2022



Agradeço a Deus por todas estas conquistas que Ele tem nos permitido, através de muito trabalho, dedicação e união, nossa cidade volta a ser protagonista de forma positiva em nossa região.

Obrigado povo de Boituva que tem apoiado nossos esforços para o resgate de nossa cidade.

Não posso deixar de agradecer também as autoridades que por meio de parcerias, pela confiança, tem proporcionado este recorde de investimentos em nossa cidade.

e neste ano, querendo Deus, mais e melhores conquistas virão!



Endereço

Avenida Tancredo Neves S/n
Boituva, SP
18550-085

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Boituva em Foco posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Boituva em Foco:

Compartilhar