27/05/2026
🇷🇴EMPODERAMENTO- A nomeação da primeira mulher para o comando-geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) emocionou a família da coronel Cleide Barcelos dos Reis Rodrigues. Durante a posse da nova comandante, na noite desta terça-feira (26/5), em Belo Horizonte, a mãe dela, dona Maria Geralda Barcelos dos Reis, celebrou o avanço das mulheres em espaços historicamente masculinos. “Os homens vão ter que correr atrás também”, disse.
Orgulhosa, Maria Geralda relembrou a trajetória da filha na corporação, iniciada ainda aos 18 anos. “Ela entrou direto para ser oficial. Então, mais cedo ou mais tarde, alguma coisa de extraordinário iria acontecer. A gente tem que confiar em Deus”, afirmou.
A mãe da nova comandante contou que inicialmente duvidou quando ouviu que a filha assumiria o posto mais alto da corporação. “Eu não acreditei quando ouvi o pessoal falar. Falei: ‘Ah, isso é brincadeira dos outros’”, disse. Mas era verdade: a partir desta terça, Cleide substitui o coronel Frederico Otoni Garcia no comando-geral. Ao lado dela, o coronel Sandro Vieira Corrêa assume a chefia do Estado-Maior.
A coronel Cleide Barcelos assumiu oficialmente o comando-geral da PMMG nesta terça-feira (26/5), tornando-se a primeira mulher a liderar a corporação desde a fundação, há 250 anos. Cleide ingressou na Polícia Militar em 1997, aos 18 anos. Três anos depois, concluiu o Curso de Formação de Oficiais da Academia da PM. Bacharel em Direito, ela possui especializações em Direito Militar, Gestão Estratégica de Pessoas e Violência Doméstica.
🔗 Veja mais em nosso site, no link da bio.
📸📹 Thiago Cândido/O Tempo