10/06/2026
O IRA CHEGOU PESADÃO
Irã ataca bases dos EUA no Golfo após retaliação americana por queda de helicóptero
Bases na Jordânia, no Kuwait e no Bahrein foram alvos de mísseis e drones iranianos; defesas aéreas interceptaram a maior parte dos ataques
A Guarda Revolucionária do Irã informou que realizou ataques com mísseis e drones contra bases militares dos Estados Unidos na Jordânia, no Kuwait e no Bahrein nesta quarta-feira, em retaliação aos bombardeios americanos contra alvos iranianos na região do Estreito de Ormuz.
A troca de ataques, ocorrida após o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmar que o Irã havia derrubado um helicóptero Apache americano próximo ao estreito, representa uma das escaladas mais significativas desde que Washington e Teerã concordaram com um cessar-fogo em abril.
“Eu acredito que a resposta deve ser muito forte, muito poderosa, e é exatamente isso que esta [resposta] é”, disse Trump à ABC News na terça-feira após ordenar os ataques.
Os militares americanos afirmaram ter atacado sistemas de defesa aérea iranianos, estações de controle terrestre e radares de vigilância no que classificaram como uma “resposta proporcional” à derrubada do helicóptero, cujos dois tripulantes foram resgatados.
Os ataques mútuos de retaliação, ocorridos apenas alguns dias depois de o Irã e Israel terem trocado disparos pela primeira vez desde o cessar-fogo, lançam novas dúvidas sobre as perspectivas de um acordo para encerrar a guerra, iniciada em 28 de fevereiro com ataques conjuntos de EUA e Israel contra o Irã.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã afirmou que Teerã irá “reavaliar” seu engajamento diplomático com Washington após as “repetidas violações do cessar-fogo”. “Qualquer processo diplomático exige um ambiente minimamente estável”, disse Esmaeil Baghaei.
Os ataques americanos duraram cerca de quatro horas. O Comando