Agro Regional

Agro Regional As principais notícias do agronegócio com agilidade, clareza e credibilidade. Acompanhe o AgroRegional e fique por dentro do que move o campo e o mercado.

🚜🌱 Produtores rurais do Paraná ganharam mais prazo para aderir ao Regulariza Paraná, programa que oferece descontos e co...
04/06/2026

🚜🌱 Produtores rurais do Paraná ganharam mais prazo para aderir ao Regulariza Paraná, programa que oferece descontos e condições facilitadas para a regularização de multas ambientais.

Quem optar pelo pagamento à vista tem até 30 de junho para aderir. Já o parcelamento deve ser solicitado até 26 de junho. O programa prevê descontos de até 50% sobre o valor principal da multa e até 90% nos juros.

A prorrogação amplia o tempo para que agricultores e pecuaristas avaliem as opções e realizem os procedimentos necessários para regularizar seus débitos ambientais.

Com informações Sistema Faep

A proposição que concede uma série de benefícios tributários para incentivar a produção de fertilizantes no país retorna...
04/06/2026

A proposição que concede uma série de benefícios tributários para incentivar a produção de fertilizantes no país retorna à análise dos senadores. O PL 699/2023, que institui o Programa de Desenvolvimento da Indústria de Fertilizantes (Profert) e destina até R$ 10 bilhões em subsídios para o setor, foi aprovado na Câmara na quarta-feira (27) na forma de substitutivo (texto alternativo). Agora o Senado votará as modif**ações feitas pelos deputados no projeto.

O texto, do senador Laércio Oliveira (PP-SE), se destina a promover a construção de novas fábricas de produção de fertilizantes no Brasil ou a expansão e modernização das atuais, com isenção de tributos federais. As empresas beneficiárias do Profert poderão adquirir máquinas, aparelhos, instrumentos e equipamentos novos, além de materiais de construção para usar ou incorporar no programa, sem a cobrança do PIS/Pasep, da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto de Importação. Dependendo da forma como ocorrer essa aquisição, poderiam ser aplicados suspensão do pagamento do imposto, alíquota zero ou isenção.

De acordo com o autor do projeto, o Brasil é o quarto maior mercado consumidor de fertilizantes do mundo, mas importa mais de 80% do que consome. A pandemia de covid-19 e a guerra da Ucrânia evidenciaram, segundo ele, os problemas relacionados ao suprimento por meio de importação.

— Isso nos deixa vulneráveis a crises internacionais, oscilações cambiais e conflitos geopolíticos. O Profert representa um passo importante para fortalecer nossa produção nacional e garantir mais segurança ao agro brasileiro — disse Laércio. — O Profert contribui para aumentar a competitividade do setor e reduzir vulnerabilidades estratégicas do país. Não estamos falando apenas de economia, mas de segurança alimentar e soberania nacional.

Com informações da Agência Câmara

🌧️❄️ Junho chega trazendo o clima típico do inverno ao Paraná. Segundo o Simepar, o mês deve registrar temperaturas abai...
03/06/2026

🌧️❄️ Junho chega trazendo o clima típico do inverno ao Paraná. Segundo o Simepar, o mês deve registrar temperaturas abaixo da média em todo o estado, com frio mais intenso na região Oeste e atuação frequente de massas de ar frio.

A previsão também indica chuvas dentro da média na maior parte do Paraná, com volumes ligeiramente acima do normal nas regiões Norte e Leste. O inverno astronômico começa oficialmente no dia 21 de junho, às 5h24.

Prepare os casacos: o frio deve marcar presença ao longo de todo o mês! 🧣☕

Junho é o mês de conscientização para a doação de sangue e, aproveitando o período, a Secretaria de Estado da Saúde (Ses...
03/06/2026

Junho é o mês de conscientização para a doação de sangue e, aproveitando o período, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), reforça o chamado para doações de sangue dos tipos O positivo (O+) e O negativo (O-), diante da redução dos estoques em diferentes regiões do Estado. A rede estadual de hemoterapia é responsável pelo abastecimento de mais de 380 hospitais paranaenses por meio das 23 unidades da Hemorrede distribuídas no Paraná

O sangue O- possui papel fundamental em atendimentos de emergência, já que pode ser utilizado em pacientes de qualquer grupo sanguíneo quando não há tempo suficiente para exames de compatibilidade. Já o tipo O+, presente na maior parte da população, é um dos mais requisitados pelos hospitais devido à alta demanda transfusional.

“O sistema de saúde depende da solidariedade da população para manter os estoques abastecidos. A doação é um ato voluntário que ajuda diretamente pacientes que necessitam de transfusões constantes, em cirurgias, tratamentos e situações de urgência em todo o Paraná. O Junho Vermelho chega, justamente, para ampliar essa conscientização na população, de que a doação de sangue é o passo fundamental para que possamos salvar vidas”, destacou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

A doação vem crescendo ano após ano no Paraná. Em 2023, foram registradas 187.128 bolsas coletadas. O número passou para 203.925 em 2024 e atingiu 214.377 em 2025, representando aumento próximo de 15% no período. Em 2026, até o momento, já foram contabilizadas 86.130 bolsas, volume 3% superior ao registrado no mesmo intervalo do ano passado.

