A Lupa Essa página é destinada a busca, apuração e divulgação dos fatos que ocorrem em Itabira e região, com imparcialidade e justiça.

CÂMARA MUNICIPAL DE ITABIRA, A PIOR E A MAIS CARA DA HISTÓRIA. Em 2025 a Câmara, torrou mais de R$35.000.000,00 (trinta ...
28/01/2026

CÂMARA MUNICIPAL DE ITABIRA, A PIOR E A MAIS CARA DA HISTÓRIA. Em 2025 a Câmara, torrou mais de R$35.000.000,00 (trinta e cinco milhões) cada um dos 17 vereadores custou aos cofres públicos mais de R$2.000,000,00 (dois milhões), se considerarmos o mandato de quatro anos, serão gastos R$140 milhões para manter uma câmara inoperante e improdutiva, que não cumpre suas funções.
MUITO DINHEIRO PARA COMPRAR UM JORNALISMO SEM VALOR
Em 2025, foram gastos R$2.700,000,00 com publicidade, dinheiro público para a imprensa falar bem da Câmara e não apontar erros, vereadores recebem um salvo conduto. A compra do silêncio funciona bem, a maioria dos órgãos que vivem do dinheiro público, somente publica o que a Câmara manda, caso contrário perdem a verba.
VEREADORES, VIAJANTES, INÚTEIS
Com diárias, passagens e hospedagens, foram gastos mais de meio milhão de reais, precisamente R$544.000,00, viagens improdutivas, sem objetivos práticos, sem retorno para a cidade, para o contribuinte, em quatro anos serão gastos mais de R$2 milhões.
O PACATO CIDADÃO VENDE O VOTO, NADA MUDA.
No país que eleitor vende voto por empregos, favores, cestas básicas ou uma nota de R$100,00, os pagadores de impostos sustentam 5.570 Câmaras de Vereadores, são mais de 60 mil vereadores do Oiapoque ao Chuí. E ainda tem que sustentar 1.060 deputados estaduais e distritais, 513 deputados federais e 81 senadores, tudo isso, custa R$60 bilhões por ano, colocando o pobre Brasil no topo, de maior gasto com o legislativo do mundo. Para ter uma ideia, nosso gargalho na BR381, trecho de Caeté a BH, aproximadamente 30 KM para duplicar, custa R$1 bilhão. O pacato cidadão um dia reage.

PREFEITO MARCO LAGE, VAI TROCANDO E ITABIRA PIORANDO. Nas eleições do ano de 2020, o marketing inventou um candidato, do...
24/01/2026

PREFEITO MARCO LAGE, VAI TROCANDO E ITABIRA PIORANDO. Nas eleições do ano de 2020, o marketing inventou um candidato, do jeito que o eleitor gosta, uma peça de ficção, mentiras contadas por quem sabe e gosta de mentir, o próprio Marco. Dizia ter relações com vários países da Europa, iria trazer grandes empresas para a cidade, construção do metrô, mentiu ser um grande gerente, empresário, CEO, tudo isso e muito mais, caiu no imaginário do eleitor e a vitória foi certeira.
Em 2024, ano da reeleição as mentiras e o marketing continuaram e regadas a maquiagens de praças, meio fios e festas, muita festa, do jeito que o povo gosta, com uso escandaloso, imoral, ilegal e indecente da máquina e do dinheiro público para se promover, o MAL gestor se reelegeu.
Foi prometido ao eleitor um Diretor Executivo e entregaram um estagiário, ruim, não consegue gerenciar uma equipe de 21 secretários. Em 5 anos de estágio, os 21 cargos de primeiro escalão, foram trocados 94 vezes, um desastre. Para administrar qualquer negócio é preciso treinar o time e manter a maior permanência possível.
Veja os piores exemplos em cinco anos: Secretaria da Fazenda está no 8º ocupante; Secretaria de Governo, 8º ocupante e a secretaria de Desenvolvimento Econômico o 7º ocupante, uma média de oito meses no cargo, um estagiário, gerenciando estagiários, não deu certo, não vai dar certo, estourou as contas públicas e condenou a cidade ao atraso.
O governo não tem projetos, quando tem, devido as constantes mudanças não são executados e quando executados são mal geridos, um desastre.
A atual secretária de Desenvolvimento Econômico, dizem que é especialista em esporte, ficou na secretaria de esportes e não deu conta, passou por várias outras secretarias e não fez diferença, vai fazer o quê no Desenvolvimento Econômico da cidade?
Enquanto isso o estagiário Marco Lage vai trocando e Itabira piorando.

