A Fronteira

A Fronteira Site www.afronteira.com.br com notícias do Brasil, Paraguai e Argentina.

Desde 2011, criando e produzindo informação de relevância a quem for impactado pelo nosso conteúdo dedicado com respeito máximo as boas práticas jornalísticas.

Mestrado em Economia recebe inscrições para aluno regularO prazo final é 3 de outubro; podem concorrer candidatos com gr...
08/09/2025

Mestrado em Economia recebe inscrições para aluno regular

O prazo final é 3 de outubro; podem concorrer candidatos com graduação em qualquer área de conhecimento

O mestrado em Economia da UNILA está recebendo inscrições para o processo seletivo de alunos regulares para ingresso em 2026. Todas as informações e link para as inscrições, que podem ser feitas até dia 3 de outubro, estão disponíveis no edital PPGE 08/2025 (https://bit.ly/ppge_2025)

Podem participar candidatos brasileiros e estrangeiros, que concluíram a Graduação em qualquer área de conhecimento. Todos os documentos e etapas do processo seletivo podem ser apresentados em português, em espanhol ou Inglês.

Metade das vagas é destinada a brasileiros e a outra metade a alunos internacionais. Há reserva de vagas para pessoas pretas e pardas, e pessoas com deficiência, e vagas adicionais para indígenas, quilombolas, trans e refugiados ou portadores de visto humanitário.

A seleção será realizada em duas etapas eliminatórias. A primeira será a análise do projeto de pesquisa, e a segunda, entrevistas com os candidatos aprovados na primeira fase, com atribuição de nota. As entrevistas serão realizadas por vídeo.

Câmara de Foz participa da apresentação do projeto do Museu PompidouFoz do Iguaçu vai receber a primeira filial das Amér...
08/09/2025

Câmara de Foz participa da apresentação do projeto do Museu Pompidou

Foz do Iguaçu vai receber a primeira filial das Américas do Pompidou

O Legislativo Iguaçuense participou da solenidade de apresentação do projeto arquitetônico do Centro Pompidou Paraná, nesta última sexta-feira (5). O projeto fará de Foz a sede da primeira filial das Américas do Centre Pompidou, um dos maiores e mais prestigiados museus de arte moderna e contemporânea do mundo. Estiveram presentes os vereadores Paulo Debrito (PL), Dr. Ranieri Marchioro (Republicanos), Cabo Cassol (PL), Soldado Fruet (PL) e Sidnei Prestes (Mobiliza).

O Governador do Estado do Paraná, Ratinho Júnior, destacou os benefícios que o Museu trará para a cidade. Segundo ele, turistas de museus do mundo todo vão passar a colocar Foz do Iguaçu em seus roteiros como um destino a visitar. O governador também ressaltou que o Centro gerará mais empregos e movimentará a economia, gerando mais renda para o município.

O presidente da Câmara, Paulo Debrito (PL), celebrou a vinda do Museu para a cidade. Ele afirmou que os maiores beneficiados são a cidade de Foz e sua população. Debrito enfatizou o impacto positivo no turismo, uma vez que o Pompidou se tornará mais uma atração de destaque do destino.

O Prefeito Municipal, General Silva e Luna, se mostrou feliz com a vinda do Centro Cultural. Segundo ele, trata-se de um projeto que foi construído ao longo de cinco anos e ver agora a expansão realizada é motivo de alegria, pois é um empreendimento merecido não apenas para a cidade, mas para todo o Paraná e o Brasil.

*Matéria:* https://x.gd/MsWp9

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=uvS_9IU1SJU

Foto: Christian Rizzi - CMFI

Rapina: um passeio exclusivo no Eco Park FozO Eco Park Foz ampliou sua programação com o lançamento de um passeio exclus...
08/09/2025

Rapina: um passeio exclusivo no Eco Park Foz

O Eco Park Foz ampliou sua programação com o lançamento de um passeio exclusivo: *Rapina – Um Dia com as Aves de Rapina* . A nova atividade coloca os visitantes em contato direto com as práticas da *falcoaria* , tradição milenar reconhecida pela UNESCO como patrimônio cultural da humanidade, e apresenta o trabalho desenvolvido junto às aves de rapina nessa nova experiência.

A proposta do passeio é oferecer uma *imersão completa* no universo da falcoaria, passando pelos bastidores desse setor tão importante, que não é acessado pelo público geral, acompanhando assim as etapas importantes da rotina dos falcoeiros e rapinantes, como o preparo das aves para o voo, a alimentação e a realização de enriquecimentos ambientais.

