10/02/2026
🌎Um único país não é um continente. Chamar os EUA de "América" é um delirio de grandeza. É o narcisismo etnocêntrico tentando apagar a geografia.
O nome do continente virou marca registrada. Um sequestro semântico para vender consumo e guerra. Eles não são a nação; são apenas o inquilino mais barulhento da casa.
A biologia ignora fronteiras artificiais. Para o Jaguar ou para o vento, a América é um organismo único. O mapa deles é uma ficção que a natureza desmente a cada ciclo.
São mais de 35 países e mil povos indígenas ignorados. Eles não são o "Novo Mundo". São apenas a parte que mais consome e mais degrada o que o continente respira.
A ironia é cínica e letal. Enquanto o Norte dita o capital, o Sul sustenta o oxigênio. Eles se acham o hospedeiro, mas agem como a infecção.
A verdadeira América não cabe no dólar. Ela é a raíz que racha o asfalto dos impérios. É o renascimento da vida sobre os escombros de quem achou que era dono da terra.