24/06/2025
Nesta terça-feira, 24 de junho, às 18h, Congonhas vai dar um importante passo no esporte com a Aula Inaugural do Centro de Treinamento de Ginástica (CTG). Localizado na Rua Padre Henrique Silvino Alves, 246 – Grand Park (antiga quadra do Wilson), o espaço será voltado ao desenvolvimento da ginástica, especialmente na modalidade olímpica de trampolim.
A aula inaugural marca a entrega do terceiro piso do Centro de Treinamento, parte importante do cronograma de implantação do espaço. As obras de acabamento dos demais andares do prédio continuam em andamento e foram auxiliadas pela empresa CDA AVANT. Com essa nova etapa entregue, em breve serão oferecidas mais 100 vagas para crianças e adolescentes de 5 a 16 anos, com data de início das novas turmas a ser divulgada nos canais oficiais da Prefeitura de Congonhas.
Atualmente, o projeto já atende aproximadamente 200 alunos na mesma faixa etária, por meio de um termo de fomento (nº 93/2024) firmado com o Instituto Trampolim de Ouro Preto, através do Programa Congonhas Mais Saudável. A ampliação com o novo piso vai permitir a inclusão de ainda mais jovens em uma prática esportiva que alia desenvolvimento físico e emocional.
A ginástica de trampolim é uma prática que combina acrobacias e saltos com alto grau de coordenação, força e controle corporal. Os movimentos são executados com precisão e leveza, desafiando o equilíbrio e a noção espacial dos praticantes.
Para crianças e adolescentes, os benefícios são inúmeros: além da diversão, a atividade ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, fortalece a musculatura, melhora o equilíbrio, a flexibilidade e a postura. Também contribui para o desenvolvimento da disciplina, da concentração e da autoconfiança.
O trampolim estimula o corpo e a mente de forma lúdica e segura, favorecendo o crescimento saudável. Os reflexos positivos vão desde uma vida mais ativa até a formação de atletas de alto rendimento. Para muitos jovens, a prática se transforma em porta de entrada para o esporte profissional, promovendo valores como superação, trabalho em equipe e resiliência.
Por Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Congonhas