AS CARAS DA INCOMPETÊNCIA E DESPREPARO, o Prefeito de Itabira Marco Lage (PSB) e o Presidente da Câmara Municipal, Verea...
21/01/2026

AS CARAS DA INCOMPETÊNCIA E DESPREPARO, o Prefeito de Itabira Marco Lage (PSB) e o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Carlin Socalão (Solidariedade), não conseguiram aprovar o PL 186/2025, ou melhor aprovaram, mas sem observar o devido processo legal. O presidente do legislativo itabirano, que tem um orçamento de R$40 milhões, contrata assessorias caríssimas, fez uma lambança, não respeitou a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da casa, a incompetência da presidência foi boa para a população, pois o TJMG, suspendeu os efeitos da sessão que autorizou o prefeito a aumentar o IPTU e tomar o seu suado dinheiro.
Sabe o que é mais hilário, a Câmara Municipal de Itabira, tem uma escola do legislativo, é isso que estão ensinando? O Prefeito tem a maioria dos vereadores como aliados fiéis, quase adestrados, mas não consegue tramitar e aprovar um Projeto de Lei, a incompetência reina na prefeitura e desce para o seu puxadinho, também chamado de Câmara Municipal.

AS CARAS DA MALDADE. EM 2026, VAI TER IPTU MAIS CARO, SIM. O presidente da Câmara e ditador mirim, tramitou em poucas ho...
26/12/2025

AS CARAS DA MALDADE. EM 2026, VAI TER IPTU MAIS CARO, SIM. O presidente da Câmara e ditador mirim, tramitou em poucas horas o Projeto de Lei 186/2025, que altera o código tributário e autoriza o prefeito alterar a Planta Genérica de Valores dos imóveis da cidade e consequentemente aumentar o valor do imposto.
O Vereador Luiz Carlos, ajuizou uma ação e havia conseguido suspender os efeitos da seção e consequentemente a aprovação do PL, no entanto, o vereador Carlin Socalão, presidente do puxadinho da prefeitura, conseguiu na data de ontem, 25 de dezembro, uma decisão favorável no TJMG e casou a liminar do Juiz local, assim sendo, a Lei do IPTU será sancionada e a conta chegará para todos nós em 2026.
Após quebrar a prefeitura para se reeleger, o prefeito Marco Lage, cobrará do povo itabirano a conta da sua incompetência, despreparo e falta de gestão.
O povo brasileiro não aguentam mais impostos, enquanto o dinheiro público escorre pelos ralos da incompetência, desperdícios e corrupção. Basta de impostos, chega.

DINHEIRO NÃO ACEITA DESAFOROS, MARCO LAGE.  Em 11 meses e 19 dias a prefeitura de Itabira arrecadou R$1.207 (um bilhão, ...
22/12/2025

DINHEIRO NÃO ACEITA DESAFOROS, MARCO LAGE. Em 11 meses e 19 dias a prefeitura de Itabira arrecadou R$1.207 (um bilhão, duzentos e sete milhões), cerca de R$25 milhões por semana, são R$5 milhões por cada dia útil, uma máquina de fazer dinheiro.
Mas, eu pergunto, onde foi parar tanto dinheiro? A cidade está suja e mal cuidada, as poucas obras existentes estão paralisadas ou em ritmo de tartaruga.
Eu pergunto, você anda pela cidade e consegue visualizar a aplicação de R$1,2 bilhões?
O presidente da República, montou uma grande caravana e veio a Itabira para inaugurar um equipamento de radioterapia no HNSD, que custou R$25 milhões, esse valor o prefeito Marco Lage, arrecada em uma semana. Isso demonstra o volume astronômico das receitas itabiranas.
São milhões em contratos sem licitação e suspeitas de superfaturamentos, adesão a Atas de Registros de Preços, obras caras e mal feitas, contratações diretas dos amigos e troca constantes de secretários, inchaço e aparelhamento da máquina pública e falta de gestão, o resultado, está ai pra todo mundo ver.