Com informações da AEN

Com obras de pavimentação de estradas rurais e vias urbanas, novas estruturas para garantir o acolhimento de idosos e mu...
02/06/2026

Com obras de pavimentação de estradas rurais e vias urbanas, novas estruturas para garantir o acolhimento de idosos e mulheres e melhorias em escolas, o Governo do Estado está investindo R$ 75,2 milhões em Pitanga, na região Central do Estado.

O montante foi confirmado nesta sexta-feira (29) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, que esteve na cidade para a inauguração de parte do trecho de pavimentação em concreto da PRC-466, entre Pitanga e Turvo. O trecho entregue f**a próximo à área urbana de Pitanga e integra um pacote de investimentos de R$ 534 milhões para duplicação e restauração de 45,5 quilômetros da rodovia.

Do total que está sendo investido, R$ 33,2 milhões são do programa Estrada Boa, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), para pavimentar as artérias de escoamento da produção agropecuária do Paraná.

“Pitanga é um exemplo do que estamos fazendo nas estradas rurais de todo o Paraná. Estamos pavimentando 452 estradas para garantir melhores condições logísticas aos produtores rurais”, disse Ratinho Junior. “Estamos levando asfalto para as estradas que eram de chão batido, de terra. Aqui na região Central são várias obras para ajudar os agricultores familiares e fortalecer cada vez mais a nossa agricultura”.

🚜🌱 Mais de 70 produtores rurais participaram da 7ª edição do Rally de Uso e Conservação do Solo e da Água, promovido pel...
02/06/2026

🚜🌱 Mais de 70 produtores rurais participaram da 7ª edição do Rally de Uso e Conservação do Solo e da Água, promovido pela Agrária e pela FAPA. Divididos em 21 equipes, os competidores percorreram 90 quilômetros por propriedades da região de Entre Rios e Taguá, unindo conhecimento técnico e desafios de regularidade.

Ao longo do percurso, os participantes passaram por quatro estações técnicas com foco em agricultura regenerativa, manejo sustentável, cobertura de solo, uso de forrageiras na entressafra e resultados de pesquisas desenvolvidas pela FAPA diretamente nas propriedades dos cooperados.

Além da competição, o evento proporcionou troca de experiências e acesso a práticas que contribuem para a conservação do solo, da água e para o aumento da produtividade no campo.

🏆 A dupla Alexandre Bruger e David Naiverth conquistou o primeiro lugar. A segunda colocação ficou com André Luiz Maziero Regiani, Alfredo Neto, Milena Nauy Maziero Regiani e João Pedro. O terceiro lugar foi para Tobias Oster, Caio Keller e Reiner Leh.

O Rally contou com o patrocínio de importantes empresas do setor agropecuário e reforçou o compromisso da Agrária e da FAPA com a sustentabilidade e a inovação no campo.

O evento aconteceu no último dia 28 de maio.

Informações assessoria Agrária.

Uma operação de reintegração de posse realizada na manhã desta segunda-feira (1º), na Fazenda Arlindo Luiz Romitti, em S...
02/06/2026

Uma operação de reintegração de posse realizada na manhã desta segunda-feira (1º), na Fazenda Arlindo Luiz Romitti, em Santa Maria do Oeste, mobilizou cerca de 90 policiais militares e resultou na prisão de uma pessoa.

A ação teve início às 6h e contou com a participação de equipes do BPChoque, Pelotões de Choque do 1º e 16º BPM, Polícia Militar Ambiental e efetivo do 16º BPM, além do apoio de aproximadamente 30 viaturas.

Durante a operação, 36 pessoas foram encaminhadas pelas autoridades. Também foi apreendido um revólver calibre .38 com seis munições.

A estrutura mobilizada incluiu caminhões, retroescavadeira, ônibus para transporte dos envolvidos e equipes responsáveis pela retirada de materiais da área.

Segundo informações preliminares, a operação foi conduzida conforme o planejamento estabelecido pelas forças de segurança para o cumprimento da decisão judicial.