Desde a recepção, os visitantes são acompanhados por um *educador ambiental* e pela equipe de falcoeiros, que compartilham conhecimentos sobre comportamento animal e a história dessa prática milenar, enriquecendo a experiência daqueles que participam do passeio, que além de assistirem às apresentações diárias do parque, aprendem como tudo isso é feito na prática.

Segundo a direção do Eco Park Foz, a iniciativa vem ao encontro da crescente busca pelo *turismo de experiência* e pelo *turismo de natureza em Foz do Iguaçu* , tendências que valorizam vivências autênticas, educativas e de contato próximo com o meio ambiente.

A expectativa é que a novidade fortaleça ainda mais o calendário turístico da cidade, oferecendo ao visitante uma experiência singular e ao mesmo tempo conectada à história cultural da humanidade.

O passeio, por seu caráter técnico e sensível, precisa ser agendado com pelo menos *24 horas de antecedência* . As visitas são realizadas em dois horários, às *8h e 14h* , com uma duração média de *3h30* , limitado a *15 pessoas por período* . Crianças de até três anos não pagam.

Mais do que uma atração diferenciada, o “Rapina – Um Dia com as Aves de Rapina reforça o papel do Eco Park Foz como um zoológico moderno, que alia *educação ambiental, conservação e vivências inesquecíveis.

📍 O Eco Park Foz está localizado na *Rodovia das Cataratas* , ao lado do *Complexo Dreams Park Show* , a menos de 15 minutos do centro de *Foz do Iguaçu

Mais informações e reservas: www.dreamsecopark.com.br ou entre em contato com o SAC: (45) 2105-8865.

Avenida Paraná reúne 15 mil pessoas no desfile de 7 de Setembro em Foz do IguaçuPrefeito General Silva e Luna e vice Ric...
08/09/2025

Avenida Paraná reúne 15 mil pessoas no desfile de 7 de Setembro em Foz do Iguaçu

Prefeito General Silva e Luna e vice Ricardinho destacaram importância da data como valor de cidadania

A manhã deste domingo (7) foi marcada por um dos momentos mais esperados do calendário cívico de Foz do Iguaçu. Cerca de 15 mil pessoas lotaram a Avenida Paraná para acompanhar o desfile de 7 de Setembro, que reuniu forças de segurança, escolas municipais, estaduais, particulares e entidades culturais e sociais da cidade.

Apesar da previsão de chuva, o tempo deu uma trégua, permitindo que a celebração acontecesse com grande participação popular. Famílias levaram cadeiras, bandeiras e camisetas verde e amarelo para prestigiar a celebração, que transformou a avenida em um grande espaço de encontro e confraternização.

O evento teve início com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Paraná, de Foz do Iguaçu e do Mercosul. O ato contou com a presença de autoridades civis, militares, religiosas e políticas, seguido da execução do Hino Nacional e do Hino da Independência, sob regência da Banda do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado.

Logo depois, a via foi tomada por estudantes das escolas municipais, que abriram o desfile com apresentações sobre valores cívicos e culturais. Alunos do ensino fundamental desfilaram com cartazes e coreografias que lembraram a história da Independência. Na sequência, escolas estaduais e particulares exibiram bandas marciais, fanfarras e projetos pedagógicos.

Instituições culturais, como a Fundação Cultural, também marcaram presença, levando para a avenida expressões artísticas que representam a diversidade do município.

As forças de segurança chamaram a atenção do público, com a participação do Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Federal e Guarda Municipal. As viaturas, tanques e pelotões foram celebrados pelo público, que reconheceu o trabalho diário das corporações na proteção da população. O desfile também contou com entidades sociais e comunitárias, como a Guarda Mirim e associações de bairro.

O prefeito General Silva e Luna destacou a importância da data para a formação da cidadania e para a união da cidade. “O 7 de Setembro é mais do que uma celebração da Independência. É uma oportunidade de reafirmarmos nosso compromisso com o país e de lembrarmos que cada cidadão tem um papel fundamental na construção de um Brasil mais justo e soberano. Ver a Avenida Paraná cheia de famílias e crianças mostra que nossa cidade valoriza a democracia e a liberdade”, destacou.

O vice-prefeito Ricardinho ressaltou o caráter plural do desfile e a participação popular. “Foz do Iguaçu mostra hoje que a diversidade é a nossa maior riqueza. Aqui, diferentes culturas e tradições se unem em um só propósito: fortalecer os valores da cidadania e do respeito mútuo”, disse.

Entre o público, pais e mães acompanharam com orgulho a participação dos filhos. O comerciante Carlos Mendes, pai de uma aluna da rede municipal, resumiu o sentimento. “Ver minha filha desfilando é emocionante. É um aprendizado que vai além da sala de aula, porque ensina valores de respeito, disciplina e amor ao país. Ela ensaiou muito para esse momento e poder acompanhá-la aqui é motivo de muita felicidade para toda a família”, compartilhou.

A celebração se estendeu durante toda a manhã e terminou sob aplausos. Com a avenida lotada e a participação de instituições públicas e privadas, o 7 de Setembro em Foz do Iguaçu reafirmou o compromisso da população com a cidadania, a democracia e a independência do Brasil.

https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=54946

Identificadas as três vítimas de trágico acidente em CapanemaForam identificadas as três vítimas fatais do grave acident...
04/09/2025

Identificadas as três vítimas de trágico acidente em Capanema

Foram identificadas as três vítimas fatais do grave acidente registrado na manhã desta quinta-feira (04) na BR-163, próximo ao trevo de acesso a Capanema, no sudoeste do Paraná. A colisão envolveu um veículo Fiat/Doblò e um caminhão Mercedes-Benz, com placas de Planalto, utilizado para transporte de concreto.
De acordo com o Instituto de Criminalística e o Serviço Médico Legal (SML) de Francisco Beltrão, que estiveram no local durante a tarde para a realização da perícia e remoção dos corpos, as vítimas são Claudeci Pereira Soares, de 56 anos, condutor do veículo; Phernando Hubner Soares, de 34 anos, passageiro do banco dianteiro; e Crisantos Andrés Canizia Rolon, de 32 anos, de nacionalidade paraguaia, que ocupava o banco traseiro.
Segundo informações, as três vítimas eram moradores de Foz do Iguaçu. Claudeci e Phernando morreram ainda no local da colisão. Já Crisantos chegou a ser socorrido com vida e encaminhado ao Hospital Sudoeste, mas não resistiu aos ferimentos.
O motorista do caminhão não sofreu lesões, dispensou atendimento hospitalar, mas ficou visivelmente abalado.
Durante os trabalhos das equipes periciais, a pista no sentido Cascavel precisou ser interditada, provocando congestionamento e lentidão no trânsito. Os corpos foram encaminhados ao SML de Francisco Beltrão para necropsia e posterior liberação às famílias para os atos fúnebres.

Fonte: Portal 163
Imagens: Portal 163

Visit Iguassu realiza a quinta edição do  Iguassu Corporate Experience 2025 em setembroEdição especial com a BCD Meeting...
04/09/2025

Visit Iguassu realiza a quinta edição do Iguassu Corporate Experience 2025 em setembro

Edição especial com a BCD Meetings & Events: Discover – Inspire – Share – Engage será realizada de 10 a 14 de setembro no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention

O Iguassu Corporate Experience 2025 (ICE), está inserido no cronograma de famtours anuais organizados pelo Visit Iguassu e acontecerá de 10 a 14 de setembro no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention.

Este é um famtour com foco no segmento corporativo, trazendo ao Destino Iguassu representantes dos segmentos de eventos e viagens de incentivo de grandes empresas realizadoras de convenções e eventos corporativos próprios, com potencial de realização de um futuro evento em Foz do Iguaçu.

O ICE, assim como outros famtours do público de eventos do Instituto, faz parte do planejamento estratégico do Visit Iguassu com o público da indústria de eventos, criando grande potencial para captação de eventos a curto, médio e longo prazo ao destino, e consequentemente a criação de negócios aos associados do Visit Iguassu.

O Iguassu Corporate Experience - ICE 2025, será chamado, nessa edição, de DISCOVER IGUASSU – INSPIRE – SHARE – ENGAGE, por conta da parceria do Visit Iguassu com a BCD Meetings & Events. Ao longo dos cinco dias de programação, os participantes visitarão os centros de eventos associados ao Visit Iguassu, participarão de uma tarde dedicada a conteúdos técnicos, de um coquetel de relacionamento com os associados e vivenciarão experiências especiais promovidas em parceria com o trade local.

A BCD Meetings & Events, selecionou os convidados participantes, e o Visit Iguassu, ficou responsável por toda a elaboração da programação, curadoria do painel científico e acompanhamento em tempo integral.

No dia 11 de setembro, será realizado um painel com o tema: "Foz do Iguaçu em Transformação: Um Novo Capítulo para Eventos e Turismo". Como painelistas convidados estão Aline Teigão, Assessora de Turismo da Itaipu Binacional, Luiz Felipe da Silva Giublin, Diretor do Grupo Cataratas e Elaine Tenerello, Diretora Executiva do Visit Iguassu. O encontro de Networking é exclusivo para associados ao Visit Iguassu.

Jaime Mendes, Presidente do Visit Iguassu, ressalta a importância dessa ação: “O Iguassu Corporate Experience é um momento estratégico dentro do nosso calendário anual de famtours. De 10 a 14 de setembro, no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, teremos a oportunidade de receber importantes clientes do segmento eventos, vindos de grandes empresas que realizam convenções, eventos corporativos e viagens de incentivo em todo o país. Nosso objetivo é apresentar o Destino Iguaçu em toda a sua potencialidade, mostrando que Foz do Iguaçu tem infraestrutura, atrativos e serviços capazes de sediar eventos de alto nível, fortalecendo a posição da cidade como referência no turismo de negócios.”

Créditos das fotografias: Visit Iguassu

Segue sugestão de pauta, Corrida do Turismo Será um lindo evento e esperamos o apoio de vocês! Sejam bem-vindos! Fico à ...
04/09/2025

Segue sugestão de pauta, Corrida do Turismo Será um lindo evento e esperamos o apoio de vocês! Sejam bem-vindos! Fico à disposição.

A 4ª Corrida do Turismo Innova Cities acontecerá no dia 14 de setembro, em Foz do Iguaçu. O evento é tematizado e os participantes poderão desfrutar de um circuito cultural e religioso envolvendo à comunidade árabe na região trinacional. O ponto central, a Mesquita Omar Ibn Al-Khattab, no bairro Jardim Central.

Programação

12/09 (sexta-feira) – das 14h às 19h: Entrega dos kits e chips

13/09 (sábado) – das 08h às 14h: Entrega dos kits e chips

14/09 (domingo) – às 07h: Largada da corrida

14/09 (domingo) – às 08h20: Início da premiação

👉Para mais informações: (45) 99916-7578.
Instagram: .

https://www.instagram.com/reel/DOJWbSyjcSu/?igsh=MWcyaHQ3Z2t0aGxvcg==

Proposição sugere implantação do Programa “Nota Fiscal Legal” em Foz do IguaçuA implantação do programa “Nota Fiscal Leg...
04/09/2025

Proposição sugere implantação do Programa “Nota Fiscal Legal” em Foz do Iguaçu

A implantação do programa “Nota Fiscal Legal” em Foz do Iguaçu foi tema de uma proposta apresentada na Câmara Municipal. A iniciativa tem como objetivo incentivar a população a solicitar nota fiscal de serviços, fomentando a educação fiscal e ajudando no combate à sonegação de impostos. A Indicação nº 1896/2025, de autoria do parlamentar Sidnei Prestes (Mobiliza), foi encaminhada ao Poder Executivo e aguarda resposta.

De acordo com o texto da proposta, o programa prevê a concessão de cupons para sorteios de prêmios em dinheiro às pessoas físicas que solicitarem a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) com inclusão do CPF. A expectativa é que a medida contribua para aumentar a transparência e a participação popular, além de aumentar a arrecadação municipal, possibilitando ao município investir mais em áreas prioritárias, como saúde, educação e infraestrutura urbana.

Segundo o proponente, o programa funcionaria como um incentivo à cidadania fiscal, premiando os consumidores que solicitarem a nota com CPF. Além de concorrer a prêmios em dinheiro, o cidadão estará ajudando a gerar mais recursos para o município, os quais poderão ser revertidos em benefícios para a população em setores essenciais.

*Matéria:* https://x.gd/v4JnN

Vídeo: https://www.youtube.com/shorts/Qem1TF-kbOE

Foto: Christian Rizzi - Câmara de Foz

Evento no CMEI Viviane Jara Benitez inaugura mural pela proteção das criançasA programação faz parte do projeto “Mãos qu...
04/09/2025

Evento no CMEI Viviane Jara Benitez inaugura mural pela proteção das crianças

A programação faz parte do projeto “Mãos que Transformam”, movimento que aposta no diálogo e no envolvimento das crianças para fortalecer a proteção à infância.

No próximo sábado, 6 de setembro, o CMEI Prof.ª Viviane Jara Benitez, em Foz do Iguaçu, será palco de um evento comunitário que une serviços gratuitos à população e uma ação simbólica pela proteção das crianças. A iniciativa integra o projeto “Mãos que Transformam” e é realizada em parceria com o Colégio Adventista de Foz do Iguaçu e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção de Foz do Iguaçu.

Das 9h às 15h, voluntários oferecerão atendimentos de saúde, nutrição, psicologia e orientação jurídica à comunidade. Às 14h, a inauguração de um mural coletivo em defesa da infância. No espaço, cada participante poderá deixar a marca da palma da mão, gesto que simboliza o compromisso conjunto pela proteção das crianças.

Mãos que ajudam

O projeto, idealizado pelo professor Emerson Aparecido Lourenço, que leciona no Colégio Adventista de Foz do Iguaçu e no CMEI Viviane Jara Benitez, mobiliza alunos da Educação Infantil, famílias e comunidade. De forma lúdica, as crianças se tornaram “tutoras” de bonecos que representam diferentes realidades — deficiência, vulnerabilidade social, autismo, obesidade e diversidade étnica. A proposta estimula empatia e abre espaço para conversas sobre respeito e inclusão.

A programação do projeto também incluiu palestras e rodas de conversa com especialistas como a advogada Dra. Vanessa Soledade e o presidente da OAB de Foz do Iguaçu, Dr. Rogério Botelho, além da participação de acadêmicos de psicologia da CESUFOZ. As crianças também visitaram a sede da OAB e, ao final, receberão um certificado emitido pela instituição, reconhecendo-as como agentes de transformação social.

“Mais do que um projeto escolar, ‘Mãos que Transformam’ é um movimento comunitário que aposta na escuta, no afeto e no envolvimento coletivo como estratégias para enfrentar a violência infantil em Foz do Iguaçu”, destacou o professor Emerson Lourenço.

Serviço

*O que:* Lançamento do mural do projeto Mãos que Transformam
*Local:* CMEI Prof.ª Viviane Jara Benitez – R. Angatuba, 1375, Jardim Cedro, Foz do Iguaçu/PR
*Data:* 06 de setembro de 2025
*Horário:* 9h às 15h (ato simbólico às 14h) Evento no CMEI Viviane Jara Benitez inaugura mural pela proteção das crianças

19/02/2025

No fim da tarde desta terça-feira (18), um casal chegou desesperado na sede do 9° Batalhão de Bombeiro Militares com sua filha pequena de 1 ano e quatro meses no colo, a qual havia se afogado na piscina de sua casa, onde ficou cerca de seis minutos submersa.▫️A PM apoiou a família no deslocamento pelo trânsito até a chegada ao quartel de Bombeiros da Vila A.A criança foi rapidamente atendida pelos bombeiros de plantão que iniciaram as manobras para reversão do afogamento. Em um esforço técnico, logístico e, sobretudo, humano, bombeiros, policiais e profissionais do SAMU empreenderam uma verdadeira missão pelo retorno à vida do bebê.▫️Durante a intervenção, outros bombeiros chegaram e assumiram funções no rodízio para a execução das massagens de reanimação, já que o processo é especialmente delicado em uma criança.A viatura de intervenção rápida (VIR) do SAMU com a médica, também foi acionada na ocorrência.O processo de reanimação durou, aproximadamente, 40 minutos e foi encerrado quando os sinais da criança apresentaram condições para o transporte ao hospital.O transporte do bebê foi acompanhado pelo médico e escoltado por mais 3 viaturas do Corpo de Bombeiros. A criança foi entregue no Hospital Municipal com vida e, segundo o retorno que tivemos agora a noite, a criança está estável e aguarda transferência para o Hospital Costa Cavalcanti/Itamed. Aproximadamente 20 bombeiros que se dividiram entre manobras, isolamento e acompanhamento para transporte. A ocorrência pela vida da pequena, mobilizou grande parte da nossa equipe.Quando a ambulância saiu, a emoção tomou conta da tropa. Quando nosso quartel é referência de vida, nada é mais satisfatório queno cumprimento dessa missão. Neste momento, mais que uma equipe de trabalho que lutou para que a criança voltasse à vida, seguimos em oração para que ela se recupere da melhor forma possível.

Lean nas Emergências: Hospital Municipal conclui mais uma etapa do projeto para melhorar o fluxo no Pronto-SocorroCapaci...
18/02/2025

Lean nas Emergências: Hospital Municipal conclui mais uma etapa do projeto para melhorar o fluxo no Pronto-Socorro

Capacitação focada na otimização da gestão hospitalar e redução do tempo de espera foi concluída pela equipe de Foz do Iguaçu neste final de semana, em São Paulo

O Hospital Municipal Padre Germano Lauck concluiu, neste final de semana, mais uma etapa do projeto Lean nas Emergências, uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa aprimorar a gestão hospitalar, reduzir o tempo de espera e melhorar o fluxo de pacientes em urgências e emergências.

A capacitação foi realizada durante o seminário “Gestão de Alta Performance em Emergência - GAPE”, em São Paulo, que reuniu mais de 700 profissionais de 124 hospitais de todo o Brasil. A equipe do Hospital Municipal foi representada pela assessora especial da Direção Geral, Carline Garcia, pela coordenadora de Enfermagem, Pamela Fragata, pelo coordenador do Pronto-Socorro, o médico Bruno Philippi, e pelas responsáveis pelo Núcleo Interno de Regulação, Daniele Graeff e Karin Aline Zilli Couto.

Ao longo do evento, que ocorreu entre os dias 8 e 15 de fevereiro, os participantes tiveram acesso a painéis temáticos sobre gerenciamento de dados, simulações práticas e dinâmicas voltadas à implementação de soluções efetivas.

Impacto na gestão hospitalar

De acordo com Carline Garcia, a metodologia Lean tem se mostrado uma ferramenta eficaz para promover mudanças significativas nos hospitais que enfrentam desafios operacionais. “A equipe do hospital recebeu capacitação sobre a metodologia Lean, que é uma ferramenta eficaz para promover mudanças e reorganizar processos nos hospitais que enfrentam dificuldades no fluxo de atendimento, focando na eliminação de desperdícios e na melhoria contínua”, destacou.

Para Daniele Graeff, a relevância do evento esteve no intercâmbio de experiências. “Participar do GAPE do projeto Lean nas Emergências foi uma experiência enriquecedora. Durante o evento, foi possível compartilhar vivências, perceber que outras instituições enfrentam desafios semelhantes e reconhecer oportunidades de melhoria. Saí do evento com grande expectativa e esperança de contribuir com a melhoria do fluxo de pacientes em nosso pronto-socorro”, afirmou.

Karin Aline Zilli Couto, também compartilhou sua visão sobre o evento: “A participação no GAPE do projeto Lean nas Emergências foi uma vivência transformadora, onde pudemos trocar experiências, reconhecer desafios comuns e identificar oportunidades de melhoria. Isso reforçou nossa determinação em buscar soluções eficazes para reduzir a superlotação e otimizar o fluxo no pronto-socorro.”

Estratégia

O Lean nas Emergências é desenvolvido no Hospital Padre Germano Lauck desde o ano passado, por meio do Proadi/SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS), e executado em parceria com a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. O HMPGL foi uma das instituições selecionadas para integrar a estratégia, que é financiada pelo Ministério da Saúde.

A iniciativa busca otimizar a gestão hospitalar, promovendo um melhor aproveitamento dos recursos e minimizando desperdícios. Entre as principais medidas aplicadas estão:

Redução do tempo de espera em até 20% nas urgências e emergências;

Melhoria no fluxo de pacientes, reduzindo internações desnecessárias;

Otimização da logística hospitalar, garantindo estoques adequados de insumos e medicamentos;

Capacitação das equipes e rotatividade planejada para aprimorar a gestão de leitos;

Identificação e eliminação de processos desnecessários, como pedidos excessivos de exames.

Além da capacitação presencial, o projeto prevê visitas periódicas ao hospital e treinamentos contínuos para gestores, permitindo a troca de experiências e a aplicação de boas práticas adotadas em outras unidades de saúde.

Compromisso

Com um fluxo hospitalar mais ágil, a expectativa é de que o Hospital Municipal consiga reduzir internações desnecessárias, otimizar o uso de recursos e aprimorar a infraestrutura hospitalar. A adesão ao projeto reforça o compromisso da instituição em oferecer um atendimento mais humanizado e eficiente, tornando-se referência na gestão hospitalar.

Nos próximos meses, a equipe do hospital continuará implementando as estratégias aprendidas e participando das próximas etapas do Lean nas Emergências, garantindo avanços contínuos na qualidade dos serviços prestados à população.

A diretora-presidente do HMPGL, Iélita Santos, participou da abertura do evento e reforçou a importância da participação da instituição no projeto.

“A participação do Hospital Municipal no projeto Lean nas Emergências é um passo importante para aprimorar nosso atendimento. Com gestão eficiente, agilidade no atendimento e qualificação contínua das equipes, garantimos um serviço melhor e mais humanizado para a população”, afirmou.

Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=54128

Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec concluem mais seis encontros dos Núcleos de Cooperação SocioambientalA primeira rod...
18/02/2025

Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec concluem mais seis encontros dos Núcleos de Cooperação Socioambiental

A primeira rodada de encontros segue até o dia 12 de março. O próximo encontro será em Realeza, nesta terça-feira (18)

A Itaipu Binacional e o Itaipu Parquetec realizaram mais uma semana de encontros pelo Paraná com os Núcleos de Cooperação Socioambiental. As seis reuniões aconteceram em Irati, Turvo, Laranjeiras, Paranaguá, Pinhais e União da Vitória, contando com a presença de mais de 360 instituições e quase 500 participantes.

As discussões versaram sobre qualidade ambiental, qualificação para o trabalho, degradação da água, diversidade econômica, tratamento de resíduos sólidos e atração de novas empresas. Os temas em comum reforçaram a importância da união de esforços na busca por soluções em comunidade.

Foi o terceiro encontro de trabalho presencial desde a formação dos núcleos, em 2024, dentro da proposta de governança participativa do programa Itaipu Mais que Energia, alinhado às estratégias do Governo Federal. A participação massiva de ONGs, poder público, universidades, movimentos sociais e grupos organizados mostra que esses espaços já estão consolidados como ambientes de aprendizado e colaboração.

A primeira rodada de encontros segue até o dia 12 de março. O próximo encontro será em Realeza, nesta terça-feira (18). Nas semanas seguintes, os encontros acontecerão em Maringá e Cornélio Procópio (25), Paranavaí e Rolândia (26), Cianorte e Faxinal (27).

Participação feminina
A presença feminina nas discussões dos núcleos tem sido cada vez mais evidente. As mulheres representam instituições ligadas à proteção da vida humana, ao meio ambiente, à luta pela reforma agrária, entre outras causas.

A presidente da União das Casas Familiares Rurais do Brasil, Maria da Aparecida Gtsser, participou do encontro em Turvo. “O encontro está sendo muito importante porque estamos trazendo a nossa experiência para o fortalecimento junto às demais entidades sociais. Queremos fortalecer o nosso núcleo e as nossas organizações na base”, afirmou.

A técnica em Agroecologia Ana Júlia do Nascimento participou do encontro em Irati, representando a Associação Boa Esperança, localizada no município de Teixeira Soares, no assentamento São Joaquim. “Nós, agricultores e agricultoras, estamos participando do núcleo e discutindo várias temáticas da agricultura familiar. Dois pontos principais foram debatidos: o saneamento básico e a matriz econômica. Nosso grupo concluiu que, para termos uma matriz econômica eficiente, precisamos valorizar a agroecologia, pois ela traz muitos benefícios, tanto para as famílias agricultoras quanto para a sociedade em geral”, frisou.

Os núcleos avançaram na construção da chamada “teoria da mudança”, abordagem que enfatiza a importância do planejamento estratégico para a transformação social e ambiental. O conceito reforça que agir sem planejamento pode resultar em iniciativas ineficazes, enquanto uma teoria sem aplicação prática não produz efeito.

Com esse direcionamento, as organizações participantes saíram dos encontros com maior clareza sobre os desafios e os caminhos para a mudança, além da definição de uma agenda de ações. O planejamento prevê atribuições específicas para diversas instituições, que contribuirão, de acordo com suas áreas de atuação, para a resolução dos desafios regionais.

Sobre os Núcleos
Os 21 Núcleos de Cooperação Socioambiental foram constituídos em 2024, a partir do programa Itaipu Mais que Energia, iniciativa alinhada às estratégias do Governo Federal para o meio ambiente e a transformação social. A estratégia abrange os 399 municípios do Paraná e 35 do sul do Mato Grosso do Sul, área de atuação prioritária da usina.

Eles constituem um espaço de escuta ativa, formação e educação, baseados na metodologia da governança participativa. A ideia é que as instituições parceiras se mobilizem coletivamente para melhorar a qualidade de vida e promover um futuro sustentável para as comunidades.

Em todos os encontros, está sendo divulgada a agenda geral das atividades dos núcleos. Estão previstos mais encontros presenciais, workshops, capacitação para os participantes, cursos online, webinars, oficinas de construção de hortas comunitárias e fabricação de biodigestores, além de cursos para merendeiras sobre segurança alimentar.
[18/2 08:47] +55 45 9823-3397: Bom dia. Segue release.

*Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec concluem mais seis encontros dos Núcleos de Cooperação Socioambiental*
_A primeira rodada de encontros segue até o dia 12 de março. O próximo encontro será em Realeza, nesta terça-feira (18)_

A Itaipu Binacional e o Itaipu Parquetec realizaram mais uma semana de encontros pelo Paraná com os Núcleos de Cooperação Socioambiental. As seis reuniões aconteceram em Irati, Turvo, Laranjeiras, Paranaguá, Pinhais e União da Vitória, contando com a presença de mais de 360 instituições e quase 500 participantes.

As discussões versaram sobre qualidade ambiental, qualificação para o trabalho, degradação da água, diversidade econômica, tratamento de resíduos sólidos e atração de novas empresas. Os temas em comum reforçaram a importância da união de esforços na busca por soluções em comunidade.

Foi o terceiro encontro de trabalho presencial desde a formação dos núcleos, em 2024, dentro da proposta de governança participativa do programa Itaipu Mais que Energia, alinhado às estratégias do Governo Federal. A participação massiva de ONGs, poder público, universidades, movimentos sociais e grupos organizados mostra que esses espaços já estão consolidados como ambientes de aprendizado e colaboração.

A primeira rodada de encontros segue até o dia 12 de março. O próximo encontro será em Realeza, nesta terça-feira (18). Nas semanas seguintes, os encontros acontecerão em Maringá e Cornélio Procópio (25), Paranavaí e Rolândia (26), Cianorte e Faxinal (27).

*Participação feminina*
A presença feminina nas discussões dos núcleos tem sido cada vez mais evidente. As mulheres representam instituições ligadas à proteção da vida humana, ao meio ambiente, à luta pela reforma agrária, entre outras causas.

A presidente da União das Casas Familiares Rurais do Brasil, Maria da Aparecida Gtsser, participou do encontro em Turvo. “O encontro está sendo muito importante porque estamos trazendo a nossa experiência para o fortalecimento junto às demais entidades sociais. Queremos fortalecer o nosso núcleo e as nossas organizações na base”, afirmou.

A técnica em Agroecologia Ana Júlia do Nascimento participou do encontro em Irati, representando a Associação Boa Esperança, localizada no município de Teixeira Soares, no assentamento São Joaquim. “Nós, agricultores e agricultoras, estamos participando do núcleo e discutindo várias temáticas da agricultura familiar. Dois pontos principais foram debatidos: o saneamento básico e a matriz econômica. Nosso grupo concluiu que, para termos uma matriz econômica eficiente, precisamos valorizar a agroecologia, pois ela traz muitos benefícios, tanto para as famílias agricultoras quanto para a sociedade em geral”, frisou.

Os núcleos avançaram na construção da chamada “teoria da mudança”, abordagem que enfatiza a importância do planejamento estratégico para a transformação social e ambiental. O conceito reforça que agir sem planejamento pode resultar em iniciativas ineficazes, enquanto uma teoria sem aplicação prática não produz efeito.

Com esse direcionamento, as organizações participantes saíram dos encontros com maior clareza sobre os desafios e os caminhos para a mudança, além da definição de uma agenda de ações. O planejamento prevê atribuições específicas para diversas instituições, que contribuirão, de acordo com suas áreas de atuação, para a resolução dos desafios regionais.

*Sobre os Núcleos*
Os 21 Núcleos de Cooperação Socioambiental foram constituídos em 2024, a partir do programa Itaipu Mais que Energia, iniciativa alinhada às estratégias do Governo Federal para o meio ambiente e a transformação social. A estratégia abrange os 399 municípios do Paraná e 35 do sul do Mato Grosso do Sul, área de atuação prioritária da usina.

Eles constituem um espaço de escuta ativa, formação e educação, baseados na metodologia da governança participativa. A ideia é que as instituições parceiras se mobilizem coletivamente para melhorar a qualidade de vida e promover um futuro sustentável para as comunidades.

Em todos os encontros, está sendo divulgada a agenda geral das atividades dos núcleos. Estão previstos mais encontros presenciais, workshops, capacitação para os participantes, cursos online, webinars, oficinas de construção de hortas comunitárias e fabricação de biodigestores, além de cursos para merendeiras sobre segurança alimentar.
Encontros estão tendo participação expressiva. Foto: Adilson Borges/Itaipu Parquetec

Endereço

Avenida Brasil 665 Sala 110
Foz Do Iguaçu, PR

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando A Fronteira posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para A Fronteira:

Compartilhar

Categoria