A IDEOLOGIA DO DINHEIRO, quando o assunto é roubar dinheiro público, há consenso geral entre os políticos, com raras exc...
20/12/2025

A IDEOLOGIA DO DINHEIRO, quando o assunto é roubar dinheiro público, há consenso geral entre os políticos, com raras exceções. Da extrema esquerda, passando pelo centro e chagando à extrema direita, apropriação do dinheiro do dinheiro público, que deveria ser aplicado na saúde, educação, segurança pública, infraestrutura é a ideologia preferida de da grande maioria. Dinheiro na cueca, em malas, em caixas, em sacos de lixo. Tudo na maior desfaçatez, na mão grande, na cara de pau.
O último destes ladrões de dinheiro público, é da direita, Pastor e Deputado Federal pelo PL, Sóstenes Cavalcante, que ao ser pego pela PF com R$430 mil em sacos de lixo, explicou, com uma pérola da literatura política, “vendi um imóvel em dinheiro no ano de 2020, mas não tive tempo para depositar o dinheiro, foi um lapso”.
Se o eleitor tirar a venda dos olhos, verá que a existência destes políticos é o resultado da cegueira de quem os elege.

IMAGENS DO SUPERFATURMENTO. AO CUSTO DE R$16.437.000,00, o prefeito Marco Lage, contratou sem licitação um sistema de ví...
18/12/2025

IMAGENS DO SUPERFATURMENTO. AO CUSTO DE R$16.437.000,00, o prefeito Marco Lage, contratou sem licitação um sistema de vídeo monitoramento na cidade, a contratação do serviço se deu através de adesão a uma ARP (Ata de Registro de Preços), da cidade de Bom Despacho, Minas Gerais.
A empresa contratada sem licitação é de Goiânia/GO, faturou R$15.898.356,00 e partiu, escafedeu-se, foi embora e deixou para trás um sistema de monitoramento, que não monitora coisa alguma.
Na planilha de preços da contratação tem algumas pérolas: um dos itens bizarros que você pode observar ao andar pela cidade, são 150 ligações elétricas ao custo unitário de R$4.283,00, totalizando R$642.450,00.
Outro item curioso é a compra de um gerador de 25KVA ao preço de R$206.274,00.
SUSPEITAS DE SUPERFATURAMENTO:
Fiz um levantamento de preços é foi possível encontrar o poste de energia, mais caixa passagem e os tubos condutores e instalação ao preço de R$1.500,00, que totalizaria R$225.000,00, isso demonstra que um único item gerou um superfaturamento de R$417.500,00 ou seja sobrepreço de 185%.
O outro item motor gerador de 25KVA é encontrado no mercado e a média de preço é de R$50.000,00, ficando muito evidente que há um superfaturamento de preço no valor de R$156.274,00, sobrepreço de 312%.
Isso é uma vergonha, mas o problema é muito maior, vou continuar pesquisando preços e falando dos outros itens.

ITAURB, QUEM PODERÁ TE SALVAR? Nos últimos anos a empresa foi transformada em uma espécie de sede do Solidariedade, part...
18/11/2025

ITAURB, QUEM PODERÁ TE SALVAR? Nos últimos anos a empresa foi transformada em uma espécie de sede do Solidariedade, partido político nasceu dentro da Itaurb, usando a estrutura pública para eleger vereadores ligados ao prefeito, funcionou, foram três eleitos em 2024.
Sob a gestão Marco Lage, em quatro anos, foram quatro dirigentes, grande rotatividade na presidência da empresa, aumentando seu sucateamento e endividamento, despreparo, denúncias de corrupção e uso político da entidade foi a tônica.
A desvalorização dos trabalhadores da empresa de limpeza urbana da cidade é absurda, veja bem: o salário médio dos trabalhadores da Itaurb no mês de agosto de 2025, foi de R$2.156, pouco mais que um salário mínimo, em agosto haviam 679 trabalhadores na folha da empresa, 595 recebem menos que R$3 mil, ou seja 88% dos trabalhadores, recebem menos que dois salários mínimos.
Mas, do outro lado da avenida e do poder, tem a Câmara Municipal com realidade salarial muito distante dos mortais itabiranos. No mesmo mês, havia na casa do povo 126 servidores, inclusive vereadores, com salário médio de R$11 mil, cinco vezes maior que a média dos trabalhadores da Itaurb. A média salarial da Câmara é a maior da cidade.
O custo da folha da ITAURB para pagar 679 trabalhadores foi de R$1.465.000,00 e da Câmara Municipal para pagar apenas 126 servidores foi de R$1.390.000,00. A ITAURB, tem um custo com a folha 5% maior, mas o número de empregados é 438% maior. Qual o serviço que Câmara presta a sociedade itabirana? E a ITAURB? Com a palavra o povo.