O governo federal decidiu não aplicar medidas antidumping nas importações de leite em pó da Argentina e do Uruguai. A me...
02/06/2026

O governo federal decidiu não aplicar medidas antidumping nas importações de leite em pó da Argentina e do Uruguai. A medida contraria o Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio exterior (Gecex-Camex), lidado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço (MDIC), que reconheceu a prática de dumping dos dois países na 237ª reunião ordinária, realizada nesta quinta-feira (28). Diante da decisão, o Sistema FAEP vai trabalhar para reverter a situação.
Em abril de 2026, o Departamento de Defesa Comercial (Decom), do MDIC, confirmou margens de dumping de até 60% para a Argentina e 50% para o Uruguai, além de apontar danos à produção brasileira de leite. Ao longo de maio, o Sistema FAEP, a CNA, a Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) e demais federações atuaram para defender a aplicação da medida.
“Essa decisão é preocupante. O reconhecimento da prática de dumping confirma um problema que já vinha sendo apontado pelo setor produtivo. A competição desleal do produto importado tem prejudicado nossos pecuaristas”, afirma o presidente do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette. “O Sistema FAEP segue atuando em defesa de condições justas de concorrência e da valorização de quem produz leite”, complementa.
Desde 2023, o Sistema FAEP alerta para a necessidade de medidas efetivas contra os efeitos das importações. A entidade teve papel decisivo na aprovação do Decreto 5.396/2024, que incluiu o leite em pó e a muçarela importados na alíquota comum de ICMS.
Em âmbito nacional, o Sistema FAEP reforça o pedido de revisão urgente da investigação de dumping sobre o leite em pó vindo do Mercosul, defendendo políticas que garantam concorrência justa e sustentem a pecuária leiteira brasileira.
Presente nos 399 municípios do Paraná, a atividade leiteira é essencial para a geração de renda e emprego no campo.

Fonte: Faep

Para atender à crescente demanda nacional por antígenos para saúde animal, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) ...
01/06/2026

Para atender à crescente demanda nacional por antígenos para saúde animal, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) iniciou uma pesquisa voltada ao cultivo de cepas da bactéria Brucella spp., utilizada como insumo para o diagnóstico de brucelose bovina. O projeto contribuirá para aprimorar os métodos de diagnóstico e controle da doença, trazendo avanços à sanidade animal e à produtividade pecuária em todo o País.

Atualmente, mais de 70% dos antígenos para diagnóstico da brucelose bovina são importados, o que impacta diretamente nos custos dos produtores e no bolso dos consumidores, já que o valor da importação é repassado ao preço na prateleira. A intenção é que o novo Centro de Insumos para Diagnóstico Veterinário (CIV) do Tecpar, que está em construção, se torne um polo nacional de produção destes insumos.

Com o estudo, o instituto pretende definir parâmetros de produção e de escalonamento industrial da bactéria Brucella spp. Esse processo marca a transição do nível laboratorial (bancada) para a produção em larga escala. O Governo do Estado está investindo R$ 5,6 milhões na aquisição de novos equipamentos para o desenvolvimento da pesquisa. O recurso é destinado ao Tecpar por meio do Fundo Paraná, dotação orçamentária administrada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

O diretor-presidente do Tecpar, Eduardo Marafon, disse que, como fornecedor e desenvolvedor de soluções para saúde pública, o instituto vem atualizando frequentemente seus processos produtivos, com o uso de novas tecnologias.

Com informações da AEN.

Uma pesquisa inédita no Brasil acontece dentro do Laboratório de Melhoramento Genético da Universidade Estadual de Ponta...
01/06/2026

Uma pesquisa inédita no Brasil acontece dentro do Laboratório de Melhoramento Genético da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Conduzido pelo professor José Raulindo Gardingo, o trabalhou resultou em um tipo único de semente de abóbora sem casca. Os frutos, cultivados inteiramente na Fazenda Escola Capão da Onça (Fescon), em Ponta Grossa, têm sementes com potencial produtivo e comercial e estão na fase final de pesquisas, aprovação e lançamento no mercado.

A característica inédita da semente no Brasil veio por meio de uma parceria de duas décadas do professor com pesquisadores da Áustria, que já produziam um tipo de sementes sem casca desde o século passado. “Recebi algumas sementes e comecei os cruzamentos por aqui, com o objetivo de produzir um genótipo de abóbora brasileira que conseguisse produzir essa semente”, conta.

Quando uma abóbora nasce naturalmente com semente sem casca, a ciência considera como uma mutação do DNA. A partir dessa mutação, os pesquisadores iniciam os trabalhos de intercruzamento genético, para que as abóboras produzam exclusivamente as sementes com esta característica. “Depois de 20 anos, chegamos em um resultado mais satisfatório, com sementes que nascem todas sem casca, dentro de diferentes populações e tipos de abóbora”.

Agora, a expectativa é que sejam finalizados os te**es em laboratório para posterior registro no Ministério da Agricultura. “A nossa semente é inteiramente sem casca, não precisa tirar a casca, e já vem pronta para ser usada na indústria alimentícia”, descreve o professor. “E esta semente tem uma quantidade maior de uma substância chamada cucurbitacina, que funciona como vermífugo, ou seja, a população pode extrair o óleo ou consumir a semente in natura“.

Com informações da AEN

Endereço

Centro Plaza Office/R. Padre Chagas, 2901/Sala 112/Centro, Guarapuava/PR, 85010/300
Guarapuava, PR
85010250

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 13:00 - 17:30

Telefone

+5542999627971

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Agro Regional posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Agro Regional:

Compartilhar

Categoria