GOL DE MÃO E A REELEIÇÃO DO MARCO LAGE. Nos últimos dias assistimos a cada rodada do campeonato Brasileiro, os escândalo...
06/11/2025

GOL DE MÃO E A REELEIÇÃO DO MARCO LAGE. Nos últimos dias assistimos a cada rodada do campeonato Brasileiro, os escândalos da arbitragem e as vezes interferindo no resultado do jogo. Mas não vamos falar de futebol, o assunto é a REELEIÇÃO DO PREFEITO MARCO LAGE, veja bem:
Nos anos de 2023 e 2024 Marco Lage, provocou um rombo fiscal de R$207 milhões para sustentar o seu projeto pessoal de reeleição, concedeu redução nos preços nas passagens do transporte coletivo urbano, as custas de um subsidio insustentável, após a reeleição reajustou as passagens em 150%, concedeu diversos benefícios aos Servidores Públicos e também após a reeleição voltou atrás em alguns, como Cartão Alimentação, Gratificação aos Servidores da Secretaria da Fazenda, reajuste no plano de Saúde. Um verdadeiro estelionato eleitoral.
Mas o verdadeiro gol de mão do prefeito Marco Lage, foi o uso ILEGAL E IMORAL da verba da publicidade institucional para se promover e reeleger. A regra eleitoral diz que os gastos com publicidade no primeiro semestre do ano eleitoral, deve ser a média dos três últimos semestre, isso para evitar que os recursos públicos sejam usados de forma desproporcional em anos eleitorais pelos governos em todas as esferas (Federal, Estadual e Municipal).
O Marco da velha política não respeita a regras do jogo, ganhou a eleição com um gol de mão, que não é legal, mas o Juiz não viu.
A média dos últimos três semestre foi de R$642 mil, esse é o valor que prefeito poderia gastar com publicidade no primeiro semestre de 2024, ano da sua reeleição. Mas, o prefeito gastou R$3.181.000,00 (três milhões, cento e oitenta e um mil reais), isso representa 395% a mais do que poderia gastar.
Alguns gastos fora da média, como por exemplo R$334.000,00 para a Rede Globo, R$94.000,00 para o Jornal Estado de Minas, R$367.000,00 para as emissoras locais de rádio e milhões de reais para Sites falar bem do prefeito e não enxergar as mazelas da sua administração.
O prefeito Marco Lage ao gastar acima da média, praticou conduta vedada pelo art. 73, inc. VII, da Lei das Eleicoes veda a realização no ano de eleição, de despesas com publicidade dos órgãos públicos que excedam a média dos gastos no primeiro semestre dos três últimos anos que antecedem o pleito. Redação do dispositivo foi dada pelo art. 3º da Lei nº 14.356/2022, caracterizando abuso do poder político e econômico.
Em 29/10/2025, protocolei denúncia no MPMG, o Juiz não viu, não marcou, quem sabe o VAR, revisa o lance e pede a cassação do prefeito e vice-prefeito.

O MARCO DA VELHA POLÍTICA. Nepotismo, milhões em contratos sem licitação, pão, circo, mentiras e o populismo mais barato...
17/10/2025

O MARCO DA VELHA POLÍTICA. Nepotismo, milhões em contratos sem licitação, pão, circo, mentiras e o populismo mais barato da praça.
Marco Lage é a ralé da velha política, implementou a política do Pão de Circo, que em quase 5 cinco anos manipulou mais de R$5,5 bilhões de receitas, dinheiro público e o que fez? Pintou e maquiou praças e quadras, promoveu e gastou milhões com festas e shows, enquanto mantinha a população anestesiada.
Para se reeleger em 2024 e eleger uma bancada na câmara para chamar de sua, gastou o que tinha e o que não tinha, gerando um rombo fiscal de R$210 milhões e comprometendo o futuro da cidade, elevando a folha de salários e encargos em mais de 100%, o que inviabiliza o futuro da cidade.
Em sua primeira campanha o então candidato disse que se eleito iria reduzir em 30% os cargos Comissionados, que eram 320, hoje o prefeito reeleito elevou esse número para 406, um aumento de 30%. Para se ter uma ideia o custo da folha no primeiro semestre de 2021, foi de R$104 milhões e no primeiro semestre de 2025, saltou para R$215 milhões. São R$111 milhões à mais no semestre, estima-se que o custo direto com pessoal deve alcançar a casa dos R$470 milhões em 2025, deixando a prefeitura sem capacidade de investimentos. Inviabilizando o futuro da cidade e as contas públicas, se tudo isso não bastasse o Prefeito Marco é adepto de uma das piores práticas da velha política, O NEPOTISMO.

Endereço

Rua Professora Isabel Eliziario Barbosa, 67/Apto 201/Bairro Novo
Itabira, MG

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando A Lupa posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar